Banca de DEFESA: Daniele da Silva Costa
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
Discente: Daniele da Silva Costa
Data: 13/04/2016
Hora: 17:00
Local: Sala 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA
Título:
A Relação entre Teoria e Prática na Formação de Professores: a voz de egressas do curso de Pedagogia da UEPA/Moju em atuação no ensino fundamental
Palavras-Chaves:
Teoria e prática; Formação de professores; Egressas
Páginas: 163
Grande Área: Ciências Humanas
Área: Educação
Resumo:
A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo encontrar respostas sobre a formação repassada pela Universidade do Estado do Pará Campi Moju a dez egressas de pedagogia anos de 2008 e 2009, sendo cinco de cada turma, quanto a teoria e a prática, e em que essas duas categorias refletem hoje, na atuação no Ensino Fundamental. Nessa tessitura, a problemática de nossa pesquisa, foi a seguinte: Como se deu a formação teórica e prática das egressas das turmas de pedagogia anos 2008 e 2009 da Uepa Moju, e a sua articulação hoje na escola, no Ensino Fundamental? Esse fator desencadeou o método qualitativo de analise da pesquisa, por via de um Memorial Narrativo Reflexivo gravado com dez egressas anos de 2008 e 2009 do referido Campi. Em linhas gerais, utilizamos como apostes teórico como Triviños que abordou a pesquisa de caráter qualitativo; Bakhtin construindo a discussão sobre a linguagem, relatos e dialogismo dos sujeitos da pesquisa; Saviani, Gatti e Libâneo acerca da formação docente e seus pressupostos históricos; entre outras referencias primordiais a construção desta pesquisa. Dos resultados, destacam-se quatro elementos: a contribuição da teoria e prática da Uepa- Moju no exercício da prática docente; o segundo elemento consistiu nos subsídios direcionados as disciplinas do curso, todavia a dificuldade encontrada se concentrou na desarticulação das atividades práticas das aulas teóricas; o terceiro fator se deu no distanciamento do Projeto Político Pedagógico da formação universitária das egressas, quanto à discussão e objetivo do mesmo para o Curso de Pedagogia, e por último a definição do que seria teoria e prática para as egressas, em que grande maioria das professoras definiram em um mesmo contexto a importância e significação das duas categorias de análise. Nesse modo, propomos uma proximidade da Universidade junto a escola básica na formação dos ingressos de pedagogia e a reformulação do P.P.P de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará.
Membros da Banca:
Externo à Instituição - Adriana Aparecida Dragone Silveira
Presidente - 1808826 - Ariel Feldman
Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa
Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda
Externo à Instituição - Maria Betania Barbosa Albuquerque