A Coordenação e a Comissão de Seleção de Bolsas do PPGEDUC, tornam público o Edital Nº 6/2025 que visa a concessão de bolsas de estudos em nível de pós-graduação, financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (FAPESPA), aos alunos regularmente matriculados no curso de Mestrado. Para ter acesso ao Edital na íntegra acesse o SITE DO PPGEDUC> INGRESSO>CHAMADAS INTERNAS, ou acesse: https://ppgeduc.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/bolsa-de-estudos

A linha de Políticas e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins – Cametá, promoverá no dia 03 de setembro, em formato online, o Workshop – Capacitação para o Uso da Plataforma Brasil: Cuidados Éticos na Pesquisa. A formação será ministrada pelo Prof. Dr. José Anchieta Bentes (PPGED/UEPA) e tem como objetivo orientar discentes, professores e pesquisadores quanto ao uso adequado da Plataforma Brasil, abordando os procedimentos de submissão de projetos de pesquisa, além dos princípios e cuidados éticos que devem nortear a prática científica. O público-alvo do curso abrange professores, pesquisadores e pós-graduandos, visando fortalecer a cultura ética no desenvolvimento das pesquisas e ampliar a compreensão das normativas que regulam a atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Para ter acesso a mais informações sobre o Workshop, bem como realizar inscrição, acesso o SITE DO PPGEDUC>AGENDA>EVENTOS, ou clique no Link: https://ppgeduc.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/eventos

Aguardamos vocês!

O Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura, como parte de seus projetos e ações de extensão, estará realizando no dia 06 de setembro (sábado), na modalidade online e gratuitamente, a oficina “DIALOGANDO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO”, ministrada pela professora e pesquisadora Dra. Andrea Silva Domingues, com certificação de 03 horas. Para ter acesso a mais informações sobre a Oficina, bem como realizar inscrição, acesso o SITE DO PPGEDUC>AGENDA>EVENTOS, ou clique no Link: https://ppgeduc.propesp.ufpa.br/index.php/br/agenda/eventos

O Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura, do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, da Universidade Federal do Pará torna pública a seleção de propostas no âmbito DE APOIO À PESQUISA DE CAMPO, com o objetivo de apoiar o comparecimento de discentes matriculados no mestrado em Educação e Cultura em atividades de pesquisa de campo fora da sede. O presente edital prevê a CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO para a realização de pesquisa de campo e será coordenado pela Comissão de Gestão Financeira do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA). Para mais informações e fazer a leitura do Edital na íntegra acesse a aba: INGRESSO>CHAMADAS INTERNAS, ou clique aqui: https://ppgeduc.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/bolsa-de-estudos

O Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), do Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS), da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna pública a seleção de propostas, no âmbito do Programa DE APOIO AO DISCENTE – PROAP/PPGEDUC/ CAPES, com o objetivo de apoiar a participação de discentes do PPGEDUC em eventos científicos nacionais e internacionais, cuja apresentação de trabalhos científicos originais seja em formato presencial. 

Clique aqui para ter acesso ao edital.

Clique aqui para ter acesso ao Anexo II.

Clique aqui para ter acesso ao Anexo III.

O Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) do Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), seguindo todas as orientações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), torna pública a seleção de propostas, no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) /Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de apoiar docentes do PPGEDUC, por meio da concessão de recursos financeiros para a participação em eventos científicos nacionais, em formato presencial, para apresentação de trabalhos científicos originais. Clique aqui para acessar o Edital.

O Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) realiza no dia 27 de maio de 2025, das 14h às 17h, o seu Café Pedagógico. Trata-se de uma atividade prevista no Planejamento Estratégico do PPGEDUC que tem como objetivo desenvolver e consolidar as metas e ações que o PPGEDUC se propõe a desenvolver e alcançar para o quadriênio 2025 – 2028. Essa edição do Café Pedagógico conta com a participação de importante interlocutores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP/UFPA, entre outros:

- Prof. Dr. Gustavo da Silva Vieira de Melo (Diretor de Capacitação)

- Prof. Dr. Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza (Diretor de Pós-graduação)

- Prof. Werllem Dantas (Coordenadora de Projetos)

É com imensa alegria que compartilhamos o lançamento do nosso livro: "ALDEIA VIRTUAL: Educação, Ancestralidade e Demarcação do Território Indígena Digital na Amazônia Paraense"

Autores: Cristian Caio Silva Moreira e Benedita Celeste de Moraes Pinto

Editora: Labour / BCMP – 2025

Formato: eBook (PDF)

Cristian Caio Silva Moreira, em coautoria com Benedita Celeste de Moraes Pinto. Apresentam a obra resultado de uma pesquisa sensível, fruto da dissertação de mestrado do autor, realizada junto ao povo Assurini da Terra Indígena Trocará, no Pará, que tem como objetivo principal compreender como os sujeitos indígenas têm se apropriado das tecnologias digitais e dos espaços virtuais para fortalecer suas lutas, suas identidades e suas práticas educativas e culturais.

No contexto da cibercultura, marcado por fluxos intensos de informação e disputas simbólicas, os Assurini, longe de serem apenas usuários passivos das tecnologias, constroem estratégias críticas de presença nas redes sociais e plataformas digitais, demarcando simbolicamente esses territórios como espaços de resistência e afirmação. A obra destaca os aspectos positivos e os impactos que a entrada das tecnologias digitais acarretam no dinâmica social desse povo.

 

“Além disso, discutimos como as práticas comunicacionais em rede estão sendo incorporadas às vivências comunitárias, às práticas escolares e às lutas políticas desse povo, revelando um protagonismo indígena no mundo digital que desafia estereótipos e amplia as fronteiras do território tradicional. O território digital, nesse sentido, torna-se tão vital quanto o território físico para a continuidade da existência e para a visibilidade dos povos originários no Brasil contemporâneo”.