Dissertações 2021

ADEMAR PINHEIRO FARIAS JUNIOR

Saberes do trabalho da/na construção naval artesanal

Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva

Coorientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

 

ALANDER MEIRELES REIMÃO

O uso das tecnologias digitais e as implicações nos processos pedagógicos na Escola Santuário de Fátima no contexto do ensino remoto emergencial no município de Cametá/PA

Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Correa dos Prazeres

 

ALICE DO SOCORRO LOUZADA MORAES

Trabalho docente e processos de integração de saberes de avaliação em Língua Portuguesa no Ensino médio: o prescrito e o renormatizado

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

ARELI FERREIRA VASCONCELOS

Nucleação e fechamento de escolas do campo: itinerários pelo direito à educação no Município de Baião/PA

Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo

 

AUDILENE DO SOCORRO CARDOSO MONTEIRO

Política de valorização do magistério nos PCCRs da rede municipal de Cametá/PA: movimento na carreira e incentivo à formação docente

Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes

 

CAROLINE DO SOCORRO FREITAS MACIEL

Arte performativa de gênero: corpo-manifesto e heterotopias inventivas na educação

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

CHRISTIANE COSTA LIRA

Agenciamentos políticos e literários nas tramas educativas de vozes-mulheres do Coletivo Sumanas

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

Elen Mayara Bezerra de Carvalho

Mulheres negras na UFPA-Campus de Altamira: lugares, trajetórias e percalços de uma presença

Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho

 

ELIELTON BRANDAO SERRÃO

Pedagogia alfabetizadora significativa: Intercambiamentos teóricos e empíricos

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

 

FABRÍCIA JANE ALFAIA RODRIGUES

As implicações do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro nas práticas pedagógicas dos professores da escola média do município de Cametá/Pará

Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves

 

GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER

A (in)disciplina escolar na relação professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental

Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes

 

IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS

A prática reflexiva e docência: a leitura literária na disciplina Língua Portuguesa

Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

 

ISRAEL SEWANOU HOUNSOU

Integração e não integração de experiências de trabalho nos processos formativos dos beninenses na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

IVANA MOURA VIANA

Corpo, arte, performance na Escola Básica

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

LEDIANE DA SILVA BORGES

Histórias, memórias, educação e (r)existências: entre saberes e fazeres do/no Quilombo de Bailique Centro, Município Oeiras do Pará

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

LENISE MENDES RODRIGUES

A formação para as relações étnico-raciais, pelo PARFOR, no Curso de História: currículo e trajetória de professores egressos de Cametá (PA)

Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal

 

LIDIANE DE JESUS GONÇALVES SILVA

Tecnologias digitais na educação: experiências pedagógicas com uso do celular por adolescentes do Município de Cametá/PA

Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

 

LUCICLÉIA VILHENA SENA

Prática docente: narrativas de professores/as da comunidade remanescente quilombo Piratuba, Abaetetuba-PA

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

LUIZA ANTONIA CARDOSO DE MELO

O direito à educação pública e gratuita com qualidade social na Amazônia tocantina paraense: (de)formação e/ou (in)visibilidade dos sujeitos do some em uma escola do campo no município de Oeiras do Pará (PA)

Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves

 

MÁRCIA DE JESUS OLIVEIRA VALENTE

Educação, saúde e saberes das matas: práticas de cura no Cupijó, Cametá-PA

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA

O PROJOVEM urbano no contexto das políticas educacionais: o percurso formativo para a inclusão e a qualificação profissional na experiência em Cametá (PA)

Orientador: Prof. Dr. Egídio Martins

 

MARIA MADALENA SILVA DA SILVA

Iolanda de Oliveira: contribuições e concepções para a educação antirracista

Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho

Coorientadora: Profª. Drª. Cândida Soares da Costa

 

MARLIZE DOS SANTOS SANCHES

A Importância do ensino centrado no aluno: o papel do professor facilitador para uma aprendizagem significativa

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt
 

NATIANE PORTILHO GOMES

O Programa Dinheiro Direto na Escola no Município de Cametá (PA): transferências de recursos e prestação de contas dos conselhos escolares no período de 2009 a 2019

Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman

 

NEYLCE FURTADO FREITAS

O perfil dos gestores municipais da educação em Cametá (2001-2020)

Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman

 

NUBIA LAFAETE DOS SANTOS CORREA

Cotidiano, gênero, cultura, trabalho e memória de mulheres marajoaras operárias na Amacol

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

PATRÍCIA CRISTINA DE ARAÚJO RODRIGUES

Da comunidade surda à comunidade escolar: saberes sociais que constroem saberes experienciais na Amazônia tocantina paraense

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

ROSILENE FERREIRA DE ALMEIDA

A prática pedagógica nos processos formativos dos alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na localidade de Paruru de Baixo no município de Cametá/PA

Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves

 

ROSINEI DA SILVA LIMA

Formação de professores: sentidos e caminhos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças da comunidade Pontilhão, Abaetetuba-Pará

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

RUI GUILHERME MANGAS DE SOUZA

Hermenêutica e formação (bildung): um olhar crítico sobre o conceito de formação contemporânea baseado no modelo cientificista-iluminista, sob a perspectiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg-Gadamer

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt

 

SIDNEY BARBOSA CARVALHO

O SOME na comunidade de Belos Prazeres em Cametá/PA

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

TATIANA DUARTE DE SOUZA

Finitude e envelhecimento: Uma pedagogia para a vida

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt

 

THAIANNY CRISTINE DIAS VALENTE

O gestual e o linguístico: análises interculturais acerca da comunicação familiar e escolar de um indígena surdo na aldeia Assurini do Trocará, município de Tucuruí, no Pará

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

VALERIA DE OLIVEIRA PENA BORGES

Narrativas de meninas mães em Breves-Marajó: uma análise dos aspectos de saúde, educação e trabalho na perspectiva do desenvolvimento humano

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

VERALUCIA DE ARAUJO QUARESMA

Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

VERGILIANA CORREA GAIA

EDUCAÇÃO DO CAMPO: Um estudo da política de nucleação e fechamento das escolas do campo no município de Cametá/ PA.

Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo

 

WARLLEN BARROS DE SOUZA

Cartografia de devires-trans(des)viadas na educação

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa