ADRIANA VIANA VALENTE CARDOSO |
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O PACTO FEDERATIVO: a função supletiva da União no município de Cametá/PA (2001-2016) |
Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
|
ANTÔNIO ALENCAR FILHO |
“CAPOEIRA É TUDO O QUE A BOCA COME?”: a formação de uma cultura negra no Pará, a estrutura curricular da Educação Física e a lei 9696/98 |
Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal |
|
BENEDITO LÉLIO CALDAS COSTA |
MARI ERRÊ ARRÁ: manifestações religiosas afro-brasileiras e a simbologia poética de afirmação do ser negro |
Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
Coorientadora: Profª. Drª. Elanir França Carvalho |
|
BRUNO DA SILVA VIANA |
EXPERIMENTAÇÕES POÉTICAS COM LEMINSKI: Ecos de uma arte-poesia marginal na educação |
Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
|
CARLOS ADALBERTO DOS SANTOS CABRAL |
DEVIR-DANÇANTE: o corpo que dança como potência inventiva na educação |
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
|
EDSON PANTOJA NUNES |
“QUE CRESÇAM COMO GENTE”: As comunidades cristãs e a formação de lideranças em Cametá (décadas de 1970-1990) |
Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes |
|
ELIZÂNGELA VIANA LOUSADA |
APROXIMAÇÕES A UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HUMANISTA |
Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt |
|
FÁBIO COELHO PINTO |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OS SENTIDOS DE NEGRITUDE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA DA E. M. E. F. ACHILLES RANIERI NA COMUNIDADE DE MATIAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA |
Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
|
FABÍOLA DE FÁTIMA IGREJA |
FABULAÇÕES CLARICEANAS: Devir mulher entre sentidos de uma Educação Múltipla |
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
|
FABRÍCIA JANE ALFAIA RODRIGUES |
AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA MÉDIA DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PARÁ |
Orientador: Prof. Dr.Orientadora: Profª. Drª. João Paulo da Conceição Alves |
|
FERNANDA NÍLVEA POMPEU VARELA |
“UMA FESTA DE PRETOS”: ecos de resistências e poder no culto a São Benedito em Carapajó/Cametá-Pará |
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
|
IEDA DE FÁTIMA PINTO BARRADAS |
PROGRAMA ESCOLA ATIVA: um estudo sobre a prática docente nas turmas multisseriadas no município de Mocajuba/PA |
Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
|
IGOR SILVA DE BARROS |
CORPO, EDUCAÇÃO E CULTURA: as práticas corporais e curriculares da Escola Wararaawa Assurini da Aldeia Trocará |
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
|
JOSÉ ALCIR WANZELER PRESTES |
CULTURA, IDENTIDADE E MEMÓRIA: o livro didático de língua portuguesa no contexto escolar ribeirinho de Cametá-Pará |
Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues |
|
KLEBY MIRANDA COSTA |
A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA AMAZÔNIA |
Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
|
LUANA RODRIGUES CARNEIRO |
MULHERES PESCADORAS: sexualidade e trabalho na Colônia Z-16 de Cametá-PA |
Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
|
MÁRCIA DO SOCORRO PANTOJA BATISTA |
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: um estudo a partir da prática docente na E.M.E.I.F. Jovina Machado dos Santos, Cametá-Pará |
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
|
MARIA DURCILENE FREITAS CORRÊA |
AUTORRETRATOS DO FEMININO NAS ARTES DE EDUCAR EM FRIDA KAHLO |
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
|
MARIDALVA DOS PRAZERES ARAUJO |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: as implicações da formação continuada nas práticas avaliativas na educação básica no município de Cametá/PA |
Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
|
MARLIZE DOS SANTOS SANCHES |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO CENTRADO NO ALUNO: o papel do professor facilitador para uma aprendizagem significativa |
Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt |
|
OLAÍZA QUARESMA DOS SANTOS |
CULTURA, IDENTIDADE E GÊNERO NO BAIRRO DA ÁFRICA: história, memórias e saberes de descendente de negros migrados do rio Anapuzinho |
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
|
OSVALDO DOS SANTOS MACHADO |
TRABALHO INFANTIL: contradições entre o tempo de estudar e da infância e o tempo de trabalhar – quando o trabalho não permite a formação por inteiro |
Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
|
PAULO RENATO CAMARGO LACERDA |
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO CONTEXTO ESCOLAR: entre as normativas do Projeto Jovem de Futuro e a formação integral da juventude |
Orientadora: Profª. Drª. Doriedson do Socorro Rodrigues |
|
PEDRO VALMIR GUIMARÃES SOUZA |
GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA: migração e formação social de trabalhadores nordestinos |
Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
|
QUÉLVIA SOUZA TAVARES |
TENSIONAMENTOS DISCURSIVOS NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INDÍGENA MẼ AKRE KÔJAKATI DA COMUNIDADE INDÍGENA KỲIKATÊJÊ |
Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
|
VANDRÉIA DE OLIVEIRA RODRIGUES |
TRABALHO INFANTO-JUVENIL E ESCOLARIZAÇÃO NO CAMPO: as contradições políticas, sociais e culturais para a formação humana |
Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
|
VERUSA ALMEIDA DA SILVA |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas no ensino de História e Cultura Indígena |
Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |