Dissertações 2020

ADRIANA VIANA VALENTE CARDOSO
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O PACTO FEDERATIVO: a função supletiva da União no município de Cametá/PA (2001-2016)
Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman
 
ANTÔNIO ALENCAR FILHO
“CAPOEIRA É TUDO O QUE A BOCA COME?”: a formação de uma cultura negra no Pará, a estrutura curricular da Educação Física e a lei 9696/98
Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal
 
BENEDITO LÉLIO CALDAS COSTA
MARI ERRÊ ARRÁ: manifestações religiosas afro-brasileiras e a simbologia poética de afirmação do ser negro
Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho
Coorientadora: Profª. Drª. Elanir França Carvalho
 
BRUNO DA SILVA VIANA
EXPERIMENTAÇÕES POÉTICAS COM LEMINSKI: Ecos de uma arte-poesia marginal na educação
Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda
 
CARLOS ADALBERTO DOS SANTOS CABRAL
DEVIR-DANÇANTE: o corpo que dança como potência inventiva na educação
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
 
EDSON PANTOJA NUNES
“QUE CRESÇAM COMO GENTE”: As comunidades cristãs e a formação de lideranças em Cametá (décadas de 1970-1990)
Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes
 
ELIZÂNGELA VIANA LOUSADA
APROXIMAÇÕES A UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HUMANISTA
Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt
 
FÁBIO COELHO PINTO

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS SENTIDOS DE NEGRITUDE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA DA E. M. E. F. ACHILLES RANIERI NA COMUNIDADE DE MATIAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA
Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho
 
FABÍOLA DE FÁTIMA IGREJA
FABULAÇÕES CLARICEANAS: Devir mulher entre sentidos de uma Educação Múltipla
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
 
FABRÍCIA JANE ALFAIA RODRIGUES
AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA MÉDIA DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PARÁ
Orientador: Prof. Dr.Orientadora: Profª. Drª. João Paulo da Conceição Alves
 
FERNANDA NÍLVEA POMPEU VARELA
“UMA FESTA DE PRETOS”: ecos de resistências e poder no culto a São Benedito em Carapajó/Cametá-Pará
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
 
IEDA DE FÁTIMA PINTO BARRADAS
PROGRAMA ESCOLA ATIVA: um estudo sobre a prática docente nas turmas multisseriadas no município de Mocajuba/PA
Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira
 
IGOR SILVA DE BARROS
CORPO, EDUCAÇÃO E CULTURA: as práticas corporais e curriculares da Escola Wararaawa Assurini da Aldeia Trocará
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
 
JOSÉ ALCIR WANZELER PRESTES
CULTURA, IDENTIDADE E MEMÓRIA: o livro didático de língua portuguesa no contexto escolar ribeirinho de Cametá-Pará
Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues
 
KLEBY MIRANDA COSTA
A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA
Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes
 
LUANA RODRIGUES CARNEIRO
MULHERES PESCADORAS: sexualidade e trabalho na Colônia Z-16 de Cametá-PA
Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira
 
MÁRCIA DO SOCORRO PANTOJA BATISTA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: um estudo a partir da prática docente na E.M.E.I.F. Jovina Machado dos Santos, Cametá-Pará
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
 
MARIA DURCILENE FREITAS CORRÊA
AUTORRETRATOS DO FEMININO NAS ARTES DE EDUCAR EM FRIDA KAHLO
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
 
MARIDALVA DOS PRAZERES ARAUJO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: as implicações da formação continuada nas práticas avaliativas na educação básica no município de Cametá/PA
Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes
 
MARLIZE DOS SANTOS SANCHES
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CENTRADO NO ALUNO: o papel do professor facilitador para uma aprendizagem significativa
Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt
 
OLAÍZA QUARESMA DOS SANTOS
CULTURA, IDENTIDADE E GÊNERO NO BAIRRO DA ÁFRICA: história, memórias e saberes de descendente de negros migrados do rio Anapuzinho
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
 
OSVALDO DOS SANTOS MACHADO
TRABALHO INFANTIL: contradições entre o tempo de estudar e da infância e o tempo de trabalhar – quando o trabalho não permite a formação por inteiro
Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues
 
PAULO RENATO CAMARGO LACERDA
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO CONTEXTO ESCOLAR: entre as normativas do Projeto Jovem de Futuro e a formação integral da juventude
Orientadora: Profª. Drª. Doriedson do Socorro Rodrigues
 
PEDRO VALMIR GUIMARÃES SOUZA
GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA: migração e formação social de trabalhadores nordestinos
Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva
 
QUÉLVIA SOUZA TAVARES
TENSIONAMENTOS DISCURSIVOS NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INDÍGENA MẼ AKRE KÔJAKATI DA COMUNIDADE INDÍGENA KỲIKATÊJÊ
Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes
 
VANDRÉIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
TRABALHO INFANTO-JUVENIL E ESCOLARIZAÇÃO NO CAMPO: as contradições políticas, sociais e culturais para a formação humana
Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo
 
VERUSA ALMEIDA DA SILVA
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas no ensino de História e Cultura Indígena
Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho