Banca de DEFESA: Juliano Sistherenn

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Juliano Sistherenn

Data: 28/04/2016

Hora: 20:00

Local: Programa de Pós-graduação em educação e cultura, Campus Universitário de Cametá (Auditório).

Título:

Princípios Epistemológicos para uma Pedagogia de Base Complexa.


Palavras-Chaves:

Pensamento Complexo. Princípios Epistemológicos. Pedagogia. Reforma do Pensamento.


Páginas: 84

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Subárea: Fundamentos da Educação

Resumo:

Esse trabalho discute alguns princípios epistemológicos para uma pedagogia de base complexa, e reflete sobre como essa pedagogia pode contribuir para a reforma do pensamento. Reformar o pensamento da humanidade através da educação parece ser a grande utopia sonhada e empreendida por Edgar Morin. Também nós queremos pensar com ele, por meio de seus escritos e de comentadores, como essa reforma pode passar pela via pedagógica. Para Morin, a relação entre vida e pensamento é indissociável, pois o pensamento impulsiona a dinâmica da vida, da mesma forma que as experiências vividas movem o pensar. Sendo assim, como parte de nossa experiência vivida, a formação filosófica orienta nosso trabalho hermenêutico reflexivo de leitura, interpretação e produção de texto. Como método, seguimos a máxima moriniana, inspirada no verso do poeta Antônio Machado, O caminho se faz ao andar. Pelo cominho da história pessoal de Morin compreenderemos melhor seu método, o qual permite discutir as bases paradigmáticas das ciências, bem como repensar a educação, no sentido de favorecer uma religação dos saberes. Nosso trabalho, que pretende estabelecer uma relação constante entre o todo e as suas partes e, no entrelaçamento dessas, formar uma unidade diversa, parte do desenvolvimento do pensamento moderno para compreender a elaboração de uma epistemologia da complexidade, e, a partir dela, pensar e propor uma pedagogia de base complexa como caminho para a reforma do pensamento. Em seguida, o princípio da reintrodução do sujeito cognoscente no processo do conhecimento; o princípio da incerteza; o princípio do inacabamento e o princípio de uma racionalidade aberta são apresentados e discutidos como princípios reitores da complexidade. Por fim, pensamos e propomos uma nova pedagogia, a qual compreende os erros e as ilusões como problemas da vida e do conhecimento; entende a contradição e a dialógica como princípios da vida, da ciência e da educação e faz uso do método da complexidade para a aprendizagem prosaica e poética da cultura como uma via para a reforma do pensamento.


Membros da Banca: 

Presidente - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Externo à Instituição - Maria da Conceição Xavier de Almeida

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu