Banca de QUALIFICAÇÃO: Benedito Nunes Sacramento
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
Discente: Benedito Nunes Sacramento
Data: 20/06/2017
Hora: 14:00
Local: Campus de Cametá - Sala 001
Título:
O ENSINO MÉDIO MODULAR COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE DO CAMPO NA AMAZÔNIA.
Palavras-Chaves:
POLÍTICA. POLÍTICAS EDUCACIONAIS. ENSINO MÉDIO MODULAR.
Páginas: 79
Grande Área: Ciências Humanas
Área: Educação
Resumo:
A presente pesquisa, intitulada “O ensino médio modular como política de formação da juventude do campo na Amazônia”, tem por objetivo analisar o ensino médio modular como política de formação da Juventude do campo no contexto da escola Dr. Ângelo Custódio Corrêa, localizada na vila de Juaba no município de Cametá/Pa, bem como as políticas educacionais e seus impactos para a formação da juventude, uma vez que o ensino médio tem uma grande relevância na educação dos jovens, no entanto é necessário lutar e combater a descontinuidade de políticas públicas no que concerne à formação do ensino médio. O estudo conta com uma abordagem de caráter qualitativo sob o solo epistemológico baseado no materialismo histórico dialético, e segue os seguintes procedimentos para a realização da pesquisa: revisão bibliográfica acerca do tema em estudo, pesquisa de campo, observação in lócus na vila de juaba e aplicação de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da comunidade escolar em questão, assim como a gestão da E.E.E.M. Profª Osvaldina Muniz que coordena o SOME e a 2ª Unidade Regional de Educação – URE de Cametá. A pesquisa de campo tem como meta reunir informações que possam contribuir para a análise do objeto investigado considerando assim, meios que permitam tanto a reflexão, quanto a contradição, do qual pode gerar uma nova descoberta no campo do conhecimento. Para fundamentar a análise, o pensamento Marxista, contribui com a interpretação dos dados, levando em conta as categorias que pautam pelo princípio da mediação, da contradição e da totalidade. Nesse sentido, seguem os autores que corroboram com o texto, destacam-se Carnoy (1987), Corrêa (2005), Cury (1995), Freire (1996; 2011), Frigotto (2004; 2011), Krawczyk (2004; 2009), Kopnin (1978; 1993), Kosik (1976; 1978), Kuenzer (1988, 2009), Machado (1998; 2009), Ramos (2004; 2005), Oliveira (2004; 2009), dentre outros. Como resultados preliminares o ensino médio como modalidade de ensino do sistema modular vem colaborando com a formação da juventude promovendo de tal maneira a aproximação entre o conhecimento teórico e a pratica social, apesar de termos ainda ausência de políticas públicas eficazes para o ensino médio, do qual, o Estado mante-se neutro de sua responsabilidade com a educação.
Membros da Banca:
Presidente - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva
Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues
Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes
Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva