Banca de DEFESA: Maria Francisca Ribeiro Correa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Maria Francisca Ribeiro Correa

Data: 19/04/2016

Hora: 15:00

Local: Sala 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA

Título:

Identidade Docente: Representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas na Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba.


Palavras-Chaves:

Identidade. Representação. Cultura. Trabalho. Narrativas.


Páginas: 124

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente dissertação apresenta os resultados da pesquisa intitulada Identidade Docente: representações de Professores/as em narrativas ribeirinhas na Comunidade do Rio Quianduba em Abaetetuba. O estudo foi elaborado por meio da realização da Pesquisa de Campo, através do uso das narrativas orais como fonte de obtenção de informações e análises das representações da identidade docente, com a utilização da técnica de coleta de dados de Grupo Focal, observação e registros realizados no cotidiano escolar, com o objetivo de analisar as representações de Professores/as construídas e veiculadas na oralidade da comunidade de Quianduba, no cotidiano da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O lócus da investigação limita-se a Comunidade do Rio Quianduba no Município de Abaetetuba, Estado do Pará, por ser uma localidade que possui uma estrutura educacional marcante, com uma trajetória de organização e lutas pelas melhorias nas condições de ensino, além de compor um arquipélago das vinte Ilhas do município que estão em processo de regularização fundiária, através dos Projetos de Assentamento criados nessa região a partir de 2005, no caso da Ilha Quianduba. As bases conceituais da pesquisa seguem as orientações de teóricos como Ciampa, Berger e Luckmann, Arroyo e Nóvoa, estes sustentam as discussões e o pensamento sobre identidade, representação e cultura; Williams é a principal referência para a concepção de cultura, por acreditar que a cultura é o lócus da formação e transformação dos sujeitos, é onde construímos nossa maneira de ser, de pensar e de viver. Pela cultura fazemos nossa humanidade, construímos e reconstruímos nossos modos de existir. É no contexto das relações socioculturais estabelecidos que formamos e transformamos nossas identidades, numa relação dialética entre o que somos e o que vamos nos tornando no decorrer de nossas trajetórias pessoais e profissionais. Nesse processo nos representamos e somos representados a partir das posições que assumimos ou ocupamos, nos mais diversos contextos socioculturais por onde passamos. E finalmente a metodologia de pesquisa pautou-se nas concepções e orientações do materialismo histórico dialético a partir da abordagem qualitativa com realização de Pesquisa de Campo sustentada pelas ideias de Marx, Ludke e André, Duarte, Gatti e Triviños. Para tratar das narrativas nos apoiamos nas ideias de Josso e Oliveira. As técnicas de investigação utilizadas foram, principalmente, o Grupo Focal com realização de entrevista semiestruturada, observação e registros das vivências. Tal análise se fez necessária no sentido de pensar as representações de Professores/as “por dentro” da profissão e pelos seus sujeitos, o que até então tem sido feito mais pela tradição pedagógica do que pela tradução dos sentidos, desejos e saberes produzidos e veiculados por professores, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar de Quianduba. 


Membros da Banca: 

Interno - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Externo à Instituição - Maria das Graças Silva

Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu