Dissertações 2018

BENEDITA MARILDA FERREIRA CALDAS
A VIDA COMO TRAVESSIA: metamorfoses de Alfredo nas narrativas dalcidianas
Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda
 
BENEDITO NUNES SACRAMENTO
POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO MODULAR NO PARÁ: princípios, diretrizes e práticas formativas para juventude do campo na Amazônia
Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva
 
DARCIELLY DA SILVA CARDOSO
CAPOEIRA E O DIÁLOGO NA ESCOLA: a experiência socioeducativa e inclusiva no Polo Escola Arte/ASSOCASE, Cametá-PA
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
 
DIVINO ROGÉRIO CARDOSO SILVA
CURRÍCULO E DIÁLOGO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA ESCOLA SÃO TOMÉ NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA
Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira
 
EDNA SOARES MARTINS
O AFETIVO NAS RELAÇÕES DE CONHECIMENTO: repercussões nas dinâmicas interativas na sala de aula
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
 
ELIELMA DO SOCORRO LOBO DOS SANTOS
MICROPOLÍTICAS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO: Pistas Cartográficas do Grupo LGBT de Igarapé-Miri/PA
Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda
 
ELISANGELA MOREIRA SILVA
INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETÁ/PA: um estudo de caso à luz teórica de Vygotsky
Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman
 
GILMA GUIMARÃES LISBOA
PELAS MÃOS DE CLARICE: o desabrochar da experiência literária na Sala de Leitura Clarice Lispector
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
 
GISÉLY DAMASCENO FURTADO
NO RIO, ENTRE LANÇANTES E VAZANTES: identidade e trabalho das mulheres da pesca em Cametá/PA
Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes
 
JESSÉ PINTO CAMPOS
A LEITURA POR VIR: Melodias poéticas do aprender-ensinar nas travessias do texto-leitor
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
 
JOATAN SOARES DE SOUSA
SABERES TRADICIONAIS DOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE UMARIZAL (BAIÃO/PA)
Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira
 
KELLE DO ROSÁRIO BRAGA SILVA
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ/PA: As implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007 a 2014
Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes
 
MARCELO BARROS CAPELA
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações do IDEB para a qualidade do ensino na EMEF Profa. Maria Nadir Filgueira Valente, Cametá-PA
Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes
 
MARIANELA LAURA QUISBERT
JOVENS DO NORTE INTERAGINDO COM JOVENS DO SUL DO BRASIL: um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook
Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman
Coorientadora: Profª. Drª. Ademilde Silveira Sartori
 
MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE
UMA LEITURA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE AS PRÁTICAS FORMATIVAS E OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS POR CRIANÇAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
 
OBERDAN DA SILVA MEDEIROS
EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: Constituição de Lideranças e Práticas de Resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
 
RAIMUNDO NONATO GAIA CORREA
PRÁXIS PRODUTIVA E PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE: o contexto da Colônia Z-16 de Cametá
Orientador: Prof. Dr.Orientadora: Profª. Drª. Doriedson do Socorro Rodrigues
 
REGIANE FARIAS NEVES
TRAMAS DA SEXUALIDADE EM ANTÔNIA CUDEFACHO: Educação, micropolíticas e resistências
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
 
SHERLYANE LOUZADA PINTO
PLANTAS MEDICINAIS: saberes, práticas e ensinamentos presentes na vivência de antigos moradores da cidade de Cametá-PA
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
 
SILVANA SOUZA GONÇALVES
O MOVIMENTO QUE VEM DO CAMPO: o currículo do programa Projovem Campo Saberes da Terra. Uma análise da experiência na Comunidade de Porto Alegre/ Cametá-Pará
Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira
 
TEODORO GAIA DE MELO
DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DO SENSO COMUM DE ALUNOS/AGRICULTORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira
 
VICENTE DE PAULO RIBEIRO ESTUMANO
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR: implicações psicossociaisa
Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt
 
VILMA DO SOCORRO BARROSO MIRANDA
CURRÍCULO E IDENTIDADE CULTURAL: a vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar
Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva