Banca de DEFESA: MARIANELA LAURA QUISBERT

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 
DISCENTE: MARIANELA LAURA QUISBERT
DATA: 27/04/2018
HORA: 09:30
LOCAL: SALA 001 - PREDIO ORLANDO CASSIQUE - CUNTINS
TÍTULO:

JOVENS DO NORTE INTERAGINDO COM JOVENS DO SUL DO BRASIL: Um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook


PALAVRAS-CHAVES:

Dialogo de saberes, Saber ambiental, Educomunicação, Mídia Social Facebook, Jovens de Brasil.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Na atualidade, existe a necessidade de refletir acerca da concepção de uma Comunidade Virtual por meio de uma Mídia Social, como o Facebook, e as interações digitais da juventude. Nesta pesquisa, se propõe um espaço virtual que possivelmente gere um diálogo de Saberes Ambientais entre estudantes jovens de quatro escolas de regiões geograficamente diferentes, dois da Região Norte e dois da Região Sul do Brasil. A hipótese a ser confirmada ou refutada após análise dos indicadores de diálogo, consiste na afirmação da possibilidade de diálogos construtores de saberes por meio de uma mídia social a partir de uma concepção Educomunicativa e Biorriozomática. Neste contexto, se identifica e se avalia quais serão as contribuições que podem surgir a partir da interação para fundamentar uma proposta de sensibilização ambiental da juventude para o respeito ao seu Meio Ambiente, o que se traduz também num respeito entre eles e uma valorização de suas culturas, para isto usando o acesso e o interesse da juventude sobre as redes sociais na internet. O referencial teórico é enriquecido por um dialogo, na perspectiva pluralista com base freireana, entre diversos autores que auxiliam a consolidar o pensamento e posição da questão tecnológica na educação como: VIERIA PINTO (2005), SANTAELLA, LEVI, CASTELLS, SIBILA, DELUEZE E HEIDEGGER. Os jovens dialogam, criando com sua participação num espaço que propicia a convivência segura na diversidade dentro de um ambiente digital oferecido pela tecnologia. Neste processo, se propõe aos jovens um diálogo de sentidos e saberes de coletividade no princípio da complementaridade de práticas ambientais (LEFF, 2013). A partir de alguns indicadores de diálogo como: a ocorrência de eventos de igualdade e empatia dentro do grupo (YANCHELOVICH, 2001), a necessidade de horizontalidade (BUBER, 1979; FREIRE, 1987) e as quatro habilidades a ser desenvolvidas nos jovens como aprender a falar, a ouvir, a suspender os pressupostos e a respeitar (ISAACS, 1999); se realiza uma análise de conteúdo dos comentários que provocaram as interações dos jovens com e sem intervenção. O resultado desta análise permite a confirmação ou não da hipótese proposta e este movimento traz consigo a possibilidade de refletir o que se gerou nos jovens neste intento de diálogo. Dentro dos parâmetros de exigidos pela metodologia da pesquisa ação (THIOLLENT,) e a técnica de analises de conteúdo dos dados coletados (FRANCO,) se chegam a resultados e conclusões que se divulgaram nas escolas participantes para poder refletir sob o dialogado e ser fonte de futuras experiências.


MEMBROS DA BANCA: 
Externo à Instituição - Ana Maria Hoepers Preve
Presidente - 1808826 - Ariel Felman
Interno - 1769360 - Maria Sueli Correa dos Prazeres