Banca de DEFESA: Jaqueline Mendes Bastos

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jaqueline Mendes Bastos

Data: 16/06/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR: Concepções, Diretrizes e Princípios Formativos.

Palavras-Chaves:

Política de Formação; profissionalização e valorização docente; PARFOR.


Páginas: 137

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este trabalho é resultado da pesquisa intitulada Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): Concepções, Diretrizes e Princípios Formativos. Teve como objetivo analisar a concepção de formação docente presente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, tendo em vista as orientações que constam das Diretrizes e Princípios nos documentos que o normatiza bem como sob o “olhar” de professores e gestores do referido Programa. A abordagem metodológica adotada na elaboração do trabalho apoia-se nas orientações da pesquisa qualitativa, sendo utilizadas como técnicas a análise documental e entrevista semiestruturada aplicadas para categorias de professores-formadores, professores- egressos, alunos - professores e gestores do programa. Dentre os principais autores que fundamentaram a pesquisa podemos citar: Azevedo (2004); Oliveira (2009); Nóvoa (1995); Berzezinski (2014); Gatti (2011); Tardif (2014); Duarte (2010); Schon (1995); Camargo e Mendes (2016). Os resultados da pesquisa apontam que o PARFOR é um plano emergencial, que, tem contribuído com a formação de docentes, alcançando um número expressivo de professores em cursos ofertados pela Universidade Federal do Pará. No campo teórico a pesquisa identificou pelo menos, duas vertentes de concepção de formação: a de racionalidade eminentemente técnica, instrumental e pragmática e a outra que aponta na perspectiva da formação integral, fazendo a mediação entre o saber e o saber fazer além de considerar a pesquisa como principio fundante do processo formativo. Referente aos documentos analisados a pesquisa aponta que a formação em Pedagogia/PARFOR subsidiada pelo Projeto Pedagógico do Curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores a partir dos preceitos legais sobre Direitos Humanos e Educação  Ambiental, por exemplo, de modo que os princípios formativos direcionam para um profissional capaz de atuar para além do espaço escolar, que reflita sua prática e conceba o trabalho como princípio educativo. Os sujeitos da pesquisa  reconhecem  a relevância do programa e a  consistência deste enquanto política de formação  docente. Ainda que hajam problemas estruturais de funcionamento das turmas, principalmente nos municípios que compõem os polos do Campus de Cametá, a proposta do curso enquanto habilidades e competência de formação humana apresenta o perfil de ensino, pesquisa e extensão contemplando o que propõe a ANFOPE. O curso é uma oportunidade de sistematização das experiências pelos alunos-professores naquilo que Tardif propõe como saberes da experiência de modo a sistematizar a nível teórico-prático. Do mesmo modo que os fundamentos teóricos  que compõem o núcleo básico do curso é uma oportunidade de aprofundamentos dos fundamentos políticos, filosóficos, históricos, sociológicos propiciando um posicionamento profissional mais consciente como assegura Duarte. Assim, presumimos que o Curso do PARFOR se apresenta ainda  que  precise ser aperfeiçoado como um espaço formativo que integra o saber a experiência e  a atitude, velando por uma formação omnilateral ou integral.

Membros da Banca: 

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno - 1808826 - Ariel Fieldman

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Externo ao Programa -  326137 - Arlete Maria Monte Camargo

Banca de DEFESA: Erenilda Nascimento de Almeida

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Erenilda Nascimento de Almeida

Data: 28/04/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 004

Título:

Diálogo e experiência com a arte poética: um possível caminho à educação transformadora e libertadora.

Palavras-Chaves:

Hermenêutica filosófica, Diálogo, experiência, educação transformadora, poesia. 


Páginas: 70

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho tem como propósito central compreender em que sentido o diálogo e a experiência com a arte podem implicar e contribuir com um caminho favorável à educação transformadora e libertadora. Neste sentido, aproximamo-nos da hermenêutica filosófica como perspectiva fundamental a dar conta desse objetivo. A obra filosófica que nos conduziu foi “Verdade e Método” de H-G Gadamer. Procuramos manter, de certa forma, uma interlocução dialógica com Paulo Freire. A pesquisa é bibliográfica e de cunho qualitativo. É importante destacar, que apesar de ter uma obra como apoio e diretriz, no caso, “Verdade e método”, muitas outras fontes foram mobilizadas a fim de vislumbrar a possibilidade de uma educação que instigue, inquiete e provoque experiências abertas, solidárias e esperançosas.

Membros da Banca: 

Presidente - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

Externo à Instituição  Rogério José Schuck

Banca de DEFESA: Neusiane de Nazaré Coelho de Melo

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Neusiane de Nazaré Coelho de Melo

Data: 27/04/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 004

Título:

O CORPO AFRORRELIGIOSO E SUAS TEIAS DE SIGNIFICAÇÕES: ENTRELAÇANDO SABERES E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA DA CULTURA AFRORRELIGIOSA EM CAMETÁ-PA.

Palavras-Chaves:

Corpo afrorreligioso. Saberes culturais. Práticas de resistência. Educação etnicorracial.


Páginas: 120

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este trabalho visa analisar o corpo afrorreligioso e os saberes culturais entrelaçados por uma história de resistência e luta pela valorização da cultura afrorreligiosa em Cametá-Pa. Compreende ocorpo como um polo difusor dos saberes culturais afrorreligiosos, que por meio de sua prática religiosa mantem vivo o universo simbólico da cultura religiosa afro-brasileira e reativa a luta e a resistência contra o preconceito e a atitude de intolerância religiosa na sociedade. Considera que os saberes transmitidos nas práticas culturais e religiosas de tradição afro são instrumentos de combate ao preconceito que possibilitam pensar uma perspectiva de educação etnicorracial. Em seu aspecto teórico-conceitual a pesquisa estabelece um diálogo com autores do campo dos estudos da cultura e religiosidade afro-brasileira, mais precisamente os estudos sobre a umbanda, sendo eles Bastide (1971), Silva (1994), Birman (1985), Concone (2008), Prandi (2004, 2008) entre outros. Para melhor compreender a realidade religiosa amazônica, a pesquisa dialoga com Silva (2015), Campelo e Luca (2007), Luca (2003), Furuya (1994), Leal (2011). Além do diálogo com Gomes (2013), Caputo (2012, 2013) sobre a perspectiva da educação voltada para relações etnicorraciais. Em seu aspecto metodológico a pesquisa foi conduzida por uma abordagem antropológica, de caráter etnográfico que envolveu a descrição do trabalho de campo no terreiro e o acompanhamento do ritual de oferendas à Iemanjá, bem como a organização, análise e interpretação dos resultados. A perspectiva da etnografia com base na interpretação da cultura de Geertz (2013), permitiu descrever e analisar um ritual religioso observando as múltiplas relações tecidas pelo corpo afrorreligioso, que se materializam no terreiro umbandista de Dona Isabel Oliveira na cidade de Cametá. Em seus resultados podemos observar e concluir que os saberes culturais da religiosidade afro-brasileira são intermediados e difundido na prática religiosa. Nesse contexto o corpo afrorreligioso compõe um conjunto de saberes culturais, ancestrais, coletivos e simbólicos produzidos na prática religiosa e que permitem pensar uma nova inserção da cultura e religião afro-brasileira na educação com base na perspectiva das relações etnicorraciais como uma arma de combate ao preconceito e a valorização da cultura religiosa afro-brasileira.

Membros da Banca: 

Presidente - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2425811 - Luiz Augusto Pinheiro Leal

Externo à Instituição  Taissa Tavernard de Luca

 

Banca de DEFESA: João Miranda Furtado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: João Miranda Furtado

Data: 28/04/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA DOS RESULTADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL.

Palavras-Chaves:

Avaliação externa; Ideb, qualidade do ensino, qualidade social.


Páginas: 119

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta pesquisa é o resultado de um estudo realizado durante o curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, que tem como título “O Ideb e a quantificação da qualidade da educação: reflexões acerca da cultura dos resultados em uma escola pública no município de Cametá-Pa”, que situa os conceitos de desempenho escolar/avaliação/ qualidade da educação como indicadores para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em uma escola pública do município de Cametá-Pa. Tem como objetivo analisar a relação entre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a melhoria na qualidade social da educação, em particular na escola pública municipal de Cametá-Pa. A metodologia toma a abordagem qualitativa como base, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. Dentre as técnicas de levantamento de dados optou-se pela observação e entrevista semiestruturada. Os dados para análise foram coletados a partir das falas de atores sociais (equipe gestora e professores) participantes das atividades desenvolvidas em  (uma) escola pública municipal que figura como instituição destaque do Ideb no ranking municipal, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2009, 2011 e 2013).  Dentre os autores que balizam a revisão da literatura podemos citar Luckesi (2002), Saul (1994), Vasconcelos (1994), Calderano (2013), Cabral Neto (2009), Oliveira (2005), Dourado (2009), Freitas (2007), Oliveira (2005), entre outros. A pesquisa permite afirmar que a elevação dos resultados do Ideb na escola pesquisada nos anos observados podem ocultar problemas presentes na instituição, como as condições de funcionamento, infraestrutura ainda inadequada, ausência de equipamentos e materiais didáticos necessários à prática pedagógica. Os resultados apontam que as avalições externas não consideram as múltiplas dimensões da escola e acaba gerando um modelo de avaliação que responsabiliza a própria escola e/ou sistema educacional pelo sucesso ou fracasso, o que acaba favorecendo ao rankeamento entres as escolas e seus sistemas de ensino. Embora a escola pública pesquisada tenha conseguido êxito no Ideb, no entanto, há outras implicações no âmbito da escola que acabam fragilizando a conquista de uma educação de qualidade social. 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimaraes Gutierres

Externo à Instituição  José Anchieta de Oliveira Bentes

Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

 

Banca de DEFESA: Rosilda do Socorro Ferreira Vaz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Rosilda do Socorro Ferreira Vaz

Data: 19/04/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ABAETETUBA.

Palavras-Chaves:

Currículo - Educação do Campo - Saberes tradicionais - Pedagogia da Alternância.


Páginas: 110

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de analisar como os saberes tradicionais trazidos do Tempo-Comunidade pelos alunos dialogam com os saberes científicos do Tempo Universidade no espaço acadêmico, a partir da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, analisar como se materializa o Tempo-Universidade e o Tempo-Comunidade, enquanto componente curricular presente no projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação do campo, Identificar como se aplica a docência multidisciplinar por áreas de conhecimento de forma prática na formação de professores do Curso de Licenciatura em educação do campo; Analisar a Educação do Campo a partir da década de 90  em que instituíram os cursos de Licenciatura em Educação do campo. A proposta metodológica é a pesquisa participante, que foi realizada nas turmas de Licenciatura e fundamentada em várias fontes bibliográficas que dão base teórica ao estudo em tela. Utilizou-se da observação participante, entrevista com 40 alunos e 05 professores para coletar os dados em campo. Na análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) encontramos como princípio curricular e pedagógico a valorização da vivência sociocultural dos alunos e dos seus saberes como elemento formativo. Através dos dados desta pesquisa, identificamos que a falta de formação específica para atuar no curso de educação do campo do campus universitário de Abaetetuba, foi um fator que se sobrepôs em quase todos os dados obtidos juntos aos alunos e professore. Essa formação especifica para atuar no curso ainda não é realidade para esse novo curso, este é um curso de graduação que dá seus primeiros passos no campus de Abaetetuba em 2011, são apenas seis anos que tenta se materializar-se. Outro fator importantíssimo, para refletirmos é que ainda não temos formação em mestrado ou doutorado nessa área, a qual proporcione aos  alunos do curso de educação do campo a atuarem não somente em escolas urbanas, mas respeitando também as especificidades das escolas do campo.

 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1354943 - Flavio Bezerra Barros

Externo à Instituição  Wladirson Ronny da Silva Cardoso

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Banca de DEFESA: Rosiane Moraes Paixoto

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Rosiane Moraes Paixoto

Data: 19/04/2017

Hora: 08:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA (PA).

Palavras-Chaves:

Movimentos Sociais. Participação. Educação. Cultura. 


Páginas: 121

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho analisou as contribuições da participação dos Movimentos Sociais do Campo no processo de construção do Plano Municipal de Educação - PME do município de Abaetetuba - PA, dando ênfase à contribuição cultural dos Movimentos Sociais atuantes na Educação do Campo. Por meio da interpretação da memória dos encontros de sistematização e monitoramento do Plano Municipal de Educação e das Conferências Municipais realizadas pela comissão organizadora do PME vinculada ao Fórum Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Civil Organizada. A metodologia engendrada nesta elaboração abrangeu a pesquisa participante, que priorizou os métodos de dados por meio da realização de entrevistas, análise documental, assim como levantamento bibliográfico que serviu para embasar o estudo em questão. Sendo assim, a partir desta pesquisa analisou-se que neste processo de construção de conhecimento os movimentos sociais, como manifestação de lutas e objetivos que buscam somar cada vez mais e aglutinar formas para as potencialidades pertinentes nas discussões da implementação de processos políticos, por estes questionados, tem o intuito de mostrar a verdadeira realidade e interesses das demandas sociais de nosso município.

 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1354943 - Flavio Bezerra Barros

Externo à Instituição  Wladirson Ronny da Silva Cardoso

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Banca de DEFESA: Jaelson do Carmo Cardoso Castro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jaelson do Carmo Cardoso Castro

Data: 27/04/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A FINITUDE DO DASEIN NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER: MUNDO, ANGÚSTIA E MORTE.

Palavras-Chaves:

Existência. Facticidade. Finitude.


Páginas: 85

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente pesquisa tem como tema a finitude do Dasein no pensamento de Heidegger, articulado em três dos existenciais: mundo, angústia e morte. O problema: o que é finitude e qual a sua implicação sobre a existência. O objetivo é compreender qual o sentido da finitude e suas implicações no nosso modo de ser-no-mundo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e que tem como método a fenomenologia hermenêutica. Tendo como base central a obra Ser e Tempo segue um itinerário de destruição da metafísica com o intuito de abrir um horizonte mais originário em relação ao modo de ser mais próprio. A finitude não se apresenta simplesmente pelo fato que caminhamos para a morte, mas sim pelo modo como compreendemos a existência, pois a nossa interpretação do mundo e de nós mesmos é sempre finita. O Dasein, ente que nós mesmo somos, devido a facticidade já se encontra lançado no mundo e pode ganhar-se ou perder-se, uma vez que não possui uma essência no sentido da ontologia tradicional, mas a sua essência é a própria existência. Enquanto ser-no-mundo é de seu modo próprio angustiar-se e na abertura provocada pela angústia poder escolher um modo autêntico de existir. 

 

Membros da Banca: 

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 1255928 - Damiaão Bezerra Oliveira

Presidente - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Banca de DEFESA: Gislane Damasceno Furtado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Gislane Damasceno Furtado

Data: 28/04/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

PRÁTICAS E SABERES DAS MULHERES EM COMUNIDADES DE PESCADORES ARTESANAIS, NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA.

Palavras-Chaves:

Mulheres Pescadoras; Práticas e Saberes; Trabalho; Cotidiano.


Páginas: 155

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O estudo, intitulado Práticas e Saberes das Mulheres em Comunidades de Pescadores Artesanais, no Município de Cametá-PA, tem como objetivo analisar como as práticas e saberes dessas mulheres se processam no interior das comunidades ribeirinhas, identificando diversas formas de aprendizagem que são evidenciadas no interior da atividade pesqueira, na organização e participação política no seio da entidade representativa de classe. A partir de uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa descritiva adotamos os procedimentos técnicos do estudo de caso utilizando para coleta de informações entrevista aberta e semiestruturada com mulheres pescadoras de várias comunidades do município de Cametá-Pará, além da observação participante e análise documental.  Como referencial teórico-metodológico norteador deste estudo, para entender questão como mulheres, pesca, participação, cotidiano, trabalho, contou-se com ajuda de autores como, MANESCHY (2000), FURTADO (1993), LOURO (2003) DIAS (1995), PERROT (2007), PINTO (2004), RODRIGUES (2012), NETTO E BRAZ (2006), GOHN (2013), FISCHER e TIRIBA (2006), dentre outras. Dados da pesquisa revelaram que as práticas e saberes das mulheres pescadoras na atividade de pesca ainda é limitado aos espaços próximos do lar e há sobrecarga do trabalho doméstico. Espaço e tempo da atividade da pesca para as mulheres é diferenciado ocupando-se quase que exclusivamente ao preparo, armazenamento, beneficiamento do pescado, e confecção e manutenção dos instrumentos de pesca. Sua participação em organizações de classes ainda tímida como demonstrado nos estatutos das colônias e associações e ao seu próprio papel enquanto dona de casa. Identificamos portanto, que as mulheres pescadoras do município de Cametá, possuem com muita ênfase os saberes da pesca artesanal que se evidencia na prática, e que necessita cada vez mais serem visibilizados e incentivados.

 

Membros da Banca: 

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Externo à Instituição -  1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Banca de DEFESA: João Paulo Alves Costa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: João Paulo Alves Costa

Data: 28/04/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

GÊNERO, SABERES E PODER: O PROTAGONISMO DE MULHERES NEGRAS NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOS SÃO JOSÉ DE ICATU – MOCAJUBA/PARÁ”.


Palavras-Chaves:

Gênero, Protagonismo Feminino e Saberes Culturais.


Páginas: 157

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O estudo intitulado “Gênero, Saberes e Poder: o protagonismo de mulheres negras na organização política e social da Comunidade Remanescente de Quilombos São José de Icatu – Mocajuba/Pará”, tem como objetivo analisar e problematizar o protagonismo político de mulheres lideranças da referida comunidade. Da mesma forma, intenta ainda investigar o engajamento político dessas mulheres quanto aos direcionamentos e as lutas por melhores condições de vida dos moradores da comunidade. Destarte, ao focalizar o papel de destaque de algumas das moradoras na gestão e na organização da comunidade, tencionamos, com isso, analisar o processo de empoderamento das mulheres de Icatu. Para a efetivação deste estudo (da pesquisa), buscou-se apoio teórico-metodológico nas reflexões de autores como: PINTO (2004, 2007, 2012); SALLES (2005); SCOTT (1995); SOHET (1995); THOMPSON (2011), CERTEAU (2014); FOUCAULT (2012); FUNES (1996); DIAS (1995); RAGO (1995), dentre outros. Da mesma forma, se realizou pesquisa de campo, mediante a observação participante com auxílio da História Oral, através de entrevistas semiestruturadas, relatos orais e histórias de vida, acrescida a fontes imagéticas e escritas. Verifica-se que o protagonismo político das mulheres do povoado de Icatu frente aos cargos de gerência resulta de aspectos históricos de suas ancestrais quilombolas, bem como, de um intenso processo militância nos movimentos sociais de base, fatos que favoreceram formação dessas lideranças femininas no engajamento e atuação política na comunidade de São José de Icatu.

 

Membros da Banca: 

Interno - 2298298 - GIilcilene Dias da Costa

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Externo à Instituição - Eurípedes Antônio Funes

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Banca de DEFESA: Barbara de Nazaré Pantoja Ribeiro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Barbara de Nazaré Pantoja Ribeiro

Data: 21/03/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

MAHIRA E OS SABERES FEMININOS: GÊNERO, EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE NA COMUNIDADE INDIGENA ASSURINÍ DO TROCARÁ, MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PA.


Palavras-Chaves:

Cultura Indígena, Mulher Assuriní, Poder Feminino, Religiosidade.


Páginas: 160

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O trabalho intitulado Mahíra e os Saberes Femininos: Gênero, Educação e Religiosidade na Comunidade Indígena Assuriní do Trocará, Município de Tucuruí/PA, têm como objetivo analisar as relações de gênero dentro da aldeia indígena Assuriní do Trocará, buscando identificar o papel exercido pela mulher Assuriní, nos mais variados espaços dessa comunidade, indo desde a relação familiar, até sua representação nos rituais de iniciação, além de verificar em quais setores estão envolvidas e suas estratégias para manterem-se atuantes e influentes entre esse povo indígena. Para atingir tais objetivos utilizou-se como suporte teórico- metodológico obras de autores que enfatizam a temática indígena no Brasil, estudos e métodos que evidenciem as etnias indígenas brasileiras na sua heterogeneidade, não de forma única e pejorativa mais que fornecem base para reavaliar conceitos e preconcepções sobre tais sujeitos , dentre os quais se destaca: ALENCAR (2008), ALMEIDA (2010), ANDRADE (1992), COSTA, CANDAU e MOREIRA (2011), DAYRELL, (1996), HALL (2006), LEAO (2015), SILVA (2000), SOUZA (2007), TOCANTINS (2013), VEIGA NETO (2003), dentre outros. Acrescida aos estudo de tais autores, também foi feita a pesquisa de campo, mediante a observação participante, quando pode relacionar o diálogo estabelecidos com fontes orais, escritas e imagéticas, proporcionando assim um contato mais direto com a história, cultura, vivencia, as relações de parentescos, divisões de trabalho, participação feminina e sua atuação política entre os Assuriní. Possibilitando, desta forma, um conhecimento prévio sobre esta população, para que assim conseguisse perceber mais afundo suas relações no dia a dia, os conflitos e lutas que estabelecem para conseguirem direitos perante a sociedade não indígena. Pode observa e analisar no decorrer da pesquisa que a mulher tem participação significativa entre os Assuriní, exercendo papéis de suma importância para funcionalidade de sua comunidade, pois estão atuando diretamente seja como professoras, mães, avós, buscam melhorias para seu povo, participando diretamente na luta por direitos fora da reserva e dentro dela, assim como nas práticas culturais e religiosas, tendo participação, em festas como, de iniciação, onde exercem função de grande importância para sua realização, tanto na dança, como no canto e na música, fundamentais para manutenção da cultura Assuriní. 

 

Membros da Banca: 

Interno - 2298298 - GIilcilene Dias da Costa

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Externo à Instituição - Eurípedes Antônio Funes

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

Banca de DEFESA: Claudete Costa Quaresma Ranieri

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Claudete Costa Quaresma Ranieri

Data: 23/12/2016

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Educação e Resistência na Comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: o papel da escola Santo André na afirmação e valorização da identidade quilombola.


Palavras-Chaves:

Educação –Resistência- Escola Quilombola- Diversidade Étnico Racial- Identidade Negro Quilombola. 


Páginas: 71

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa Educação e Resistência na Comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: O Papel da Escola Santo André na Afirmação e Valorização da Identidade Quilombola, que objetiva compreender como esses processos educativos contribuíram e contribuem para as vivências cotidianas dos elementos constitutivos da resistência quilombola: a educação, a memória e a identidade. Subsidiado teoricamente nos referenciais da educação popular, especialmente nas obras de José Reis, Flávio Gomes, Vicente Salles,Robert Slenes, Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo,Tomas Tadeu da Silva, Antônio Ciampa, Frigoto, Vera Candau, buscamos entender o quilombo na sua epistemologia da resistência. A metodologia da pesquisa etnográfica foi subsidiada pelos aportes do conhecimento colaborativo., A inserção na comunidade aconteceu no período de dezembro de 2015 a agosto 2016. Participaram da pesquisa 18 pessoas e na análise das falas desses colaboradores buscamos compreender como esses processos educativos de resistência e práticas curriculares contribuíram e contribuem para a construção da identidade quilombola dessa comunidade. O estudo foi elaborado por meio da pesquisa de campo, com a utilização da técnica da coleta de dados, observação, registro do cotidiano no diário de campo.O lócus da investigação limitou-se a comunidade Nossa senhora do Perpetuo socorro no Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no estado do Pará, por ser uma comunidade Quilombola, com uma trajetória de luta e resistência para garantia de direitos a educação e melhoria nas condições de vida, onde a escola busca se firma como protagonista neste processo de resistência. O registro de caráter etnográfico, a partir de um diário de campo, tem favorecido tal observação. A análise das entrevistas nos possibilitou perceber a emergência de duas compreensões de educação oriundas das falas dos profissionais da educação entrevistados: a de que educação escolar passa por descaso do poder público e que evidencia se como um instrumento da perpetuação e disseminação do preconceito; a de que a educação construída no espaço escolar, através da luta da comunidade, das organizações pode ser um instrumento de transformação dessa própria realidade .

 

Membros da Banca: 

Interno - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Externo à Instituição - Maria das Graças da Silva

Interno - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

 

 

 

Banca de DEFESA: João Batista Wanzeler

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: João Batista Wanzeler

Data: 29/04/2016

Hora: 15:00

Local: Sala 01 do PPGEDUC - Cametá-PA

Título:

Educação em Movimento, Trabalhadores Rurais em Formação: um estudo sobre lideranças no Sindicatos dos Trabalhadores e Trabal Cametá/PA (décadas de 1970-90)


Palavras-Chaves:

Educação; Movimentos Sociais; Formação Sindical; Cametá.


Páginas: 125

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente dissertação objetiva analisar o processo de formação de lideranças sindicais em Cametá/PA nas décadas de 1970/90, destacando os aspectos significativos desse processo educativo dentro do lócus de observação o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cametá, situado no Nordeste do Estado do Pará, que se constituiu ao longo dessas décadas, na principal entidade representativa dos interesses dos trabalhadores rurais do Município de Cametá. Posiciona os processos educativos considerando o histórico da formação sindical e as influências das diversas concepções educativas. Abordaremos as primeiras iniciativas formativas e as experiências seqüenciais que proporcionaram a criação de espaços específicos de formação e qualificação dos trabalhadores rurais que atuavam neste sindicato e como estas formações foram importantes para a construção de lideranças políticas. A pesquisa caracterizou-se a partir de uma abordagem qualitativa, onde foi utilizado um conjunto de documentos produzidos no interior da entidade, como anais de congressos, atas, relatórios, registros fotográficos e cartilhas educativas que faziam referências às experiências formadoras. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturados com líderes, assessores, pesquisadores e demais membros do sindicato. A idéia é, para além de uma identificação de informações, analisar os dados à luz do contexto em que foram produzidos, associarmos com os resultados das entrevistas na pesquisa de campo. Por fim, a pesquisa relata a trajetória histórica deste movimento nesta região, e como estes estão interligados ao cenário das organizações políticas a nível estadual e nacional, onde se transformaram em sujeitos comprometidos com os projetos sociais em defesa da cidadania, opondo-se ao domínio da lógica do capital.

 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1834777 - Carlos Leandro da Silva Esteve

Presidente - 1669289 - Francivaldo Alves Nunes

Interno - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

Externo à Instituição - Maria Marize Duarte