Banca de QUALIFICAÇÃO: Kelle do Rosário Braga Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Kelle do Rosário Braga Silva

Data: 27/06/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

AS IMPLICAÇÕES DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: A experiência da SEMED/Cametá no período de 2008 a 2014.

Palavras-Chaves:

Política educacional; Plano de Ações Articuladas; Formação continuada docente.

Páginas: 132

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este texto de dissertação de mestrado na versão da qualificação integra os trabalhos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS-Cametá -e, tem por objetivo analisar a política de formação continuada docente no município de Cametá no contexto do Plano de Ações Articuladas PAR - versão 2007-2011 e 2011-2014. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujo levantamento de dados tem por base as técnicas de análise documental e entrevista semi-estruturada. O lócus da pesquisa é a Secretaria Municipal de Educação de Cametá SEMED/Cametá e os sujeitos informantes serão os técnicos e/ou equipe responsável pelo PAR no referido município no período correspondente as versões em análise.  Pretende-se, ainda, entrevistar  alguns professores da rede municipal, além de membros do Sindicato de  professores. Como se trata de análise de política sugere-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados na tentativa de desvelamento dos sentidos latentes aos discursos veiculados oficialmente, ainda que os significados sejam importantes no contexto destas mesmas politicas.  A contradição, a mediação, a totalidade e a historicidade são princípios fundantes e indispensáveis na proposta teórico-metodológica aqui adotada  por se tratar do estudo do fenômeno educacional, pois ainda que a educação seja a única pratica social juridicamente ordenada pelo Estado Moderno ela conforma projetos  e interesses em disputa e guarda as marcas de um processo histórico contraditório.  Dentre os autores que situam e fundamentam o debate podemos citar os seguintes: Alves (1996), Kuenzer (1999), Melo (1999), Araújo (1999), Frigotto (2001), Ramalho, Nunez, Gauthier (2003), Almeida (2005), Maúes e Lima (2005), Sander (2008), Noma (2008), Camini (2009), Stival e Gisi (2009), Gatti, (2011), Camargo, Ribeiro e Mendes, (2016) entre outros. Ainda na fase de elaboração os resultados da pesquisa já sinalizam sua importância por trazer conceitos sobre competência docente e as implicações da tríade: formação, capacitação e qualificação profissional que ocorreram na políticas de formação. A formação docente no contexto das orientações oficiais que traz a importância do papel do Plano Nacional de Educação PNE, Plano de Desenvolvimento da Educação PDE, o Compromisso Todos pela Educação PMCTPE, regido pelo Decreto 6.094/2007 e a Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente. E por último verificou-se as demandas, ações e estratégias da formação constantes nos documentos do PAR -primeira e segunda versão – que revelam que na área 2 da dimensão 2 foram inúmeras as propostas encaminhadas e embora a SEMED se comprometesse com temas importantes de formação continuada na pratica apenas na versão 2 aparece o PNAIC como único programa com a temática da linguagem, porem sob o financiamento exclusivo do MEC. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 1769360 - Maria Sueli Correa dos Prazeres

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu