Banca de QUALIFICAÇÃO: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior

Data: 15/02/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Educação e Surdez: Cartografias da Libras como “língua menor”

 

Palavras-Chaves:

Educação; surdez; Libras; cartografia; devir-caleidoscópio.


Páginas: 79

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta pesquisa surge a partir da elaboração/execução do projeto PIBEX 2015 intitulado: “Ensino de Libras na Amazônia Tocantina: Formação de Professores da Educação Infantil”, de iniciativa deste pesquisador em parceria com a SEMED/Cametá, o qual visa contribuir para a formação de 210 professores que atuam na educação infantil do município de Cametá-PA. A problemática da pesquisa se dará sobre a constituição da Libras como “língua menor” ou diferença na educação, percorrendo uma zona de vizinhança e distanciamento entre Estudos Surdos e Filosofia da Diferença. Trata-se de um exercício cartográfico do pesquisar, que consistirá em acompanhar os processos de formação de professores da educação infantil, tomando o projeto de ensino como atividade investigativa por meio de um exercício do pensar capaz de tensionar visões historicamente instituídas sobre o outro como deficiência e, de modo afirmativo, potencializar a Libras como diferença na educação, em atenção às suas singularidades. O estudo cartográfico aponta a ideia de um caleidoscópio em devir no ensino de Libras, e em diálogo com DELEUZE e GUATTARI (2014), GALLO (2013), SKLIAR (2001), LARROSA (2004), VEIGA-NETO (2012), MEYER E PARAÍSO (2014) PASSOS, KASTRUP E ESCÓSSIA (2015), GUATARI E ROLNIK (1996) busca averiguar os processos de desterritorialização da Libras e da cultura surda, focalizando elementos voltados para o político e o coletivo. Neste devir, em meio a múltiplos ângulos de possibilidades, almeja-se ver o outro e escutar a sua pergunta na educação percorrendo os fluxos de ir e vir da formação de professores, para compor um caleidoscópio múltiplo de imagens que atravessam a Libras e a surdez, fazendo com que cada leitura abra um ângulo diferenciado, e estes ângulos nos façam perceber o quanto o próprio trabalho pertence ao inacabamento e/ou à (im) possibilidade de se ver e de ver o outro além do que nos propomos neste momento.

 

Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Interno - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno -  2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva