Banca de QUALIFICAÇÃO: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
Discente: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior
Data: 15/02/2017
Hora: 15:00
Local: Campus de Cametá - Sala 001
Título:
Educação e Surdez: Cartografias da Libras como “língua menor”
Palavras-Chaves:
Educação; surdez; Libras; cartografia; devir-caleidoscópio.
Páginas: 79
Grande Área: Ciências Humanas
Área: Educação
Resumo:
Esta pesquisa surge a partir da elaboração/execução do projeto PIBEX 2015 intitulado: “Ensino de Libras na Amazônia Tocantina: Formação de Professores da Educação Infantil”, de iniciativa deste pesquisador em parceria com a SEMED/Cametá, o qual visa contribuir para a formação de 210 professores que atuam na educação infantil do município de Cametá-PA. A problemática da pesquisa se dará sobre a constituição da Libras como “língua menor” ou diferença na educação, percorrendo uma zona de vizinhança e distanciamento entre Estudos Surdos e Filosofia da Diferença. Trata-se de um exercício cartográfico do pesquisar, que consistirá em acompanhar os processos de formação de professores da educação infantil, tomando o projeto de ensino como atividade investigativa por meio de um exercício do pensar capaz de tensionar visões historicamente instituídas sobre o outro como deficiência e, de modo afirmativo, potencializar a Libras como diferença na educação, em atenção às suas singularidades. O estudo cartográfico aponta a ideia de um caleidoscópio em devir no ensino de Libras, e em diálogo com DELEUZE e GUATTARI (2014), GALLO (2013), SKLIAR (2001), LARROSA (2004), VEIGA-NETO (2012), MEYER E PARAÍSO (2014) PASSOS, KASTRUP E ESCÓSSIA (2015), GUATARI E ROLNIK (1996) busca averiguar os processos de desterritorialização da Libras e da cultura surda, focalizando elementos voltados para o político e o coletivo. Neste devir, em meio a múltiplos ângulos de possibilidades, almeja-se ver o outro e escutar a sua pergunta na educação percorrendo os fluxos de ir e vir da formação de professores, para compor um caleidoscópio múltiplo de imagens que atravessam a Libras e a surdez, fazendo com que cada leitura abra um ângulo diferenciado, e estes ângulos nos façam perceber o quanto o próprio trabalho pertence ao inacabamento e/ou à (im) possibilidade de se ver e de ver o outro além do que nos propomos neste momento.
Membros da Banca:
Externo à Instituição - Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa
Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt
Interno - Jose Valdinei Albuquerque Miranda
Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto
Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva