Importante mencionarmos o movimento de solidariedade e nucleação entre o corpo docente do PPGEDUC e o Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE. O perfil docente qualificado do PPGEDUC, com pesquisas e produções qualificadas na área da Educação, permitiu com que parte do seu corpo docente pudesse integrar-se ao Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE, sob a coordenação geral do PGEDA/UFPA. Esse Programa configura-se como uma Associação Plena em Rede das Instituições Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR). No ano de 2019, o PGEDA/UFPA efetivou a oferta de vagas para a turma 2020 do Curso de Doutorado em Educação, contando com 4 (quatro) docentes do PPGEDUC, credenciados no quadro permanente do Programa.

A participação desses docentes do PPGEDUC no PGEDA da UFPA, da Rede EDUCANORTE, propicia um maior acúmulo de experiências de docência e orientação acadêmica em nível de Doutorado, o que impacta positivamente a visibilidade do PPGEDUC dentre as instituições de ensino dos diferentes Programas e estados da região Norte que integram a rede EDUCANORTE, e reafirma as ações de solidariedade e nucleação do PPGEDUC com os demais Programas de pós-graduação em Educação da região Norte, mediante a circulação de produções científicas e ações acadêmicas que perpassam as linhas de pesquisa interligadas entre os Programas. Além disso, as ações de solidariedade e nucleação entre docentes da rede EDUCANORTE e o PPGEDUC contribuem para um maior aprimoramento acadêmico e atendimento às exigências avaliativas da CAPES, com vistas à futura submissão de proposta de Curso de Doutorado em Educação e Cultura, a ser ofertado pelo PPGEDUC.

Em decorrência desse perfil do corpo docente com formação em Doutorado e Pós-Doutorado em diferentes universidades brasileiras bem conceituadas e com reconhecido impacto na sociedade, produziu-se um importante intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisa em âmbito nacional e uma maior circulação desses pesquisadores e de suas produções intelectuais nas dinâmicas acadêmicas do próprio PPGEDUC, mas também em outros Programas, pois eles participam na oferta de disciplinas optativas e na constituição de bancas de qualificação e de defesa de mestrado e doutorado (de forma presencial e virtual). Além disso, participam em eventos anuais do Programa, tais como os colóquios nacionais das linhas de pesquisa Culturas e Linguagens e Políticas e Sociedades, e o Seminário Nacional do PPGEDUC, além de parcerias em pesquisas e produções bibliográficas que dialogam com os diferentes contextos socioeducacionais da Amazônia e outras realidades e regiões do país.