Dissertações 2018

BENEDITA MARILDA FERREIRA CALDAS

A vida como travessia: metamorfoses de Alfredo nas narrativas dalcidianas

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

BENEDITO NUNES SACRAMENTO

Política de Ensino Médio Modular no Pará: princípios, diretrizes e práticas formativas para juventude do campo na Amazônia

Orientador: Prof. Dr.  Gilmar Pereira da Silva

 

DARCIELLY DA SILVA CARDOSO

Capoeira e o diálogo na escola: a experiência socioeducativa e inclusiva no Polo Escola Arte/ASSOCASE, Cametá-PA

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

DIVINO ROGÉRIO CARDOSO SILVA

Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA

Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira

 

EDNA SOARES MARTINS

O afetivo nas relações de conhecimento: repercussões nas dinâmicas interativas na sala de aula

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

 

ELIELMA DO SOCORRO LOBO DOS SANTOS

Micropolíticas e educação para as relações de gênero: Pistas Cartográficas do Grupo LGBT de Igarapé-Miri/PA

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

ELISANGELA MOREIRA SILVA

Inclusão em uma escola particular em Cametá/PA: um estudo de caso à luz teórica de Vygotsky

Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman

 

GILMA GUIMARÃES LISBOA

Pelas mãos de Clarice: o desabrochar da experiência literária na Sala de Leitura Clarice Lispector

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

GISÉLY DAMASCENO FURTADO

No rio, entre lançantes e vazantes: identidade e trabalho das mulheres da pesca em Cametá/PA

Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes

 

JESSÉ PINTO CAMPOS

A leitura por vir: Melodias poéticas do aprender-ensinar nas travessias do texto-leitor

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

JOATAN SOARES DE SOUSA

Saberes tradicionais dos remanescentes de quilombolas da comunidade Umarizal (Baião/PA)

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

KELLE DO ROSÁRIO BRAGA SILVA

A formação continuada docente no contexto da política de educação de Cametá/PA: As implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007 a 2014

Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes

 

MARCELO BARROS CAPELA

Política de avaliação da educação básica: implicações do IDEB para a qualidade do ensino na EMEF Profa. Maria Nadir Filgueira Valente, Cametá-PA

Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes

 

MARIANELA LAURA QUISBERT

Jovens do Norte interagindo com jovens do sul do Brasil: um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook

Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman

Coorientador: Prof. Dr. Ademilde Silveira Sartori

 

MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE

Uma leitura histórico-cultural sobre as práticas formativas e os processos de apropriação dos conhecimentos vivenciados por crianças em uma escola pública no município de Cametá/PA

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

 

OBERDAN DA SILVA MEDEIROS

Educação quilombola: Constituição de Lideranças e Práticas de Resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

RAIMUNDO NONATO GAIA CORREA

Práxis produtiva e processos de constituição de identidade de pescadores artesanais da amazônia paraense: o contexto da Colônia Z-16 de Cametá

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

REGIANE FARIAS NEVES

Tramas da sexualidade em Antônia Cudefacho: Educação, micropolíticas e resistências

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

SHERLYANE LOUZADA PINTO

Plantas medicinais: saberes, práticas e ensinamentos presentes na vivência de antigos moradores da cidade de Cametá-PA

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

SILVANA SOUZA GONÇALVES

O movimento que vem do campo: o currículo do programa Projovem Campo Saberes da Terra. Uma análise da experiência na Comunidade de Porto Alegre/ Cametá-Pará

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

TEODORO GAIA DE MELO

Diálogo entre conhecimento científico e do senso comum de alunos/agricultores no contexto da educação do campo

Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira

 

VICENTE DE PAULO RIBEIRO ESTUMANO

Violência simbólica no contexto escolar: implicações psicossociaisa

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt

 

VILMA DO SOCORRO BARROSO MIRANDA

Currículo e identidade cultural: a vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar

Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva