O PPGEDUC, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizou em 30 de abril de 2016 o Encontro Regional para Salvaguarda da Capoeira no Pará (Etapa Região Tocantins). Este evento integra um conjunto de ações que visam valorizar, promover e garantir os meios materiais e sociais de transmissão do oficio dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira, que foram registrados em 2008 como patrimônio cultural imaterial do Brasil, a ser elaborado a partir da interlocução e da participação do plano de salvaguarda da Capoeira no estado, no intuito de garantir o estimulo da população na gestão da proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. O encontro contou com a participação de capoeiristas dos municípios de Abaetetuba, acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará, Tomé-Açu e Tailândia. Também teve como participantes alunos de graduação e pós-graduação, além de alunos do ensino fundamental e médio. Todos do município de Cametá.