| ANA CAROLINA CORREA NOGUEIRA |
| ENEIDA, SIMPLESMENTE: insurgências literárias e feministas nos movimentos do escrever-educar |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| ANDREZA PRAZERES GAIA |
| CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS EM CONTEXTO EDUCACIONAL: identidade e diversidade linguística no ensino de língua portuguesa em Cametá-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado |
| |
| BRUNO HENRIQUE SILVA DA SILVA |
| POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFPA: Desafios e perspectivas para Construção de Um Modelo de Universidade Pública, Inclusiva e Democrática na Amazônia |
| Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva |
| |
| CLÁUDIO ANTÔNIO TRINDADE ANDRADE |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: análise de uma vivência na EMEIF Santa Terezinha em Cametá-Pará |
| |
| CRISTIANE VALENTE CUNHA |
| LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: identidade e formação docente no percurso dos estudantes da Ufpa/Cametá |
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
| |
| CRISTINA DA SILVA BARROS |
| O PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS/PA: a Parceria Público-Privada nas políticas educacionais para Educação Básica |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| DAILMA DA SILVA MEDEIROS |
| A POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR PARA ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO MÉDIO DE TUCURUÍ (2021-2024) |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| DANIELLE DE MELO VIANA |
| VIVÊNCIAS E IDENTIDADES RIBEIRINHAS EM OEIRAS DO PARÁ: interfaces de língua, cultura e educação |
| Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado |
| |
| DEILANE MIRANDA DE FREITAS |
| UNIVERSIDADE PÚBLICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARÁ: reflexões sobre as contribuições do Campus de Cametá-UFPA no município de Oeiras do Pará |
| Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva |
| |
| DEISE DA SILVA MEDEIROS |
| A TRAJETÓRIA DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO E EM CARGOS DE GESTÃO NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PARÁ |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
| |
| DEONILO DE SOUSA BATISTA |
| ENTRE RIOS E FLORESTAS: um estudo sobre o transporte escolar e os saberes sistematizados na Amazônia paraense |
| Orientador: Prof. Dr. Egídio Martins |
| |
| DRIELLEN BARROSO COUTINHO |
| AS ARTES DE VIVER, CANTAR, NARRAR E DANÇAR DE MULHERES NEGRAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE NOVA AMÉRICA - OEIRAS DO PARÁ: uma perspectiva interseccional em educação antirracista |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| EDILEUZA GONÇALVES PIMENTEL |
| SABERES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JOVENS E ADULTOS - EEJA |
| Orientador: Prof. Dr. Egídio Martins |
| |
| ENILDO CHAVES CALDAS |
| EDUCAÇÃO NO CAMPO: análise da política do transporte escolar da vila Angelinópolis, Baião-Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| ERLENY GARCIA ARNOUD |
| NAVEGANDO POR RIOS DE CONHECIMENTOS: educação, saberes e práticas de cura com plantas medicinais de mulheres na Ilha Téntem, município de Cametá/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| EUNICE PEREIRA DA SILVA |
| INTERSECCIONALIDADE E RESISTÊNCIA AFRO-FEMININA NA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares |
| |
| FERNANDA BATISTA WANZELER |
| LAÇOS E MEMÓRIAS DO GABINETE LITERÁRIO CAMETAENSE: espaço de propagação de leitura no século XIX |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares |
| |
| GISELE RIBEIRO LICA FORTUNATO |
| A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COM PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado |
| |
| HERILENE CHAVES DE SOUSA |
| A PRESENÇA DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NAS REDES MUNICIPAISDE ENSINO DO PARÁ (2011-2020) |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| INATAIA ASSURINI |
| AS PLANTAS MEDICINAIS NA EDUCAÇÃO E CULTURA DO POVO ASSURINI DO TROCARÁ |
| Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
| |
| IONARA CONCEICAO LEMOS PINHEIRO |
| PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS NA CENA ROCK EM TUCURUÍ/PA: Educação, Feminismos e Resistências Culturais |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| JEISSIANE SALGUEIRO FRANÇA |
| PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUCURUÍ/PA: Dificuldades e desafios dos educandos no cotidiano escolar |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| JOELSON CONCEIÇÃO DIAS DA SILVA |
| EDUCAÇÃO MUSICAL E PRÁTICAS DECOLONIAIS: os projetos de extensão e suas contribuições para a formação musical no Instituto Estadual Carlos Gomes |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| JUAREZ JOSE PINHEIRO NETO |
| POTÊNCIAS EDUCATIVAS DO ESCREVER SOBRE SI NO ADOLESCER: interpretações na literatura juvenil |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt |
| |
| LEILA SUELY VELOSO PERES |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: A força das normas legais e os desafios da implementação de políticas públicas educacionais na rede municipal de ensino de Tucuruí/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| LIDIANE WANZELER ARAUJO |
| SENTIDOS E POTÊNCIAS DO CORPO FEMININO: Experiências educativas e culturais com mulheres de mais idade na dança do carimbó em Tucuruí/PA |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| MARIA BENEDITA MONTEIRO MOREIRA |
| EXERCÍCIOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS COM CRIANÇAS AUTISTAS: reflexões e análises de eventos significativos |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| MARIA LEONICE ANDRADE DE ALMEIDA |
| ENTRE AS REDES E A RODA DE CAPOEIRA: Múltiplas ciberformações no saberfazer afro-brasileiro |
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
| |
| MARINALDO BAIA CORREA |
| O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUCURUÍ/PA (2008 a 2019) |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| MICHELLE FERREIRA DA COSTA |
| LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: estudo de caso em uma escola ribeirinha em Cametá/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente |
| |
| MURETEHOA ASSURINI |
| A ETNOMATEMÁTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA: Saberes Tradicionais sobre a Contagem do Povo Assurini |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| NELSON RENATO ALFAIA MACIEL |
| ROBÓTICA COM AÇAÍ: a criação de dispositivos com uso de tecnologia e saberes locais no município de Cametá-PA |
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
| |
| OLIDETE DE ARAUJO |
| INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| ROSANA RIBEIRO CORDEIRO |
| PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PÁ |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| RUBENS CLÁUDIO OLIVEIRA SOUSA |
| FORMAÇÃO DO CORPO-TERRITÓRIO: O Papel Educacional das Danças Afro-Brasileiras na Escola Quilombola Sagrada Família e na Valorização da Comunidade Quilombola de Bujaru-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| |
| RUDYERI RIBEIRO PANTOJA |
| O FILME-MANIFESTO E A REBELDIA DO CORPO: traçados de uma arte-resistência na educação |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| VANACY DO SOCORRO LEAO DOAMARAL |
| EDUCAÇÃO SEXUAL E CURRÍCULO NA REGIÃO MARAJOARA BREVES PARÁ |
| Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues |
| |
| VANDERLEIA ASSURINI |
| OMO’EPOTA KONOMITOA: Experiências de Alfabetização na Língua Materna na Aldeia Assurini do Trocará |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| WAKAMUWIA ASSURINI |
| ESPAÇOS E LUGARES ASSURINI: um estudo sobre a territorialidade da terra indígena Trocará |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| WALDIRA DO PERPETUO SOCORRO CALADO DIAS |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ABAETETUBA A PARTIR DO PME/2015-2025: disputas, desafios e avanços |
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
| |
| WEVERTON DO SOCORRO OLIVEIRA |
| A ORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA: uma análise do financiamento público |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| ZAMARA RODRIGUES PINHEIRO |
| AS SUBJETIVIDADES DOS PROFESSORES DE LÍNGUA-CULTURA INGLESA FORMADOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |