Os docentes do PPGEDUC participam e contribuem com debates e coordenações nos diversos Fóruns de Educação (como FORPRED, ANPED, ANPED NORTE, ANPAE, ANFOPE, entre outros), além de participar anualmente da organização e realização da Conferência Municipal de Educação (ocorrida em Cametá) e das Conferências Estadual e Nacional de Educação. O PPGEDUC participou como organizador da Conferência Regional Popular de Educação. O evento teve como objetivo discutir as questões e pautas atuais da educação nacional, estadual e municipais, no âmbito dos municípios da região do Baixo Tocantins (Goianésia, Novo Repartimento, Breu Branco, Tucuruí, Baião, Oeiras do Pará, Mocajuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru) e apresentar propostas que serão encaminhadas, pelos delegados, desta conferência, à conferência popular estadual e à conferência popular nacional de educação. O PPGEDUC promove anualmente os seminários integradores das linhas de pesquisa com o propósito de aproximar o universo das pesquisas acadêmicas e valorizar as práticas culturais de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, do campo, e demais organizações sociais como a colônia de pescadores, movimento de mulheres, trabalhadores rurais e sem terra, sindicato de professores, além de grupos artísticos e culturais de capoeira, terceira idade, juventudes, na perspectiva de fortalecer os processos de inclusão social e diversidade cultural.

 

Intercâmbio

 

Descrição da atividade:

Os docentes do PPGEDUC possuem intercâmbio com o The Martin Luther King, Jr. Center for Nonviolent Social Change, Atlanta/Geórgia – Estados Unidos; Universitat de Barcelona – IHOA – Espanha; Universidad Nacional de Cuyo-Mendoza, Argentina; Universidade do Minho, de Braga, Portugal; Asociación de Historia Oral de la República Argentina (AHORA), vinculada ao  Centro de Estudios Avanzados de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina; Department of Linguistics da Simon Fraser University, Canadá; Albert-Ludwigs Universität de Freiburg, Alemanha; Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Além do Programa de Alianças para Educação e a Capacitação (PAEC/OEA/GCUB) 2015, no âmbito do Acordo de Cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (CGUB). Com tais intercâmbios o Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura objetiva fomentar com base em estabelecimento de convênio e protocolo de pesquisa, firmado com universidades e centros de estudos brasileiros e estrangeiros, a sua inserção nacional e internacional, viabilizando promoções de eventos científicos com a participação de pesquisadores e convidados.

Duração da atividade:

Em andamento.

Instituições envolvidas:

The Martin Luther King, Jr. Center for Nonviolent Social Change (Atlanta/Geórgia – Estados Unidos), Universitat de Barcelona – IHOA (Espanha), Universidad Nacional de Cuyo-Mendoza (Argentina), Universidade do Minho (Braga, Portugal), Asociación de Historia Oral de la República Argentina - AHORA)/Centro de Estudios Avanzados de la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Department of Linguistics da Simon Fraser University (Canadá), Albert-Ludwigs Universität de Freiburg (Alemanha), Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

 

Internacional

 

Tipo: Intercâmbio

 

Descrição da atividade:

O Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS/UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e de suas 10 Faculdades,  pioneiramente toma a iniciativa de articular ações de cooperação acadêmica internacional na perspectiva de qualificar ainda mais o ensino de graduação e de pós-graduação, fortalecer grupos e projetos de pesquisa, dialogar com a extensão e em última instância consolidar o Campus no contexto das comemorações de seus 30 anos de existência e 60 anos de criação da UFPA.

A internacionalização do Campus se dá num processo de forte articulação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB) vinculado ao recém criado Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB), a Casa Brasil-África (CBA) e em rede com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). Mais do que internacionalizar, o campus também faz uma opção política e acadêmica: fortalecer laços de cooperação Sul-Sul. O decisivo apoio da PROPESP e da Vice Reitoria da UFPA merecem destaque, com ações também da Coordenação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

O compromisso com o fortalecimento da interiorização da pós-graduação stricto-sensu, que contribui decisivamente para o desenvolvimento loco-regional na Amazônia, é um dos motes para as ações desencadeadas recentemente no Campus, a partir de dois vetores principais:  a aprovação do Projeto "Pensamento de Amílcar Cabral e Paulo Freire: trabalho, cultura e educação em foco" no Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), conforme especificações do Edital 07/2017 – Propesp/Prointer; ‚ a articulação do PPEB a partir de missão institucional à Cabo Verde, na África. 

A articulação de parcerias da UFPA com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) tem sido crescente desde 2009, resultando inclusive na oferta de pós-graduação strito-sensu e publicações conjuntas de livros. É nesse contexto que o Campus em parceria com a Escola de Negócios e Governação (ENG), Cátedra Amílcar Cabral e o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais da Uni-CV receberá o Prof. Dr. Odair Varela e a Profa. Dra. Eurídice Furtado para missões acadêmicas na UFPA, com foco no Campus Universitário do Tocantins/Cametá. 

Duração da atividade:

Em andamento (ano 2017)

Instituições envolvidas:

A internacionalização do Campus se dá num processo de forte articulação com o Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB) vinculado ao recém criado Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB), a Casa Brasil-África (CBA) e em rede com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV). 

objetivos:

  • Articular parcerias acadêmicas em nível internacional, com ênfase na cooperação Sul-Sul;
  • Contribuir para a qualificação de atividades fins – ensino, pesquisa e extensão – das universidades envolvidas;
  • Fortalecer o PPGEDUC, PPEB e parceiros acadêmicos envolvidos na cooperação;
  • Promover pesquisas em rede com a Uni-CV e a UNILAB;
  • Consolidar ações de pesquisa acadêmica no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS) e seus Polos Universitários; 

 

Nacional

 

Descrição da atividade:

O corpo docente do PPGEDUC possui intercâmbio com Grupos de Pesquisa de outros Programas de Pós-Graduação, dentre os quais se destacam o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, e o Núcleo de Estudos em Trabalho e Educação – NETE, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Duração da atividade:

Em andamento.

Instituições envolvidas:

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Tipo: Intercâmbio

 

Descrição da atividade:

O Programa mantém parceria, em regime de intercâmbio, com os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além dessa relação com os PPGs em Educação dessas instituições, o PPGEDUC também possui intercâmbio com os Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); com o Programa de Pós-Graduação em Letras, da UFPA, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Linguagens da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), de Pouso Alegre, Minas Gerais.

Duração da atividade: 

Em andamento.

Instituições envolvidas:

Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS).