Tendo em vista o andamento do Processo Seletivo do Mestrado regido pelo Edital PPGEDUC/UFPA N.º 4/2024 – SELEÇÃO MESTRADO 2024/TURMA 2025, a Comissão de Seleção do Processo Seletivo comunica que serão realizadas as Bancas de Heteroidentificação para os(as) candidatos(as) inscritos(as) com autodeclaração negro(a). As Bancas acontecerão no dia 22 de abril de 2025, no horário de 18h à 18h30min, conforme ordem abaixo:

JANILDA SILVA FERREIRA - 18h

JACILENE DE SOUZA DA SILVA - 18h15

WENDER MENDES BASTOS - 18h30

As orientações para participação das bancas e o link de acesso serão encaminhados aos candidatos(as).

Você é pesquisador(a) em formação ou tem interesse em aprofundar seus estudos? Então não perca esta oportunidade!

Ministrante: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues – PPGEDUC/UFPA

Data: 22 de abril de 2025

Horário: das 8h às 10h

Local: Prédio Orlando Cassique, Campus de Cametá – UFPA, Térreo, Sala 002

A oficina é uma iniciativa do PPGEDUC/CUNTINS/UFPA e visa discutir os fundamentos do materialismo histórico-dialético aplicados à prática da pesquisa. Uma excelente oportunidade para refletir criticamente sobre o fazer científico!

Clique aqui para se Inscrever.

Convidamos toda comunidade para participar do VI Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens do PPGEDUC - "Travessias e Pesquisas e(m) Territórios Educacionais e Socioculturais das Amazônias", que ocorrerá nos  dias 27 e 28 de maio de 2025, no Campus de Cametá-PA. O evento visa promover a socialização dos resultados de pesquisas da linha Culturas e Linguagens do PPGEDUC, integrar e fortalecer os grupos de pesquisa e as diversas áreas de conhecimento da pós-graduação. Objetiva interligar ações de ensino, pesquisa e extensão, percorrendo as múltiplas linguagens, artes, práticas culturais, saberes das populações tradicionais negras, ribeirinhas e indígenas, relações de gênero e sexualidade, tendo por foco as territorialidades educacionais e socioculturais amazônicas. Inscreva-se no VI Colóquio e venha dialogar e compartilhar suas experiências e travessias de pesquisas. 

Para maiores informações clique aqui

A Coordenação do PPGEDUC e a Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2024/Turma 2025 divulgam o calendário de Entrevistas dos aprovados na segunda etapa do PS 2024. Todas as entrevistas serão presenciais e acontecerão nas salas do Prédio Orlando Cassique, do Campus de Cametá-UFPA, em Cametá-PA. 

Obs: Todos(as) os(as) candidatos(as) deverão chegar no local das entrevistas, munidos de documentos de identificação original com foto, com 1h de antecedência do horário marcado para sua entrevista.

Para abrir o documento com o cronograma das entrevistas da Linha de Pesquisa Politicas Sociedades, clique aqui.

Para abrir o documento com o cronograma das entrevistas da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, clique aqui.

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins Cametá da Universidade Federal do Pará, com muita alegria e compromisso com a educação; divulga o acontecimento histórico das defesas do mestrado dos primeiros indígenas a serem titulados mestres pelo PPGEDUC; três professores Assurini, orientados pela professora Dra Benedita Celeste de Moraes Pinto, integrantes dos Grupos de Pesquisa História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (GP HELRA) & Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (GP QUIMOHRENA).

As defesas irão que acontecer na Escola Warara’awa Assurini, na Terra Indígena Trocará, no Município de Tucuruí/PA:

Dia 03/04/2025:

O professor Wakamuwia Assurini defenderá a dissertação de mestrado ESPAÇOS E LUGARES ASSURINI: um estudo sobre a territorialidade da Terra Indígena Trocará, que tem como objetivo compreender os conceitos matemáticos associados à cultura Assurini, buscando trazer as contribuições da etnomatemática para compor atividades que integram os conhecimentos matemáticos e as práticas culturais indígenas na Escola Warara’awa Assurini na TI Trocará.

A professora Vanderleia Assurini defenderá a dissertação de mestrado ,OMO’EPOTA KONOMITOA: experiências de alfabetização na língua materna na aldeia Assurini, objetivando demonstrar como se desenvolve o processo de alfabetização na língua materna de alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Indígena Warara’awa Assurini.

O professor Muretehoa Assurini defenderá a dissertação de mestrado A ETNOMATEMÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA: Saberes Tradicionais sobre a Contagem do Povo Assurini que tem como objetivos compreender os conceitos matemáticos associados à cultura Assurini, buscando trazer as contribuições da etnomatemática para compor atividades que integram os conhecimentos matemáticos e as práticas culturais indígenas na Escola Warara’awa Assurini na TI Trocará.

Você é nosso convidado para um momento de reflexão e aprendizado!

Tema: Virtualidades e desafios para a coexistência entre os saberes e o conhecimento científico

Palestrante: Prof. Dr. Edson Caetano (UFMT / Rede PROCAD AMAZÔNIA)

Mediação: Dra. Andrea Silva Domingues

Data: 24 de março de 2025

Horário: 16h

Local: Auditório Alberto Móia Mocbel - Campus Universitário do Tocantins - Cametá

Faça sua inscrição para receber CERTIFICAÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/1MRN-WYGM7j8RVpzwjXcwZCmApHY3MrsxBjxzwWreWPI/viewform?edit_requested=true

Não perca essa oportunidade de aprofundar o debate sobre o diálogo entre diferentes formas de conhecimento na era digital. Marque na agenda e participe!