AIDA PATRÍCIA FERNANDES LAMEIRA |
O “PROJETO DE VIDA” DO “NOVO ENSINO MÉDIO”: competências socioemocionais na construção de futuros pré-programados de estudantes de escola pública no interior do Pará |
Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva |
|
BENEDITO JUNIOR DOS PRAZERES SILVA |
A INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOLEDOC-UFPA-CAMETÁ: interfaces entre práticas pedagógicas, trabalho, auto-organização e identidade cultural |
Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
|
CHELIANE ESTUMANO GAIA |
UNIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: reflexões sobre as políticas de acesso e permanência de estudantes de primeira geração (P-GER) na UFPA |
Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva |
Orientadora: Profª. Drª. Benilda Miranda Veloso Silva |
|
CRISTIAN CAIO SILVA MOREIRA |
INDÍGEN@S ON-LINE: educação, cultura, povoamento e demarcação do território digital na Terra Indígena Assurini do Trocará – Tucuruí (PA) |
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
|
DANIEL LUCAS NORONHA DE SENA |
EXCLUSÃO E EDUCAÇÃO: Reflexões a respeito da educação prisional |
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
|
DANIEL NABIÇA FURTADO |
INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA: o caso do Campus Universitário do Tocantins Cametá-Ufpa |
Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
|
ELVIS DENIS DA SILVA SANTIAGO |
O REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA A UMA ÚNICA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE BUJARU: a percepção dos professores |
Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
|
FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS |
DOS RIOS DA EXISTÊNCIA À RESISTÊNCIA PELOS RIOS: o navegar de alunos ribeirinhos na Amazônia pelo direito à educação |
Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
|
GEORGE DE SÁ MOREIRA |
OS DIZERES DISCENTES SOBRE VIDEOAULAS NO YOUTUBE – ALGUNS ALINHAVOS ENTRE DISCURSOS E EDUCAÇÃO |
Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
|
GLAYCE REJANE RIBEIRO CORDEIRO |
RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA |
Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado |
|
GLENO DOS SANTOS BATISTA |
TRABALHO-EDUCAÇÃO, SABERES, INTEGRAÇÃO E IDENTIDADE DE CLASSE: um estudo a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME/PARÁ) |
Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
|
JADISLENE ESTEVAM DA SILVA COSTA |
SABERES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
|
JANAINA DAS NEVES MARCELINO |
TECENDO CONSIDERAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO (SEI) EM TUCURUÍ-PA A PARTIR DE DIZERES DE PROFESSORES MEDIADORES |
Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
|
JHENYFFER LAVIGNER FARIAS DA SILVA |
TRANSJETÓRIAS DE MOVIMENTOS LGBTQIA+ NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA: percursos educativos, lutas, resistência |
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
|
JOEX PINTO WANZELER |
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) UFPA-CAMETÁ-PA |
Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
|
JOSÉ AUGUSTO DA SILVA PINTO |
CRIANDO JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA: entre rios e quilombos cibercametaenses |
Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
|
KLICIANE DO SOCORRO GONÇALVES RAMOS FERREIRA |
SUBMISSÃO E SUBVERSÃO FEMININA EM HIBISCO ROXO DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: apontamentos para uma educação transformadora |
Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares |
|
LILIANE DE SOUSA PANTOJA |
NAVEGANDO COM OS MULTILETRAMENTOS NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO: (re)construindo dispositivos formativos com as Tecnologias Digitais em Rede na Língua Portuguesa |
Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
|
LUCIETE CARDOSO POMPEU |
CANTOS E ESCRITURAS DE DEVIR-MULHER: ativismos feministas na educação |
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
|
LUIZ RAMIRO CRUZ CARDOSO |
CASAMENTO HOMOAFETIVO DE INACHA: uma cartografia das dissidências curupiranhas nas relações de gênero, sexualidade e educação na Amazônia Tocantina |
Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
|
MARIA AUXILIADORA PATRÍCIO DE GOUVEIA ALMEIDA |
CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE INDÍGENA ASSURINI DO TROCARÁ EM TUCURUÍ-PARÁ: reflexões entre os saberes jurídicos e a valorização dos saberes tradicionais |
Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues |
|
MARIA JOSÉ RODRIGUES VERA |
EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo acerca da práxis educativa das egressas da LEDOC-Baião/2014 |
Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro Araújo Silva |
|
NIZANDRIA DOS SANTOS POMPEU |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA |
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
|
RITA DE CÁSSIA BARROSO DA IGREJA |
HISTÓRIA E CULTURA DOS ANCESTRAIS: efeitos da Lei nº 10.639/03 no currículo da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Umarizal no município de Baião (PA) |
Orientadora: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente |
|
ROSANA MARIA ALENCAR OLIVEIRA |
REPRESENTAÇÕES DOCENTES: deslizamentos de sentidos nas/sobre as afro-religiões na Amazônia Tocantina em Tucuruí/PA |
Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
|
ROSICLEIDE MACIEL DOS SANTOS |
NEGRITUDE E DIVERSIDADE: as Representações do Negro no Livro Didático de Língua Portuguesa do 9º Ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA |
Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
|
WALLACE LUIZ ASSUNCAO FRANCA |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA-RIBEIRINHA-EXTRATIVISTA EM OEIRAS DO PARÁ: fortalecer para resistir |
Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado |
|
WALLISON BRANDÃO VIEIRA |
INTERCORRÊNCIAS DO MODELO GERENCIAL NA CONTRA-REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise do documento curricular do Estado do Pará |
Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva |