O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da UFPA, Reconhecido pela CAPES, avaliado com nota 3, homologado pelo CNE (Portaria nº 794, DE 11 DE SETEMBRO DE 2014, Código do programa 15001016082P9, Ministério da Educação (MEC), iniciou suas atividades acadêmicas no primeiro semestre regular do ano de 2014 tendo completado no ano de 2024 dez anos anos de história tendo até o presente momento titulado 243 egressos, sendo desses 08 doutores formados em outros Programas da UFPA e demais instituições públicas do Pará, 40 egressos estão desenvolvendo seus doutorados em instituições localizadas na capital paraense e região Sudeste do Brasil.

 

  A MISSÃO DO PPGEDUC/UFPA:

“Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia, formando e titulando pesquisadores e profissionais da educação de forma crítica e comprometida com a construção de uma sociedade democrática e inclusiva”.      

 

O projeto pedagógico do curso de Mestrado é norteado nas interações entre educação e cultura, visando desenvolver profissionais da educação e pesquisadores, de maneira crítica e comprometida com a construção de uma sociedade democrática, inclusiva e equitativa na área de concentração em Educação e Cultura com ênfase na formação humana e acadêmica, em âmbito global. Neste contexto, o PPGEDUC promove o desenvolvimento profissional dos educadores e gestores; para que possam atuar em todos os níveis do sistema educacional local, nacional, regional e internacional.

 


 

OBJETIVOS DO PPGEDUC/UFPA

I. Contribuir para a formação continuada e o desenvolvimento profissional de professores, gestores, agentes pedagógicos e outros membros da sociedade, para atuar em diversos níveis e modalidades do sistema educacional, aprofundando os saberes e as práticas culturais e educativas, promovendo o fortalecimento dos processos educacionais, tanto formais quanto não formais, com especial atenção aos contextos ambiental ribeirinho, quilombola e indígena da região amazônica;

II. Incentivar, por meio de ações investigativas, a pesquisa aplicada para produção de conhecimentos que abordam as realidades socioeducacionais da Amazônia e outras regiões, promovendo a melhoria dos processos educacionais formais e não formais, e a qualidade de vida, de acordo com a legislação estabelecida pela UFPA e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em um diálogo permanente de intercâmbio com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP/UFPA) e com as diferentes agências de financiamento, fomento, e com os setores e segmentos da região amazônica;

III. Estimular a troca de saberes entre diferentes culturas, valorizando a diversidade étnica e cultural da Amazônia e contribuindo para o fortalecimento das práticas educativas por meio de reflexões sobre teorias e práticas relacionadas à educação e à cultura, fomentando uma formação crítica e ética que prepare educadores e gestores para contribuir com a construção de uma sociedade democrática, inclusiva e equitativa.

IV. Estabelecer colaboração Interinstitucional por meio de convênios e protocolos com outras instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais, Programas de Pós-Graduação da UFPA, a fim de fomentar a inserção nacional e internacional de docentes e discentes do PPGEDUC em pesquisas, grupos

de estudo, eventos acadêmico-científicos, publicações e bancas de defesa, ampliando o alcance das atividades de pesquisa e formação.

V. Criar mecanismos para incentivar a produção e a publicação, de reconhecida qualidade, de pesquisas em revistas acadêmicas, dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa, promovendo a visibilidade do conhecimento gerado no Programa.

 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Inserido na grande ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E NA SUBÁREA DE EDUCAÇÃO, o PPGEDUC tem uma proposta formativa de curso que se alinha às realidades socioeducacionais e contextos culturais da pós-graduação da Amazônia, região Norte, e com a produção de conhecimentos sobre os saberes

socioculturais dos povos originários da região. Trabalha práticas educativas inseridas no contexto da educação básica e superior, escolas e comunidades, além de questões relacionadas a movimentos sociais, coletivos de mulheres e à diversidade sexual e étnico-racial presentes na região amazônica, formando assim a sua identidade e cumprindo sua missão de formar pesquisadores de nível de Mestrado capazes de produzir, socializar e transformar o conhecimento na e além da Amazônia.

Academicamente, o Programa encontra-se constituído por três Linhas de Pesquisas, quais sejam:

-Culturas e Linguagens 

-Políticas e Sociedades

A estrutura do programa é constituída de:

1) Coordenação e Vice-coordenação;

2) Secretario(a);

3) Estagiário(a);

4) 12 Comissões: 1) Comissão de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes; 2) Comissão de Seleção de Processo Seletivos; 3) Comissão para as Ações de Publicação de Discentes e Docentes; 4) Comissão de Avaliação e Autoavaliação; 5) Comissão de Planejamento Estratégico; 6) Comissão de Acompanhamento de Egressos e Discente Ativos; 7) Comissão de Avaliação da CAPES; 8) Comissão de Seleção de Bolsas; 9) Comissão de Banca de Avaliação de Heteroidentificação; 10) Comissão de Seleção de Bolsa; 11) Comissão para Elaboração, Aplicação e Correção do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira; 12) Comissão de Seleção para a contratação de Professores Visitantes Nacional e Internacional

O quadro docente está composto de Professor PERMANENTE, Professor COLABORADOR e Professores VISITANTES. A média anual de discentes ingressos é de 40 estudantes.


 

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DO PPGEDUC/UFPA 

 O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura, integra a Unidade do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA. Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), via Resolução do Curso n.º 4.514, de 20 de maio de 2014, sendo o primeiro programa de pós-graduação em Educação a obter seu funcionamento fora da sede da UFPA-Belém.

O Curso iniciou suas atividades acadêmicas no primeiro semestre regular do ano de 2014, constituído inicialmente por um quadro de 10 docentes permanentes, Coordenação e Vice Coordenação e um secretário técnico-administrativo, para o atendimento de uma turma regular selecionada com 10

mestrandos. O PPGEDUC/CUNTINS/UFPA, celebrou em 2024 uma década de existência.

Inserido na grande área de Ciências Humanas e na subárea de Educação, o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura, se organiza em torno de dois eixos, dentro da área de concentração da Educação. Esses eixos, Educação e Cultura, definem a proposta formativa do curso, alinhando-se às realidades socioeducacionais e contextos culturais da pós-graduação da Amazônia, região Norte do Brasil, e com a produção de conhecimentos sobre os saberes socioculturais dos povos originários da Amazônia, às práticas educativas inseridas no contexto da educação básica e superior, escolas e comunidades indígenas e quilombolas, escolas ribeirinhas e do campo, além de questões relacionadas a movimentos sociais, coletivos de mulheres e à diversidade sexual e étnico-racial presentes na região amazônica, formando assim a sua identidade e cumprindo sua missão de formar pesquisadores de nível de Mestrado capazes de produzir, socializar e transformar o conhecimento na e além da Amazônia.

Um momento de impactos na historicidade do PPGEDUC foi o agravamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil, no ano de 2020, momento em que o Programa teve de realizar o seu processo seletivo para a nova turma de 2021 totalmente online, e, além do site já existente, criou uma plataforma virtual (seletivo.ppgeduc.com.br) para apoiar a realização do processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura, garantindo o acompanhamento e a realização de todas as etapas de avaliação desse processo. Tal inovação tecnológica contribuiu para ampliar a visibilidade do Programa para outras regiões do Brasil, triplicando o número de inscritos, ou seja, foi de 148 inscritos, em 2019, para 347, em 2020. Além disso, a plataforma virtual garantiu com que o certame ocorresse de forma prática e confiável, assegurando a lisura do processo e respeitando as medidas sanitárias impostas pela pandemia de covid-19.

Destacamos que o PPGEDUC/UFPA funciona por modalidade regular presencial, mas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, no ano de 2020, as atividades curriculares foram realizadas por meio de Ensino Remoto Emergencial (ERE), regulamentado pela Resolução n.º 5.294, de 21 de agosto de 2020, da UFPA, que estabelece a inclusão de métodos e práticas “de tecnologias de informação e comunicação para o cumprimento dos objetivos pedagógicos” (Art. 11), estendendo-se tanto para atividades curriculares de ensino e orientações acadêmicas, pesquisa e extensão. Já a partir de 14 de dezembro de 2021 conforme resolução n.5453, da UFPA todas as atividades foram retomadas em sua modalidade 100% presencial, conforme o regimento interno do programa.

Cabe frisar nesse percurso que, a partir do ano de 2019, com a aprovação do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD-Amazônia) envolvendo as instituições parceiras PPGEDUC-UFPA, PPGE-UFMT e PPGE-UFAM para o período de vigência 2019-2025, o PPGEDUC efetivou o Programa Professor Visitante Nacional Sênior (biênio 2019-2020, com renovação aprovada até 2023), passando a contar com a experiência acadêmica de uma pesquisadora nacional sênior da região sudeste do país, que realizou as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão previstas no plano de trabalho PVNS articulado ao PPGEDUC/UFPA com significativo incentivo à pesquisa, à produção bibliográfica e socialização de conhecimentos oriundos das pesquisas de mestrandos, dos grupos de pesquisa, com importante impacto na realidade socioeducacional da região.

A partir do ano de 2023 o PPGEDUC passou a contar com a contratação de uma Professora Visitante Nacional, via PSS Simplificado da UFPA, mantendo em todo quadriênio uma professora visitante ativa no Programa para o próximo quadriênio (2025-2029) está sendo realizado e efetivado o PSS de professor visitante para uma vaga nacional e uma vaga internacional, do qual o programa terá em sua equipe o auxílio de mais dois professores de formação e experiência acadêmica de auto nível contribuindo com as ações de pesquisa e ensino.

Avançando na direção da sua inserção acadêmica e social na região, o PPGEDUC iniciou, no segundo semestre de 2019, as atividades letivas da turma extra de Mestrado Acadêmico, sediados no Campus Universitário do Marajó/Breves/UFPA, abrangendo a região do Marajó, dos quais tivemos 101 inscritos 14 alunos matriculados ocupando todas as vagas disponibilizada. No segundo semestre de 2023, o PPGEDUC teve uma turma extra sediada no Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC/UFPA, abrangendo a região Sudeste, que teve a procura de 83 inscritos e a efetivação de 31 matriculas, compondo essa turma 04 professores indígenas da comunidade Assurini do Trocará. Ambas as turmas extras foram em atendimento às demandas de formação no âmbito da pós-graduação stricto sensu para professores, servidores técnico-administrativos da educação superior, educação básica e egressos de graduação, com apoio da PROPESP e Reitoria da UFPA, da Coordenação do Campus Universitário de Cametá e das Coordenações dos Campus de Breves e de Tucuruí. A boa visibilidade do Programa no tocante à qualidade da formação de pesquisadores e à sua inserção acadêmica e social na região da Amazônia tocantina corrobora a sua ampliação para a região do Marajó e Sudeste do Pará, e, com isso, o PPGEDUC/UFPA vem potencializando os seus impactos na formação acadêmica e socioeconômica nos quadros profissionais dos sistemas de educação em diversos municípios do Pará e região Norte.

O Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura da UFPA, sediado em Cametá (PA), integra-se à política de expansão Multicampi da UFPA, com relevante inserção da pós-graduação stricto sensu na Interiorização da região Norte. O PPGEDUC-CUNTINS/UFPA, celebrou em 2024 uma década de existência. Ao longo desse período, o programa formou e titulou 267 egressos (2016-2024), sendo destes 130 egressos do quadriênio de 2021 a 2024, contribuindo significativamente para o impacto acadêmico e social na formação de pesquisadores e na qualificação de profissionais na gestão e docência da educação básica e superior na região Norte do Brasil oriundos de distintas regiões da Amazônia e pan-Amazônia:

Cametá, Mocajuba, Baião, Limoeiro do Ajuru, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Tucuruí, Belém, Castanhal,

Altamira, Marabá, Palmas (TO) e de regiões internacionais como Bolívia, Benin e Angola, o que demonstra

uma relevante abrangência de atuação e formação do Programa por meio do desenvolvimento e impactos

de pesquisas, produção do conhecimento na área de educação e qualificação profissional nessas regiões.

A ampliação do quadro de docentes permanentes e as ações continua da Comissão de

Credenciamento/Descredenciamento/Recredenciamento Docente, permitiu um importante equilíbrio quantitativo entre as linhas de pesquisa do Programa, de modo que os professores-pesquisadores passaram a desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e orientação acadêmica, em proporção adequada às demandas de formação de mestrandos ingressantes no Programa, cumprindo à recomendação da CAPES apontada no Relatório de Avaliação do Quadriênio. Reitera-se ainda que as defesas de dissertação ocorridas no ano quadriênio (2021-2024) foram realizadas em cumprimento aos prazos estabelecidos pela CAPES e em conformidade ao Regimento Interno do Programa, atendendo às metas estabelecidas para o quadriênio. Por meio das defesas de dissertação, o Programa vem contribuindo com a formação acadêmica qualificada de pesquisadores em educação com significativa participação na produção de conhecimentos, gestão de sistemas de ensino e na docência da educação básica e superior, atuantes nas diversas interfaces da educação e cultura na região amazônica (conforme se pode verificar no item 2.3 Destino dos egressos, neste relatório). Fundamentado nos indicadores da área de Educação, destaca-se que o PPGEDUC desde 2018, vem realizando constantemente ações de reformulação da Proposta Curricular do Curso. Essas ações incluíram a especificação da área de concentração do curso, garantindo maior aderência e atualização em relação às linhas de pesquisa. Além disso, foram redefinidos os objetivos do curso, a missão do programa e o perfil do egresso, alinhando-os às áreas temáticas das linhas de pesquisa, as quais passaram a vigorar a partir das turmas ingressantes em 2019. A atualização, revisão da proposta curricular acontece constantemente nas reuniões do colegiado do Curso, com a presença de docentes, discentes e técnico administrativo, com dados apresentados pelas comissões de acompanhamentos discentes e das ações de avaliação e autoavaliação do programa, momentos estes que oportunizam as propostas de criação de novas disciplinas e de projetos de pesquisa de docentes. No ano de 2024, após os encontros denominados Café Pedagógico organizado pelas comissões de acompanhamento discente e da comissão de autoavaliação e com a realização do IV Seminário de Avaliação e autoavaliação do Programa, todo o colegiado em um trabalho coletivo de estudos realizaram uma nova atualização das referências bibliográficas, disciplinas ofertadas no curso, de forma que as políticas e práticas curriculares pudessem e possam estar acompanhando a contemporaneidade teórica e metodológica da área de concentração em Educação e das linha de pesquisa do programa.

Os eventos das linhas de pesquisa e o seminário nacional fazem parte da história do Programa. De início, os eventos das linhas eram realizados na forma de workshop, e, a partir do ano de 2018, com a reformulação das linhas de pesquisa “Culturas e Linguagens” e “Políticas e Sociedades”, passaram a ser realizados na forma de colóquios nacionais, contando com a participação de palestrantes nacionais e internacionais Assim, no ano de 2023, ocorreu V Colóquio Nacional da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens do PPGEDUC – Diálogos Entre Identidades e Diversidades nas Pesquisas em Educação E Cultura na Amazônia e o “IV Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedade” tendo como tema "Políticas públicas educacionais e pobreza: tensionamentos e alternativas na educação no contexto de pandemia e pós-pandemia". Os colóquios promovem a integração entre a pós-graduação e graduação, a socialização de resultados de pesquisas e intercâmbios entre pesquisadores locais e participantes externos nacionais e internacionais.

Outros dois eventos importantes que promove, além da integração entre as linhas, a inserção e visibilidade do Programa no cenário mais amplo da pós-graduação é o Seminário Nacional do PPGEDUC, que no ano de 2024 realizou a sua IX edição, com o tema“10 anos do PPGEDUC-UFPA: Pesquisa e Produção de Conhecimento no Baixo Tocantins” concomitante com o V Seminário De Autoavaliação E Planejamento Estratégico Do PPGEDUC que teve o objetivo de socializar os resultados do processo auto avaliativo do quadriênio.

Ao longo da história do Programa, houve sempre o envolvimento e o compromisso docente nas atividades de ensino e na coordenação de projetos de pesquisa, e que, durante o quadriênio de 2021-2024, a totalidade do quadro atual de docentes permanentes do Programa coordenou e/ou integrou projetos de pesquisa. Tais projetos envolvem atividades e orientações acadêmicas da pós-graduação (lato e stricto sensu) e da graduação por meio de bolsas de iniciação científica financiadas pelo CNPq e PIBIC/PROPESP/UFPA. Os projetos de pesquisa dos docentes são responsáveis pela aderência e coesão temática dos perfis das linhas de pesquisa do Programa e pelas articulações entre as temáticas de pesquisa das dissertações de mestrado com as áreas de estudo e aprofundamento dos orientadores. Além disso, tais projetos contribuem para o fortalecimento de estudos nas área de Educação e Cultura, formação humana, teorias e práticas educacionais, linguagens culturas afro-brasileiras e indígenas, linguagens artísticas e literárias, estudos de gênero, saberes e memórias, movimentos sociais, educação do campo, escolas ribeirinhas e quilombolas, gestão e políticas educacionais, tecnologias educacionais e digitais, (conforme se pode verificar no item 1.1 da proposta curricular neste relatório).

O PPGEDUC/UFPA também possui um site oficial, desenvolvido e hospedado no portal da UFPA, no subdomínio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (http://www.propesp.ppgeduc.br), que dá suporte a muitas das nossas ações acadêmicas, como divulgação do Programa e de editais, de matrículas de alunos e de processos seletivos. O programa finalizou o ano de 2024 com uma trajetória de luta em defesa da educação pública e compromisso com a formação de pesquisadores na região Norte do país. A ampliação do seu quadro docente, a produção do conhecimento e a atuação profissional na área da educação de seus 267 egressos demonstra a missão acadêmica, social, formativa e inclusiva que o Programa vem assumindo e consolidando ao longo de sua história. Uma história pautada na excelência da formação de pesquisadores, na potencialização da diversidade étnico-cultural amazônica e na produção do conhecimento na perspectiva interdisciplinar e intercultural, com vistas à inclusão social do Programa no cenário da pósgraduação nacional. Sabemos que os desafios da pós-graduação em nosso país são gigantescos, entretanto, o PPGEDUC/UFPA, como um programa de pós-graduação situado na Amazônia e o único em Educação do Baixo Tocantins, acredita que a formação de pesquisadores críticos e emancipados, a produção e circulação do conhecimento científico e a atuação de profissionais qualificados são capazes de produzir impactos e transformações sociais como o enfrentamento às desigualdades socioeconômicas e educacionais presentes em nosso país.