DATA: 17/08/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Prédio Orlando Cassique - UFPA Cametá
TÍTULO:
A SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA CONSTITUIDA NAS RELAÇÕES EM SALA DE AULA MEDIADA PELO CONHECIMENTO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DE L. S. VIGOTSKI
PALAVRAS-CHAVES:
Criança, Conhecimento, Desenvolvimento, Subjetividade.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
Esta pesquisa traz um estudo na perspectiva de L. S. Vigotski para compreender como as relações de conhecimento na sala de aula vêm contribuindo na constituição da subjetividade da criança. Trata-se de uma metodologia de cunho qualitativo, do tipo etnográfica, cujas técnicas utilizadas para coleta de dados estão organizadas na observação participante e registro em diário de campo, sendo as análises realizadas através de narrativas de episódios. Empiricamente, a pesquisa vem se concretizando na turma do 4° ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Cametá/PA. Como suporte teórico, tem sua base nas contribuições de L. S. Vigotski e seus colaboradores. A partir do aprofundamento bibliográfico, compreendemos que o indivíduo não se constitui em uma unidade biológica apenas, mas também em uma unidade histórica, porque leva em seu caráter as características do desenvolvimento sociocultural, das quais a linguagem é constitutiva. A criança, assim, desde os primeiros momentos de vida, começa a fazer parte de um mundo constituído de significações e, conforme começa a vivenciá-lo e a se relacionar socialmente com o meio e com as práticas culturais desenvolvidas historicamente, compreende seus significados e produz sentidos, dando início à formação de sua consciência e, por conseguinte, daquilo que entendemos como subjetividade. Partindo dessa perspectiva, a escola, enquanto um ambiente sociocultural, tem um papel imprescindível na constituição da criança, pois na interação em sala de aula ela passa a vivenciar um contexto mais amplo de significações, de conhecimento elaborado cientificamente, que proporcionarão o desdobramento de suas funções superiores, criando, com isso, possibilidades de autorregulação de suas atividades, de ação e pensamento, dando forma a processos que se tornam fundamentais no seu desenvolvimento. Os resultados iniciais evidenciam que, nas tramas das relações em sala de aula, mediadas pelo conhecimento, o professor, como o outro mais experiente, conduz a criança à apropriação dos significados, que a fazem pensar, a agir, a perceber o mundo, os outros e si mesma. Em meio a esse processo constitutivo, vai imprimindo marcas que a configuraram em sua singularidade, reconstruindo os significados e criando múltiplas possibilidades de sentido. Evidenciamos que, nessas relações intersubjetivas desenvolvidas em sala de aula, a criança não aprende apenas a elaboração conceitual dos conhecimentos científicos, mas também o sentido das emoções afetivas, que são expressas em sua maneira de amar, de sentir prazer, amor, alegria, raiva, tristeza etc.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo à Instituição - LENICE HELOÍSA DE ARRUDA SILVA
Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Externo ao Programa - 1152892 - SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA
DATA: 23/07/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Prédio orlando cassique-campus cameta
TÍTULO: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: a experiência do POLO UAB/CAMETÁ/PA
PALAVRAS-CHAVES: Educação à distância. Expansão do Ensino Superior. Universidade Aberta do Brasil. Qualidade no ensino.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente dissertação faz parte das discussões desenvolvidas no contexto da pesquisa em andamento intitulada “A Educação a Distância no ensino superior: a experiência do Polo UAB/Cametá/PA”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, do Campus Universitário de Cametá/UFPA e tem como objetivo geral analisar a Educação à Distância no atual contexto capitalista, e em que medida a EaD pode ser compreendida como uma estratégia para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Como objetivos específicos, buscar-se-á apresentar a trajetória histórica da educação a distância no Brasil; conhecer os fundamentos e conceituação da EaD; destacar os marcos legais e sua inserção na educação, principalmente após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394/96. Segue-se analisando as políticas públicas de cunho neoliberal e seus desdobramentos para o ensino superior na modalidade em EaD e contextualizar os indicadores e dados atuais sobre a expansão no ensino superior no Brasil. E ainda: (i) apresentar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), após a aprovação do decreto nº 5.622/2005; (ii) investigar como ocorreu o processo implementação e implantação do Polo UAB/Cametá, bem como (iii) analisar o ensino ofertado e a qualidade imbricada na formação dos alunos egressos do Curso de Matemática. As bases teóricas para a feitura deste texto, serão ancoradas em estudiosos que pesquisam e discutem as condições de oferta de ensino numa perspectiva marxista, como Marx (1982), Araújo & Rodrigues (2007, 2012, 2011); Frigotto (1991, 2003), Kuenzer (1997), Cury (1985). Para tratar da Educação à Distância, buscaremos em Belloni (1999; 2002, 2003, 2006), Vieira (2005), Kenski (2003), Fidalgo (2009), Alonso (1994; 1999 e 2005), Peters (1989) e Preti (1995). A metodologia traz como norte o enfoque crítico-dialético por entendermos que se faz necessário dialogar com as informações acerca do processo de ensino a distância, que vem sendo implementado pelas IES. A pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa, considerando que há uma relação e dinâmica entre o mundo real e o sujeito. Os sujeitos da pesquisa serão os coordenadores, tutores e alunos egressos do Curso de Matemática/turma 2009. Como resultado inicial destacamos que a Educação a Distância cresceu de forma acentuada em nosso país se consideramos o aumento de mais de 500% em matrículas nesta modalidade de ensino a partir da década de 90. Com a criação dos Polos de Apoio Presencial, a Universidade Aberta do Brasil dissemina cursos a nível de graduação sem a princípio dar garantia da qualidade do ensino, reforçando assim as políticas de cunho neoliberal de expansão e não de inclusão. Veremos se sob o discurso da democratização, da universalização e da expansão do ensino superior, está se garantindo no Polo/UAB/Cametá, o acesso, a permanência e a saída com sucesso dos alunos que buscam formação de qualidade nos moldes da EaD.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Interno - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DA LINGUAGEM: ANÁLISES E REFLEXÕES NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Práticas pedagógicas. Concepções de Linguagem. Alfabetização e Letramento. Abordagem histórico-cultural.
Esta pesquisa é um estudo sobre as práticas pedagógicas de ensino da linguagem no 4º ano de uma escola pública municipal da zona urbana de Cametá/PA. Busca investigar as práticas pedagógicas para a apresentação de possíveis indícios de uma concepção de linguagem inspirada na abordagem histórico-cultural. Além disso, discute a questão do método de alfabetização e suas implicações na prática pedagógica a partir dos estudos de Braggio; debate os conceitos de alfabetização e letramento defendidos por Magda Soares e outras autoras; e discute, a partir de Vigotski e comentadores, como Fontana e Cruz, uma concepção de linguagem para além da técnica. A escolha do tema ocorreu a partir dos relatos dos professores em reuniões pedagógicas quanto às dificuldades de ensinar os alunos do 4º e 5º anos por não saberem “ler e/ou escrever”; dos altos índices de reprovação, principalmente no 4º ano; e porque a escola desenvolvia no contra turno Projeto de Leitura e Escrita. O que me provocou inquietações no sentido de investigar as práticas pedagógicas. Logo, a pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: as práticas pedagógicas voltadas para o ensino da linguagem apresentam indícios de uma concepção de linguagem – leitura e alfabetização - inspirada em uma abordagem histórico-cultural? Um estudo como este possibilita ampliar os conhecimentos sobre práticas pedagógicas e ensino da linguagem, permitindo refletir a concepção de linguagem, de criança e de sociedade que permeia essas práticas. Além de mostrar o que está por trás dos modelos de leitura e alfabetização geralmente utilizados na escola, assim como desconstruir os conceitos de alfabetização e letramento que norteiam o ensino da linguagem. Como relevância social, os resultados podem contribuir para se repensar as práticas pedagógicas voltadas para o ensino da linguagem, ao se apresentar um conceito de alfabetização para além da técnica. Quanto ao referencial teórico, a pesquisa utiliza os estudos de: Braggio (1992), Soares (1998, 2006, 2017a, 2017b), Kleiman (1995, 1996, 1998, 2006), Tfouni (1988, 1995, 1996), Fontana e Cruz (1997), Vigotski (1987, 1991, 1993, 1998, 2007, 2009) e Bakhtin (1976, 1998, 2003). Com relação à metodologia, é um estudo de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso com pesquisa bibliográfica, documental e de campo na perspectiva histórico-cultural. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: análise documental, observação participante (observação total) e entrevista.
ENTRE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES: O LIVRO DIDÁTICO EM ANGOLA NO PÓS-INDEPENDÊNCIA (1975-1980)
Educação, Livro didático, Angola, Pós-colonial, História da África
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os discursos e as representações sobre identidade e cultura angolana em livros didáticos utilizados em Angola no pós-independência. O recorte temático, que se situa nos cinco primeiros anos após a independência (1975-1980), pode nos levar a possibilidade de conhecer um pouco da história de Angola e das ideias que permearam nos campos dos movimentos pan-africanistas que também impulsionaram os movimentos de libertação na África no século XX. Utilizando, como metodologia de pesquisa, a análise de fontes históricas em acervos digitais, disponibilizadas em acervos digitais e o levantamento bibliográfico de autores pós-coloniais e dos estudos subalternos, como SAID (2007), (2011); FANON (1961), (2008); BHABHA (1998); SPIVAK (2010); HALL (2003), (2015) e MEMMI (2007), assim como autores africanos e brasileiros que escrevem sobre Angola, como NETO (2005), BITTENCOURT (2002), entre outros, não só podemos nos permitir a enveredar por outras metodologias de pesquisa, mas também, analisar e acessar o cenário Angolano em vésperas de pré e pós independência e projetar o panorama histórico, político, social e econômico pelo qual o país viveu. Da mesma forma que os livros didáticos analisados poderão visibilizar olhares sobre as permanências e rupturas daquilo que então tinha se constituído como uma cultura e identidade nacional angolana, assim como traçar novas perspectivas sobre a questão da representação e dos discursos que permeiam as velhas formas binárias do colonialismo. Utilizando autores brasileiros e africanos, procuraremos explanar um pouco sobre a história da Educação Formal em Angola e os usos do Livro Didático como um objeto que instiga valores aos leitores por meio de um discurso e buscaremos demonstrar ainda, juntamente com as análises bibliográficas e das fontes como esses mesmos discursos presentes nas fontes utilizadas, representam aspectos da educação formal em detrimento da cultura tradicional, ou ainda, sinais que estão nas entrelinhas dos textos que denotem aspectos de resistências e/ou permanências, mostrando como as lutas anticoloniais se desenvolveram ideologicamente a ponto desses discursos presentes nos livros se instrumentalizarem em meio de resistência e contribuírem para o desenvolvimento da criação de uma nova identidade nacional frente ao domínio dos colonizadores portugueses.
Práticas, Saberes e Resistências de Mulheres no Contexto Histórico e Cultural no Período da Extração da Borracha na Ilha de Itanduba, Município de Cametá/PA (1937 -1957)
Mulheres, Economia da Borracha, Práticas, Saberes e Resistências
O estudo, intitulado, Práticas, Saberes e Resistências de Mulheres no Contexto Histórico e Cultural no Período da Extração da Borracha na Ilha de Itanduba, Município de Cametá/PA (1937 -1957), tem como objetivo investigar a participação de mulheres ribeirinhas extrativistas durante a extração da borracha, analisando através da oralidade, as memórias e histórias de vida destas durante a execução das atividades de corte, coleta e comercialização da seringa, buscando entender como se caracterizou a participação de tais mulheres nas práticas socioculturais e nas dinâmicas de coletar e comercializar da seringa. Além de verificar como as atividades do corte da seringa, ao serem atreladas às relações socioculturais, dinamizavam os saberes e o cotidiano das mulheres ribeirinhas da ilha de Itanduba. Metodologicamente busca-se auxilio-teórico em estudos de autores que abordam temáticas relacionadas a: gênero, oralidade, memória, saberes culturais, economia da borracha na Amazônia, entre os quais destaca-se: THOMPSON (1992), POLLAK (1986) LUDKE E ANDRÉ (1986), WOLFF (2001), SIMONIAM (2010), PINTO (2004, 2010), LAGE (2015), BONDIÁ (2002) entre outros. Acrescida a pesquisa de campo, mediante a realização de entrevistas e conversas informais em busca de vestígios de vivencias e experiências das mulheres nos seringais da região. Desta forma, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, por compreender que essa abordagem está possibilitando desenvolver uma análise, cujas informações estejam mais próxima possível das histórias de vida dessas mulheres extrativistas e de sua participação nos diferentes trabalhos que desenvolviam. Sempre com a intenção de coletar mais falas, em busca de memórias expondo diversos saberes.
O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DA MULHER QUILOMBLA: PARTICIPAÇÂO POLÌTICA NA ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DAS ILHAS DE ABAETETUBA- ARQUIA
identidade, gênero, emancipação e etnia.
No trabalho intitulado O processo de emancipação da mulher quilombola: participação política na Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba- ARQUIA, investiga como ocorre esse processo de emancipação, e para isso analisamos as categorias identidade, gênero, emancipação e etnia, pois acreditamos que trabalhando estas categorias no decorrer da pesquisa irão proporcionar uma dimensão muito fundamental para o contexto da mulher quilombola. As premissas epistemológicas aqui adotadas tem como referência os estudos culturais e pós estruturalistas, elegem-se teóricos/as como: Gonzaléz (1984), Gomes (2003), Munanga (1996), Bhabha (1991), Louro(2000), Scott (2005), entre outros/as. Caracteriza- se por uma pesquisa qualitativa, pois, pretendemos buscar dados da realidade dos sujeitos investigados os quais não podem ser quantificados. Utilizaremos a história oral como metodologia, a qual tem importância no sentido de trabalhar com os sujeitos, para assim evidenciar suas histórias de vida, pois, os sujeitos trazem em seu cotidiano significações, e a história oral explicita singularidades, e evidencia o caráter processual da vida. E isso ocorre num jogo de articulação de espaços, tempos e nas diferentes dimensões de nós mesmos em busca de um conhecimento e utiliza como instrumentos de investigação entrevistas abertas, as quais foram analisadas na íntegra, pois, acreditamos que ao trabalharmos com as “narrativas da vida” conseguiremos ter uma maior aproximação com o objeto de pesquisa. Esta abordagem permitiu a problematização do objeto da pesquisa a partir de uma análise crítica sobre o processo de emancipação da mulher quilombola através de sua participação política na Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba- ARQUIA- na comunidade Arapapuzinho, e isso tudo com um olhar orientado a partir do referencial teórico e da pesquisa de campo.
SABERES TRADICIONAIS, MEMÓRIA E CULTURA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS CULTURAIS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ITACURUÇÁ (ABAETETUBA/PARÁ).
memória, saberes tradicionais, dispositivos legais, identidade quilombola
A presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade quilombola do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico brasileiro, que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua relação com as formas de transmissão desses saberes de geração em geração através da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para empreender o trabalho iremos identificar a relação dos dispositivos legais e a valorização dos saberes na comunidade quilombola do Itacuruçá. Nesta ótica, o trabalho utilizará como suporte, dispositivos legais, são eles, Constituição Federal do Brasil de 1988, com olhares atentos sob a Convenção 169 sobre Povos Indígenas e Tribais, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). O Decreto 4887, de 20 de novembro de 2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de quilombo. Posteriormente o decreto nº 6040, de 7 de fevereiro de 2007, e no âmbito educacional destacamos as leis 10639/2003 e 11645/2011, que obriga a inserção da cultura afro-brasileira no currículo escolar, como suporte jurídico para análise da organização escolar da comunidade quilombola do Itacuruçá. Assim, procuramos legitimar a proteção de tais saberes, bem como compreender a constituição do direito em nossa sociedade e o diálogo com as formas de organização educacional, politica e cultural do lócus de pesquisa na perspectiva da valorização dos saberes tradicionais, na media em que se registra a memória coletiva da comunidade para a compreensão das tradições e proteção dos saberes tradicionais. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014), Martins (1999), Pollak (1989), Carneiro (2007) e Geertz (2014) autores que discutem sobre a compreensão do estudo da história oral, memória, saberes tradicionais e meio ambiente. E ao problematizar sobre quais as práticas marcam as estratégias para o fortalecimento da cultura da comunidade e seu papel na dinâmica de valorização dos saberes tradicionais e da memória coletiva, contribui efetivamente para a organização politica, educacional e cultural do quilombo do Itacuruçá. Nesta perspectiva, utiliza-se: Diegues (2000), Michelotti (2008), Hall (2003), DaMatta (2000) e Bourdieu (1989). Assim, a pesquisa aponta que a comunidade coloca-se como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais, expressões culturais próprias, num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais, ligados às atividades produtivas que, para além dos procedimentos técnicos e agronômicos envolvidos, garantem a produção, o consumo e uma maneira específica de se relacionar com a natureza e com o mundo; assumindo, paralelamente, a necessidade de efetivar estratégias que possibilitem a proteção desses saberes, uma vez que atribuem ao avanço da lógica capitalista e à influência midiática de universalização de uma cultura hegemônica, a visível descontinuidade de traços culturais próprios da comunidade.
DATA: 23/07/2018
HORA: 10:30
LOCAL: Sala 004 - predio Orlando Cassique - Campus Cametá UFPA
TÍTULO:
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: implicações do uso de dispositivos móveis nas escolas de ensino médio no Município de Cametá/PA
PALAVRAS-CHAVES:
Educação. Tecnologias digitais móveis. Mediações.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A pesquisa, em andamento, analisa as implicações decorrentes do uso de dispositivos móveis nas escolas públicas de ensino médio no Município de Cametá/PA e as possíveis mediações decorrentes desse uso. Objetiva-se identificar e analisar as mudanças ocorridas nas relações/espaços/tempos, a partir da inserção das tecnologias digitais móveis no contexto das escolas pesquisadas que indique seus limites e possibilidades, considerando os principais condicionantes que limitam sua apropriação no espaço escolar. Para a análise das tecnologias digitais móveis no contexto da sociedade capitalista e as contradições advindas desse processo é adotado o referencial teórico marxista tomando por base Marx, Vieira Pinto, Mészáros e outros autores que discutem na mesma perspectiva. As particularidades da inserção das tecnologias digitais móveis no contexto das escolas públicas de ensino médio no Município de Cametá/PA são apresentadas e analisadas por meio de instrumentos de coleta de dados utilizando-se de entrevista semiestruturada com professores e a aplicação de questionários com alunos, além disso, da observação in lócus. A priori, é possível identificar a presença das tecnologias digitais móveis nos espaços educacionais, através do uso pessoal dos alunos, professores e gestores, apesar da existência de dispositivos legais que limitam seu uso. Observa-se, portanto, uma abertura das escolas para sua utilização, contudo, ainda não é possível afirmar que estabelecem novas formas de comunicação e criam novos espaços de aprendizagem. Ressalta-se a importância de serem estabelecidas mediações no sentido que possam contribuir com o processo educativo, todavia, não se pode perder de vista a dimensão da análise crítica das tecnologias nos espaços educacionais, uma vez que as tecnologias chegam através de uma relação mercantil.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES
Interno - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Externo ao Programa - 3357780 - MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - GISELE MASSON
DATA: 28/06/2018
HORA: 15:00
LOCAL: sala 001
TÍTULO:
NARRATIVAS DE VELHOS: A RESSIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DOS AFRO-BRASILEIROS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL E CULTURAL DA VILA DO TORRÃO MUPI/CAMETÁ-PARÁ
PALAVRAS-CHAVES:
Narrativas Orais, Velhos, Saberes, Imagem, Ressignificação e Educação.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente pesquisa realiza um estudo na comunidade do Torrão-Mupi localizada na vila de Janua Coeli que pertence a mesorregião da cidade de Cametá no Estado do Pará. Tomamos como problemática de pesquisa o imaginário negativo sobre o negro, sua invisibilidade e invalidação como agente social e cultural. Dessa forma, o objeto da pesquisa são os saberes e a contribuição advinda desses saberes dos afrodescendentes para a construção social e cultural da comunidade do Torrão-Mupi, a partir da interface de narrativas dos velhos com a educação escolar, contribuindo para se descolonizar as mentes, os saberes e os poderes de nossa sociedade, mostrando o protagonismo negro a partir desses sujeitos. Seguindo a linha de ouvir, recontar e ressignificar, temos como objetivo central da pesquisa: estudar, conhecer e enfatizar o protagonismo dos povos negros a partir da percepção dos velhos da comunidade supracitada, reconhecendo sua participação de forma positiva e ativa nos diversos segmentos da sociedade. Nosso arcabouço teórico-metodológico envolve a identidade negra no Brasil partindo das concepções de Neusa Sousa (1983) e Vicente Salles (1971) contextualizando o universo cultural afro-brasileiro no Pará. Para a identidade cultural e a negação do outro usaremos como base Stuart Hall (2003). Acerca das desigualdades sociais e dos processos de exclusão, a história oral de Thompson (1992), utilizada como método de pesquisa, e a problemática do racismo discutido nas bases abordadas por Schwarcz (1993).
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2351146 - LUIS FERNANDO CARDOSO E CARDOSO
Interno - 2425811 - LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL
Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
DATA: 27/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: sala 001- prédio orlando cassique - Campus cametá
TÍTULO:
Qualificação de pescadores artesanais na Amazônia: um estudo a partir dos projetos de formação da Colônia Z-16 de Cametá, Pará.
PALAVRAS-CHAVES:
Formação. Trabalho. Movimentos sociais. Pescador artesanal. Colônia Z-16.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:
Trata-se o presente trabalho de uma pesquisa em andamento, objetivando analisar os elementos da práxis educativa da Colônia Z-16 de Cametá, Pará, por meio de suas ações e projetos de formação voltados para os trabalhadores da pesca, a fim de contribuir com a construção da dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA). Em termos gerais, objetivamos analisar o contexto histórico-educativo de produção do conhecimento pela Colônia Z-16 e sua contribuição para o processo de formação e luta organizacional da fração da classe pescadora. Para tanto, tomamos como referência o materialismo histórico-dialético, com o uso da abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para levantamento dos dados fazemos uso de entrevista semiestruturada e aberta, de observação in lócus e de análise documental, tratando-os por meio da análise de conteúdo. O aporte teórico da pesquisa é consubstanciado por Marx (2004, 2008); Gramsci (1978, 1991); Grzybowski (1987); Kuenzer (2011); Frigotto (2010); Thompson (1987), dentre outros. A priori identificamos que a Z-16 tem sua história marcada pelas lutas e conquistas dos pescadores da região, que vem ao longo dos anos afirmando a identidade, os modos de vida e as relações de trabalho desses sujeitos. As análises iniciais apontam que a formação destes se dá no percurso de vivência coletiva, nas formas de sociabilidade, nos encontros, reuniões, palestras, projetos educativos, assumindo as dimensões sociopolítica e pedagógica. Nesse sentido, a pesquisa tratará, principalmente, dos projetos de formação desenvolvidos pela Z-16, uma vez que consideramos que a perspectiva de educação adotada pela instituição poderá corroborar para a emancipação dos sujeitos pescadores ou para a sua alienação e manutenção do capital. Foi possível identificar que apesar da fragilidade quanto ao fortalecimento organizacional da Z-16 na atualidade, os trabalhadores da pesca não estão acomodados e passivos, a luta permanece viva, ainda que a conjuntura ora vivenciada seja de engessamento, negação e alienação dos seus direitos. Mas é preciso avançar nas discussões para que possamos compreender a totalidade dessas questões a partir da materialidade dos projetos educativos, que poderão apontar novos caminhos na pesquisa, contribuindo para os achados que envolverão o caso em estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
EDUCAÇÃO POPULAR: ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA PRELAZIA DE CAMETÁ, DURANTE AS DÉCADAS DE 1980 E 1990
Educação Popular, Movimentos Sociais, Comunidades Cristãs
O presente estudo acerca da Educação Popular é resultado de uma pesquisa que vem se desenvolvendo junto à Diocese de Cametá para o Programa de Mestrado na linha de Educação, Cultura e Linguagem da Universidade Federal do Pará – Campus Cametá, o qual tem por fim analisar a participação da Igreja Católica no Município de Cametá, nas décadas de 1980 e 1990, para a formação e conscientização dos sujeitos inseridos no contexto das Comunidades Cristãs (CC’s/CEBs). No período estudado a Prelazia cria o Setor Educação para viabilizar às suas bases (CC’s) uma educação, segundo o próprio Setor, de cunho libertadora, pautada nas ideias de Paulo Freire, através de práticas educativas numa concepção emancipatória, formadora do letramento de adultos, da formação e conscientização do povo com vistas a transformações sociais profundas, da cidadania e da relação com o universo social, tanto da área da cidade quanto do campo. Assim, a educação, à luz das reflexões de Freire, teria o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Tal estudo partiu da seguinte inquietação: Qual a contribuição da Igreja Católica para a formação e conscientização dos sujeitos inseridos no contexto das Comunidades Cristãs da Prelazia de Cametá? O que instigou analisar o papel desempenhado pela Prelazia na viabilização de educação e formação às suas bases; verificação dos possíveis resultados dessa educação; e, elucidação se de fato a Prelazia buscou a formação de lideranças para a luta política. A relevância do presente estudo primou pela importância de entendermos o papel da Igreja Católica na região não apenas como uma instituição voltada para a missão do anúncio do Evangelho, mas preocupada também em contribuir na formação educacional e na construção cidadã do povo desta porção de terra da Amazônia paraense. O estudo em questão enveredou através de pesquisa e análise documental de relatórios de atividades, de viagens, atas, plano de ação, constantes dos arquivos da Diocese de Cametá, assim como, através de entrevistas e pesquisa bibliográfica.). O percurso teórico-metodológico iniciado na pesquisa levou em conta as considerações de Freire (1970), quando defende um modelo de educação que vise uma pedagogia crítico-educativa. O embasamento teórico contou, principalmente, com a contribuição de Paulo Freire em “Pedagogia do oprimido” (1970), “Educação e mudança” (1979), “Política e educação” (1993), “Pedagogia da autonomia” (1997); Moacir Gadotti “Estado e educação popular na América Latina” (1992), “Educar para um outro mundo possível” (2007). Da mesma forma, através deste quadro metodológico, se buscou também se buscou o apoio de estudos já produzidos tanto na área da educação popular a nível de Brasil e América Latina, quanto de estudos relacionados à Amazônia e sua conexão com o período ditatorial brasileiro. Contextos que se entrelaçam com o período vivenciado pela Prelazia de Cametá no decurso de tempo de análise abordado neste estudo, confrontando-se características vivenciadas na Prelazia e por outras regiões da Amazônia no período dos governos militares pós-64.