Banca de DEFESA: Izabel Cristina da Silva Padinha

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Izabel Cristina da Silva Padinha

Data: 29/09/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE-ESCOLA: Uma analise da descentralização de recursos financeiros para as escolas da rede municipal de Cametá/PA.


Palavras-Chaves:

Reforma do Estado .PDE_Escola. Descentralização.

Páginas: 140

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa de mestrado que deu origem ao presente texto intitula-se Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE-Escola: Uma analise da descentralização de recursos financeiros para as escolas da rede municipal de Cametá/PA e teve por objetivo analisar o PDE-Escola  e suas implicações  na realidade de escolas de Cametá/PA. Trata-se de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/Cametá.  O período escolhido para estudo corresponde a 2008 - 2014 período em que as escolas de amostragem receberam recursos  financeiros do referido programa originados do Plano de Ações Articuladas (PAR) por meio do convenio com o município de Cametá/PA.O campo empírico foi a rede de ensino municipal com base na gestão de educação do período supra representada pela Secretaria Municipal de Educação- SEMED/Cametá. Os procedimentos metodológicos utilizados fazem parte da pesquisa qualitativa e incluem além da revisão da literatura as técnicas de análise documental e entrevista semiestruturada com alguns membros da Coordenação de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação de Cametá em especial que coordenou o PDE-Escola . Dentre os autores  que fundamentam o trabalho podemos destacar como principais: Costa (2001); Dourado (2007); Ferreira (2000); Fonseca (2009); Oliveira (2000); Pereira (1997, 2001);Saviani (2009.); Fonseca ,Oliveira e Tosch (2004) e outros. A pesquisa destaca que a reforma do Estado reflete-se nas politicas educacionais de modo geral e no financiamento em particular, pois por meio do discurso de descentralização o governo passou a implementar inúmeros  programa e projetos como PDE-escola, reconfigurando-o agora pois trata-se de um projeto principal do Fundescola concebido na década de 1990 fruto de uma parceria do MEC e Banco Mundial. Este  está circunscrita num contexto de forte  ajuste do Estado às demandas do mercado,  baseado no discurso modernização da organização escolar como necessário para atingir  a melhoria  do ensino nas escolas públicas do país. Os resultados da pesquisa apontaram  ainda que o PDE – Escola  vem  em sua trajetória reorientando  sua metodologia de acordo com os contexto político e econômico  nacional. É um programa do MEC que se situa na busca de  melhoria da Educação Básica e, atende financeiramente as escolas com baixo rendimento no IDEB. Ainda que o programa tenha mudado sua metodologia, sendo o indicador importante o considerando nesse processo as complexidades locais em que as escolas estão inseridas. O estudo  nos mostra  que PDE Escola faz parte  do conjunto de ações que visam descentralizar mais responsabilidades do que efetivamente recursos financeiros para escola, pois ao  assumir  responsabilidade com gastos dos recursos financeiros a escola também passa a ser responsável pelos seus resultados, sendo elogiada pelo sucesso e punida pelos fracassos. Observa-se ai que o que se configura é um processo de desconcentração para execução tarefas e não uma descentralização de recurso públicos, pois além dos parcos recursos o poder de decisão continuam centralizados. 

  

Membros da Banca: 

Interno - 1808826 - Ariel Feldman
Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimarães Gutierres
Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues
Interno - 1769360 - Maria Sueli Corre dos Prazeres
Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Banca de DEFESA: Ana Paula do Nascimento Velasquez

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Ana Paula do Nascimento Velasquez

Data: 30/09/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DO ESPANHOL


Palavras-Chaves:

metodologia; ensino do espanhol; formação docente; diversidade

Páginas: 77

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a metodologia de ensino dos professores de espanhol que atuam no Ensino Médio nas escolas da rede pública e privada no município de Belém. Para tanto, o primeiro passo foi investigar o processo de formação docente, inicial e continuada para em seguida verificar sob qual a perspectiva os professores abordam a cultura desse idioma, considerando a diversidade cultural, e por fim verificar se os professores da educação básica consideram a América Latina no contexto educacional de ensino-aprendizagem ou reforçam o modelo de ensino imperialista. A proposta metodológica para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso que nos possibilitou realizar a investigação com conversas guiadas para o qual foi estipulado a quantidade de dez professores de espanhol efetivamente habilitados, ou seja, portadores de diploma de nível superior em Letras – Língua Espanhola, brasileiros e com, no mínimo, três anos de experiência profissional na área. Na fundamentação teórica deste trabalho abordamos a formação e profissionalização docente, a interculturalidade no ensino do espanhol e o ensino da língua espanhola no âmbito da diversidade, sendo este último capítulo o resultado da análise das conversas guiadas realizadas nos próprios estabelecimentos de ensino no qual cada professor leciona. Observamos que muitos dos professores entrevistados argumentam não ser o objetivo da escola trabalhar as quatro competências comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) no ensino da língua estrangeira, dando mais ênfase a leitura e interpretação de texto, o que vai de encontro aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). 

  

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1328338 - Carlos Henrique Lopes de Almeida
Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues
Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira
Externo ao Programa - 2558010 - Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa
Externo à Instituição - Wladirson Ronny da Silva Cardoso

Banca de DEFESA: José Carlos Vanzeler Pompeu

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: José Carlos Vanzeler Pompeu

Data: 04/09/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

SABERES DO TRABALHO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ


Palavras-Chaves:

Identidade. Pescadores. Saberes. Trabalho. Usina Hidrelétrica.

Páginas: 167

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa em questão analisa processos de formação de identidade de pescadores artesanais da ilha de Tentém, no município de Cametá-PA, a partir das condições materiais de produção de saberes do trabalho da pesca, no contexto da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE). As análises direcionam-se à formação identitária do pescador artesanal no palco de disputas entre trabalho e capital, uma vez que consideramos que a identidade que se forma a partir das mudanças na produção dos saberes do trabalho da pesca corroborara para processos de emancipação dos sujeitos pescadores e de conformismo e manutenção do capital. Em termos gerais, a pesquisa tem como objetivo analisar a formação de identidade de pescadores artesanais do município de Cametá-PA a partir das condições materiais de produção de saberes do trabalho da pesca no contexto da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHE) e sua relação com processos de resistência e conformismo frente ao modo capitalista de produção. Em termos específicos, a pesquisa objetiva 1) Discutir a formação de trabalhadores no interior das disputas entre trabalho e capital e contextualizar com o trabalho da pesca artesanal; 2) Caracterizar os processos de produção de saberes do trabalho da pesca no município de Cametá, oriundos da disputa entre trabalho e capital; 3) Analisar a identidade dos pescadores artesanais de Cametá-PA, formada a partir das condições materiais de produção de saberes do trabalho da pesca no contexto da construção da UHE de Tucuruí-PA. Metodologicamente a pesquisa embasou-se no materialismo histórico-dialético, observando as contradições e mediações, a partir do princípio da totalidade, que são travadas pelos sujeitos em seus processos produtivos e na construção de saberes do trabalho em relação com a formação de identidades, no interior de lutas entre trabalho e capital. A abordagem feita na pesquisa é de base qualitativa, utilizando-se com instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação participante. Ao final do percurso metodológico fazemos uso da Análise do Conteúdo (AC). Os resultados da pesquisa demonstram que a construção da UHE de Tucuruí causou impactos negativos na materialidade produtiva dos pescadores artesanais da ilha do Tentém, fazendo com que os mesmos, a partir da produção de saberes, criassem mecanismos de enfrentamento dessas condições. No entanto percebemos que os pescadores, em determinadas situações, alinharam-se à lógica do capital, estabelecendo processos de mercantilização da produção e de relações patronais no interior da ilha. Podemos afirmar que a identidade do pescador artesanal da ilha do Tentém possui uma formação caracterizada pelo distanciamento do trabalho da pesca como atividade criadora de valores de uso e que garanta suas condições materiais de existência. O pescador artesanal da ilha do Tentém depende de programas sociais do governo federal, como o seguro defeso, para custear suas necessidades vitais.  

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues
Externo ao Programa - 326878 - Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno
Interno - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN
Externo ao Programa - 1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araújo

Banca de DEFESA: Hélio Vasconcelos Franca Goes

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Hélio Vasconcelos Franca Goes

Data: 29/09/2017

Hora: 10:30

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Formação Humana: projetos ético políticos em disputa no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática do CIEBT/Cametá - Pará.


Palavras-Chaves:

Formação Humana, Projeto Ético Político, Ensino Médio Integrado

Páginas: 100

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho que traz por título “Formação Humana: projetos ético-políticos em disputa no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática do CIEBT/Cametá - Pará" busca compreender como tem ocorrido formação profissional do trabalhador no interior da Amazônia a partir de uma ótica de luta de classes. Fundamentada em autores da linha de pesquisa em Trabalho e Educação, tais como (SAVIANE, 1999), (RAMOS, 2011) e (MARX e ENGELS, 1999) desenvolveu-se como pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, onde foram utilizadas pesquisa documental e entrevista semi-estruturada como instrumentos para o levantamento de dados empíricos e análise de conteúdo como instrumento de análise desses mesmos dados. A partir de uma ótica materialista histórica dialética da realidade a pesquisa evidencia que, apesar da forma integrada, o Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática, não superou um tipo de escola dual que separa EP (Ensino Profissionalizante) de EM (Ensino Médio), não proporcionando aos seus alunos um tipo de Ensino Integrado, como travessia para um tipo de Escola Unitária. Com isso, o projeto ético político de formação humana no qual se baseiam as práticas pedagógicas do Curso de Informática se revelam mais a favor do Capital que do Trabalho.  

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues
Externo ao Programa - 1486870 - Fabrício Aarão Freire Carvalho
Interno - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN
Externo ao Programa - 1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araújo

Banca de DEFESA: Delcilene Sanches Furtado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Delcilene Sanches Furtado

Data: 26/08/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A FORMAÇÃO DOCENTE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): CONCEPÇÕES SEGUNDO AS ORIENTAÇÕES PRESCRITIVAS E AS AÇÕES EFETIVAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PÁ.


Palavras-Chaves:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Pedagogia do aprender a aprender; Formação docente; Racionalidade prática.

Páginas: 165

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esse estudo tem como objeto o Eixo “Formação Continuada para Professores Alfabetizadores e seus Orientadores de Estudo” contido no PNAIC e como lócus o município de Cametá-Pá. Tem por objetivo analisar a concepção de formação docente prescrita na proposta de formação contida no PNAIC e sua materialização no contexto local mediante as ações efetivas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá-Pá. Para isso utiliza-se das contribuições do Materialismo Histórico-Dialético por este se apresentar como uma possibilidade teórica que busca desvelar o conjunto de relações que determinam o objeto em estudo, sendo uma pesquisa caracterizada por uma abordagem qualitativa. Inicialmente o caminho da investigação se pautou pelo levantamento, definição e análise dos documentos e cadernos de formação utilizados pelo programa e um levantamento sobre os estudos já realizados sobre o PNAIC. Concomitantemente foi feito uma revisão da literatura de modo a aproximar do objeto por meio de sua apreensão numa perspectiva crítica. Os principais autores podem ser citados: Duarte (2001, 2010a, 2010b), Marsiglia (2010, 1013), Martins (2006, 2010), Saviani (2007b, 2009a, 2013a). Definimos, então, quatro categorias para desenvolvimento de nossa linha de investigação: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Pedagogia do aprender a aprender, Formação docente e racionalidade prática.  O estudo prevê como técnica de pesquisa de campo a aplicação de entrevistas semiestruturadas. A trajetória de investigação percorrida aponta que o PNAIC nasceu num contexto que representa a continuidade dos princípios e diretrizes que subsidiaram o projeto de reforma educacional a partir da década de 1990. Que a concepção de formação docente tem por base a racionalidade prática cuja matriz teórica se fundamenta pelo modelo teórico do construtivismo, pela pedagogia do professor reflexivo e pela pedagogia das competências. Em sintonia com esta matriz teórica adota o conceito de alfabetização na perspectiva do letramento se constituindo como um instrumental no qual a alfabetização é uma tecnologia ou técnica de leitura e escrita. Que a formação em seu processo de materialização no contexto local ela apresenta a mesma lógica incorporada na proposta orientadora da formação pela sua aproximação ao modelo da racionalidade prática. Embora tenhamos identificado a presença de elementos característicos da racionalidade técnica e da racionalidade crítica, no contexto local essa dimensão acaba se sobressaindo entre os orientadores e alfabetizadores entre os quais o relato de experiência se torna um dos principais elementos para ajudar o professor no processo formativo a construir novos conhecimentos para enfrentar os problemas da sua prática docente.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 46.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva - UFRN

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo ao Programa - 326878 - Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno

Banca de DEFESA: Marcos Luís Pereira Fonseca

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Marcos Luís Pereira Fonseca

Data: 31/08/2017

Hora: 17:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

POLÍTICA EDUCACIONAL NACIONAL NO ESTADO FEDERALISTA COOPERATIVO: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROJOVEM URBANO EM CAMETÁ/PA EDIÇÃO 2014.


Palavras-Chaves:

ProJovem Urbano Cametá/PA; Regime de Colaboração; Política Focalizada; Juventude. 

Páginas: 77

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este texto é o produto da pesquisa de Mestrado em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC/UFPA/CUNTINS que tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, como uma política educacional focalizada que envolve em sua teoria, os paradigmas do Federalismo Cooperativo, analisando como esta política educacional tem sido implementada no Município de Cametá/PA para formação de Jovens e Adultos, tendo como pano de fundo o Regime de Colaboração entre os entes federados. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com enfoque na análise de conteúdo, subsidiada nas diretrizes e nos princípios do ProJovem Urbano. Dentre os principais autores da pesquisa, destacam-se Arretche (2001), Cassini (2011), Araújo (2012), Abrúcio (2005), entre outros como Frigotto (2003) e Araújo e Lima (2014). Dentre as técnicas de pesquisa, destaca-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com um total de 11 (onze) sujeitos, os sujeitos da pesquisa, estão ligados tanto na gestão do programa bem como na sua execução. O recorte temporal compreende o período de 2015 e 2016, correspondente à edição 2014, ainda em curso.  Concluímos que é de suma importância implantar políticas educacionais voltadas para a juventude, principalmente, pois está é uma classe social de direitos que historicamente foi negado. Ademais, concluímos que o sentido de Regime de Colaboração explícito no Plano de Metas reduz-se a assistência técnica e financeira por parte da união, como consta no decreto 6.094 de 2007. Todavia, do fato de serem viabilizados recursos via União para municípios e de o programa estar sendo implantado em um espaço físico cedido pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá, entendemos que há uma forma de colaboração entre esses entes, muito embora não seja o Regime de Colaboração e sim uma transferência de responsabilidades em todas as fases do programa, tanto na implantação bem como no seu desenvolvimento. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimarães Gutierres

Externo ao Programa - 2329969 - Osvaldo dos Santos Barros

Banca de DEFESA: Maria Zeneide Gomes da Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Maria Zeneide Gomes da Silva

Data: 31/08/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER: SABERES ANCESTRAIS E A PRÁXIS FEMINISTA NO SÉCULO XXI EM BELÉM DO PARÁ.


Palavras-Chaves:

Capoeira, Identidade de Gênero, Educação contra hegemônica.

Páginas: 166

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este trabalho versa sobre identidade de gênero nas rodas de capoeira da Região Metropolitana de Belém/Pa, tratada em nível do Movimento Capoeira Mulher, lócus desta investigação. A finalidade desta pesquisa é analisar os processos de construção da identidade de gênero no Movimento Capoeira Mulher, coletivo social de mulheres capoeiristas de Belém e região metropolitana, uma vez que ainda é muito forte nas relações sociais e nas rodas de capoeira a presença masculina num contexto de dominação dar visibilidade a subjetividades, desigualdades, silenciamentos e omissões. Buscar-se-á compreender as experiências de resistências sociais, políticas e pedagogias que as mulheres utilizam para construção de suas identidades em movimentos nas periferias urbana da grande Belém, ao partilharem uma pratica cultural comum, a capoeira, e como seus saberes e experiências podem contribuir para repensar outras epistemologias para a educação na Amazônia Paraense. O processo teórico metodológico segue em construção, em virtude de ser um campo de estudo ainda pouco explorado. No entanto, a opção pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e participante, definida por um conjunto de diferentes técnicas, visa descrever e interpretar os dados coletados em campo. Considerar-se-á o ethos da capoeira no processo de análise, pois fazem parte do universo cultural e simbólico do cotidiano dos sujeitos investigados enquanto elementos para repensar valores educacionais hegemônicos, que sedimentam o sexismo e o machismo na sociedade brasileira. Concluiu-se afirmando que a roda de capoeira, expressão cultural afro brasileira, acolhe e promove identidades sociais, crenças e valores e dá acesso a um campo de possibilidades de análises sobre identidades, possibilitando novas aprendizagens importantes para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todos e todas na área urbana da Amazônia paraense.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1885910 - José do Espírito Santo dias Júnior

Banca de DEFESA: Zenaide Leao Batista

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Zenaide Leao Batista

Data: 27/06/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETÁ-PA.


Palavras-Chaves:

PAR. Conselho Escolar. Participação. Descentralização. 

Páginas: 152

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O texto é resultado da pesquisa de Dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS. O trabalho teve como objetivo analisar o trabalho teve por objetivo analisar as implicações do PAR, na gestão escolar da rede de ensino no município de Cametá-PA, no tocante à democratização por meio de conselhos escolares. Adotamos como metodologia as perspectivas da abordagem qualitativa de pesquisa a partir das técnicas de revisão da literatura, análise documental e entrevistas semiestruturadas. O campo empírico da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação de Cametá e, como parte desta duas escolas da rede de ensino. Os sujeitos que foram informantes da pesquisa são ligados ao objeto, sendo eles técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Educação de Cametá e membros do Conselho Escolar de duas escolas num universo de 14 (quatorze)  informantes. O recorte temporal da pesquisa corresponde ao período de implementação das duas primeiras versões do PAR que em Cametá teve atraso de 1 (um) de inicio para cada uma dessas versões (2008- 2011) e (2012-2014). O referencial teórico-metodológico de análise insere-se nas perspectivas do materialismo histórico e dialético, considerando no tratamento dos dados os princípios de totalidade, mediação e contradição. Dentre os autores que fundamentam o texto podemos citar Wood (2007), Peroni (2011), Saviani (2009), Camini (2009), Barroso (2011), Paro (2001), Dourado (2006). A implantação do PAR no município de Cametá revelou um processo de gestão gerencial, ainda que pontual, uma vez que o município foi induzido a aderir à política em troca de assessoria técnica e financeira do MEC. A participação dos sujeitos envolvidos na gestão municipal na formulação do plano para o município foi limitada à prestação de informações e à escolha de ações pré-determinadas, movimento que contraria a gestão democrática prevista na CF de 1988. As ações previstas na segunda versão do PAR, referentes a conselhos escolares não foram desenvolvidas devido a não criação do Comitê Local do PAR, o qual o seria o responsável pelo monitoramento da execução das ações do PAR como previsto nos documentos oficiais e principalmente à forte presença de características de gestão patrimonial na composição da equipe gestora da SEMED de Cametá assim como ocorre em outros órgãos e instâncias públicas do Brasil. Além de alinhamento político partidária, preserva-se critérios para a composição do quadro de técnicos educacionais  como vínculo de fidelidade, confiança pessoal, clientelismo e/ou nepotismo, em detrimento de critérios mais afeitos à gestão de políticas públicas, como conhecimento técnico e formação adequada ao cargo. No desempenho das atividades especificas dos cargos de gestão do PAR, apresentou-se de forma mais clara uma das principais característica do Patrimonialismo, a confusão entre o público e o privado. O exemplo de troca de governo no município de Cametá, no ano de 2012, sem transição democrática deixa  o novo técnico responsável pelo PAR sem as devidas informações para dar prosseguimento as ações. A descontinuidade dos trabalhos, o privilegio de escolha de pessoal em detrimento de seleção pública para cargos bem como a defesa dos interesses particulares prejudicam aquilo que é devido à população cametaense como direito. Em suma, o PAR teve pouca influência sobre a criação e funcionamento dos conselhos escolares do município de Cametá. A SEMED ofereceu suporte técnico apenas para a organização dos conselhos e prestação de contas. Os conselhos das escolas pesquisadas, bem como das demais escolas do município de Cametá, atuam mais no aspecto financeiro, embora de forma limitada. Ainda que o PAR tenha sido importante, tomando o Conselho Escolar como um dos indicadores de democratização da escola a pesquisa revelou que não houve mudanças substantivas na gestão das escolas no sentido de provocar melhoria do funcionamento do CE principalmente nas questões administrativa-pedagógicas.  A intervenção dos sujeitos foi mais afeita as questões financeiras por conta do PDE interativo do que como órgão consultivo e deliberativo de modo tornar a gestão das escolas mais democrática.

 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimaraes Gutierres

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 1808826 - Ariel Fieldman

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Banca de DEFESA: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jose Orlando Ferreira de Miranda Junior

Data: 27/06/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

EDUCAÇÃO E SURDEZ:CARTOGRAFIAS DA LIBRAS COMO LÍNGUA MENOR.


Palavras-Chaves:

Educação; Surdez; Libras; Cartografia; Formação de professores.

Páginas: 140

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta pesquisa surge a partir da elaboração/execução do projeto PIBEX 2015 intitulado: “Ensino de Libras na Amazônia Tocantina: Formação de Professores da Educação Infantil”, em parceria com a SEMED/Cametá, o qual visa contribuir para a formação de 210 professores que atuam na educação infantil do município de Cametá-PA. A problemática da pesquisa consiste em averiguar a constituição da Libras como diferença na educação, percorrendo uma zona de vizinhança e distanciamento entre Estudos Surdos e Filosofia da Diferença. Trata-se de um exercício autocrítico e analítico que toma o projeto de formação de professores como atividade do seu próprio pesquisar, por um exercício do pensar capaz de tensionar visões historicamente instituídas sobre a inclusão e a visão do outro como deficiência e, de modo afirmativo, almeja potencializar a Libras como diferença na educação, em atenção às suas singularidades. O estudo aponta a ideia de um devir-surdo no ensino de Libras, sinalizando a própria Libras como língua menor atravessada por processos de “desterritorialização” da língua e cultura surda, e dos elementos voltados para o “político” e o “coletivo” da formação de professores. Como interlocutores teóricos, dialogamos com DELEUZE e GUATTARI (2014), GALLO (2013), SKLIAR (2001), LARROSA (2004), VEIGA-NETO (2012), MEYER E PARAÍSO (2014) PASSOS, KASTRUP E ESCÓSSIA (2015), GUATTARI E ROLNIK (1996), entre outros, no intuito de perspectivar olhares multifacetados sobre a Libras como diferença na educação, articulando teias de relacionamentos com o outro nos liames da formação. Neste movimento de devir, em meio a múltiplos movimentos de possibilidades, a cartografia de inspiração deleuziana e guattariana fornecerá as pistas metodológicas necessárias para a construção dos itinerários da pesquisa, para estar com o outro e escutar a sua pergunta (da diferença) na educação, para captar os fluxos e os processos de um ir e vir na formação de professores. A composição coletiva de um devir-surdo de percepções da Libras como “língua menor” constitui um dos desafios desta pesquisa, de modo que a cada leitura possamos perceber ângulos diferenciados da surdez, e que estes ângulos nos façam perceber o quanto o próprio trabalho pertence ao inacabamento e/ou à possibilidade de se ver e de ver o outro além do que nos propomos neste momento

 

Membros da Banca: 

Interno a instituição -  Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Presidente - 2298298 - GIlcilene Dias da Costa

Banca de DEFESA: Adriana Baia Amaral

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Adriana Baia Amaral

Data: 26/06/2017

Hora: 16:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

CURRÍCULO E TRADUÇÃO CULTURAL: deslocamentos híbridos no curso de Língua Inglesa da UFPA, na Amazônia Tocantina.


Palavras-Chaves:

Tradução Cultural; Currículo; Língua Inglesa; Hibridismo; Desconstrução.

Páginas: 98

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Nessas viagens pelos caminhos das memórias da minha infância, algo me passou e tocou a compor esse texto que nasceu das múltiplas composições-pedaços de minhas experiências que escrevem minha trajetória no caminhar dessa pesquisa. Nesses entre espaços de uma vida de criança-estudante-professora, as quais se entrecruzam no decorrer do caminhar com o objetivo deste estudo de discutir as relações entre língua, currículo e tradução cultural no contexto de formação do curso de Língua Inglesa no Campus de Cametá, em diálogo com os sujeitos que vivenciam e fazem acontecer a perspectiva de formação do curso e perscrutando os campos discursivos tomados como pressupostos de efetivação da proposta curricular oficial do curso. A tradução se constitui como fio condutor do trabalho em diálogo com o currículo, a partir da perspectiva analítica da desconstrução, na proposta de pensar a língua para além dos mecanismos de dominação cultural, mas abrindo espaços-brechas para um pensamento pós-colonial na perspectiva de pensar um projeto de tradução a tocar em três dimensões desse campo de estudos: a tradução linguística, a filosófica e a cultural, que se constituem em diálogo intrínseco ao longo do texto em estreitas relações com um ser-currículo-falante. Ao se enunciar o currículo se coloca como esse espaço aberto ao diálogo, que por meio de múltiplas vozes manifesta seus anseios-desejos de reinventar suas práticas e discursos. Ao tecer da analítica deste trabalho, destaco os deslocamentos por meio do qual o curso de Língua Inglesa vem estabelecendo estreitas relações com a cultura cametaense e do qual vem operando mesclas culturais entre a Língua Inglesa e a cultura local. Nessa caminhada, muitas contribuições teóricas têm me permitido novos olhares, entrecruzando frutíferos de autores dos diversos campos dos estudos da linguagem e da tradução, desde sua perspectiva estruturalista aos filosóficos: Jacques Derrida (2003); Paul Ricoeur (2011); Jorge Larrosa (2004); Paulo Ottoni (2005); Jakobson (1959), Marcos Siscar (2012), em diálogo como uma perspectiva filosófica cultural de tradução, da teoria pós-colonial, como: Homi Bhabha (2013); Adriana Pagano (2000); Nestor Canclini (2013); e do campo do currículo em uma abordagem pós-crítica: Sandra Corazza (2001), Guacira Louro (2012); Tomaz Tadeu da Silva (2010); Alfredo Veiga-Neto (2002). Nesse contexto, no qual se cruzam línguas e culturas abrem-se entre espaços de deslocamentos desde as próprias ideias-conceitos dos autores que me proponho a discutir no decorrer do trabalho e que resultam em múltiplas possibilidades de caminhar e pesquisar em zonas de trânsitos e trocas constantes no qual eles se tocam línguas e culturas e possibilitam a perspectiva de novos olhares e escrita neste trabalho.

 

Membros da Banca: 

Interno a instituição -  Karyne Dias Coutinho

Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Presidente - 2298298 - GIlcilene Dias da Costa

Banca de DEFESA: Maria de Fátima Rodrigues Nunes

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Maria de Fátima Rodrigues Nunes

Data: 28/04/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

APRENDE BRINCANDO”: A CRIANÇA ATUANDO ENTRE O POVO ASSURINÍ DO TROCARÁ, MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA.


Palavras-Chaves:

Antropologia da criança, Identidade cultural, e Saberes.


Páginas: 157

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de aprendizagem e socialização das crianças Assuriní do Trocará e quais os diferentes papéis que as crianças atuam nessa sociedade. Podemos perceber que a infância indígena é carregada de significados e a presença infantil está em todos os campos da sociedade indígena neste sentido, é indispensável entender como a criança na comunidade indígena Assuriní do trocará socializa e interage com os saberes que fazem parte do processo de ensino aprendizagem desse povo indígena. Para tanto, se buscou como referencial teórico-metodológico estudos de autores que discutem a temática em questão, como: ANDRADE (1992), ARNAUD (1989) SILVA (2008), GRUPIONI (2001), CUNHA (1012), COHN (2005, 2010), FERNANDES (1976), NUNES, (2003), KRAMER, (2003), (RIBEIRO 2014), STUART HALL (2012). Posteriormente, foi realizado a pesquisa de campo, onde através da técnica da observação participante buscou-se a observação do dia-a-dia das crianças, suas formas de brincar e socializar com a comunidade, entrevista com as lideranças e as crianças Assuriní. A pesquisa se utilizou de documentos escritos, imagéticos e a fonte oral, mediante relatos orais e histórias de vida. Dados deste trabalho constataram que os estudos relacionados à infância vêm crescendo graças a etnografia, História e antropologia e a partir desses estudos a criança começa a ser estudada como sujeitos completos e formadores de conhecimento. O ensino e aprendizado se dá nos vários campos e espaços Assurini, onde através da transmissão de conhecimento a criança participa ativamente do seu próprio aprendizado. A criança tem um papel socializador, através das brincadeiras, da oralidade e do observar perpetua sua identidade e valorizam sua cultura, fazendo com que a sociedade Assurini continue se afirmando como um povo indígena, entre o qual a educação é aprendida e repassada pelas próprias crianças, gerando um espaço de grande aprendizado, onde as crianças têm papéis decisivos.

 

Membros da Banca: 

Interno -  4217639 - Mara Rira Duarte de Oliveira

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Externo à Instituição - Maria Betania Barbosa Albuquerque

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Banca de DEFESA: Dioneia Sanches Leao

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Dioneia Sanches Leao

Data: 19/06/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

LINGUAGEM NA SALA DE AULA: MARCAS INTELECTIVAS, AFETIVAS E EMOCIONAIS NAS INTERAÇÕES DE CONHECIMENTO.

Palavras-Chaves:

linguagem, emoção, afetividade, conhecimento.


Páginas: 147

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O trabalho intitulado a Linguagem na sala de aula: marcas intelectivas e afetivas emocionais nas interações de conhecimento têm como objetivo investigar evidências de marcas intelectivas e afetivas emocionais nas relações de conhecimento, no contexto das dinâmicas de ensino aprendizagem, na sala de aula. Utilizou-se como suporte teórico a abordagem histórico cultural desenvolvida por Vigotski e colaboradores em que é discutida a questão do desenvolvimento humano da criança em seus aspectos intelectivos (mente), sócio afetivos e emocionais. Nessa abordagem discute-se a questão do aprender, conhecer, desenvolvimento das funções mentais como um processo interativo mediado por sujeitos adultos. Utilizou-se também, outros autores que vem desenvolvendo estudos sobre o cotidiano escolar com base nessa abordagem histórico cultural, tais como Smolka (2001), Braggio (1992), Fontana (1997), Falabelo (2005). Destaca-se que Vigotski recomenda que os estudos empíricos devam ser realizados em suas condições imediatas de produção. Isso significa que o pesquisador deve procurar registrar os fenômenos em seu momento de acontecimento. Para atender a essa orientação metodológica, recorreu-se à metodologia etnográfica de pesquisa. Nesta o observador pode manter contato direto com os sujeitos da pesquisa e objeto de estudo, conhecendo mais de perto sua historia, seus aspectos culturais, além de presenciar e registrar as relações mantidas com os conhecimentos nas atividades de ensino aprendizagem. Os resultados evidenciam que as relações de ensino aprendizagem mediadas por conhecimentos escolarizados e conhecimentos cotidianos apresentam-se ricas em evidencias que mostram a interação dinâmica entre o desenvolvimento dos aspectos intelectivos e emocionais afetando as crianças em direção àqueles conhecimentos de diversas formas afetivas, como: acolhimento, participação, distanciamento, alegria, cansaço etc.. Assim o estudo mostra que as relações de ensino, quando apresentam sentidos e significados às crianças é que parecem sustentar relações de ensino que promovem a apropriação desses conhecimentos numa dinâmica participativa e dialógica professor e aluno.

Membros da Banca: 

Presidente - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva

Externo ao Programa -  1197833 - Eliana da Silva Felipe