| AIDA PATRÍCIA FERNANDES LAMEIRA | 
| O “PROJETO DE VIDA” DO “NOVO ENSINO MÉDIO”: competências socioemocionais na construção de futuros pré-programados de estudantes de escola pública no interior do Pará | 
| Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva | 
|  | 
| BENEDITO JUNIOR DOS PRAZERES SILVA | 
| A INSERÇÃO SOCIOPROFISSIONAL DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOLEDOC-UFPA-CAMETÁ: interfaces entre práticas pedagógicas, trabalho, auto-organização e identidade cultural | 
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva | 
|  | 
| CHELIANE ESTUMANO GAIA | 
| UNIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: reflexões sobre as políticas de acesso e permanência de estudantes de primeira geração (P-GER) na UFPA | 
| Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benilda Miranda Veloso Silva | 
|  | 
| CRISTIAN CAIO SILVA MOREIRA | 
| INDÍGEN@S ON-LINE: educação, cultura, povoamento e demarcação do território digital na Terra Indígena Assurini do Trocará – Tucuruí (PA) | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| DANIEL LUCAS NORONHA DE SENA | 
| EXCLUSÃO E EDUCAÇÃO: Reflexões a respeito da educação prisional | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| DANIEL NABIÇA FURTADO | 
| INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA: o caso do Campus Universitário do Tocantins Cametá-Ufpa | 
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva | 
|  | 
| ELVIS DENIS DA SILVA SANTIAGO | 
| O REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA A UMA ÚNICA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE BUJARU: a percepção dos professores | 
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman | 
|  | 
| FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS | 
| DOS RIOS DA EXISTÊNCIA À RESISTÊNCIA PELOS RIOS: o navegar de alunos ribeirinhos na Amazônia pelo direito à educação | 
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo | 
|  | 
| GEORGE DE SÁ MOREIRA | 
| OS DIZERES DISCENTES SOBRE VIDEOAULAS NO YOUTUBE – ALGUNS ALINHAVOS ENTRE DISCURSOS E EDUCAÇÃO | 
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes | 
|  | 
| GLAYCE REJANE RIBEIRO CORDEIRO | 
| RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado | 
|  | 
| GLENO DOS SANTOS BATISTA | 
| TRABALHO-EDUCAÇÃO, SABERES, INTEGRAÇÃO E IDENTIDADE DE CLASSE: um estudo a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME/PARÁ) | 
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues | 
|  | 
| JADISLENE ESTEVAM DA SILVA COSTA | 
| SABERES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho | 
|  | 
| JANAINA DAS NEVES MARCELINO | 
| TECENDO CONSIDERAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO (SEI) EM TUCURUÍ-PA A PARTIR DE DIZERES DE PROFESSORES MEDIADORES | 
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes | 
|  | 
| JHENYFFER LAVIGNER FARIAS DA SILVA | 
| TRANSJETÓRIAS DE MOVIMENTOS LGBTQIA+ NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA: percursos educativos, lutas, resistência | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| JOEX PINTO WANZELER | 
| REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) UFPA-CAMETÁ-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva | 
|  | 
| JOSÉ AUGUSTO DA SILVA PINTO | 
| CRIANDO JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA: entre rios e quilombos cibercametaenses | 
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro | 
|  | 
| KÁTIA SILENE DA SILVA VALENTE | 
| A GESTÃO DO CONSELHO ESCOLAR EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMETÁ/PA, 2013 A 2023 | 
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman | 
|  | 
| KLICIANE DO SOCORRO GONÇALVES RAMOS FERREIRA | 
| SUBMISSÃO E SUBVERSÃO FEMININA EM HIBISCO ROXO DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: apontamentos para uma educação transformadora | 
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares | 
|  | 
| LILIANE DE SOUSA PANTOJA | 
| NAVEGANDO COM OS MULTILETRAMENTOS NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO: (re)construindo dispositivos formativos com as Tecnologias Digitais em Rede na Língua Portuguesa | 
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro | 
|  | 
| LUCIETE CARDOSO POMPEU | 
| CANTOS E ESCRITURAS DE DEVIR-MULHER: ativismos feministas na educação | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| LUIZ RAMIRO CRUZ CARDOSO | 
| CASAMENTO HOMOAFETIVO DE INACHA: uma cartografia das dissidências curupiranhas nas relações de gênero, sexualidade e educação na Amazônia Tocantina | 
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa | 
|  | 
| MARIA AUXILIADORA PATRÍCIO DE GOUVEIA ALMEIDA | 
| CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE INDÍGENA ASSURINI DO TROCARÁ EM TUCURUÍ-PARÁ: reflexões entre os saberes jurídicos e a valorização dos saberes tradicionais | 
| Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues | 
|  | 
| MARIA JOSÉ RODRIGUES VERA | 
| EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo acerca da práxis educativa das egressas da LEDOC-Baião/2014 | 
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro Araújo Silva | 
|  | 
| NATHALIA BARRA VIANA | 
| EDUCAÇÃO, CULTURA E IDENTIDADE: saberes tradicionais em espaços escolares e não escolares e o protagonismo das crianças | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| NIZANDRIA DOS SANTOS POMPEU | 
| A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA | 
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo | 
|  | 
| RITA DE CÁSSIA BARROSO DA IGREJA | 
| HISTÓRIA E CULTURA DOS ANCESTRAIS: efeitos da Lei nº 10.639/03 no currículo da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Umarizal no município de Baião (PA) | 
| Orientadora: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente | 
|  | 
| ROSANA MARIA ALENCAR OLIVEIRA | 
| REPRESENTAÇÕES DOCENTES: deslizamentos de sentidos nas/sobre as afro-religiões na Amazônia Tocantina em Tucuruí/PA | 
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes | 
|  | 
| ROSICLEIDE MACIEL DOS SANTOS | 
| NEGRITUDE E DIVERSIDADE: as Representações do Negro no Livro Didático de Língua Portuguesa do 9º Ano da Escola Quilombola Santo André, Abaetetuba-PA | 
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto | 
|  | 
| ROSIVALDA RODRIGUES CORREA | 
| DIRETORES ESCOLARES E A POLÍTICA DE INDICAÇÃO/NOMEAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ | 
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman | 
|  | 
| WALLACE LUIZ ASSUNCAO FRANCA | 
| A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CULTURA-RIBEIRINHA-EXTRATIVISTA EM OEIRAS DO PARÁ: fortalecer para resistir | 
| Orientadora: Profª. Drª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado | 
|  | 
| WALLISON BRANDÃO VIEIRA | 
| INTERCORRÊNCIAS DO MODELO GERENCIAL NA CONTRA-REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise do documento curricular do Estado do Pará | 
| Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva |