Banca de QUALIFICAÇÃO: Vicente de Paulo Ribeiro Estumano
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
Discente: Vicente de Paulo Ribeiro Estumano
Data: 22/06/2017
Hora: 16:00
Local: Campus de Cametá - Sala 001
Título:
UM OLHAR PSICOSSOCIAL ACERCA DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR.
Palavras-Chaves:
Violência Simbólica; Pierre Bourdieu; Violência escolar.
Páginas: 52
Grande Área: Ciências Humanas
Área: Educação
Resumo:
A presente pesquisa em andamento traz como problema um questionamento a respeito da violência simbólica onde se busca investigar quais os impactos psicossociais dessa violência na vida dos estudantes de uma escola municipal no centro da cidade de Cametá/Pa. Para tanto, buscou-se nas teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu, precursor do conceito de violência simbólica, a compreensão da dinâmica dessa violência na sociedade e mais especificamente nas instituições escolares. Através de suas análises sobre o sistema de ensino francês, o autor constatou que existia, entre as classes sociais, uma imposição e inculcação de uma cultura dominante sobre a outra dominada, e que esse processo precisava ser desconstruído para assim o sistema escolar, realmente, ser um processo justo e democrático. Dessa forma, definiu-se como objetivo geral do estudo, problematizar a violência simbólica no contexto escolar e seus impactos psicossoais na vida dos estudantes, e os objetivos específicos foram no sentido de discutir as relações de poder e os conflitos nas instituições escolares; verificar situações que evidenciam violência simbólica no contexto escolar e a percepção dos alunos envolvidos; refletir sobre os impactos psicossociais provocados pela violência simbólica na vida dos alunos; identificar ações pedagógicas que influenciam e combatem a violência simbólica. A pesquisa está sendo desenvolvida com 10 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola que possui altos índices de violência no município, dados registrados nos órgãos de proteção de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com uso de grupos focais para a coleta de dados. Neste texto, expõe-se uma visão panorâmica da violência escolar, o contexto histórico e suas causas, em seguida destaca-se as análises sociológicas desenvolvidas por Pierre Bourdieu sobre a sociedade dando ênfase ao sistema de ensino e a violência simbólica e outros conceitos desenvolvidos pelo autor. Por fim, descreve-se os procedimentos de investigação da pesquisa, onde apresenta-se os desdobramentos que serão realizados para se chegar aos resultados.
Membros da Banca:
Presidente - 2353907 - Cezar Luis Seibt
Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda
Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira
Externo ao Programa - 1256459 - Airle Miranda de Souza
Externo ao Programa - 1153159 - Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel