| ADEMAR PINHEIRO FARIAS JUNIOR |
| SABERES DO TRABALHO DA/NA CONSTRUÇÃO NAVAL ARTESANAL |
| Orientador: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva |
| Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva |
| |
| ALANDER MEIRELES REIMÃO |
| O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA SANTUÁRIO DE FÁTIMA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Maria Sueli Correa dos Prazeres |
| |
| ALICE DO SOCORRO LOUZADA MORAES |
| TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE SABERES DE AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: o prescrito e o renormatizado |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| ARELI FERREIRA VASCONCELOS |
| NUCLEAÇÃO E FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: itinerários pelo direito à educação no Município de Baião/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| AUDILENE DO SOCORRO CARDOSO MONTEIRO |
| POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NOS PCCRS DA REDE MUNICIPAL DE CAMETÁ/PA: movimento na carreira e incentivo à formação docente |
| Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes |
| |
| CAROLINE DO SOCORRO FREITAS MACIEL |
| ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO: corpo-manifesto e heterotopias inventivas na educação |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| CHRISTIANE COSTA LIRA |
| AGENCIAMENTOS POLÍTICOS E LITERÁRIOS NAS TRAMAS EDUCATIVAS DE VOZES-MULHERES DO COLETIVO SUMANAS |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |
| |
| ELEN MAYARA BEZERRA DE CARVALHO |
| MULHERES NEGRAS NA UFPA-CAMPUS DE ALTAMIRA: lugares, trajetórias e percalços de uma presença |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| |
| ELIELTON BRANDAO SERRÃO |
| PEDAGOGIA ALFABETIZADORA SIGNIFICATIVA: Intercambiamentos teóricos e empíricos |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| GESSYCA KAROLINE CARDOSO WANZELER |
| A (IN)DISCIPLINA ESCOLAR NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
| Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes |
| |
| IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS |
| A PRÁTICA REFLEXIVA E DOCÊNCIA: a leitura literária na disciplina Língua Portuguesa |
| Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo |
| |
| ISRAEL SEWANOU HOUNSOU |
| INTEGRAÇÃO E NÃO INTEGRAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS BENINENSES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| IVANA MOURA VIANA |
| CORPO, ARTE, PERFORMANCE NA ESCOLA BÁSICA |
| Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda |
| |
| LEDIANE DA SILVA BORGES |
| HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, EDUCAÇÃO E (R)EXISTÊNCIAS: entre saberes e fazeres do/no Quilombo de Bailique Centro, Município Oeiras do Pará |
| Orientador: Prof. Dr. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| LENISE MENDES RODRIGUES |
| A FORMAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PELO PARFOR, NO CURSO DE HISTÓRIA: currículo e trajetória de professores egressos de Cametá (PA) |
| Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal |
| |
| LIDIANE DE JESUS GONÇALVES SILVA |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: experiências pedagógicas com uso do celular por adolescentes do Município de Cametá/PA |
| Orientador: Prof. Dr. Maria Sueli Corrêa dos Prazeres |
| |
| LUCICLÉIA VILHENA SENA |
| PRÁTICA DOCENTE: narrativas de professores/as da comunidade remanescente quilombo Piratuba, Abaetetuba-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| LUIZA ANTONIA CARDOSO DE MELO |
| O DIREITO À EDUCAÇÃO PÚBLICA E GRATUITA COM QUALIDADE SOCIAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE: (de)formação e/ou (in)visibilidade dos sujeitos do some em uma escola do campo no município de Oeiras do Pará (PA) |
| Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves |
| |
| MÁRCIA DE JESUS OLIVEIRA VALENTE |
| EDUCAÇÃO, SAÚDE E SABERES DAS MATAS: práticas de cura no Cupijó, Cametá-PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| MARCOS LUIS PEREIRA FONSECA |
| O PROJOVEM URBANO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: o percurso formativo para a inclusão e a qualificação profissional na experiência em Cametá (PA) |
| Orientador: Prof. Dr. Egídio Martins |
| |
| MARIA MADALENA SILVA DA SILVA |
| IOLANDA DE OLIVEIRA: contribuições e concepções para a educação antirracista |
| Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho |
| Coorientadora: Profª. Drª. Cândida Soares da Costa |
| |
| NATIANE PORTILHO GOMES |
| O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ (PA): transferências de recursos e prestação de contas dos conselhos escolares no período de 2009 a 2019 |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| NEYLCE FURTADO FREITAS |
| O PERFIL DOS GESTORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO EM CAMETÁ (2001-2020) |
| Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman |
| |
| PATRÍCIA CRISTINA DE ARAÚJO RODRIGUES |
| DA COMUNIDADE SURDA À COMUNIDADE ESCOLAR: saberes sociais que constroem saberes experienciais na Amazônia tocantina paraense |
| Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues |
| |
| ROSILENE FERREIRA DE ALMEIDA |
| A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS ALUNOS DO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME) NA LOCALIDADE DE PARURU DE BAIXO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA |
| Orientador: Prof. Dr. João Paulo da Conceição Alves |
| |
| ROSINEI DA SILVA LIMA |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sentidos e caminhos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças da comunidade Pontilhão, Abaetetuba-Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| RUI GUILHERME MANGAS DE SOUZA |
| HERMENÊUTICA E FORMAÇÃO (BILDUNG): um olhar crítico sobre o conceito de formação contemporânea baseado no modelo cientificista-iluminista, sob a perspectiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg-Gadamer |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt |
| |
| SIDNEY BARBOSA CARVALHO |
| O SOME NA COMUNIDADE DE BELOS PRAZERES EM CAMETÁ/PA |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| TATIANA DUARTE DE SOUZA |
| FINITUDE E ENVELHECIMENTO: uma pedagogia para a vida |
| Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt |
| |
| THAIANNY CRISTINE DIAS VALENTE |
| O GESTUAL E O LINGUÍSTICO: análises interculturais acerca da comunicação familiar e escolar de um indígena surdo na aldeia Assurini do Trocará, município de Tucuruí, no Pará |
| Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto |
| |
| VERALUCIA DE ARAUJO QUARESMA |
| MEMÓRIAS E SABERES DAS BENZEDEIRAS E/OU PARTEIRAS QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE DO ITACURUÇÁ - ABAETETUBA/PARÁ |
| Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira |
| |
| VERGILIANA CORREA GAIA |
| EDUCAÇÃO DO CAMPO: Um estudo da política de nucleação e fechamento das escolas do campo no município de Cametá/ PA |
| Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo |
| |
| WARLLEN BARROS DE SOUZA |
| CARTOGRAFIA DE DEVIRES-TRANS(DES)VIADAS NA EDUCAÇÃO |
| Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa |