Banca de QUALIFICAÇÃO: Kelle do Rosário Braga Silva
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
Discente: Kelle do Rosário Braga Silva
Data: 27/06/2017
Hora: 14:00
Local: Campus de Cametá - Sala 001
Título:
AS IMPLICAÇÕES DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: A experiência da SEMED/Cametá no período de 2008 a 2014.
Palavras-Chaves:
Política educacional; Plano de Ações Articuladas; Formação continuada docente.
Páginas: 132
Grande Área: Ciências Humanas
Área: Educação
Resumo:
Este texto de dissertação de mestrado na versão da qualificação integra os trabalhos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS-Cametá -e, tem por objetivo analisar a política de formação continuada docente no município de Cametá no contexto do Plano de Ações Articuladas PAR - versão 2007-2011 e 2011-2014. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujo levantamento de dados tem por base as técnicas de análise documental e entrevista semi-estruturada. O lócus da pesquisa é a Secretaria Municipal de Educação de Cametá SEMED/Cametá e os sujeitos informantes serão os técnicos e/ou equipe responsável pelo PAR no referido município no período correspondente as versões em análise. Pretende-se, ainda, entrevistar alguns professores da rede municipal, além de membros do Sindicato de professores. Como se trata de análise de política sugere-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados na tentativa de desvelamento dos sentidos latentes aos discursos veiculados oficialmente, ainda que os significados sejam importantes no contexto destas mesmas politicas. A contradição, a mediação, a totalidade e a historicidade são princípios fundantes e indispensáveis na proposta teórico-metodológica aqui adotada por se tratar do estudo do fenômeno educacional, pois ainda que a educação seja a única pratica social juridicamente ordenada pelo Estado Moderno ela conforma projetos e interesses em disputa e guarda as marcas de um processo histórico contraditório. Dentre os autores que situam e fundamentam o debate podemos citar os seguintes: Alves (1996), Kuenzer (1999), Melo (1999), Araújo (1999), Frigotto (2001), Ramalho, Nunez, Gauthier (2003), Almeida (2005), Maúes e Lima (2005), Sander (2008), Noma (2008), Camini (2009), Stival e Gisi (2009), Gatti, (2011), Camargo, Ribeiro e Mendes, (2016) entre outros. Ainda na fase de elaboração os resultados da pesquisa já sinalizam sua importância por trazer conceitos sobre competência docente e as implicações da tríade: formação, capacitação e qualificação profissional que ocorreram na políticas de formação. A formação docente no contexto das orientações oficiais que traz a importância do papel do Plano Nacional de Educação PNE, Plano de Desenvolvimento da Educação PDE, o Compromisso Todos pela Educação PMCTPE, regido pelo Decreto 6.094/2007 e a Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente. E por último verificou-se as demandas, ações e estratégias da formação constantes nos documentos do PAR -primeira e segunda versão – que revelam que na área 2 da dimensão 2 foram inúmeras as propostas encaminhadas e embora a SEMED se comprometesse com temas importantes de formação continuada na pratica apenas na versão 2 aparece o PNAIC como único programa com a temática da linguagem, porem sob o financiamento exclusivo do MEC.
Membros da Banca:
Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes
Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues
Interno - 1769360 - Maria Sueli Correa dos Prazeres
Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu