Banca de DEFESA: Rosilda do Socorro Ferreira Vaz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Rosilda do Socorro Ferreira Vaz

Data: 19/04/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ABAETETUBA.

Palavras-Chaves:

Currículo - Educação do Campo - Saberes tradicionais - Pedagogia da Alternância.


Páginas: 110

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de analisar como os saberes tradicionais trazidos do Tempo-Comunidade pelos alunos dialogam com os saberes científicos do Tempo Universidade no espaço acadêmico, a partir da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, analisar como se materializa o Tempo-Universidade e o Tempo-Comunidade, enquanto componente curricular presente no projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação do campo, Identificar como se aplica a docência multidisciplinar por áreas de conhecimento de forma prática na formação de professores do Curso de Licenciatura em educação do campo; Analisar a Educação do Campo a partir da década de 90  em que instituíram os cursos de Licenciatura em Educação do campo. A proposta metodológica é a pesquisa participante, que foi realizada nas turmas de Licenciatura e fundamentada em várias fontes bibliográficas que dão base teórica ao estudo em tela. Utilizou-se da observação participante, entrevista com 40 alunos e 05 professores para coletar os dados em campo. Na análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) encontramos como princípio curricular e pedagógico a valorização da vivência sociocultural dos alunos e dos seus saberes como elemento formativo. Através dos dados desta pesquisa, identificamos que a falta de formação específica para atuar no curso de educação do campo do campus universitário de Abaetetuba, foi um fator que se sobrepôs em quase todos os dados obtidos juntos aos alunos e professore. Essa formação especifica para atuar no curso ainda não é realidade para esse novo curso, este é um curso de graduação que dá seus primeiros passos no campus de Abaetetuba em 2011, são apenas seis anos que tenta se materializar-se. Outro fator importantíssimo, para refletirmos é que ainda não temos formação em mestrado ou doutorado nessa área, a qual proporcione aos  alunos do curso de educação do campo a atuarem não somente em escolas urbanas, mas respeitando também as especificidades das escolas do campo.

 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1354943 - Flavio Bezerra Barros

Externo à Instituição  Wladirson Ronny da Silva Cardoso

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira