| BENEDITA MARILDA FERREIRA CALDAS | 
| A VIDA COMO TRAVESSIA: metamorfoses de Alfredo nas narrativas dalcidianas | 
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda | 
|  | 
| BENEDITO NUNES SACRAMENTO | 
| POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO MODULAR NO PARÁ: princípios, diretrizes e práticas formativas para juventude do campo na Amazônia | 
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva | 
|  | 
| DARCIELLY DA SILVA CARDOSO | 
| CAPOEIRA E O DIÁLOGO NA ESCOLA: a experiência socioeducativa e inclusiva no Polo Escola Arte/ASSOCASE, Cametá-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| DIVINO ROGÉRIO CARDOSO SILVA | 
| CURRÍCULO E DIÁLOGO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA ESCOLA SÃO TOMÉ NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA | 
| Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira | 
|  | 
| EDNA SOARES MARTINS | 
| O AFETIVO NAS RELAÇÕES DE CONHECIMENTO: repercussões nas dinâmicas interativas na sala de aula | 
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo | 
|  | 
| ELIELMA DO SOCORRO LOBO DOS SANTOS | 
| MICROPOLÍTICAS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO: Pistas Cartográficas do Grupo LGBT de Igarapé-Miri/PA | 
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda | 
|  | 
| ELISANGELA MOREIRA SILVA | 
| INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETÁ/PA: um estudo de caso à luz teórica de Vygotsky | 
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman | 
|  | 
| GILMA GUIMARÃES LISBOA | 
| PELAS MÃOS DE CLARICE: o desabrochar da experiência literária na Sala de Leitura Clarice Lispector | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| GISÉLY DAMASCENO FURTADO | 
| NO RIO, ENTRE LANÇANTES E VAZANTES: identidade e trabalho das mulheres da pesca em Cametá/PA | 
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes | 
|  | 
| JESSÉ PINTO CAMPOS | 
| A LEITURA POR VIR: Melodias poéticas do aprender-ensinar nas travessias do texto-leitor | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| JOATAN SOARES DE SOUSA | 
| SABERES TRADICIONAIS DOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE UMARIZAL (BAIÃO/PA) | 
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| KELLE DO ROSÁRIO BRAGA SILVA | 
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ/PA: As implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR) no período de 2007 a 2014 | 
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes | 
|  | 
| MARCELO BARROS CAPELA | 
| POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações do IDEB para a qualidade do ensino na EMEF Profa. Maria Nadir Filgueira Valente, Cametá-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes | 
|  | 
| MARIANELA LAURA QUISBERT | 
| JOVENS DO NORTE INTERAGINDO COM JOVENS DO SUL DO BRASIL: um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook | 
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman | 
| Coorientadora: Profª. Drª. Ademilde Silveira Sartori | 
|  | 
| MIRIA DEISE CALDAS ALBUQUERQUE | 
| UMA LEITURA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE AS PRÁTICAS FORMATIVAS E OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS VIVENCIADOS POR CRIANÇAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA | 
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo | 
|  | 
| OBERDAN DA SILVA MEDEIROS | 
| EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: Constituição de Lideranças e Práticas de Resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| RAIMUNDO NONATO GAIA CORREA | 
| PRÁXIS PRODUTIVA E PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE: o contexto da Colônia Z-16 de Cametá | 
| Orientador: Prof. Dr.Orientadora: Profª. Drª. Doriedson do Socorro Rodrigues | 
|  | 
| REGIANE FARIAS NEVES | 
| TRAMAS DA SEXUALIDADE EM ANTÔNIA CUDEFACHO: Educação, micropolíticas e resistências | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| SHERLYANE LOUZADA PINTO | 
| PLANTAS MEDICINAIS: saberes, práticas e ensinamentos presentes na vivência de antigos moradores da cidade de Cametá-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| SILVANA SOUZA GONÇALVES | 
| O MOVIMENTO QUE VEM DO CAMPO: o currículo do programa Projovem Campo Saberes da Terra. Uma análise da experiência na Comunidade de Porto Alegre/ Cametá-Pará | 
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira | 
|  | 
| TEODORO GAIA DE MELO | 
| DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DO SENSO COMUM DE ALUNOS/AGRICULTORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | 
| Orientador: Prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira | 
|  | 
| VICENTE DE PAULO RIBEIRO ESTUMANO | 
| VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR: implicações psicossociaisa | 
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt | 
|  | 
| VILMA DO SOCORRO BARROSO MIRANDA | 
| CURRÍCULO E IDENTIDADE CULTURAL: a vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar | 
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |