| ADEMILSON FILOCREÃO VEIGA |
| TRANSESCRITAS DA DIFERENÇA: Movimentos para Transcriar a Educação com Clarice Lispector e Virginia Woolf |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| ADJALMA NASCIMENTO RAMOS |
| UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DO MUNICÍPIO DE BREVES: Uma análise dos impactos produzidos pelos arranjos curriculares formativos na turma Uma análise dos impactos produzidos pelos arranjos curriculares formativos na turma egressa de 2013 |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| ANDERSON NEYLON DE FREITAS CALDAS |
| A PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DA 2ª URE/CAMETÁ NA GESTÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| ATHAYSE RAIANA WANZELER TELES |
| NARRATIVAS DE MULHERES SURDAS E PROCESSOS FORMATIVOS |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| CLAUDENILDO DA SILVA LADISLAU |
| A EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTERATIVO NO PARÁ: O caso da implantação e funcionamento do Projeto SEI em uma comunidade ribeirinha do município de Portel. |
| Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves |
| |
| DAIHANA MARIA DOS SANTOS COSTA |
| A POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMETÁ - PA EM MOVIMENTO (2016-2020) |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| DANIEL SENA LOPES |
| SABERES TRADICIONAIS A PARTIR DO JOGO DE BÚZIOS NO CANDOMBLÉ |
| Orientadora: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente |
| |
| DANIELLE LOPES MARTINS |
| CULTURA, IDENTIDADE E TRABALHO DAS MULHERES RIBEIRINHAS AMAZÔNIDAS DO DISTRITO DE CURUÇAMBABA, CAMETÁ (PA) |
| Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
| |
| DEBORA ELAYNNE COSTA MORAES |
| IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA FORMAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS, EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, NO MARA-JÓ DAS FLORESTAS/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres |
| |
| EDILENE SANTOS DE FARIAS MARTINS |
| O SISPAE E A QUALIDADE DO ENSINO: diagnóstico das escolas públicas de Ensino Médio no município de Breves-PA a partir da análise de indicadores educacionais (2011 a 2020) |
| Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves |
| |
| EVERTON CRISTIER TAVARES BARRETO |
| O PROTAGONISMO MARAJOARA: reflexões sobre o ensino das histórias e culturas indígenas no Marajó das florestas |
| Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes |
| |
| FRANCIELY FARIAS DA CUNHA |
| A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| KARLYANE MAYRA BRITO WANZELER |
| MULHERES, FEMINISMO E SABERES TRADICIONAIS |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| LANA RAIANA FAIAL VIANA |
| TRANSPORTE ESCOLAR RIBEIRINHO NA AMAZÔNIA: uma análise sobre os impactos decorrentes do processo de terceirização no município de Limoeiro do Ajuru/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| LAURA SOPHIA CRUZ DE ANDRADE |
| O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: um estudo a partir da realidade do município de Cametá-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva |
| |
| LETICIA DOS SANTOS FURTADO |
| TERRITÓRIO EDUCATIVO DAS ÁGUAS: os saberes viabilizados no currículo das escolas ribeirinhas no Arquipélago do Marajó, Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| LUCAS ALVES SILVA |
| PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES NEGROS QUILOMBOLA SOBRE SUAS IDENTIDADES ETNICO-RACIAIS NA ESCOLA DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO SÃO JOSÉ DA POVOAÇÃO |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| |
| MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS LOBATO |
| A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO BRASIL |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| |
| MERIAN DE CRISTO LOBATO |
| A SUBJETIVIDADE DA PESSOA SURDA NA ESCRITA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: constituições, educação e surdez |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| NALVA MARIA PACHECO DE SOUZA |
| PROGRAMA PERMANÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – PNAES: implicações para o percurso acadêmico de alunos da Universidade Federal do Pará- UFPA, do Campus do Marajó/Breves |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| NUBIA LAFAETE DOS SANTOS CORREA |
| COTIDIANO, GÊNERO, CULTURA, TRABALHO E MEMÓRIA DE MULHERES MARAJOARAS OPERÁRIAS NA AMACOL |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| PABLO CARDOSO MAIA |
| A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO E POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS SOBRE O ADOECIMENTO DOS DOCENTES |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt |
| |
| PAULO RAFAEL DA SILVA FERREIRA |
| POR RIOS E FLORESTAS, A UFPA E O DESENVOLVIMENTO HUMANO NO MARAJÓ: uma análise sobre o papel da universidade nos municípios de Breves e Melgaço |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| Coorientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Rodrigues |
| |
| RAIMUNDA MORAES SILVA GONZAGA |
| TRABALHO, SABERES E PRÁTICAS DE PESCA DAS MULHERES RIBEIRINHAS DA ILHA SARACÁ, LIMOEIRO DO AJURU (PA): resistência das pescadoras artesanais |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| RARYSON MACIEL ROCHA |
| O “NOVO” ENSINO MÉDIO E OS (IM)POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE BREVES-MARAJÓ: uma análise da Lei 13.415/2017 e do DCEPA em interface com a perspectiva docente de nível médio |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| RENATA FERREIRA SIQUEIRA |
| NARRATIVAS SINALIZADAS DE SI: a trajetória militante de uma mulher negra no movimento surdo do munícipio de Igarapé-Miri, no Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| RHANA BEATRIZ MAIA DE FREITAS |
| A CABANAGEM EM CAMETÁ (1835-1840): outros olhares e novas abordagens nos discursos e conteúdos escolares |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| ROSANA MALATO DE SOUZA |
| O TRABALHO EDUCATIVO DO(A)S PEDAGOGO(A)S NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MELGAÇO/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| SANDRO HENRIQUE RODRIGUES MENEZES |
| DESENHARES CARTOGRÁFICOS: processo educativos de uma prática PSI com adolecente no município de Cametá-PA |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| SILVALDO PRESTES PINTO |
| A POLÍTICA DE ESCOLHA DE DIRETORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMETÁ – PA (2017-2022) |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| SÍLVIA DE LIMA BATISTA |
| PARA ALÉM DE UM ENSINO FORMAL: uma escola no/do quilombo na Comunidade Igarapé Preto/Oeiras do Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes |
| Coorientadora: Profª. Drª. Cândida Soares da Costa |
| |
| TAMIRES BRITO PANTOJA |
| EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: os desafios do trabalho docente na Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres |
| |
| VALÉRIA DE OLIVEIRA PENA BORGES |
| NARRATIVAS DE MENINAS MÃES EM BREVES-MARAJÓ: saúde, educação e trabalho naperspectiva do desenvolvimento humano |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| VERA LÚCIA FARIAS DE MELO |
| JUVENTUDES E EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: um estudo do projeto mundiar no município de Breves/PA (2014 A 2019) |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |