| ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO | 
| NARRATIVAS MUPIENSES: um estudo sobre as estratégias de acesso à educação na vila da comunidade negra do Torrao-Mupi em Cameta/PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho | 
|  | 
| ANTONILDA DA SILVA SANTOS | 
| O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DA MULHER QUILOMBOLA: participação política na associação das comunidades remanescentes de quilombos das ilhas de Abaetetuba – ARQUIA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| CARLA ALICE FAIAL | 
| ARTE-PERFORMANCE E EDUCAÇÃO PALHAÇOS, MONSTROS, CORPOS EM TELA: experimentações cartográficas na escola básica | 
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda | 
|  | 
| DANIELA SANTOS FURTADO | 
| ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM (LEITURA E ESCRITA): análises de práticas pedagógicas em classes de 4º ano do ensino fundamental | 
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo | 
|  | 
| DÉRCIO COELHO PINTO | 
| NOS ENTORNOS DA CIDADE DE CAMETÁ (DÉCADAS DE 1980-2000): um estudo da ocupação da terra e formas de trabalho e moradia | 
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes | 
|  | 
| DILMA CARDOSO PEREIRA | 
| Processos de formação profissional: um estudo com os egressos do Curso Técnico em Alimentação Escolar/PROEJA – Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins-Cametá-PA | 
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues | 
|  | 
| DINALVA DO SOCORRO SANTOS DA COSTA | 
| FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES CULTURAIS NA ESCOLA QUILOMBOLA 4 DE MARÇO | 
| Orientador: Prof. Dr. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| DORIELSON DO CARMO RODRIGUES GAIA | 
| O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO PARÁ COMO POLÍTICA PÚBLICA: implantação e implementação no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins/Cametá | 
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva | 
|  | 
| EDER JACSON DIAS PEREIRA | 
| SABERES DO TRABALHO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS MULHERES NEGRAS DO SÃO BENEDITO DO VIZEU/MOCAJUBA – PARÁ | 
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues | 
|  | 
| EDILENE DO SOCORRO CORRÊA | 
| DESENHOS DE UM CURRÍCULO MOVENTE: Experimentações com arte e produção de sentidos na escola básica | 
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda | 
|  | 
| ELEUZA DE SOUZA | 
| A PARTICIPAÇÃO DAS TRABALHADORAS AGRICULTORAS NO STTR/CAMETÁ: Trajetória histórica, lutas e constituição da mulher em ser social | 
| Orientador: Prof. Dr. Odete da Cruz Mendes | 
|  | 
| ELLEN RODRIGUES DA SILVA MIRANDA | 
| DOS MUTIRÕES AOS PIMENTAIS: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense | 
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues | 
|  | 
| FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO | 
| HEIDEGGER: entre a técnica e a serenidade | 
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt | 
|  | 
| GEANICE RAIMUNDA BAIA CRUZ | 
| A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: a experiência do Polo UAB/Cametá/PA | 
| Orientador: Prof. Dr. Orientadora: Profª. Drª. Gilmar Pereira da Silva | 
|  | 
| ILDA GONÇALVES BATISTA | 
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: implicações do uso de dispositivos móveis nas escolas de Ensino Médio no município de Cametá (PA) | 
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres | 
|  | 
| JANICE RODRIGUES DA SILVA | 
| ENTRE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES: o livro didático e nacionalismo na Angola independente (1975-1980) | 
| Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal | 
|  | 
| JOENIA NUNES DOS PRAZERES | 
| SÍTIOS AGRÍCOLAS DAS COLÔNIAS SÃO VICENTE E PONTA GROSSA: uma experiência agrícola desenvolvida nas décadas de 1970 e 1980 na comunidade de Carapajó, município de Cametá/Pará | 
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes | 
|  | 
| JOSÉ RIVALDO ARNAUD LISBOA | 
| ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA PRELAZIA DE CAMETÁ: o contexto da educação popular no período de 1980 a 1999 | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| KEILLA PATRÍCIA MENDES DE SOUZA | 
| EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| LAÉRCIO FARIAS DA COSTA | 
| SABERES TRADICIONAIS, MEMÓRIA E CULTURA: uma análise das práticas culturais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) | 
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| LEIDIANI PENA PINHEIRO | 
| O PAPEL SOCIOCULTURAL DA MULHER KA’APOR DENTRO DA COMUNIDADE XIE PIHŨ RENDA/TERRA INDÍGENA ALTO TURIAÇU | 
| Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes | 
|  | 
| MARIA ISABEL BATISTA RODRIGUES | 
| A PRÉ-ESCOLA NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR, MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ: memórias do trabalho docente e prática pedagógica | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| MEURYGREECE CALDAS FARIAS | 
| PRÁTICAS, SABERES E RESISTÊNCIAS DE MULHERES NO CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL NO PERÍODO DA EXTRAÇÃO DA BORRACHA NA ILHA DE ITANDUBA, MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| NANCY DA CRUZ RIBEIRO | 
| A GESTÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PERSPECTIVA DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EM UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS DE CAMETÁ/PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes | 
|  | 
| RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES | 
| A CONCEPÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: a implantação do SENAI, no município de Cametá-Pará (1975-1985) | 
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman | 
|  | 
| ROSINÉLIS BAIA CORRÊA | 
| APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A Relação Professor-Aluno em Carl Rogers e Paulo Freire | 
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt | 
|  | 
| SARA CORRÊA DIAS | 
| FORMAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS NA AMAZÔNIA: um estudo na Colônia Z-16 de Cametá, Pará | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilmar Pereira da Silva | 
|  | 
| SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS | 
| CRIANÇA E SUBJETIVIDADE: um estudo sobre a prática pedagógica na mediação do conhecimento escolarizado | 
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |