Dissertações 2020

ADRIANA VIANA VALENTE CARDOSO

Financiamento da educação e o pacto federativo: a função supletiva da União no município de Cametá/PA (2001-2016)

Orientador: Prof. Dr. Ariel Feldman

 

ANTÔNIO ALENCAR FILHO

Capoeira é tudo o que a boca come?”: a formação de uma cultura negra no Pará, a estrutura curricular da Educação Física e a lei 9696/98

Orientador: Prof. Dr. Luiz Augusto Pinheiro Leal

 

BENEDITO LÉLIO CALDAS COSTA

Mari errê arrá: manifestações religiosas afro-brasileiras e a simbologia poética de afirmação do ser negro

Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho

Coorientadora: Profª. Drª.Elanir França Carvalho

 

BRUNO DA SILVA VIANA

Experimentações poéticas com Leminski: Ecos de uma arte-poesia marginal na educação

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

CARLOS ADALBERTO DOS SANTOS CABRAL

Devir-dançante: o corpo que dança como potência inventiva na educação

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

EDSON PANTOJA NUNES

“Que cresçam como gente”: As comunidades cristãs e a formação de lideranças em Cametá (décadas de 1970-1990)

Orientador: Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes

 

ELIZÂNGELA VIANA LOUSADA

Aproximações a uma educação integral do ser humano a partir de uma perspectiva humanista

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt

 

FÁBIO COELHO PINTO

Práticas pedagógicas e os sentidos de negritude na educação escolar quilombola da E. M. E. F. Achilles Ranieri na comunidade de Matias no município de Cametá-PA

Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho

 

FABÍOLA DE FÁTIMA IGREJA

Fabulações clariceanas: Devir mulher entre sentidos de uma Educação Múltipla

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

FERNANDA NÍLVEA POMPEU VARELA

“Uma festa de pretos”: ecos de resistências e poder no culto a São Benedito em Carapajó/Cametá-Pará

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

IEDA DE FÁTIMA PINTO BARRADAS

Programa Escola Ativa: um estudo sobre a prática docente nas turmas multisseriadas no município de Mocajuba/PA

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

IGOR SILVA DE BARROS

Corpo, educação e cultura: as práticas corporais e curriculares da Escola Wararaawa Assurini da Aldeia Trocará

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

JOSÉ ALCIR WANZELER PRESTES

Cultura, identidade e memória: o livro didático de língua portuguesa no contexto escolar ribeirinho de Cametá-Pará

Orientadora: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues

 

KLEBY MIRANDA COSTA

A formação crítico-reflexiva de professores de inglês língua estrangeira em uma perspectiva intercultural na amazônia

Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes

 

LUANA RODRIGUES CARNEIRO

Mulheres pescadoras: sexualidade e trabalho na Colônia Z-16 de Cametá-PA

Orientadora: Profª. Drª. Mara Rita Duarte de Oliveira

 

MÁRCIA DO SOCORRO PANTOJA BATISTA

Educação e diversidade cultural: um estudo a partir da prática docente na E.M.E.I.F. Jovina Machado dos Santos, Cametá-Pará

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

MARIA DURCILENE FREITAS CORRÊA

Autorretratos do feminino nas artes de educar em Frida Kahlo

Orientadora: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa

 

MARIDALVA DOS PRAZERES ARAUJO

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: as implicações da formação continuada nas práticas avaliativas na educação básica no município de Cametá/PA

Orientadora: Profª. Drª. Odete da Cruz Mendes

 

MARLIZE DOS SANTOS SANCHES

A Importância do ensino centrado no aluno: o papel do professor facilitador para uma aprendizagem significativa

Orientador: Prof. Dr. Cezar Luis Seibt

 

OLAÍZA QUARESMA DOS SANTOS

Cultura, identidade e gênero no bairro da África: história, memórias e saberes de descendente de negros migrados do rio Anapuzinho

Orientadora: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto

 

OSVALDO DOS SANTOS MACHADO

Trabalho infantil: contradições entre o tempo de estudar e da infância e o tempo de trabalhar – quando o trabalho não permite a formação por inteiro

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

PAULO RENATO CAMARGO LACERDA

O Programa Ensino Médio Inovador no contexto escolar: entre as normativas do Projeto Jovem de Futuro e a formação integral da juventude

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

PEDRO VALMIR GUIMARÃES SOUZA

Grandes projetos na Amazônia: migração e formação social de trabalhadores nordestinos

Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

 

QUÉLVIA SOUZA TAVARES

Tensionamentos discursivos na construção da Escola Indígena Mẽ Akre Kôjakati da comunidade indígena Kỳikatêjê

Orientador: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes

 

SANDRO HENRIQUE RODRIGUES MENEZES

Desenhares cartográficos: processo educativos de uma prática PSI com adolecente no município de Cametá-PA

Orientador: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda

 

VANDRÉIA DE OLIVEIRA RODRIGUES

Trabalho infanto-juvenil e escolarização no campo: as contradições políticas, sociais e culturais para a formação humana

Orientador: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo

 

VERUSA ALMEIDA DA SILVA

Educação intercultural: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas no ensino de História e Cultura Indígena

Orientadora: Profª. Drª. Vilma Aparecida de Pinho