Banca de DEFESA: João Miranda Furtado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: João Miranda Furtado

Data: 28/04/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA DOS RESULTADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL.

Palavras-Chaves:

Avaliação externa; Ideb, qualidade do ensino, qualidade social.


Páginas: 119

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta pesquisa é o resultado de um estudo realizado durante o curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, que tem como título “O Ideb e a quantificação da qualidade da educação: reflexões acerca da cultura dos resultados em uma escola pública no município de Cametá-Pa”, que situa os conceitos de desempenho escolar/avaliação/ qualidade da educação como indicadores para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em uma escola pública do município de Cametá-Pa. Tem como objetivo analisar a relação entre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a melhoria na qualidade social da educação, em particular na escola pública municipal de Cametá-Pa. A metodologia toma a abordagem qualitativa como base, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. Dentre as técnicas de levantamento de dados optou-se pela observação e entrevista semiestruturada. Os dados para análise foram coletados a partir das falas de atores sociais (equipe gestora e professores) participantes das atividades desenvolvidas em  (uma) escola pública municipal que figura como instituição destaque do Ideb no ranking municipal, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2009, 2011 e 2013).  Dentre os autores que balizam a revisão da literatura podemos citar Luckesi (2002), Saul (1994), Vasconcelos (1994), Calderano (2013), Cabral Neto (2009), Oliveira (2005), Dourado (2009), Freitas (2007), Oliveira (2005), entre outros. A pesquisa permite afirmar que a elevação dos resultados do Ideb na escola pesquisada nos anos observados podem ocultar problemas presentes na instituição, como as condições de funcionamento, infraestrutura ainda inadequada, ausência de equipamentos e materiais didáticos necessários à prática pedagógica. Os resultados apontam que as avalições externas não consideram as múltiplas dimensões da escola e acaba gerando um modelo de avaliação que responsabiliza a própria escola e/ou sistema educacional pelo sucesso ou fracasso, o que acaba favorecendo ao rankeamento entres as escolas e seus sistemas de ensino. Embora a escola pública pesquisada tenha conseguido êxito no Ideb, no entanto, há outras implicações no âmbito da escola que acabam fragilizando a conquista de uma educação de qualidade social. 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimaraes Gutierres

Externo à Instituição  José Anchieta de Oliveira Bentes

Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu