Banca de QUALIFICAÇÃO: Vilma do Socorro Barroso Miranda

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Vilma do Socorro Barroso Miranda

Data: 20/06/2017

Hora: 17:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Currículo e Identidade Cultural. A vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar. Um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Cametá-Tapera.

Palavras-Chaves:

Currículo, cultura, ideologia.

Páginas: 120

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa intitulada Currículo e Identidade Cultural a vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar. Um estudo na escola de ensino fundamental de Cametá-Tapera se fundamentou na necessidade de identificar, analisar e compreender a estrutura curricular da escola de Ensino Fundamental de Cametá - Tapera e os impactos no processo de aprendizagem dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental na disciplina história. Assim como encaminhamento para o estudo, determinou-se como objeto da pesquisa o conhecimento escolar, pois o consideramos como tema central do campo do currículo. O objetivo geral buscou analisar o currículo de história da escola de ensino fundamental de Cametá – Tapera, a partir de processos de integração ou não entre o prescrito na institucionalidade escolar e a vida cotidiana dos discentes, numa perspectiva de se fortalecer ou não as identidades de classe dos sujeitos presentes nos processos formativos de ensino e de aprendizagem. A partir do objetivo geral definimos como objetivos específicos a saber: Analisar a proposta curricular da disciplina história das séries finais  da Escola de Ensino Fundamental  de Cametá–Tapera sob a perspectiva dos livros didáticos utilizado na escola; Analisar a proposta curricular  da Escola do ensino fundamental de Cametá - Tapera a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; analisar os projetos pedagógicos, realizado na escola, como parte da proposta curricular, identificando a ligação que estes fazem com a realidade dos alunos; verificar como os procedimentos curriculares – teórico e prático –  se efetivam na sala de aula, verificando se há integração entre os conhecimentos cotidianos dos sujeitos da aprendizagem e o conteúdo da disciplina história.  O eixo epistemológico da pesquisa foi baseado no enfoque crítico-dialético que considera a ação como a categoria epistemológica fundamental para a explicação científica. O método de pesquisa se pautou no materialismo histórico dialético que analisa o objeto em sua totalidade, e a   percepção da sociedade através das contradições sociais. Todo trabalho investigativo partiu de reflexões do campo de estudos curriculares e culturais, aqui entendido como a vida cotidiana, uma vez que as identidades históricos sociais se encontram no âmago das proposições curriculares e das disposições culturais e cotidianas que a pesquisa pretendeu investigar. Numa rede complexa de relações que emergem no espaço da Escola, o currículo se constitui como um terreno profícuo e ao mesmo tempo, ambíguo, de estruturações e reestruturações que vão delineando e demarcando a forma curricular e pedagógica de cada realidade educativa.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva