| ANA PAULA GOMES BARBOSA |
| A MONTAÇÃO VIROU MEGAZORD: Arte themonia, potências infernais na educação |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| ANDERSON CONCEIÇÃO DE MORAES ANDRADE |
| PERSPECTIVAS DE PROFESSORES(AS) SOBRE O “NOVO” ENSINO MÉDIO: flexibilização curricular, protagonismo juvenil e infraestrutura na escola em tempo integral no município de Limoeiro do Ajuru/PA |
| Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves |
| |
| ANDRÉ DO SOCORRO PORTILHO BAIA |
| MARTIN HEIDEGGER: pensar e educação no contexto epocal da técnica |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt |
| |
| ARLON BARBOSA BORGES |
| PERMANÊNCIA DOS/AS JOVENS QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: uma análise dos desafios enfrentados pelos/as alunos/as oriundos do PSE quilombola no Baixo-Tocantins |
| Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva |
| |
| CRISTIANE RIBEIRO BARBOSA DA SILVA |
| PRÁTICAS DECOLONIAIS NO ‘ENSINOAPRENDIZAGEM’ DA LÍNGUA INGLESA NA CIBERCULTURA: UMA TESSITURA (IM)POSSÍVEL DE ‘FAZERPENSAR’? |
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
| |
| DAELEM MARIA RODRIGUES PINHEIRO |
| É FÁCIL SER CRISTÃO QUANDO SE VIVE BEM COMO ELES: educação, cultura e engajamento feminino em Angola (1939-1970) |
| Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal |
| |
| DAMARIS BOTELHO FREITAS |
| OS JOVENS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO PRONATEC E SUA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO |
| Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves |
| |
| DARLENE BRANCHES FERREIRA |
| UNIVERSIDADE TERRITÓRIO INDÍGENA: política de acesso e permanência para estudantes indígenas na UFPA |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| EDGAR FERREIRA CARDOSO |
| NOSSO AMOR E NOSSA ARTE, RAINHA PRA TE LOUVAR: o Auto da Padroeira como espaço de aprendizagens no município de Abaetetuba/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente |
| |
| EDILENE DOS SANTOS CALDAS |
| A EDUCAÇÃO TÉCNICA EM RECURSOS PESQUEIROS NO INSTITUTO FEDERAL DO PAR-CAMPUS CAMETÁ: desafios da alternância pedagógica sob o contexto de produção capitalista |
| Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves |
| |
| FERNANDA SERRÃO CARNEIRO |
| TRAMAVIVÊNCIAS ANÁRQUICAS: devires do corpo-criação com a arte de Hélio Oiticica na educação |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| FRANCISCO MÁRCIO COSTA DA SILVA |
| CAPOEIRA: sobrevivência e resistência na sociedade do capital |
| Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva |
| |
| GECIEL RANIERI FURTADO |
| A IDENTIDADE RIBEIRINHA NO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA INGLESA - EMERGÊNCIAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ (CUNTINS) |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
| |
| GLENDA MANUELA GOMES DE SENA |
| A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ- ESCOLA) |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| JEREMIAS DE OLIVEIRA SANTOS |
| NAS FRONTEIRAS DA RAÇA: Representações da questão racial em Angola no contexto das lutas anticoloniais |
| Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal |
| |
| JOANA LAURA COTA CORRÊA |
| IDENTIDADE DOCENTE EM MOVIMENTO: memórias que narram r-existências e protagonismo dos egressos da LEDOC/UFPA, campus Cametá |
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
| |
| JONATAS DE JESUS TAVARES FARIAS |
| CARTOPOGRAFIAS DA GEO-POESIA DE MANOEL DE BARROS EM EDUCAÇÃO: afluências-solidões e vozes-infâncias |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| JOSINEY DA SILVA TRINDADE |
| ENTRE A “HARMONIA”, O RACISMO VELADO E O SILÊNCIO: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| Coorientador: Prof. Dr. Sérgio Pereira dos Santos |
| |
| JOZIELE VALENTE ARAGAO |
| INDICADORES DE QUALIDADE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: condições de funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimunda Pontes no Rio Joroca no Município de Cametá-Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| LEONEL DE ABREU PEREIRA |
| EDUCAÇÃO E TERREIRO: diversidade no Ensino Médio em Abaetetuba-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| LINDALVA DO CARMO DE OLIVEIRA PINTO |
| POLÍTICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: o Pronatec na experiência do Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins – EETEPA - Cametá |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| MARCOS PAULO DE OLIVEIRA BARROS |
| EDUCAÇÃO, ESPAÇO E IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES DA ZONA RURAL DE BREVES (PA) |
| Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
| |
| MARIZA SANTOS GUIMARÃES |
| SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: um olhar para educação básica no município de Cametá |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| MILENE MINDELO LOBO |
| SABERES ANCESTRAIS: práticas de curas com remédios do mato entre o povo Assurini do Trocará, no município de Tucuruí/Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| MIQUELEM CRISTINA DA LUZ GOMES NERI |
| TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE: reflexões sobre o tripé social no sistema prisional do Estado do Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva |
| |
| RAIMUNDO KLEITON PINHEIRO PANTOJA |
| ESCOLA RIBEIRINHA: injunções Normativas, Ideário da Educação do Campo e Possibilidades Escapatórias? (Buscas de vestígios) |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| RAYSA GARDENNE PEREIRA |
| EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO FEMININA NAS COLUNAS DE MODA E BELEZA SOB OS PSEUDÔNIMOS CLARICEANOS |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucilena Gonzaga Costa |
| |
| RUSEVELT SILVA SANTOS |
| EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA: a educação e a cultura como ferramentas para preservar o legado de Felipa Aranha do quilombo de Alcobaça |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| TEREZA CRISTINA VELOSO PANTOJA |
| PEDAÇOS DA FOME: faces da opressão na escrita feminina negra de Carolina Maria de Jesus |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucilena Gonzaga Costa |
| |
| VALDRIANA LIRA DA COSTA |
| DA COMUNIDADE À UNIVERSIDADE: uma análise do percurso acadêmico dos quilombolas estudantes de Boa Vista, Baião-PA (2018-2023) |
| Orientadora: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente |
| |
| VITOR SERRA RODRIGUES |
| A EMERGÊNCIA DE IDENTIDADES NEGRASSURDAS NAS ESCOLAS EM BREVES/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
| |
| WAGNER FERREIRA PEREIRA |
| UNIVERSIDADE E TRABALHO: reflexões sobre o processo formativo dos servidores técnico-administrativos em educação dos campi da UFPA |
| Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva |
| |
| WALLAMY COSTA CALDAS |
| OS SABERES E AS PRÁTICAS DE CURA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL CURANDEIRA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO RIO CAMARAPI EM PORTEL/MARAJÓ (PA) |
| Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
| |
| WELLINSON MONTEIRO NASCIMENTO |
| PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CANAIS DE FILOSOFIA NO YOUTUBE: potencialidades para ciberformações em rede |
| Orientador: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro |
| |
| WILMENSON ALFAIA MOREIRA |
| PRELAZIA DE CAMETÁ: experiência formativa de lideranças comunitárias nas décadas de 1980 e 1990 na perspectiva dos intelectuais orgânicos da classe trabalhadora |
| Orientador: Prof. Dr. Egídio Martins |
| |
| YASMIM FONSECA AMARAL |
| EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: a poesia Africana-angolana como proposta antirracista na educação básica cametaense |
| Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues |