Banca de DEFESA: Marcos Luís Pereira Fonseca

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Marcos Luís Pereira Fonseca

Data: 31/08/2017

Hora: 17:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

POLÍTICA EDUCACIONAL NACIONAL NO ESTADO FEDERALISTA COOPERATIVO: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROJOVEM URBANO EM CAMETÁ/PA EDIÇÃO 2014.


Palavras-Chaves:

ProJovem Urbano Cametá/PA; Regime de Colaboração; Política Focalizada; Juventude. 

Páginas: 77

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este texto é o produto da pesquisa de Mestrado em Educação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC/UFPA/CUNTINS que tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano, como uma política educacional focalizada que envolve em sua teoria, os paradigmas do Federalismo Cooperativo, analisando como esta política educacional tem sido implementada no Município de Cametá/PA para formação de Jovens e Adultos, tendo como pano de fundo o Regime de Colaboração entre os entes federados. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com enfoque na análise de conteúdo, subsidiada nas diretrizes e nos princípios do ProJovem Urbano. Dentre os principais autores da pesquisa, destacam-se Arretche (2001), Cassini (2011), Araújo (2012), Abrúcio (2005), entre outros como Frigotto (2003) e Araújo e Lima (2014). Dentre as técnicas de pesquisa, destaca-se análise documental e entrevistas semiestruturadas com um total de 11 (onze) sujeitos, os sujeitos da pesquisa, estão ligados tanto na gestão do programa bem como na sua execução. O recorte temporal compreende o período de 2015 e 2016, correspondente à edição 2014, ainda em curso.  Concluímos que é de suma importância implantar políticas educacionais voltadas para a juventude, principalmente, pois está é uma classe social de direitos que historicamente foi negado. Ademais, concluímos que o sentido de Regime de Colaboração explícito no Plano de Metas reduz-se a assistência técnica e financeira por parte da união, como consta no decreto 6.094 de 2007. Todavia, do fato de serem viabilizados recursos via União para municípios e de o programa estar sendo implantado em um espaço físico cedido pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá, entendemos que há uma forma de colaboração entre esses entes, muito embora não seja o Regime de Colaboração e sim uma transferência de responsabilidades em todas as fases do programa, tanto na implantação bem como no seu desenvolvimento. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimarães Gutierres

Externo ao Programa - 2329969 - Osvaldo dos Santos Barros