Dissertações 2019

ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO

Narrativas mupienses: um estudo sobre as estratégias de acesso à educação na vila da comunidade negra do Torrao-Mupi em Cameta/PA

Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho

 

ANTONILDA DA SILVA SANTOS

O processo de emancipação da mulher quilombola: participação política na associação das comunidades remanescentes de quilombos das ilhas de Abaetetuba – ARQUIA

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

CARLA ALICE FAIAL

Arte-performance e educação palhaços, monstros, corpos em tela: experimentações cartográficas na escola básica

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

DANIELA SANTOS FURTADO

Ensino e aprendizagem da linguagem (leitura e escrita): análises de práticas pedagógicas em classes de 4º ano do ensino fundamental

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

 

DÉRCIO COELHO PINTO

Nos entornos da cidade de Cametá (décadas de 1980-2000): um estudo da ocupação da terra e formas de trabalho e moradia

Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes

 

DILMA CARDOSO PEREIRA

Processos de formação profissional: um estudo com os egressos do Curso Técnico em Alimentação Escolar/PROEJA – Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins-Cametá-PA

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

DINALVA DO SOCORRO SANTOS DA COSTA

Formação, docência e saberes culturais na Escola Quilombola 4 de Março

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

DORIELSON DO CARMO RODRIGUES GAIA

O Ensino Médio Integrado no Pará como política pública: implantação e implementação no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins/Cametá

Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

 

EDER JACSON DIAS PEREIRA

Saberes do trabalho e formação da identidade das mulheres negras do São Benedito do Vizeu/Mocajuba – Pará

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

EDILENE DO SOCORRO CORRÊA

Desenhos de um currículo movente: Experimentações com arte e produção de sentidos na escola básica

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

ELEUZA DE SOUZA

A participação das trabalhadoras agricultoras no STTR/Cametá: Trajetória histórica, lutas e constituição da mulher em ser social

Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes

 

ELLEN RODRIGUES DA SILVA MIRANDA

Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

FRANCISCO ALVES DA SILVA NETO

Heidegger: entre a técnica e a serenidade

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt

 

GEANICE RAIMUNDA BAIA CRUZ

A Educação a Distância no Ensino Superior: a experiência do Polo UAB/Cametá/PA

Orientadora Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

 

ILDA GONÇALVES BATISTA

Tecnologias digitais na educação: implicações do uso de dispositivos móveis nas escolas de Ensino Médio no município de Cametá (PA)

Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

 

JANICE RODRIGUES DA SILVA

Entre discursos e representações: o livro didático e nacionalismo na Angola independente (1975-1980)

Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal

 

JOENIA NUNES DOS PRAZERES

Sítios Agrícolas das Colônias São Vicente e Ponta Grossa: uma experiência agrícola desenvolvida nas décadas de 1970 e 1980 na comunidade de Carapajó, município de Cametá/Pará

Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes

 

JOSÉ RIVALDO ARNAUD LISBOA

Atuação da igreja católica na prelazia de Cametá: o contexto da educação popular no período de 1980 a 1999

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

KEILLA PATRÍCIA MENDES DE SOUZA

Emancipação intelectual e a defesa da escola pública

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

LAÉRCIO FARIAS DA COSTA

Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará)

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

LEIDIANI PENA PINHEIRO

O papel sociocultural da mulher ka’apor dentro da comunidade Xie Pihũ Renda/Terra Indígena Alto Turiaçu

Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes

 

MARIA ISABEL BATISTA RODRIGUES

A pré-escola no contexto da Ditadura Militar, município de Cametá – Pará: memórias do trabalho docente e prática pedagógica

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

MEURYGREECE CALDAS FARIAS

Práticas, saberes e resistências de mulheres no contexto histórico e cultural no período da extração da borracha na ilha de Itanduba, município de Cametá/PA

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

NANCY DA CRUZ RIBEIRO

A gestão do programa mais educação e suas implicações para a perspectiva da escola em tempo integral em unidades escolares municipais de Cametá/PA

Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes

 

RAIMUNDO NONATO BACHA LOPES

A concepção da politica de educação profissional no contexto da Ditadura Civil-Militar: a implantação do SENAI, no município de Cametá-Pará (1975-1985)

Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman

 

ROSINÉLIS BAIA CORRÊA

Aprendizagem significativa: A Relação Professor-Aluno em Carl Rogers e Paulo Freire

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt

 

SARA CORRÊA DIAS

Formação de pescadores artesanais na Amazônia: um estudo na Colônia Z-16 de Cametá, Pará

Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

 

SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS

Criança e subjetividade: um estudo sobre a prática pedagógica na mediação do conhecimento escolarizado

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo