Ao longo de seus quatro anos de existência, o PPGEDUC vem consolidando uma formação qualificada de pesquisadores ao nível da pós-graduação em educação e cultura na região da Amazônia Tocantina, repercutindo positivamente sua visibilidade no atendimento às demandas de formação em diversos municípios do Pará, como o ocorrido na formação de egressos oriundos dos municípios de Mocajuba, Baião, Abaetetura, Igarapé-Miri, Marabá, Altamira, Belém, Castanhal, Bragança, entre outras localizadas e municípios de outros estados, como Amapá e Tocantins.

Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e cultura desenvolvem atividades objetivando tanto a melhoria do seu curso de mestrado, através do Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins/UFPA e Worksop do Curso de Mestrado em Educação e Cultura, quanto da divulgação deste programa em nível nacional e internacional. A configuração da página oficial do Programa na rede de internet abrigada no site da PROPESP/UFPA favorece amplamente essa visibilidade. A divulgação das atividades acadêmicas do programa é realidade e atualizada na página eletrônica do PPGEDUC na internet (ppgeduc.propesp.ufpa.br), como também na rede social FACEBOOK (facebook.com.br/ppgeduc.cameta),  seguindo, portanto,  as recomendações da CAPES, apresentando os principais tópicos, a saber: apresentação do curso, histórico, objetivos, linhas de pesquisa, disciplinas ofertadas, calendário acadêmico, corpo docente (endereço do currículo Lattes e e-mail), discentes, documentos (formulários), divulgação de Edital de Seleção de Mestrado,  informes e endereço para contato, notícias, divulgação de calendário de bancas de qualificação e defesa de dissertação, e publicação das dissertações na página do programa. Da mesma forma, além de cartazes e folders de eventos do PPGEDUC, visando a divulgação das atividades que este programa vem produzindo, estão sendo publicizados sequencialmente os Anais correspondentes ao Seminário Nacional do Programa de Pós–Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá, bem como a publicação de livro eletrônico (no prelo) contendo as palestras e conferências do IV Seminário Nacional do PPGEDUC ocorrido em 2017.

A boa visibilidade do programa nos termos dos grupos de pesquisa, das produções acadêmicas e produções das dissertações concluídas tem propiciado uma inserção dos pesquisadores do PPGEDUC em diversos ambientes de programas de pós-graduação fora do estado do Pará, com participação de docentes em bancas examinadoras de qualificação e defesas de Mestrado e Doutorado, co-orientação, participação como convidados para proferir palestras e conferências em eventos regionais e nacionais. Essa visibilidade qualitativa do programa na região tem despertado o interesse de outros pesquisadores em desenvolver parcerias de pesquisa com grupos de pesquisadores do PPGEDUC.