REQUERIMENTO DE DIPLOMA
Link para download do Requerimento de diploma para os alunos em situação 'Defendido' do PPGEDUC-UFPA-Cametá, a ser preenchido, assinado e entregue com todos os documentos necessários.
Link para download do Requerimento de diploma para os alunos em situação 'Defendido' do PPGEDUC-UFPA-Cametá, a ser preenchido, assinado e entregue com todos os documentos necessários.
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá divulga o resultado do Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira: Espanhol, para os alunos do Curso de Mestrado em Educação e Cultura do PPGEDUC e de outras Pós-Graduações, conforme EDITAL 03/ 2016 – PPGEDUC.
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá informar que, no período de 03 de maio a 20 de maio de 2016, estarão abertas as inscrições para o Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira: Espanhol, para os alunos do Curso de Mestrado em Educação e Cultura do PPGEDUC e de outras Pós-Graduações.
RETIFICAÇÃO EDITAL 03/ 2016 - PPGEDUC
Prezados (as) Colegas,
Peço que divulguem a nossa Reunião Regional da ANPEd a ocorrer em Belém, de 19 a 21 de Outubro, no Campus da Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Esta é a primeira reunião do Norte, que conta hoje com 11 Programas: 03 na Universidade Federal do Pará (UFPA), 01 na Universidade do Estado do Pará (UEPA), 01 na Universidade Federal do Oeste do Pará, 01 na Universidade Federal do Amazonas, 02 (MA e MP) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 01 (MA e MP) na Universidade Federal do Tocantins, 01 na Universidade Estadual de Roraima, 01 na Universidade Federal do Acre. O tema central da Reunião é: "Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a Educação na Panamazônia", mas contaremos com a participação de pesquisadores das diversas regiões do país para discutir as questões educacionais que nos afetam, confiram programação e orientações para inscrição de trabalho no nosso site: http://www.ppgedufpa.com.br/anpednorte/ Em anexo segue o cartaz do evento.
Esperamos contar com apoio de todos!
Um abraço,
Sônia Araújo
PPGED/UFPA
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá - Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura - divulga o resultado do Edital 02/ 2016 – PPGEDUC para Concessão de Bolsa para cadastro de reserva de 02 (duas) bolsas CAPES. Segue ficha para os candidatos classificados apresentarem na coordenação do programa.
EDITAL DE CONCESSÃO DE BOLSA 02/ 2016 - PPGEDUC
FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO DE BOLSISTA NO PAÍS
Tendo em vista a necessidade da classificação de solicitação de bolsa ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá- PPGEDUC, vimos informar a abertura do presente Edital, no período de 05 a 08 de abril de 2016, para cadastro de reserva de 02 (duas) bolsas CAPES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ
CRONOGRAMA DE DEFESAS DE DISSERTAÇÃO – TURMA 2014.
DISCENTE |
DATA/HORA |
TEMA |
MEMBROS DA BANCA |
PAMELA PAULA SOUZA NERI |
11/04/2016 09:00
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MEMÓRIA-ESQUECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA EM CAMETÁ: UMA ARQUEOGENEALOGIA DOS FIOS NARRATIVOS NAS COMUNIDADES DA ALDEIA E TORRÃO-MUPI. |
Presidente - GILCILENE DIAS DA COSTA |
DANIELE DA SILVA COSTA
|
13/04/2016 17:00 |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VOZ DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA/MOJU EM ATUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Presidente - ARIEL FELDMAN Externo à Instituição - ADRIANA APARECIDA DRAGONE SILVEIRA |
LÍLIA CHRISTIANE VANZELER VIANA
|
19/04/2016 10:00 |
O IDEÁRIO TEÓRICO METODOLÓGICO DO PNAIC: POSSIBILIDADES DE RUPTURAS NO CHÃO DA SALA DE AULA |
Presidente - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO Interno - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA |
MARIA FRANCISCA RIBEIRO CORREA |
19/04/2016 15:00 |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES/AS EM NARRATIVAS RIBEIRINHAS NA COMUNIDADE DO RIO QUIANDUBA EM ABAETETUBA. |
Presidente - WALDIR FERREIRA DE ABREU Interno - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA |
GILDECI SANTOS PEREIRA
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25/04/2016 09:00 |
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): IMPLICAÇÕES NA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MARABÁ/PA |
Presidente - ODETE DA CRUZ MENDES Externo ao Programa - DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES |
RUBENS DA COSTA FERREIRA |
27/04/2016 09:00 |
QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO DO CAPACIT/UFPA DESTINADAS AO CAMPUS DE CAMETÁ. |
Presidente - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN Interno - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES |
JULIANO SISTHERENN |
28/04/2016 15:00 |
PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS PARA UMA PEDAGOGIA DE BASE COMPLEXA. |
Presidente - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA |
JOÃO BATISTA WANZELER |
29/04/2016 15:00 |
EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO, TRABALHADORES RURAIS EM FORMAÇÃO: um estudo sobre lideranças no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cametá/PA (décadas de 1970-90) |
Presidente - FRANCIVALDO ALVES NUNES |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/ CAMETÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/UFPA-CAMETÁ
CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO E CULTURA
ATIVIDADES ACADÊMICAS DO 1º SEMESTRE DE 2016
- Início das Aulas: 09 de Março de 2016
- Aula Inaugural: 09 de Março de 2016
- Orientação Acadêmica com os Discentes da Turma 2016: 10 de Março de 2016
- Calendário Anual de Reuniões Ordinárias do Colegiado do PPGEDUC:
Dia 16/01 (segunda-feira, às 09h00)
Dia 14/03 (segunda-feira, às 09h00)
Dia 18/04 (segunda-feira, às 09h00)
Dia 13/06 (segunda-feira, às 09h00)
Dia 15/08 (segunda-feira, às 09h00)
Dia 17/10 (segunda-feira, às 09h00)
Dia 05/12 (segunda-feira, às 09h00)
- Calendário de Defesas de Dissertação da Turma 2014: Março a Abril de 2016
- Calendário de Exames de Qualificação da Turma 2015: Março a Junho de 2016
- Previsão de Seleção de bolsas 2016: Informações na secretaria do PPGEDUC a partir de Maio de 2016
- Realização de Eventos:
· III Workshop do PPGEDUC: 29 e 30 de Junho de 2016
· I Reunião Regional Norte da ANPEd: 19 a 21 de Outubro de 2016
· III Seminário Nacional do PPGEDUC: 23 a 25 de Novembro de 2016
- Término das aulas do 1° semestre: 30 de junho de 2016
OFERTA CURRICULAR – 1º SEMESTRE/2016
TURMA 2016
TURMA 2016
Disciplinas Ofertadas |
Professores Ministrantes |
Dia da Semana |
1. Disciplina: Educação Brasileira (Disciplina Obrigatória) Carga Horária: 60 Créditos: 04 Ementa: As matrizes teóricas que influenciaram e influenciam o pensamento educacional brasileiro, expressas, principalmente, em políticas educacionais e práticas educativas, bem como as diferentes conformações constituídas sob estas influências. Bibliografia ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. 3º ed. Lisboa. 1979. BORDIEU, P. PASSERON, J.. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1975. BRASIL/PR Lei 9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Gráfica do Senado, ano CXXXIV, n. 248, 23/12/1996, p. 27833-41. CASTRO, J. N. de. Morte ou Ressurreição dos municípios? Estudo da autonomia municipal no Brasil e na França. Rio de Janeiro: Forense, 1985. CHIZZOTTI, A.. As origens da instrução pública no Brasil. São Paulo, Dissertação de Mestrado - PUC - SP. 1975. DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional. 1959. DINIZ, C. W. P. & GUERRA, R. B.. Assimetrias da educação superior brasileira: vários brasis e suas consequências. Belém-PA: EDUFPA, 2000. DURKHEIM, E.. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos. 1955. FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997. FRIGOTTO, G.. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez. 1995. GADOTTI, M.. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática. 1998. __________. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre, Artmed. 2000. GRAMSCI, A.. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de janeiro: Civilização Brasileira. 1984. LIBÂNEO, J. C. et. alii. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: Educação & Sociedade nº 68, 1999. p. 239-277. MARIN, R. A. (Org.). A escrita da História Paraense. Belém: NAEA/UFPA. 1998. MARX, K.. Crítica ao programa de Gotha. Porto: Editorial Presença. 1973. OLIVEIRA, M. A. de (Org.). Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas-SP: UNICAMP. IE, 1998. RIBEIRO, M. L. S.. História da Educação Brasileira. São Paulo, Cortez & Morais. 1979. RIBEIRO, M. L. S.. 13ª ed. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas-SP: Autores Associados. 1993. ROUSSEAU, J.. Emílio ou da Educação. Rio de Janeiro, Difel.: Agir. 1979. SADER, E. & GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis-RJ: Vozes, 1999. SAVIANI, D; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas, SP: Autores Associados, 1988. XAVIER, M. E. et. alii. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD. 1994. |
PROF. DR. DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
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Segundas-feiras 04/04 11/04 18/04 25/04 02/05 09/05 16/05 23/05 30/05 06/06 13/06 20/06
29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC 04/07 - Entrega de trabalho final
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2. Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da Educação (Disciplina Obrigatória) Carga Horária: 60 Créditos: 04 Ementa: Humanidade, Cultura e Conhecimento: a perspectiva da construção. Aspectos conceituais e filosóficos da epistemologia da educação e sua integração à prática docente: Racionalismo, Empirismo e Práxis. Reflexões a respeito de uma nova perspectiva sobre a Práxis da Pedagogia contemporânea articulada aos interesses emancipatórios. Bibliografia: APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: ARTMED, 1989. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997. BOBBIO, Norberto. Tradução de Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CASTELLS, M. et. al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. COMPARATO, F.K Educação e poder. São Paulo: Brasiliense, 1987. COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 1996. CUNHA, Luís Antonio e Góes, Moacir. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996. CURY, C.R.J. Educação e contradição. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986. DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. FERNANDES ENGUITA, M. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. (Coleção estudos culturais em educação). FRIGOTTO, Gaudêncio. Pauperização, trabalho e educação. A profissionalização em questão. Cadernos CEDES 31, 1993. GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 8. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006. GENTIL, P.(org.). Globalização excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. Petrópolis, Vozes Buenos Aries, CLACSO, 1999. GENTILI, Pablo A SILVA, Tomaz Tadeuda (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. GENTILI. Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. LUCKESI, C. O papel do estado na educação. Salvador: UFBA – EGBA, 1986. NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Educação e Política no limiar do século XXI. São Paulo: Autores Associados, 2000. GHIRADELLI JÚNIOR, P. História da educação. São Paulo: Cortez, 2008. HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Editora. Ática, 2009. MARX, K. Ideologia alemã. Presença, 2009. MANACORDA, Marcio. A. História da educação. São Paulo: Cortez, 2000. PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2005. PINTO, Álvaro V. Ciência e existência. São Paulo: Paz e Terra, 2005. SAVIANI, Demerval. Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 2009. SHAEF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
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PROF. DR. DAMIÃO BEZERRA OLIVEIRA
PROF. DR. CEZAR LUÍS SEIBT
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Quartas-feiras: 16h às 20h Quintas-feiras: 08h às 12h 06/04 e 07/04 13/04 e 14/04 20/04 e 21/04 11/05 e 12/05 24/05 e 25/05 15/06 e 16/06 29/06 e 30/06
29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC |
3. Disciplina Seminário de Dissertação I (Disciplina Obrigatória) Carga Horária: 15 Créditos: 01 (Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Linguagens)
Ementa: Projeto de pesquisa, definição da problemática e reconhecimento do objeto de pesquisa. Fontes de pesquisas: orientação teórico-metodológica. Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa, e suas especialidades temáticas, e aos projetos de Pesquisa. Bibliografia: A bibliografia será indicada pelo orientador e pesquisadores convidados em função do tema do projeto de pesquisa.
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PROF.ª DR.ª GILCILENE DIAS DA COSTA. PROF. DR. JOSÉ VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
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Quartas-feiras: 08h30 às 11h30
13/04/16 20/04/16 27/04/16 04/05/16 11/05/16 |
4. Disciplina Seminário de Dissertação I (Disciplina Obrigatória) Carga Horária: 15 Créditos: 01 (Linha de Pesquisa Educação Básica, Tecnologias, Trabalho e Movimentos Sociais) Bibliografia: A bibliografia será indicada pelo orientador e pesquisadores convidados em função do tema do projeto de pesquisa.
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PROF. DR. GILMAR PEREIRA DA SILVA PROF. DR. DORIEDSON RODRIGUES |
Segunda-feira (tarde) Inicio 11/04 |
TURMA 2015
Disciplina (não presencial) |
Professores Ministrantes |
Dia da Semana |
1. Disciplina Seminário de Dissertação III Nível: Mestrado Acadêmico Obrigatória: Sim Área(s) de Concentração: Carga Horária:15 Creditos:1 ORIENTAÇÃO |
Todos os Professores |
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TURMAS 2015 E 2016
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2. Disciplina História, Memória e Educação Nível: Mestrado Acadêmico Obrigatória: Não Carga Horária:45 Creditos:3 (Pode ser ministrada de forma concentrada – intensivo) Ementa: Processos educativos formais e informais; relações entre sociedade civil e Estado, na perspectiva da ampliação da esfera pública e das novas redes sociais, suas trajetórias históricas, abordagens interdisciplinares no campo da educação, das linguagens e da história, tais como: educação popular; alfabetização e educação de jovens e de adultos; geracionalidade e processos educativos; movimentos sociais, sustentabilidade ambiental e geração de renda; educação básica, trajetórias e memórias de sujeitos e grupos de diferentes épocas e espaços sociais. Bibliografia: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997. BOSI, E. Memória e sociedade. Lembrança de velhos. S. Paulo: T. A Queiroz, 1979. BURKE, P. A História como Memória Social. In: O mundo como teatro - Estudos de antropologia histórica. Lisboa: Difel, 1992. CERTEAU, Michel. A Cultura do plural. Campinas-SP: Papirus, 1995. CHARTIER, R. A História Cultural. Lisboa: DIFEL / Rio de Janeiro. Bertrand. 1990. FERNANDES, C. M. B. Memória Educativa e a construção de territorialidades. In: ANPED/SUL, III, ,Porto Alegre. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortes Editora, 1982. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987. Fronteiras da técnica na comunicação e na educação: alargar e aprofundar modos de fazer comunicação e educação com mídias, entre educadores e educandos rumo à cidadania. Tecnologia Educacional, v.23, n.126, p.22-3, set./out. 1995. HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. LE GOFF, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência; o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993. MARCONDES F.º, C. Pensar-Pulsar: cultura comunicacional, tecnologias, velocidade. São Paulo: Edições NTC, 1996. MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maira. Conto de escola. In: Várias Histórias. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira / Brasília: INL, 1977. MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. BEHRENS, M., MASETTO, M. e MORÁN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2001. PAPERT, S. A máquina das crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. PARENTE, A. Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n.10, 1992. RODRIGUES, J. H. Teoria da História do Brasil (Introdução Metodológica). São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.
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PROF.ª DR.ª MARA RITA DUARTE |
PERÍODO: (Intensivo – manhã e noite)
11 a 22/03 28/03 29/03 (alterando devido as disciplinas das Professoras Andrea Domingues, Benedita Celeste e Jane Beltrão. |
3. Disciplina Tópicos Especiais: Antropologia e Educação, Problemas Teóricos e Metodológicos. Carga Horária: 30 Créditos: 2 |
PROF.ª DR.ª Jane Felipe BeltrãoProgramas de Pós-graduação em Antropologia da UFPA |
PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde) 16/03 a 19/03/2016 |
Disciplina Tópicos Especiais (Direito à Educação) Carga Horária: 30 Créditos: 2 |
PROF.ª DR.ª ADRIANA DA SILVA DRAGONE SILVEIRA Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Políticas Educacionais, |
PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde) 11/04 a 15/04/2016
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Educação e Movimentos Sociais Crédito: 02 Carga horaria: 30 horas Ementa: Principais abordagens e perspectivas analíticas sobre movimentos sociais; lutas dos movimentos sociais. Contribuição da esfera pública, compreensão da dimensão educativa dos movimentos sociais na formação de sujeitos políticos, papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino e processos educativos nos diversos lócus sociais. Bibliografia: CANÁRIO, R. (org). Educação popular e movimentos sociais. Lisboa: EDUCA – Universidade de Lisboa, 2007. CHAUI, Marilena de Souza. Conformismo e resistência; aspectos da cultura popular no Brasil. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. DAMASCENO, Maria Nobre. Pedagogia do engajamento: trabalho, prática educativa e consciência do campesinato. Fortaleza: EDUFC, 1990. DOIMO, Ana Maria. A vez e a voz do popular : movimentos sociais e participação política no Brasil pos-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995. GENTILI, Pablo. Educar na esperança em tempos de desencanto. Colaboração de Chico Alencar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997. GOHN, Maria da Gloria.Movimentos sociais e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. (Questões da nossa época, v. 5) LAGE, A. C. Lutas por Inclusão nas Margens do Atlântico: um estudo comparado entre as experiências do Movimento dos Sem Terra no Sertão de Sergipe/Brasil e da Associação In Loco na Serra do Caldeirão/Portugal. Vol. I, Tese de Doutoramento. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2005. NEVES, L. J. O. Olhos mágicos do Sul (do Sul): lutas contra-hegemônicas dos povos indígenas no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. p: 111-151. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. OLIVEIRA, F. Quem canta de novo L’internationale? In: Santos, Boaventura de Sousa (org).Trabalhar o mundo: os caminhos do novo internacionalismo operário. Porto: Edições Afrontamento, 2004. PINTO, C. R. J. Uma história de luta do feminismo no Brasil. São Paulo: Editor Perseu Abramo, 2003. SHERER-WARREN , Ilse . Redes de movimentos sociais. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996. |
PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
PROF.ª DRª. ANDREA SILVA DOMINGUES
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PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde) 21 a 23/03/2016
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UFPA/Campus Universitário do Tocantins - Cametá, TIME \@ "d' de 'MMMM' de 'yyyy" 17 de março de 2016.
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPACametá convida a comunidade acadêmica a participar da Palestra “A Pós-Graduação e a Formação de Pesquisadores na Amazônia”, ministrada pelo Prof. Dr. Emmanuel Z. Tourinho, Professor Titular da UFPA, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Aula Inaugural da 3ª Turma do Curso de Mestrado em Educação e Cultura. DATA: 09 de março de 2016 Horário: 10h30 LOCAL: Auditório Alberto Moia Mocbel – UFPA-Cametá.
O programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá-PPGEDUC convida seus alunos para Aula Inaugural da turma de Mestrado em Educação e Cultura, turma 2016, com o tema: “A Pós-Graduação e a formação de Pesquisadores na Amazônia”, que será proferida pelo Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, Pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, que ocorrerá no dia 09/03/2016, quarta-feira, às 10h30, no auditoria Alberto Mocbel, Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá.
Prezados foi incluído na oferta do 2º período de 2016 o tópico DIREITO À EDUCAÇÃO no período de 11 a 15 de abril de 2016 com carga horária de 30h, 2cr, ministrado pela Professora Drª Adriana Aparecida Dragone Silveira.