| ADRIANA BAIA AMARAL | 
| CURRÍCULO E TRADUÇÃO CULTURAL: deslocamentos híbridos no curso de Língua Inglesa da UFPA-Campus de Cametá | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| ANA PAULA DO NASCIMENTO VELÁSQUEZ | 
| A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DO ESPANHOL | 
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| BÁRBARA DE NAZARÉ PANTOJA RIBEIRO | 
| MAHÍRA E OS SABERES FEMININOS: gênero, educação e Religiosidade na comunidade indígena Assurini do Trocará, Município de Tucuruí/PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| DELCILENE SANCHES FURTADO | 
| A FORMAÇÃO DOCENTE NO PNAIC: concepções segundo as orientações prescritas e as ações efetivas no município de Cametá-PA | 
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva | 
|  | 
| DIONÉIA SANCHES LEÃO | 
| LINGUAGEM NA SALA DE AULA: marcas intelectivas, afetivas e emocionais nas interações de conhecimento | 
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo | 
|  | 
| ERENILDA NASCIMENTO DE ALMEIDA | 
| DIÁLOGO E POESIA: caminho para uma educação de caráter transformador e libertador | 
| Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira | 
|  | 
| GISLANE DAMASCENO FURTADO | 
| NO LAR, NAS ÁGUAS, NA VIDA: práticas e saberes das mulheres pescadoras em comunidades ribeirinhas - Cametá-Pa | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| HÉLIO VASCONCELOS FRANÇA GÓES | 
| O OLHAR DO DOCENTE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO/EXECUÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA NO CIEBT/CAMETÁ-PA: a integração prescrita e a integração materializada | 
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues | 
| Coorientador: Prof. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho | 
|  | 
| IZABEL CRISTINA DA SILVA PADINHA | 
| PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA): uma análise da descentralização de recursos financeiros para as escolas urbanas que integram a rede municipal de ensino de Cametá-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes | 
|  | 
| JAELSON DO CARMO CARDOSO CASTRO | 
| A FINITUDE DO DASEIN NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER: mundo, angústia e morte | 
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt | 
|  | 
| JAQUELINE MENDES BASTOS | 
| PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR: concepções, diretrizes e princípios formativos | 
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes | 
|  | 
| JOÃO BATISTA RODRIGUES DE SOUSA JÚNIOR | 
| DA GÊNESE ÀS NOVAS GERAÇÕES SINDICAIS: juventude e atuação política no Sindicato dos Trabalhadores(ras) rurais de Cametá | 
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes | 
|  | 
| JOÃO MIRANDA FURTADO | 
| O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM CAMETÁ-PA: reflexões acerca da cultura dos resultados em uma escola pública municipal | 
| Orientador: Prof. Dr. Waldir Ferreira de Abreu | 
|  | 
| JOÃO PAULO ALVES COSTA | 
| GÊNERO, SABERES E PODER: o protagonismo de mulheres negras na organização política e social da comunidade remanescente de quilombos São José de Icatu – Mocajuba/PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| JOSÉ CARLOS VANZELER POMPEU | 
| SABERES DO TRABALHO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PARÁ | 
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues | 
| Coorientador: Prof. Dr. Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno | 
|  | 
| JOSÉ ORLANDO FERREIRA DE MIRANDA JÚNIOR | 
| EDUCAÇÃO E SURDEZ: Cartografias da Libras como língua menor | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| MARCILÉIA WANZELER DE SOUZA VASCONCELOS | 
| EXPERIÊNCIAS DE OCUPAÇÃO DA TERRA NA ILHA DA CONCEIÇÃO (MOCAJUBA-PARÁ), EM REGISTROS ETNOECOLÓGICOS | 
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes | 
|  | 
| MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES NUNES | 
| “APRENDE BRINCANDO”: a criança atuando entre o povo assurini do trocará, município de Tucuruí-Pa | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| MARIA ZENEIDE GOMES DA SILVA | 
| MOVIMENTO CAPOEIRA MULHER: saberes ancestrais e a práxis feminista no século XXI em Belém do Pará | 
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman | 
|  | 
| NEUSIANE DE NAZARÉ COELHO DE MELO | 
| O CORPO AFRORRELIGIOSO E SUAS TEIAS DE SIGNIFICAÇÕES: entrelaçando saberes e práticas de resistência da cultura afrorreligiosa em Cametá-PA | 
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda | 
|  | 
| ROSIANE MORAIS PEIXOTO | 
| A PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ABAETETUBA-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| ROSILDA DO SOCORRO FERREIRA VAZ | 
| A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ABAETETUBA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| ZENAIDE LEÃO BATISTA | 
| O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE CAMETÁ-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |