Banca de DEFESA: João Miranda Furtado
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
Discente: João Miranda Furtado
Data: 28/04/2017
Hora: 14:00
Local: Campus de Cametá - Sala 001
Título:
O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA DOS RESULTADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL.
Palavras-Chaves:
Avaliação externa; Ideb, qualidade do ensino, qualidade social.
Páginas: 119
Grande Área: Ciências Humanas
Área: Educação
Resumo:
Esta pesquisa é o resultado de um estudo realizado durante o curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, que tem como título “O Ideb e a quantificação da qualidade da educação: reflexões acerca da cultura dos resultados em uma escola pública no município de Cametá-Pa”, que situa os conceitos de desempenho escolar/avaliação/ qualidade da educação como indicadores para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em uma escola pública do município de Cametá-Pa. Tem como objetivo analisar a relação entre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a melhoria na qualidade social da educação, em particular na escola pública municipal de Cametá-Pa. A metodologia toma a abordagem qualitativa como base, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. Dentre as técnicas de levantamento de dados optou-se pela observação e entrevista semiestruturada. Os dados para análise foram coletados a partir das falas de atores sociais (equipe gestora e professores) participantes das atividades desenvolvidas em (uma) escola pública municipal que figura como instituição destaque do Ideb no ranking municipal, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2009, 2011 e 2013). Dentre os autores que balizam a revisão da literatura podemos citar Luckesi (2002), Saul (1994), Vasconcelos (1994), Calderano (2013), Cabral Neto (2009), Oliveira (2005), Dourado (2009), Freitas (2007), Oliveira (2005), entre outros. A pesquisa permite afirmar que a elevação dos resultados do Ideb na escola pesquisada nos anos observados podem ocultar problemas presentes na instituição, como as condições de funcionamento, infraestrutura ainda inadequada, ausência de equipamentos e materiais didáticos necessários à prática pedagógica. Os resultados apontam que as avalições externas não consideram as múltiplas dimensões da escola e acaba gerando um modelo de avaliação que responsabiliza a própria escola e/ou sistema educacional pelo sucesso ou fracasso, o que acaba favorecendo ao rankeamento entres as escolas e seus sistemas de ensino. Embora a escola pública pesquisada tenha conseguido êxito no Ideb, no entanto, há outras implicações no âmbito da escola que acabam fragilizando a conquista de uma educação de qualidade social.
Membros da Banca:
Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimaraes Gutierres
Externo à Instituição - José Anchieta de Oliveira Bentes
Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira
Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu