Banca de QUALIFICAÇÃO: Izabel Cristina da Silva Padinha

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Izabel Cristina da Silva Padinha

Data: 17/02/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – PDE-ESCOLA: A descentralização e suas implicações na democratização da gestão da EMEF São João Batista, Cametá/PA.

 

Palavras-Chaves:

PD-Escola. Descentralização. Autonomia.


Páginas: 85

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente estudo intitulado de Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE-Escola: a descentralização e suas implicações na democratização da gestão da EMEF São João Batista, Cametá/PA, tem por objetivo analisar o PDE-Escola no contexto do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PMCTPE) e suas implicações  na democratização da gestão escolar de Cametá/PA. O período escolhido para estudo corresponde ao período de 2008 a 2010, considerando a experiência dessa mesma escola. Os procedimentos metodológicos constam de pesquisa bibliográfica dentre os autores Costa (2001), Dourado (2007); Ferreira (2000);Fonseca (2009); Lück (2000.); Oliveira (2000);Saviani (2009), Toschi (2004). Inclui ainda a técnica de analise documental e pesquisa entrevista com os sujeitos da Secretaria Municipal de Educação de Cametá e da Escola São João Batista. Os colaboradores entrevistados serão os membros da coordenação do PDE-Escola no município, gestores/as  escolares, e coordenadores escolares e  coordenadores do conselho escolar. A pesquisa destaca que a reforma do Estado da década de 1990 redesenha a gestão das politicas educacionais, enfocando  programas e projetos como PDE-Escola derivado do projeto principal do FUNDESCOLA fruto de uma parceria do MEC e Banco Mundial. Essas  medidas estão circunscrita num contexto de forte  ajustes do Estado as demandas do mercado, que passaram a introduzir no espaço escolar a lógica mercantil, baseada no discurso modernização da organização escolar como necessária para atingir  a melhoria na qualidade do ensino nas escolas públicas do país.  Por meio da descentralização dos recursos a escola passa a ter centralidade na gestão e como tal é comprometida pelos resultados. O PDE-Escola é um programa do MEC que se justifica pela necessidade de melhoria da Educação Básica, atendendo  as escolas com baixo rendimento no IDEB através do auxilio técnico e financeiro. A pesquisa está ainda  em andamento, mas já aponta que a redefinição do papel Estado sob a lógica neoliberal, requer um Estado eficaz eficiente , competitivo com exigência de maior resultado, embora restrinja os recursos financeiros. Com a implementação de programas de recursos descentralizados a escola passa a legitimar uma qualidade indicista e instrumental que tem  como  parâmetro tão-somente o Índice de Desenvolvimento da Educação(IDEB) e, desconsidera  a complexidade que a educação básica têm, sobrecarregando os dirigentes  de responsabilidades com aplicação dos parcos recursos financeiros afim de produzir os resultados ou metas do PMCTPE, configurando um processo de desconcentração pela mera execução de tarefas  haja vista que a descentralização implicaria maior distribuição de poder de decisão, promoção de autonomia e mudança substanciais no interior da escola.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno -  1808826 - Ariel Feldman

Interno -  1769360 - Maria Sueli Correa dos Prazeres

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimaraes Gutierres

Banca de QUALIFICAÇÃO: Marciléia Wanzeler de Souza

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Marciléia Wanzeler de Souza

Data: 24/02/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Experiências de ocupação da terra na ilha da Conceição (Mocajuba-Pará), em registros etnoecológicos.

 

Palavras-Chaves:

Etnoecologia. Ocupação de Terra. Produção Rural. Paisagem. Experiência.


Páginas: 65

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O trabalho análise do processo de ocupação da terra, através apropriação da paisagem e da produção rural em comunidades amazônidas, partindo do pressuposto da etnoecologia, como um campo de pesquisa interdisciplinar. Envolve a relação entre formação histórica, conhecimento e suas diferentes formas de aponderamento do ambiente da floresta. A pesquisa está sendo desenvolvida na ilha da Conceição que compreende as comunidades de Santana, São Joaquim e Costa de Santana, localizadas no município de Mocajuba na região Nordeste do Estado do Pará. O estudo pretende descrever a paisagem construída pelas atividades econômicas desenvolvidas nessa ilha para que se possa entender como a floresta e o rio foram agentes ativos na interpretação do homem ribeirinho e assim entender as estratégias de ocupação que engendrou conflitos e compreensões em torno ao acesso, uso da terra e os valores que seus ocupantes foram construindo. Estudar comunidades rurais amazônicas a partir do processo de ocupação da terra e a produção agrária e levando em consideração as percepções humanas, ou seja, a relação do homem e o espaço vivido, o que nos leva a localizar os fenômenos espacialmente, explicando a razão da distribuição, se considerado a importância das atividades econômicas ligadas a agricultura e extrativismo explicando os lugares e as razões dessa ocupação é o que propomos.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1669289 - Francivaldo Alves Nunes

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Interno -  2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Banca de QUALIFICAÇÃO: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior

Data: 15/02/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Educação e Surdez: Cartografias da Libras como “língua menor”

 

Palavras-Chaves:

Educação; surdez; Libras; cartografia; devir-caleidoscópio.


Páginas: 79

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta pesquisa surge a partir da elaboração/execução do projeto PIBEX 2015 intitulado: “Ensino de Libras na Amazônia Tocantina: Formação de Professores da Educação Infantil”, de iniciativa deste pesquisador em parceria com a SEMED/Cametá, o qual visa contribuir para a formação de 210 professores que atuam na educação infantil do município de Cametá-PA. A problemática da pesquisa se dará sobre a constituição da Libras como “língua menor” ou diferença na educação, percorrendo uma zona de vizinhança e distanciamento entre Estudos Surdos e Filosofia da Diferença. Trata-se de um exercício cartográfico do pesquisar, que consistirá em acompanhar os processos de formação de professores da educação infantil, tomando o projeto de ensino como atividade investigativa por meio de um exercício do pensar capaz de tensionar visões historicamente instituídas sobre o outro como deficiência e, de modo afirmativo, potencializar a Libras como diferença na educação, em atenção às suas singularidades. O estudo cartográfico aponta a ideia de um caleidoscópio em devir no ensino de Libras, e em diálogo com DELEUZE e GUATTARI (2014), GALLO (2013), SKLIAR (2001), LARROSA (2004), VEIGA-NETO (2012), MEYER E PARAÍSO (2014) PASSOS, KASTRUP E ESCÓSSIA (2015), GUATARI E ROLNIK (1996) busca averiguar os processos de desterritorialização da Libras e da cultura surda, focalizando elementos voltados para o político e o coletivo. Neste devir, em meio a múltiplos ângulos de possibilidades, almeja-se ver o outro e escutar a sua pergunta na educação percorrendo os fluxos de ir e vir da formação de professores, para compor um caleidoscópio múltiplo de imagens que atravessam a Libras e a surdez, fazendo com que cada leitura abra um ângulo diferenciado, e estes ângulos nos façam perceber o quanto o próprio trabalho pertence ao inacabamento e/ou à (im) possibilidade de se ver e de ver o outro além do que nos propomos neste momento.

 

Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Interno - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno -  2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva

Banca de QUALIFICAÇÃO: Adriana Baia Amaral

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Adriana Baia  Amaral

Data: 15/02/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

CURRÍCULO E TRADUÇÃO CULTURAL: deslocamentos híbridos no curso de Língua Inglesa da UFPA, na Amazônia Tocantina.

 

Palavras-Chaves:

Tradução; Currículo; Desconstrução; Deslocamentos e Língua Inglesa.


Páginas: 50

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Nessas travessias cruzando as águas do rio Tocantins, algo me tocou a compor esse texto que nasceu de minhas muitas experiências e memórias de infância que escrevem minha trajetória no caminhar dessa pesquisa pelas estradas fluídas do rio Tocantins, que se entrecruzam com o objetivo de discutir as relações entre língua, currículo e tradução cultural no contexto do curso de Língua Inglesa no Campus de Cametá, em diálogo com os sujeitos que vivenciam e fazem acontecer a perspectiva de formação do curso, e perscrutando os campos discursivos tomados como pressupostos de efetivação da proposta curricular oficial do curso. A tradução se constitui como fio condutor do trabalho em diálogo com o currículo, a partir da perspectiva analítica da “desconstrução”, na proposta de pensar a língua para além dos mecanismos de imposição cultural, abrindo espaços para um pensamento pós-colonial, em uma tradução por vir a tocar em três dimensões desse campo de estudos: a tradução linguística, filosófica e cultural, que se constituem em diálogo ao longo do texto. Ao tecer da analítica deste trabalho, destaco os “deslocamentos” por meio do qual o curso de Língua Inglesa vem estabelecendo estreitas relações com a cultura da região Tocantina e do qual vem operando através desses “deslocamentos” impressos nas culturas tanto da Língua Inglesa como da cultura local nessa zona de confluência cultural. Nessa caminhada, muitas contribuições teóricas têm nos permitido novos olhares, entrecruzando autores de diversos campos, dos estudos da linguagem e da tradução: Jacques Derrida (2003); Paul Ricoeur (2011); Jorge Larrosa (2004); Paulo Ottoni (2005); Marcos Siscar (2012) em diálogo como uma perspectiva filosófica cultural de tradução, da teoria pós-colonial, como: Homi Bhabha (2013); Adriana Pagano (2000); Nestor Canclini (2013); e do campo do currículo em uma abordagem pós-crítica: Sandra Corazza (2001), Guacira Louro (2012); Alfredo Veiga-Neto (2002); Michel Foucault (1996); Tomaz Tadeu da Silva (2010). Pedimos licença, para abrir espaços e “deslocamentos” nos próprios pensamentos dos autores que propomos discutir no trabalho e que resultam dessa multiplicidade de caminhos do pesquisar em zonas de trânsitos fluidos no qual eles se tocam e possibilitam a construção deste trabalho. 

 

Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Karyne Dias Coutinho

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Interno -  2299112 - Jose Valdinei Albulquerque Miranda

Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Gislane Damasceno Furtado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Gislane Damasceno Furtado

Data: 15/10/2016

Hora: 11:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001


Título:

Práticas de Ensino e Saberes das Mulheres em Comunidades de Pescadores Artesanais, no Município de Cametá-PA 


Palavras-Chaves:

Mulheres Pescadoras; Saberes e Práticas de Ensino; Comunidades Ribeirinhas em Cametá 


Páginas: 78

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O estudo objetiva analisar como os saberes e práticas de ensino das mulheres pescadoras se processam no interior das comunidades ribeirinhas de Joroca de Cima e Mapiraizinho, no Município de Cametá – Pará, a fim de discutir os papéis que essas mulheres desempenham na pesca, visando identificar as diversas atividades em que estão envolvidas e qual a importância dos trabalhos que desenvolvem. Da mesma forma, busca compreender o processo de organização dentro dessas comunidades voltado para a valorização e participação das mulheres pescadoras, evidenciando seus saberes e práticas de ensino como estratégia para atuar e ressignificá-los. Para tanto se adotou como referencial teórico-metodológico norteador estudo de autores que se ocupam do tema em questão, dentre os quais se destaca: MANESCHY (2000), LOURO (2003), FURTADO (1993), DIAS (1995), PERROT (2007), PINTO (2004), RODRIGUES (2012), GOHN (2013), dentre outras. Assim como, se realizou uma pesquisa qualitativa aproximada do método de estudo de caso. As informações coletadas em campo foram geradas a partir de entrevistas semiestruturadas com mulheres pescadoras de duas comunidades ribeirinhas, ligadas às associações representativas de classe. Dados preliminares do presente trabalho mostram que os saberes e as práticas de ensino das mulheres pescadoras vem se ressignificando e ganhando visibilidade à medida que estas passam a atuar com maior ênfase nas decisões, nas coordenações de base, na composição da diretoria de associações representativas e nas mais variadas atividades executadas no cotidiano e que são essenciais para o desenvolvimento de suas famílias e das comunidades onde estão inseridas, embora ainda estejam inseridas em um contexto histórico-cultural de preponderância masculina. 

 

Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Externo ao Programa - 1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Banca de QUALIFICAÇÃO: Neusiane de Nazaré Coelho de Melo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Neusiane de Nazaré Coelho de Melo

Data: 30/09/2016

Hora: 10:00

Local: Sala 001 - Campus Cametá

Título:

O Corpo Afrorreligioso: inscrição de poder e formas de resistências


Palavras-Chaves:

Corpo Afrorreligioso. Poder. Resistência. Educação


Páginas: 78

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esse trabalho tem por objetivo analisar os regimes de dominação e exclusão direcionados aos corpos afrorreligiosos, buscando mostrar os discursos historicamente construídos que colocaram os corpos sob submissão ao longo da formação da sociedade brasileira, analisando os processos de discriminação ocasionados pelos discursos construídos, para em seguida tentar combater a discriminação dos corpos afrorreligiosos trazendo ao cenário educacional suas práticas religiosas/culturais para desmitificar a visão estereotipada engendrada na sociedade. A abordagem teórica-metodológica segue a perspectiva genealógica de Foucault, que por ser considerada como uma teoria de combate que luta pela insurreição de saberes dominados e efeitos de poder dos discursos teóricos dominantes nos permite analisar as condições históricas que construíram os discursos que subjulgaram os corpos afrorreligiosos sobre domínio, exclusão e restrição, mostrando como estes discursos estão impostos na sociedade para posteriormente travar o combate, considerando os próprios saberes das religiões afro-brasileiras que foram desconsideradas historicamente. Como campo empírico deste trabalho tem-se dois terreiros de matriz africana no município de Cametá, tendo como sujeitos da pesquisa o pai e a mãe de santo dos terreiros. Os resultados preliminares mostram que a intolerância recorrente contra os praticantes das religiões de matriz africana não são casos isolados de discriminação, mas construções tecidas historicamente por relações de poder que visavam o dominação, controle e exclusão de um grupo social. Dessa forma, esperamos que este estudo possa contribuir potencializando as formas de combate à discriminação através da inclusão dessas discussões na educação, pensando numa sociedade que valorize a diferença cultural do Brasil e coloque essa diferença como uma potencialidade, para que a raiz religiosa africana continue mantendo viva uma cultura que diz muito da nossa própria tradição e modo plural de ser brasileiro. 


Membros da Banca: 

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Presidente - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 2425811 - Luiz Augusto Pinheiro Leal

Externo à Instituição - Taissa Tavernard de Luca

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Delcilene Sanches Furtado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Delcilene Sanches Furtado

Data: 15/09/2016

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

O Processo de Implementação do PNAIC no Contexto Municipal de Cametá-Pá: a formação docente entre o prescrito e o realizado


Palavras-Chaves:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Formação docente; Alfabetização; Professor alfabetizador.


Páginas: 135

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esse estudo tem como objeto o Eixo “Formação Continuada para Professores Alfabetizadores e seus Orientadores de Estudo” contido no PNAIC e como lócus o município de Cametá-Pá. Busca analisar a concepção de formação docente inscrita no PNAIC e a proposição desta no que tange à função social a ser desempenhada pelo professor alfabetizador, analisando como a Secretaria Municipal de Educação de Cametá-Pá executou tal proposta, refletindo se ela limitou-se a reproduzi-la ou apresenta elementos que indiquem uma ruptura frente às determinações do programa. Para isso utiliza-se das contribuições do Materialismo Histórico-Dialético por este se apresentar como uma possibilidade teórica que busca desvelar o conjunto de relações que determinam o objeto em estudo, sendo uma pesquisa caracterizada por uma abordagem qualitativa. Inicialmente o caminho da investigação se pautou pelo levantamento, definição e análise dos documentos e cadernos de formação utilizados pelo programa e um levantamento sobre os estudos já realizados sobre o PNAIC. Concomitantemente foi-se reunindo um referencial teórico que possa nos aproximar do nosso objeto por meio de sua apreensão numa perspectiva crítica. Definimos, então, quatro categorias de para desenvolvimento de nossa linha de investigação: PNAIC, Formação docente, Alfabetização na perspectiva do letramento e professor alfabetizador. O estudo terá continuidade com a pesquisa de campo para coleta de dados por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas. A trajetória de investigação já percorrida aponta inicialmente que o PNAIC nasceu num contexto que representa a continuidade dos princípios e diretrizes que subsidiaram o projeto de reforma educacional a partir da década de 1990 adotando uma engenharia na qual o governo cria num mesmo programa estratégias distintas corporificadas em seus eixos de atuação, dentro dos quais a formação docente é o principal, que estão subordinados ao projeto de qualidade de viés economicista e ao ideário pedagógico adotado pelo governo expressado pela pedagogia do ‘aprender a aprender’. Que a concepção de formação docente incorporada é o da racionalidade prática cuja matriz teórica se fundamenta pelo modelo teórico do construtivismo, pela pedagogia do professor reflexivo e pela pedagogia as competências. Que, em sintonia com esta, adota o conceito de alfabetização na perspectiva do letramento se constituindo como um instrumental no qual a alfabetização é uma tecnologia ou técnica de leitura e escrita utilizando-se do aporte teórico da psicogênese da língua escrita tentando ao mesmo conciliar teorias distintas e contraditórias como o construtivismo de Piaget e a teoria histórico-cultural de Vygotsky desconsiderando as grandes oposições existente entre ambos. Considera-se, portanto, que os fundamentos teóricos que subsidiam o processo de alfabetização proposto pelo PNAIC carregam consigo um grande teor despolitizador, tanto da própria essência da alfabetização como das ideias que poderiam vicejar em seu interior uma proposta capaz de considerar este processo no âmbito de uma perspectiva histórico-social que afirmasse o ato do ensino, valorizando os processos de apropriação e objetivações humanas.


Membros da Banca: 

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Presidente - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

 

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: João Batista Rodrigues de Sousa Junior

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: João Batista Rodrigues de Sousa Junior

Data: 09/09/2016

Hora: 14:00

Local: Campus De Cametá - Sala 001

Título:

Juventude e atuação Sindical: O Caso do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cametá


Palavras-Chaves:

Juventudes; Juventude Rural; Práxis sócio-política; STTR-Cametá.

 

Páginas: 90

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O texto é resultado parcial da pesquisa de dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS. O trabalho tem como objetivo analisar a atuação política dos jovens no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Cametá, Estado do Pará (STTR-CAMETÁ-PA), seus contextos históricos, sociopolíticos e aspectos de suas formações. Os objetivos específicos consistem em: discutir o contexto histórico do STTR-Cametá-PA e o papel do jovem como agente sociopolítico nesse processo; analisar o processo formativo pautado pelo STR-Cametá-PA para a juventude militante; e investigar os desafios atuais da juventude rural e as suas expectativas sociais e políticas no município de Cametá-PA. Fundamenta-se na abordagem da pesquisa qualitativa e método Materialismo Histórico Dialético. Os referenciais teóricos e metodológicos partem de pesquisas voltadas para o tema proposto, tais como Paulo Carrano (2008), Marilia Sposito (2001, 2003 e 2009), Frigotto (2004), Dayrell (2003), Abramo (1997), Beozzo (1998), Souza (2002), Triviños (1984), Chizzotti (1985), dentre outros. Como campo empírico deste trabalho tem-se a sede do STTR-Cametá e delegacias sindicais, bem como Casa Familiar Rural (CFR-Cametá), escolas públicas e eventos sindicais. Como técnicas de pesquisa utilizamos análise documental e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são: Juventudes Rurais vinculadas ao STTR-Cametá e lideranças políticas sindicais. Os resultados preliminares da pesquisa, mediante revisões de literaturas específicas, análises das entrevistas e documentos demonstram que as juventudes vinculadas ao STTR-Cametá tem historicamente contribuído com o desenvolvimento político e social do presente sindicato. Revelam que estas juventudes são marcadas por processos contraditórios tanto nos aspectos políticos internos do referido sindicato, quanto das invisibilidades políticas do Estado brasileiro, de modo a não serem contempladas no bojo das políticas destinadas as juventudes no Brasil. Ademais, tem como características as lutas sociais e a resistência em permanecer com dignidade no campo.   


Membros da Banca: 

Presidente - 1669289 - Francivaldo Alves Nunes

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Externo ao Programa - 2995801 - Jovenildo Cardoso Rodrigues

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Helio Vasconcelos Franca Goes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Helio Vasconcelos Franca Goes

Data: 14/09/2016

Hora: 11:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Formação Integrada: uma análise da prática pedagógica do Curso Médio Integrado da Informática no CIEBT/Cametá


Palavras-Chaves:

Consciência de Classe, Estranhamento, Formação Integrada.


Páginas: 50

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O objetivo desta pesquisa é analisar se a consciência de classe, que pressupomos existir nos professores do Curso Médio Integrado de Informática do CIEBT/Cametá ao materializarem formação integral, decorre da normatização pelo projeto pedagógico de curso (PPC) da proposta de um tipo de escola integral ou decorre de outras fontes, como possível militância político social do professor, ou mesmo se essa consciência de classe é inexistente, sendo suas “práticas formativas integrais” meramente protocolares; para a partir dessa análise apontar meios mais eficientes para a produção de consciência de classe nos professores envolvidos com a proposta de construção de um tipo de escola integral. Trata-se ainda de uma investigação em andamento e um texto para qualificação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins. Estrutura-se de modo a construir um quadro teórico de referência a partir da literatura marxista dialogando, entre outros autores, com Marx (2008), Gramsci (1982) e Frigotto (2011). E em seguida apresenta os instrumentos metodológicos de coleta dos dados empíricos, sendo estes: a análise documental, a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Por fim apresenta um debate de hipóteses teóricas a ser substituído mais adiante, com o avançar da investigação e sua consequente análise dos dados empíricos, pelos resultados da pesquisa: exposição da análise e apontamentos de melhorias da proposta de construção de um tipo de escola integral. Por hipótese conclui-se sobre a existência de uma vaga consciência de classe nos professores o que caracteriza sua prática formativa menos como a construção de um tipo de escola unitária e mais como práticas formativas que manifestam alguns elementos de integração, carecendo esse professor de maior envolvimento com as lutas de classe no corpo da sociedade apesar de toda dedicação pedagógica disposta por ele. 


Membros da Banca: 

Presidente - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Externo ao Programa - 1486870 - Fabricio Aarao Freire Carvalho

Interno - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

Externo ao Programa - 1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araujo

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Jose Carlos Vanzeler Pompeu

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jose Carlos Vanzeler Pompeu

Data: 14/09/2016

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Saberes do Trabalho e Formação de Identidade de Pescadores Artesanais no Município de Cametá-Pará: (Res) significações a partir da relação trabalho e capital


Palavras-Chaves:

Saberes. Trabalho. Identidade


Páginas: 71

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Trata-se o presente trabalho de pesquisa em andamento, objetivando analisar saberes do trabalho em interlocução com processos de formação de identidade, a fim de corroborar com o processo de construção de dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Em termos gerais, a pesquisa tem como objetivo abordar os saberes do trabalho no campo da pesca artesanal e sua relação dialética com a formação de identidade de pescadores artesanais do município de Cametá-PA. Consideramos, de início, que processos de (res)significação identitária de pescadores artesanais no município de Cametá ocorreram, principalmente, com mudanças na produção de saberes do trabalho da pesca que se deram após a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE). Nesse sentido, a pesquisa tratará, principalmente, a (res)significação identitária do pescador artesanal no palco de disputas entre trabalho e capital, uma vez que consideramos que a identidade que se forma a partir das mudanças na produção dos saberes do trabalho da pesca pode corroborar para processos de emancipação dos sujeitos pescadores ou de conformismo e manutenção do capital.


Membros da Banca: 

Presidente - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

Externo ao Programa - 326878 - Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno

Externo ao Programa - 1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araujo

 

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Paula do Nascimento Velasquez

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Ana Paula do Nascimento Velasquez

Data: 25/08/2016

Hora: 13:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A Diversidade Cultural no Ensino do Espanhol


Palavras-Chaves:

Metodologia; ensino do espanhol; formação docente; diversidade


Páginas: 70

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a metodologia de ensino dos professores de espanhol que atuam no Ensino Médio nas escolas da rede pública e privada no município de Belém. Para tanto, o primeiro passo foi investigar o processo de formação docente, inicial e continuada para em seguida verificar sob qual a perspectiva os professores abordam a cultura desse idioma, considerando a diversidade cultural, e por fim verificar se os professores da educação básica consideram a América Latina no contexto educacional de ensino-aprendizagem ou reforçam o modelo de ensino imperialista. A proposta metodológica para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso que nos possibilitou realizar a investigação com conversas guiadas para o qual foi estipulado a quantidade de dez professores de espanhol efetivamente habilitados, ou seja, portadores de diploma de nível superior em Letras – Língua Espanhola, brasileiros e com, no mínimo, três anos de experiência profissional na área. Na fundamentação teórica deste trabalho abordamos a formação e profissionalização docente, a interculturalidade no ensino do espanhol e o ensino da língua espanhola no âmbito da diversidade, sendo este último capítulo o resultado da análise das conversas guiadas realizadas nos próprios estabelecimentos de ensino no qual cada professor leciona. Observamos que muitos dos professores entrevistados argumentam não ser o objetivo da escola trabalhar as quatro competências comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) no ensino da língua estrangeira, dando mais ênfase a leitura e interpretação de texto, o que vai de encontro aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). 

Membros da Banca: 

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo ao Programa - 1328338 - Carlos Henrique Lopes de Almeida

Externo à Instituição - Wladirson Ronny da Silva Cardoso

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcos Luis Pereira Fonseca

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Marcos Luis Pereira Fonseca

Data: 12/07/2016

Hora: 18:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Políticas Educacionais Nacionais no Estado Federalista Cooperativo: o caso do PROJOVEM Urbano em Cametá – PA Edição 2014


Palavras-Chaves:

PROJOVEM Urbano Cametá/PA; Regime de Colaboração.


Páginas: 50

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este texto é o produto parcial da pesquisa do Mestrado em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC/UFPA/CUNTINS que tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEN URBANO, como uma política educacional que envolve em sua teoria, os paradigmas do Federalismo Cooperativo, analisando como esta política educacional tem sido implementada no Município de Cametá/PA para formação de Jovens e Adultos, tendo como pano de fundo o Regime de Colaboração entre os entes federados. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com enfoque na análise de conteúdo, subsidiada nas diretrizes e nos princípios do PROJOVEM URBANO, a partir do que está posto nos documentos oficiais, buscando-se compreender, primeiramente, as diretrizes nacionais do programa para então verificar como se processa sua execução no município. Dentre os principais autores da pesquisa, destacam-se Arretche (2001), Cassini (2011) e Araújo (2012), Abrúcio (2005), entre outros. O campo empírico do trabalho é a Secretaria Municipal de Educação e os profissionais que atuam no programa. Dentre as técnicas, destaca-se analise documental e entrevistas semiestruturadas com um total de 11 (onze) sujeitos. Os sujeitos da pesquisa, assim discriminados,  estão ligados tanto na gestão do programa bem como na sua: o atual secretário de educação do município de Cametá/PA, 01 coordenador de projetos da SEMED, 01 coordenador do programa, 01 coordenador pedagógico, 02 professores formadores que atuam na condição de docentes e 05 alunos que estudam no programa, sendo 01 de cada turma. O recorte temporal compreende o período de 2015 e 2016, correspondente à edição 2014, ainda em curso.  Os achados iniciais revelam que a gestão dos recursos financeiros do programa PROJOVEM Urbano apresenta um caráter centralizador, na medida em que determina onde e como deverão ser aplicados os recursos. Ademais, o sentido de Regime de Colaboração explicito no Plano de Metas reduz-se a assistência técnica e financeira por parte da união, como consta no decreto 6. 094 de 2007. Todavia, do fato de serem viabilizados recursos via união para municípios e de o programa estar sendo implantado em um espaço físico cedido pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá, entendemos que há uma forma de colaboração entre esses entes, muito embora não seja o Regime de Colaboração e sim uma transferência de responsabilidades em todas as fases do programa, tanto na implantação bem como no seu desenvolvimento. 


Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Adriana Aparecida Dragone Silveira

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo ao Programa - 2329969 - Osvaldo dos Santos Barros