Banca de DEFESA: Idalina Ferreira Caldas

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Idalina Ferreira Caldas

Data: 13/09/2016

Hora: 09:00

Local: Campus De Cametá - Sala 001

Título:

Eutanázio e as Dores do Mundo: interseções entre Dalcídio Jurandir e Artur Schopenhauer


Palavras-Chaves:

Eutanázio. Educação. Dores do mundo


Páginas: 132

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa realiza uma análise na primeira obra do autor paraense Dalcidio Jurandir Chove nos Campos de Cachoeira. Apresenta como temática “Eutanázio e as Dores do Mundo: interseções entre Dalcidio Jurandir e Artur Schopenhauer”. O foco da análise se direciona na busca da compreensão do personagem Eutanázio que,  juntamente com seu irmão Alfredo compõe o protagonismo da narrativa. Eutanázio apresenta-se como um personagem complexo e emblemático que percorre toda narrativa manifestando seus dramas internos e tramas familiares e sociais, e com isso evidencia uma riqueza de questionamentos que nos permite pensar questões da existência humana e da educação. Por intermédio de Eutanázio a pesquisa visa estabelecer um diálogo entre a literatura de Dalcidio e a filosofia de Schopenhauer, sem pretensão de enaltecer ou sobrepor um ou outro campo do conhecimento, mas, sobretudo, potencializar o fecundo diálogo entre literatura e filosofia para se pensar questões relacionadas ao homem, ao mundo e à educação. Como abordagem metodológica, a pesquisa se integra numa perspectiva fenomenológico-hermenêutica de descrição e interpretação da obra Chove nos Campos de Cachoeira e Dores do Mundo. Por meio de um movimento descritivo e interpretativo, enveredamos pelos caminhos que o personagem enfoca em sua trajetória como: Amor, Dor e a Morte, a partir destas temáticas a pesquisa pretende considerar uma Educação que esteja alicerçada na perspectiva do humano e na transfiguração da dor em afirmação da vida.

 

Membros da Banca: 

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Presidente - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Externo ao Programa - 2190652 - Luis Heleno Montoril Del Castilo

Banca de DEFESA: Rubens da Costa Ferreira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Rubens da Costa Ferreira

Data: 27/04/2016

Hora: 09:00

Local: Sala 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA

Título:

Qualificação para o Trabalho: uma investigação sobre as ações de qualificação do CAPACIT/UFPA destinadas ao Campus de Cametá.


Palavras-Chaves:

Qualificação, trabalho, educação, omnilateralidade.


Páginas: 165

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este trabalho expõe elementos de uma pesquisa cuja proposta é analisar como se configura o processo de formação dos servidores técnico-administrativos da UFPA/Campus de Cametá no que tange aos cursos de capacitação desenvolvidos pelo CAPACIT/UFPA, tentando identificar como ocorre essa formação. O texto divide-se em cinco capítulos, apresentados da seguinte forma: a formação do Estado brasileiro e a evolução histórica do serviço público; caracterização do locus de pesquisa, procedimentos metodológicos e categorias de análise da qualificação; a política de formação técnica-administrativa na legislação brasileira; o processo de qualificação dos servidores técnico-administrativos na UFPA/Campus de Cametá; as três dimensões da qualificação. Fazemos uma análise sobre a constituição e organização administrativa do estado brasileiro e a evolução do funcionalismo público, destacando os três modelos de administração pública: patrimonialista, burocrática e gerencial para relacionar-se às características do servidor público enquanto sujeito histórico-social. Apresentamos os lócus de pesquisa que são o CAPACIT/UFPA e o Campus de Cametá, os procedimentos que norteiam a efetivação da pesquisa, em termos de abordagem qualitativa do tipo descritivo analítica, cujo método de análise é o materialismo histórico e dialético, assim como a revisão bibliográfica sobre as principais categorias de análise, tais como capacitação, qualificação, gestão gerencial, unilateralidade, omnilateralidade, emancipação, capital humano e neopragmatismo. Fazemos uma análise sobre os documentos que regem a política nacional de qualificação técnica-administrativa, bem como os documentos, no âmbito da UFPA, que tratam da qualificação desses sujeitos, para mostrar como se materializa o processo de qualificação para os servidores do Campus de Cametá, bem como analisar as três dimensões dessa qualificação: a dimensão prática, a dimensão dos sujeitos e a dimensão política, cujos elementos nos permitiram constatar que as diretrizes para a qualificação dos servidores técnico-administrativos da UFPA e a materialização das ações de formação ocorrem em uma perspectiva de formação unilateral, neopragmática, através da gestão por competência, fomentada pela administração pública gerencial.

 

Membros da Banca: 

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Presidente - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

Externo à Instituição - Iran Abreu Mendes

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Banca de DEFESA: Maria Francisca Ribeiro Correa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Maria Francisca Ribeiro Correa

Data: 19/04/2016

Hora: 15:00

Local: Sala 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA

Título:

Identidade Docente: Representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas na Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba.


Palavras-Chaves:

Identidade. Representação. Cultura. Trabalho. Narrativas.


Páginas: 124

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente dissertação apresenta os resultados da pesquisa intitulada Identidade Docente: representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas na Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba. O estudo foi elaborado por meio da realização da Pesquisa de Campo, através do uso das narrativas orais como fonte de obtenção de informações e análises das representações da identidade docente, com a utilização da técnica de coleta de dados de Grupo Focal, observação e registros realizados no cotidiano escolar, com o objetivo de analisar as representações de Professores/as construídas e veiculadas na oralidade da comunidade de Quianduba, no cotidiano da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O lócus da investigação limita-se a Comunidade do Rio Quianduba no Município de Abaetetuba, Estado do Pará, por ser uma localidade que possui uma estrutura educacional marcante, com uma trajetória de organização e lutas pelas melhorias nas condições de ensino, além de compor um arquipélago das vinte Ilhas do município que estão em processo de regularização fundiária, através dos Projetos de Assentamento criados nessa região a partir de 2005, no caso da Ilha Quianduba. As bases conceituais da pesquisa seguem as orientações de teóricos como Ciampa, Berger e Luckmann, Arroyo e Nóvoa, estes sustentam as discussões e o pensamento sobre identidade, representação e cultura; Williams é a principal referência para a concepção de cultura, por acreditar que a cultura é o lócus da formação e transformação dos sujeitos, é onde construímos nossa maneira de ser, de pensar e de viver. Pela cultura fazemos nossa humanidade, construímos e reconstruímos nossos modos de existir. É no contexto das relações socioculturais estabelecidos que formamos e transformamos nossas identidades, numa relação dialética entre o que somos e o que vamos nos tornando no decorrer de nossas trajetórias pessoais e profissionais. Nesse processo nos representamos e somos representados a partir das posições que assumimos ou ocupamos, nos mais diversos contextos socioculturais por onde passamos. E finalmente a metodologia de pesquisa pautou-se nas concepções e orientações do materialismo histórico dialético a partir da abordagem qualitativa com realização de Pesquisa de Campo sustentada pelas ideias de Marx, Ludke e André, Duarte, Gatti e Triviños. Para tratar das narrativas nos apoiamos nas ideias de Josso e Oliveira. As técnicas de investigação utilizadas foram, principalmente, o Grupo Focal com realização de entrevista semiestruturada, observação e registros das vivências. Tal análise se fez necessária no sentido de pensar as representações de Professores/as “por dentro” da profissão e pelos seus sujeitos, o que até então tem sido feito mais pela tradição pedagógica do que pela tradução dos sentidos, desejos e saberes produzidos e veiculados por professores, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar de Quianduba. 


Membros da Banca: 

Interno - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Externo à Instituição - Maria das Graças Silva

Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

 

 

Banca de DEFESA: Daniele da Silva Costa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Daniele da Silva Costa

Data: 13/04/2016

Hora: 17:00

Local: Sala 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA

Título:

A Relação entre Teoria e Prática na Formação de Professores: a voz de egressas do curso de Pedagogia da UEPA/Moju em atuação no ensino fundamental


Palavras-Chaves:

Teoria e prática; Formação de professores; Egressas


Páginas: 163

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo encontrar respostas sobre a formação repassada pela Universidade do Estado do Pará Campi Moju a dez egressas de pedagogia anos de 2008 e 2009, sendo cinco de cada turma, quanto a teoria e a prática, e em que essas duas categorias refletem hoje, na atuação no Ensino Fundamental. Nessa tessitura, a problemática de nossa pesquisa, foi a seguinte: Como se deu a formação teórica e prática das egressas das turmas de pedagogia anos 2008 e 2009 da Uepa Moju, e a sua articulação hoje na escola, no Ensino Fundamental? Esse fator desencadeou o método qualitativo de analise da pesquisa, por via de um Memorial Narrativo Reflexivo gravado com dez egressas anos de 2008 e 2009 do referido Campi. Em linhas gerais, utilizamos como apostes teórico como Triviños que abordou a pesquisa de caráter qualitativo; Bakhtin construindo a discussão sobre a linguagem, relatos e dialogismo dos sujeitos da pesquisa; Saviani, Gatti e Libâneo acerca da formação docente e seus pressupostos históricos; entre outras referencias primordiais a construção desta pesquisa. Dos resultados, destacam-se quatro elementos: a contribuição da teoria e prática da Uepa- Moju no exercício da prática docente; o segundo elemento consistiu nos subsídios direcionados as disciplinas do curso, todavia a dificuldade encontrada se concentrou na desarticulação das atividades práticas das aulas teóricas; o terceiro fator se deu no distanciamento do Projeto Político Pedagógico da formação universitária das egressas, quanto à discussão e objetivo do mesmo para o Curso de Pedagogia, e por último a definição do que seria teoria e prática para as egressas, em que grande maioria das professoras definiram em um mesmo contexto a importância e significação das duas categorias de análise. Nesse modo, propomos uma proximidade da Universidade junto a escola básica na formação dos ingressos de pedagogia e a reformulação do P.P.P de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. 


Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Adriana Aparecida Dragone Silveira

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Externo à Instituição - Maria Betania Barbosa Albuquerque

 

 

Banca de DEFESA: Gildeci Santos Pereira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Gildeci Santos Pereira

Data: 25/04/2016

Hora: 09:00

Local: Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Título:

Plano de Ações Articuladas (PAR): implicações na democratização da gestão da educação da rede de ensino municipal de Marabá/PA


Palavras-Chaves:

Plano de Ações Articuladas (PAR); Gestão Educacional; Conselhos de Educação e de Controle Social; Sistema Municipal de Educação de Marabá/PA.


Páginas: 242

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Subárea: Administração Educacional

Resumo:

O presente trabalho é resultado de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC-, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. A pesquisa intitulada “Plano de Ações Articuladas (PAR): implicações na democratização da gestão da educação da rede de ensino municipal de Marabá/Pa” teve por objetivo analisar as implicações do PAR na gestão da educação no município de Marabá por meio do estudo dos indicadores de democratização. O recorte temporal do estudo compreende os anos de 2007 a 2014, que correspondem as duas versões do PAR (2007 a 2011; 2011 a 2014). A abordagem metodológica foi a qualitativa, sendo utilizadas como técnicas a análise documental e a entrevista semiestruturada realizada com um total de 09 (nove) informantes. Analisou-se o Decreto 6.094/2007; o Manual de orientações gerais para elaboração PAR nos municípios e estados (MEC/SIMEC, 2008 e 2011; os documentos de referencia do PAR do Município de Marabá/PA – versões (2007-2011 e 2011-2014) disponíveis no Portal do MEC/SIMEC; O Termo de Cooperação Técnica Nº 16608 do PMCTE assinado entre o Ministério da Educação e o município de Marabá/Pa; A Lei Orgânica do município de Marabá/Pa; As leis municipais que criam os conselhos de Educação e de Controle social em Marabá/Pá, dentre outros. Dentre principais autores que fundamentam a pesquisa podemos destacar: (PEREIRA, 1996; 1997; CAMINI (2009); CASTRO, et al, 2007); CURY (1986, 2001, 2007); MENDES (2010); PARO (2007, 2010), SAVIANI (2007); SOUZA (2004), dentre outros. Tomando por base as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação – PMCTE, no tocante organização da educação que tem como ferramenta de materialidade o PAR , optamos em analisar a dimensão de gestão da educação, dentre as quatro que o referido plano contempla, enfatizando a área de gestão democrática por meio da análise dos seguintes indicadores: Existência e Funcionamento de Conselho Escolar – CE; Existência e funcionamento do Conselho Municipal de Educação (CME); Existência e funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE); Existência e funcionamento do Conselho do FUNDEB. O estudo demonstrou que a adesão ao PAR pelo referido município pouco alterou o processo de democratização da gestão da educação, pois pelo critério de pontuação estabelecido pelo MEC as condições eram satisfatórias não tendo gerado as ações de aperfeiçoamento democrático. A análise dos indicadores de gestão democrática - conselhos de educação e de controle social – demonstrou que, embora esses colegiados sejam importantes na organização da educação, pautado por forte discurso acerca da gestão democrática a experiência vem assumindo características do modelo de gestão gerencial com ênfase nos resultados, na medida em que incentiva a manutenção de um sistema de avaliação em larga escala, orientada para a busca de eficiência do sistema com indução ao cumprimento de metas do IDEB.


Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimarães Gutierres

Interno - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

Externo à Instituição - Luciane Terra dos Santos Garcia

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

 

 

Banca de DEFESA: Lília Christiane Vanzeler Viana

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Lília Christiane Vanzeler Viana

Data: 19/04/2016

Hora: 10:00

Local: Sala 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA

Título:

O Ideário Teórico Metodológico do PNAIC: possibilidades de rupturas no chão da sala de aula


Palavras-Chaves:

PNAIC. Sujeitos. Práxis Pedagógica. 


Páginas: 245

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente pesquisa é resultado final de um estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, na Linha Cultura e Linguagem, sob o título “O Ideário Teórico Metodológico do PNAIC: Possibilidades de Rupturas no Chão da Sala de Aula”. Este busca investigar possíveis e efetivas rupturas provocadas pelo PNAIC nos modos de ver, fazer e experimentar a práxis pedagógica no cotidiano escolar, implementada por professores, crianças e coordenadores. Ou seja, investiga-se e analisa - se suas prescrições teóricas e metodológicas e seus desdobramentos na práxis pedagógica mediadas pelos professores em sala de aula. No percurso metodológico, foram realizada análise dos Manuais e cadernos de Formação do Programa, observações e intervenções em turma do 3º ano do Ensino fundamental, bem como nos cursos de formações, e realização de rodas de conversas, com cinco professores que fazem parte do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) e uma professora do 4º ano. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e tem a abordagem sócia histórica como orientadora da investigação. A análise dos dados realizou-se considerando o objeto de estudo e as questões levantadas. Tomamos como referencial teórico, para análise dos dados, a abordagem histórico cultural sobre a compreensão do desenvolvimento humano, desenvolvida por Vygotsky e colaboradores. Os direcionamentos e redirecionamentos assumidos na pesquisa permitiram manter a interação com a realidade investigada e compreendê-la como algo vivo e dinâmico, pois Vygotsky (2000) sugere que o fenômeno deve ser estudado em seu processo de acontecimento, em suas condições reais de produção. De acordo com os dados levantados e analisados identificamos a uniformidade e homogeneidade que compreende a dinâmica interativa do chão da sala de aula, em que ainda hoje, professores não conseguem se desvincular das metodologias historicamente construídas em suas formações anteriores. Os resultados indiciamque é necessário compreender o sujeito da aprendizagem a partir de sua história individual e no contexto de sua experiência social subjetivada, contrariando concepções pautadas nas ideias de universalidade, proporcionando aos alunos, no chão da sala de aula, sua participação ativa, intencional, consciente e interativa, reflexiva, transformando o seu contexto social e transformando-se, pois comumente esse não é o caminho visto na maioria das escolas, o que faz com que os indivíduos não sejam reconhecidos como sujeitos que produzem sentidos nas relações que estabelecem com os conhecimentos, conseguem e com os outros e nas atividades que desenvolvidas no dia a dia. 


Membros da Banca: 

Interno - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Presidente - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

 

 

Banca de DEFESA: Pamela Paula Souza Neri

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Pamela Paula Souza Neri

Data: 11/04/2016

Hora: 09:00

Local: Sala 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA

Título:

Memória-Esquecimento da História e Cultura Indígena em Cametá: uma arqueogenealogia dos fios narrativos nas comunidades da aldeia e Torrão-Mupi.


Palavras-Chaves:

Alteridade; Cultura indígena; Educação; Memória-esquecimento


Páginas: 215

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta dissertação de Mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa etnográfica, de base arqueogenealógica, com o objetivo de descrever e analisar os rastros e os apagamentos discursivos da cultura indígena no município de Cametá-PA. O lócus de investigação tem como recorte o que chamamos de trilha indígena: Aldeia, Cujarió, Pacajá, Cametá-Tapera e Torrão-Mupi, comunidades que possuem uma forte incidência histórica e cultural da presença indígena nas suas constituições. Em linhas gerais, as bases conceituais da pesquisa foram fomentadas por teóricos como Homi Bhabha, Stuart Hall, construindo a base dos estudos pós-coloniais e as identidades na pós-modernidade; Jacques Le Goff, Paul Ricouer e Maurice Halbwachs, para a concepção dos estudos da memória; e a alteridade foi pautada nos postulados de Tzvetan Todorov, Enrique Dussel e Boaventura de Souza Santos.  Desse modo, a pesquisa atravessa três vertentes teóricas interligadas, a saber: os estudos arqueogenealógicos e pós-coloniais, o processo de memória-esquecimento e a questão da alteridade. A metodologia da pesquisa se pautou na construção de um ensaio etnográfico baseado na investigação indiciária histórica de Carlo Ginzburg, em busca dos rastros e vestígios da presença indígena nessas comunidades em tempos remotos e atuais, além da arqueogenealogia de Michel Foucault, em seu movimento de análise crítica e histórica. Entre as técnicas de investigação, figuram a entrevista semiestruturada, que produziu narrativas autobiográficas dos narradores, interligando histórias aparentemente individuais ao material histórico coletivo. As análises confluem para um exercício diacrônico e sincrônico da problemática em estudo, num movimento de ir e vir baseado nas crônicas dos viajantes no período colonial e nas narrativas orais dos narradores nas comunidades pesquisadas na atualidade. Pautando a investigação, de igual modo nos materiais documentais e fontes históricas levantadas ao longo desse itinerário. Dos resultados, podemos destacar três movimentos de problematização no tocante aos rastros e ao processo de apagamento da cultura indígena no município, eventos históricos oriundos da pesquisa de campo, tais como: a urbanização, o coronelismo e o surto de cólera de 1855. Desencadeando ainda a problematização de arquétipos ideológicos de pensamentos, tais como: a Terra dos Romualdos, A cidade Invicta e a Terra dos notáveis, dos quais nossos narradores apresentaram uma reflexão crítica sobre os heróis da história de Cametá, que até hoje ressoam no imaginário cametaense. Estes modificaram os espaços e nos dias atuais os pensamentos em um movimento de negação da cultura indígena no município. Todavia, esses mesmos signos ideológicos físicos e discursivos podem rememorar e reavivar a memória do grupo étnico que trabalhamos. Ainda somamos os rastros indígenas presentes tanto nas memórias, quantos nos saberes tradicionais, os parâmetros educacionais. Tecendo, desse modo, o relato de experiência da inclusão dos resultados que colhemos durante a investigação, para adequar o Projeto Político Pedagógico da Escola Francisca Xavier, localizada na comunidade do Torrão-Mupi, para uma educação da história e cultura indígena a luz da Lei 11.645/08. 

 

Membros da Banca: 

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Externo à Instituição - Maria Betania Barbosa Albuquerque

Externo à Instituição - Maria das Graças da Silva

 

 

Banca de DEFESA: Susana Braga de Souza

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Susana Braga de Souza

Data: 21/03/2016

Hora: 09:00

Local: Sala 01 do PPGEDUC

Título:

Educação e Saberes Culturais entre os Indígenas Anambé na Região do Tocantins, Pará.


Palavras-Chaves:

Educação Indígena; Cultura; Saberes.


Páginas: 172

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente estudo, intitulado Educação e Saberes Culturais entre os Indígenas Anambé na Região do Tocantins, no Pará, teve como objetivo identificar e analisar os possíveis diálogos entre os saberes e práticas culturais do povo Anambé e o saber formal na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Aipã Anambé, refletindo a respeito de como se processa o diálogo intercultural entre os saberes escolares e o povo indígena Anambé. A pesquisa caracterizou-se a partir de uma abordagem qualitativa do tipo etnográfica, os instrumentos de coleta de dados foram: observação in loco; entrevistas semiestruturadas com professores não indígenas que atuam na Aldeia Anambé, professor indígena, alunos, moradores, coordenadores de ensino da Secretaria Municipal de Educação do Município de Moju SEMED-Moju, lideranças indígenas; registros fotográficos e atividades realizadas em sala de aula. A organização e análise dos dados permitiram a construção de uma cartografia de saberes e práticas culturais, em que se descreve práticas e saberes da cultura Anambé em seu cotidiano. Desta forma, ao observar as diferentes vivências na aldeia indígena Anambé, no município de Moju, se constatou a importância dos seus habitantes e a contribuição destes para a formação da sociedade na região do Tocantins, pois ainda preservam um conjunto de saberes culturais. Alguns desses saberes do povo Anambé podem ser encontrados nas práticas socioeducativas escolar, com um único professor indígena, sem formação específica, tenta relacionar, minimamente, os saberes. Por outro lado, a maioria dos professores não indígenas desenvolve uma prática de ensino oficial das escolas brasileiras, através da língua portuguesa, sem fazer relação com os saberes e práticas culturais locais, o que, sem dúvida, colabora para manter um ensino convencional, que minimiza os saberes e práticas culturais da população indígena em questão.


Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Interno - 1808826 - Ariel Feldman

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Externo à Instituição - Maria Betania Barbosa Albuquerque

 

 

Banca de DEFESA: Juliano Sistherenn

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Juliano Sistherenn

Data: 28/04/2016

Hora: 20:00

Local: Programa de Pós-graduação em educação e cultura, Campus Universitário de Cametá (Auditório).

Título:

Princípios Epistemológicos para uma Pedagogia de Base Complexa.


Palavras-Chaves:

Pensamento Complexo. Princípios Epistemológicos. Pedagogia. Reforma do Pensamento.


Páginas: 84

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Subárea: Fundamentos da Educação

Resumo:

Esse trabalho discute alguns princípios epistemológicos para uma pedagogia de base complexa, e reflete sobre como essa pedagogia pode contribuir para a reforma do pensamento. Reformar o pensamento da humanidade através da educação parece ser a grande utopia sonhada e empreendida por Edgar Morin. Também nós queremos pensar com ele, por meio de seus escritos e de comentadores, como essa reforma pode passar pela via pedagógica. Para Morin, a relação entre vida e pensamento é indissociável, pois o pensamento impulsiona a dinâmica da vida, da mesma forma que as experiências vividas movem o pensar. Sendo assim, como parte de nossa experiência vivida, a formação filosófica orienta nosso trabalho hermenêutico reflexivo de leitura, interpretação e produção de texto. Como método, seguimos a máxima moriniana, inspirada no verso do poeta Antônio Machado, O caminho se faz ao andar. Pelo cominho da história pessoal de Morin compreenderemos melhor seu método, o qual permite discutir as bases paradigmáticas das ciências, bem como repensar a educação, no sentido de favorecer uma religação dos saberes. Nosso trabalho, que pretende estabelecer uma relação constante entre o todo e as suas partes e, no entrelaçamento dessas, formar uma unidade diversa, parte do desenvolvimento do pensamento moderno para compreender a elaboração de uma epistemologia da complexidade, e, a partir dela, pensar e propor uma pedagogia de base complexa como caminho para a reforma do pensamento. Em seguida, o princípio da reintrodução do sujeito cognoscente no processo do conhecimento; o princípio da incerteza; o princípio do inacabamento e o princípio de uma racionalidade aberta são apresentados e discutidos como princípios reitores da complexidade. Por fim, pensamos e propomos uma nova pedagogia, a qual compreende os erros e as ilusões como problemas da vida e do conhecimento; entende a contradição e a dialógica como princípios da vida, da ciência e da educação e faz uso do método da complexidade para a aprendizagem prosaica e poética da cultura como uma via para a reforma do pensamento.


Membros da Banca: 

Presidente - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Externo à Instituição - Maria da Conceição Xavier de Almeida

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

 

 

Banca de DEFESA: Antonia Lenilma Meneses de Andrade

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Antonia Lenilma Meneses de Andrade

Data: 23/03/2016

Hora: 9:00

Local: Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Título:

Mulheres Quilombolas do Cravo: movimento, lideranças e identidade.


Palavras-Chaves:

Mulher Quilombola, Movimento Social e Identidade


Páginas: 177

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

No trabalho As mulheres quilombolas do Cravo: Movimento, Liderança e identidade. Discutiremos os processos de empoderamento e liderança de mulheres da Comunidade remanescente de quilombola do Cravo, localizada no município de Concórdia do Pará, na região nordeste do Estado do Pará. Onde teremos como foco central a atuação das mulheres no Movimento de Mulheres Transformadoras do Campo e da Cidade (MMTCCB) e no movimento quilombola. No transcurso deste estudo, levantaremos questões acerca da atuação das mulheres negras no MMTCCB que alicerçou a formação de uma identidade coletiva de gênero e resultou na formação de mulheres nas lideranças da localidade. Também abordaremos a participação de mulheres no processo de regularização das terras quilombolas, ressaltando a importância de suas atuações para a conquista do título definitivo como comunidade remanescente de quilombo. Neste sentido, esta pesquisa faz uma leitura da história das mulheres do Cravo e da organização desta comunidade, através de trajetórias individuais e coletivas de mulheres quilombolas. Para aprofundamento das análises dessa temática, temos como metodologia a História Oral, a partir dos conceitos epistemológicos de Thompson (1992); tal metodologia apresentou-se como adequada aos propósitos desta investigação, pois implica a produção do conhecimento a partir do discurso do sujeito sobre a situação concreta vivida. Possibilita, portanto, abordar e aprofundar um momento específico das trajetórias de vida dos sujeitos na conjuntura presente, retomando elementos de seu passado. Para tal, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e abertas. Além disso, foi feito uso da observação etnográfica, com o trabalho de campos, e análise de documentos escritos. Fontes imagéticas e impressas também foram privilegiadas no procedimento de análise de dados.


Membros da Banca: 

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1354943 - Flavio Bezerra Barros

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Externo à Instituição - Wladirson Ronny da Silva Cardoso