1- Nome do docente: ARIEL FELDMAN

Coordenador do projeto: Ariel Feldman

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Educação Municipal: política, sociedade, financiamento e regime de colaboração (1997-2019)

Resumo: O escopo desse projeto de pesquisa é investigar as relações entre gestão municipal da educação e as disputas pelo poder local em cidades do interior do Pará. Trata-se de projeto interdisciplinar e que envolve alunos de graduação e pós-graduação. A interdisciplinaridade pauta-se numa articulação entre as diversas áreas das Ciências Sociais ? Antropologia, Sociologia e Ciência Política -, a pesquisa educacional e a História. Institucionalmente, esse projeto situa-se tanto da Faculdade de História do Tocantins (FACHTO) como no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), ambos do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS).

Palavras-chave: Educação Municipal. Federalismo. Políticas Educacionais. Financiamento.

Ano de vigência: 2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 09

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

2- Nome do docente: DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES

Coordenador do projeto: Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME- SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá - nordeste do estado do Pará.

Resumo: Buscamos investigar como se realiza dialeticamente, nos processos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá , a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio ? fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada ? e as metamorfoses do mundo do trabalho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspectivas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas. O Projeto Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME ? SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá ? nordeste do estado do Pará se insere no Projeto EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ, aprovado pelo CNPQ, 409460, no valor de R$ 42.000,00.

Palavras-chave: Educação. Trabalho. Saberes sociais. Ensino médio. SOME.

Ano de vigência: 2017 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 08

Financiamento: CNPq 409460 - UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Doriedson do Socorro Rodrigues

Coordenador do projeto: Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Saberes sociais, experimentações pedagógicas e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de ensino médio no município de Cametá - nordeste do estado do Pará - entre o SOME (sistema modular de ensino ) e o não-SOME.

Resumo: Buscamos investigar como se realiza dialeticamente, nos processos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá, e o Não-SOME, a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio - fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada - e as metamorfoses do mundo do trabalho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspectivas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.

Palavras-chave: Educação. Trabalho. Saberes sociais. Ensino médio. SOME.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 12

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

3- Nome do docente: ERALDO SOUZA DO CARMO

Coordenador do projeto: Eraldo Souza do Carmo

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Mapeamento do transporte escolar do campo: um estudo sobre as formas de contratação, definições de rotas e condições de segurança dos alunos das escolas ribeirinhas do Município de Limoeiro do Ajuru no Estado do Pará

Resumo: O projeto de pesquisa objetiva analisar o sistema do transporte escolar no que se refere as definições das rotas, formas de contração e segurança dos alunos ribeirinhos nas embarcações que prestam serviço as escolas ribeirinhas. Esse processo é fundamental para compreender as determinações dessa política pública para possibilitar o acesso de estudantes ribeirinhos as escolas. Por meio dessa pesquisa buscamos conhecer e analisar os referenciais espaciais de localização e orientação, elementos de marcação simbólica e identificação territorial (vínculo afetivo) que os estudantes ribeirinhos constroem em seus trajetos até a escola. A pesquisa tem como base de análise o materialismo histórico e dialético. Em termos de técnica de coleta de dados será adotado: entrevistas, aplicação de questionários, observações, analises documentais, além da realização do mapeamento participativo. Busca-se com isso a construção de indicadores sócio educacionais de qualidade para a organização espaço-temporal do transporte escolar ribeirinho, com a valorização dos conhecimentos geográficos locais dos estudantes das escolas ribeirinhas do município de Limoeiro do Ajuru.

Palavras-chave: Educação do campo. Políticas educacionais. Transporte escolar. Escolas ribeirinhas.

Ano de vigência: 2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 18

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Eraldo Souza do Carmo

Coordenador do projeto: Eraldo Souza do Carmo

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Transporte escolar e nucleação de escolas no campo: uma análise dos condicionantes de acesso, permanência e aproveitamento escolar dos alunos de escolas ribeirinhas do Município de Cametá no Estado do Pará.

Resumo: O projeto de pesquisa intitulado: Transporte escolar e nucleação de escolas no campo: uma análise dos condicionantes de acesso, permanência e aproveitamento escolar dos alunos de escolas ribeirinhas do Município de Cametá no Estado do Pará, no âmbito geral pretende-se compreender as implicações da política do transporte escolar e na definição de políticas de acesso e permanência nas escolas ribeirinhas dos alunos do ensino fundamental no município de Cametá. Tudo isso, tendo em vista, analisar as condições em que os estudantes enfrentam para se deslocarem as escolas, particularmente por meio do transporte escolar. Esse processo é fundamental para compreender as condições de acesso e permanência dos estudantes ribeirinhos as escolas. Por meio dessa pesquisa buscamos conhecer e analisar os referenciais espaciais de localização e orientação, elementos de marcação simbólica e identificação territorial (vínculo afetivo) que os estudantes ribeirinhos constroem em seus trajetos até a escola. Dessa forma, por meio do materialismo histórico e dialético pretende-se analisar as contradições, mediações, conflitos se materializam o transporte escolar em escolas das ilhas de Cametá. Assim sedo, a realização do mapeamento participativo será fundamental para a produção de mapas que possibilitem visualizar e reconhecer o modo como os estudantes ribeirinhos do ensino fundamental se orientam e representam o território no qual vivem e se deslocam com o transporte escolar das ilhas. Espera-se que com isso posamos construir referenciais para redefinir rotas, trajetos e portos de embarque e desembarque para o transporte escolar, de acordo com as especificidades territoriais das ilhas. Também se busca a construção de indicadores sócio educacionais de qualidade para a organização espaço-temporal do transporte escolar ribeirinho, com a valorização dos conhecimentos geográficos locais dos estudantes das escolas ribeirinhas de ilhas do município de Cametá.

Palavras-chave: Educação do campo. Transporte escolar; Educação Ribeirinha; Mapeamento Participativo.

Ano de vigência:  2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto:  10

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

4- Nome do docente: FRANCIVALDO ALVES NUNES

Coordenador do projeto: Francivaldo Alves Nunes

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Cartografia da Colonização: Ocupação da terra, paisagem e produção rural nos aldeamentos e colônias agrícolas do Pará, décadas de 1840-1880

Resumo: Este projeto objetiva analisar os mecanismos de ocupação da terra no interior dos núcleos coloniais e aldeamentos do Pará, entre as décadas de 1840 e 1880, e ainda identificar os produtos rurais resultantes desse processo de colonização. Assim, a pesquisa busca desvelar a estrutura fundiária desses espaços coloniais, a partir dos registros de concessão de lotes agrários, estatística de produção e listagens de ferramentas e equipamentos fornecidos a colonos e índios. Pretende-se descrever a paisagem construída pelas atividades econômicas desenvolvidas pelas ações colonizadoras, que tinham nas aldeias e colônias agrícolas espaços de execução. Pretende-se apresentar estas informações em formato cartográfico, o que permitirá compreender a configuração espacial das diversas formas de ocupação e produção rural. A pesquisa quer entender, portanto, de que maneira essa ocupação engendrou conflitos e compreensões em torno ao acesso, modificações e permanências na paisagem, uso da terra e os valores que seus ocupantes (índios e colonos) foram construindo nesses espaços.

Palavras-chave: Educação. Cartografia da colonização. Ocupação na Amazônia.

Ano de vigência: 2015 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 10

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Francivaldo Alves Nunes

Coordenadora do projeto: Márcia Maria Menedes Motta

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: INCT- REDE PROPRIETAS. História Social das Propriedades e Direitos de acesso.

Resumo: O INCT-Proprietas é um Projeto internacional que analisa a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. A questão proprietária e seus desdobramentos em nossos dias ocupam uma posição estratégica para os países de língua portuguesa, além de ser decisiva para o adensamento das políticas públicas de planejamento e/ou de inovação relacionadas às propriedades no Brasil. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, a equipe desnuda a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo é desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico - cotejando-se experiências nacionais distintas (dos países de língua portuguesa, com ênfase na experiência brasileira) e em momentos históricos específicos - quanto diacrônico - atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-institucionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada “era do conhecimento”, o Proprietas também contribui para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, mas ainda carente de interlocutores. Destaca-se, ainda, que o adensamento do conhecimento sobre a temática da propriedade presta-se a gerar subsídios para futuras propostas de intervenção sobre a estrutura de regulação então vigente, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento à inovação tecnológica e à produção de bens culturais no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa.

Palavras-chave: Educação. História Social. Direitos de acesso. INCT- REDE PROPRIETAS.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 06

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

5- Nome do docente: GILMAR PEREIRA DA SILVA

Coordenador do projeto: Gilmar Pereira da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Políticas públicas para o ensino médio do campo no Pará: a definição do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) como política educacional para o ensino médio no campo

Resumo: O Projeto propõe uma pesquisa sobre a definição de uma política pública de Estado para o ensino médio do campo no Estado do Pará, tendo como foco de investigação o Sistema de Organização Modular de Ensino SOME. Com esta investigação, pretende-se construir um diagnóstico extensivo e circunstanciado dessa realidade educacional, a ser evidenciado em um Banco de Dados que contenha os desafios e os êxitos de gestores, professores e estudantes (ingressos e egressos) para elaborarem as políticas de atendimento do ensino médio no campo. A metodologia a ser empregada combina três momentos de investigação: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Nessas três etapas de investigação, realizar-se-á leituras, resenhas, entrevistas, observações, conversas, levantamento de dados estatísticos e participação em encontros e reuniões dos grupos de professores que atuam com o ensino médio do campo; tendo como meta elaborar um conjunto de indicadores que possam referenciar a elaboração de políticas públicas para o Ensino Médio do Campo na Estado do Pará e no Brasil.

Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Ensino médio do campo. SOME.

Ano de vigência: 2014 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 16

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

6- Nome do docente: HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA

Coordenadora do projeto: Hellen do Socorro de Araújo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: O Curso de Licenciatura em Educação do Campo e os Impactos da Formação dos Educadores do Campo na Comunidade de Vila do Carmo no Município de Cametá-PA

Resumo: O projeto de pesquisa ora apresentado objetiva desenvolver estudos sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo e seus impactos na formação dos educadores do campo no território da Amazônia Tocantina, pretende-se desenvolver está pesquisa a partir de duas frentes de atuação: a primeira visa investigar a expansão da educação superior do campo, com destaque papara as áreas de ciências agrárias e formação de educadores, considerando os processos culturais, as estratégias de socialização e as relações de trabalho vividas pelos sujeitos do campo em suas lutas cotidianas. A segunda frente versa sobre os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na formação dos educadores que participam do momento formativo na Universidade Federal do Pará (UFPA) no Campus do Tocantins na comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá-PA. Nossa intenção de pesquisa é nos aproximar dos sujeitos sociais que protagonizam a implementação desta política pública, para isso buscamos também investigar a relação dos movimentos sociais, Fóruns regionais que contribuem para o fortalecimento do curso e também as articulações com o poder público na interface com a universidade. Com base nestas colocações nos ancoramos nas seguintes questões/problemas: Quais os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo no processo de formação dos educadores do campo na Comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá - PA? Como as narrativas dos estudantes e comunidade expressam suas impressões sobre a trajetória e as contribuições do curso de Licenciatura em Educação do Campo nem Vila do Carmo? Estas problemáticas tem nos instigado a nos aproximar do contexto da prática onde os cursos tem sido executado considerando as percepções dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Educação do campo. Formação de professores. Escolas. Movimentos sociais.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 05

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

7- Nome do docente: JOÃO PAULO DA CONCEIÇÃO ALVES

Coordenador do projeto: João Paulo da Conceição Alves

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: ANÁLISES E MEDIAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE REALIZAÇÃO, A QUALIDADE SOCIAL E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAPÁ MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES EDUCACIONAIS.

Resumo: O presente projeto de pesquisa será desenvolvido a partir da análise e de mediações sobre as formas de realização, a qualidade social e a política de formação do ensino médio no estado do Amapá mediante a utilização de alguns indicadores educacionais. Para tanto, observaremos as variáveis reprovação, aprovação, abandono, distorção idade-série e nível sócio- econômico. Os dados serão coletados do sítio do INEP, e o seu tratamento se dará mediante abordagens quantitativa e qualitativa. As análises serão referentes ao ano de 2014, considerando neste caso, a última publicação do INEP. Os dados coletados serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. A ênfase será dada ao Ensino Médio nos seus espaços rurais e urbanos, nas redes pública e privada, e em suas diversas formas de realização neste estado. Apesar da utilização de dados do ensino médio no Amapá, ressaltamos a sua necessária projeção/contextualização com a realidade regional, no caso, a Amazônica, e os índices nacionais relativos a este nível de ensino.

Palavras-chave: Educação. Política de formação. Ensino médio. Indicadores educacionais.

Ano de vigência: 2016 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 10

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

8-Nome do docente: Mara Rita Duarte de Oliveira

Coordenador do projeto: João Paulo da Conceição Alves

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: O diálogo entre os saberes científicos e os saberes tradicionais como elemento formativo de professores nas escolas quilombolas de Abaetetuba/Pará.

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central analisar a formação continuada de professores, partindo da relação dialógica entre os saberes científicos e os saberes tradicionais como elemento formativo dos professores que atuam nas escolas quilombolas do Rio Itacuruçá. Nesse sentido, a pesquisa proposta articula não apenas os aspectos formais da legislação na formação de professores, mas assume a preocupação com a formação continuada dos professores que atuam ou irão atuar nas escolas quilombolas, compreendendo que a formação de professores tem dois processos formativos importantes: a formação inicial, realizada nos cursos de licenciatura, nas universidades, e a formação continuada, que se realiza a partir do chão da escola, esse último centra o foco central de nossa investigação. Para a realização da pesquisa usaremos a metodologia a pesquisa colaborativa, na pesquisa colaborativa os processos de investigação são construídos de forma colaborativa com o intuito de motivar a parceria entre pesquisador e pesquisados. Desse modo, a grande contribuição de Paulo Freire centra-se na educação como prática da liberdade, tomando a conscientização como mola propulsora da mudança social do ato de ensinar e aprender nas escolas quilombolas.

Palavras-chave:  Educação. Saberes científicos. Saberes tradicionais. Escolas quilombolas.

Ano de vigência: 2017 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 06

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

9- Nome do docente: MARIA SUELI CORRÊA DOS PRAZERES

Coordenadora do projeto: Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A oferta pedagógica-tecnológica e as implicações na formação de professores: uma análise do Curso de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA.

Resumo:  O presente Projeto intitulado: “A oferta pedagógica-tecnológica e as implicações na formação de professores: uma análise do curso de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA” tem como objetivo analisar e refletir sobre a oferta da estrutura didático-pedagógica e tecnológica que o Campus Universitário do Tocantins disponibiliza para o funcionamento do Curso de Pedagogia e as possíveis implicações na formação docente. No contexto dessa investigação propomos a realizar um diagnóstico situacional da realidade pedagógica e tecnológica do Campus, afim de identificar os limites e condicionantes desta realidade na formação docente dos cursos de Pedagogia. A proposta pretende assim levantar elementos a partir da realidade do Campus Universitário do Tocantins/Cametá como a principal universidade pública da região responsável pela formação de professores para atuarem na educação básica. Assim sendo, tem a finalidade de diagnosticar os condicionantes que limitam ou contribuem com a formação docente.

Palavras-chave: Tecnologias educacionais. Formação de professores. Curso de Pedagogia.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 08

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Coordenadora do projeto: Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Transporte escolar na Amazônia: Mapeamento Participativo das Rotas de Transporte Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental de Escolas do Campo dos Municípios de Cametá e Limoeiro do Ajuru no Estado do Pará.

Resumo: O projeto de pesquisa intitulado: Transporte escolar na Amazônia: Mapeamento Participativo das Rotas de Transporte Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental de Escolas do Campo dos Municípios de Cametá e Limoeiro do Ajuru no Estado do Pará no âmbito geral pretende compreender o sistema do transporte escolar como um novo componente de configuração da territorialidade para definição de políticas de acesso e permanência nas escolas ribeirinhas dos alunos do ensino fundamental dos municípios de Cametá e Limoeiro do Ajuru/PA. Tudo isso, tendo em vista, as condições em que os estudantes desses municípios enfrentam para se deslocar até as escolas, particularmente por meio do transporte escolar ofertado. Assim, é fundamental para compreender as condições de acesso da educação e permanência nas escolas. Por meio dessa pesquisa buscamos conhecer e analisar os referenciais espaciais de localização e orientação, elementos de marcação simbólica e identificação territorial (vínculo afetivo) que os estudantes ribeirinhos constroem em seus trajetos até a escola. Dessa forma, por meio da metodologia do mapeamento participativo, produziremos mapas que possibilitem visualizar e reconhecer o modo como os estudantes ribeirinhos do ensino fundamental se orientam e representam o território no qual vivem e se deslocam com o transporte escolar das ilhas. Espera-se que com isso posamos construir referenciais para redefinir rotas, trajetos e portos de embarque e desembarque para o transporte escolar, de acordo com as especificidades territoriais das ilhas. Também se busca a construção de indicadores sócio educacionais de qualidade para a organização espaço-temporal do transporte escolar ribeirinho, com a valorização dos conhecimentos geográficos locais dos estudantes das escolas ribeirinhas de ilhas dos municípios de Limoeiro do Ajuru e Cametá.

Palavras-chave: Escolas do campo. Transporte escolar. Mapeamento participativo.

Ano de vigência: 2017 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 10

Coordenador do projeto: Maria Sueli Corrêa dos Prazeres

Data de início: 2017 - Atual

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC

 

 

10- Nome do docente: ODETE DA CRUZ MENDES

Coordenadora do projeto: Odete da Cruz Mendes

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM MUNICIPIOS DO PARÁ: Análise dos indicadores da composição/construção dos sistemas municipais de educação nos municípios - Polo do Campus Universitário do Tocantins Cametá.

Resumo: O projeto A GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM MUNICIPIOS DO PARÁ: Análise dos indicadores da composição/construção dos sistemas municipais de educação nos municípios - Polo do Campus Universitário do Tocantins Cametá tem por objetivo analisar os indicadores de gestão da educação municipal, tendo em vista a existência dos elementos de construção/criação de Sistema Municipal de Educação nos referidos municípios, considerando a importância de uma política pública educacional mais autônoma nos municípios do Baixo Tocantins. O pressuposto de estudo é de que as políticas públicas respondem por demandas sociais mais gerais, mas guardam estreita relação com contextos específicos, sendo estas contextuais e históricas. Por serem influenciadas fortemente pelo processo de produção capitalista as políticas públicas educacionais na Amazônia como direitos sociais ainda são incipientes enquanto conquistas das populações.

Palavras-chave: Gestão da educação. Políticas públicas. Sistemas municipais de educação.

Ano de vigência: 2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 06

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Odete da Cruz Mendes

Coordenadora do projeto: Odete da Cruz Mendes

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: Um estudo da Carreira do Magistério Público em Municípios de Cametá e Castanhal, no período de 2007-2011.

Resumo: O projeto Política de Valorização do Trabalho Docente: Um estudo da Carreira do Magistério Público em Municípios de Cametá e Castanhal, no período de 2007-2014 faz parte da pesquisa do OBEDUC - Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do Pará: Um estudo nos municipais de Cametá, Barcarena, Altamira, Belém e Castanhal, no período de 2007-2011 que teve por objetivo analisar a implantação do PAR enquanto uma política pública no contexto das atuais políticas educacionais. O pressuposto de estudo é de que as políticas públicas são resultados de demandas sociais e por isso possuem as marcas da contradição pelas disputas entre as classes sociais, sendo estas contextuais e históricas. Por serem influenciadas fortemente pelo processo de produção capitalista as políticas públicas educacionais na Amazônia como direitos sociais ainda são incipientes enquanto conquistas das populações, pois os “projetos de desenvolvimento” não tem contribuído para garantia de cidadania das populações, sendo contraditórios e alinhados com a direção impressas pelo reordenamento do sistema capitalista. O recorte deste estudo - a Carreira do Magistério Público- se insere na dimensão da Gestão Educacional por meio do indicador gestão de Pessoal e abrangerá mais uma versão do PAR (2011-2014). A pesquisa contempla aspectos qualitativos e quantitativos e utilizará a base de dados do MEC, INEP e FNDE, especificamente, do Censo Escolar identificando informações sobre práticas pedagógicas e avaliação nas escolas, formação de professores e gestão democrática do sistema e das unidades, de modo a avaliar o impacto da implementação do PAR na melhoria da educação no período do estudo de 2007 até 2014 em face do aperfeiçoamento das redes pela realização das ações demandadas para isso em especial, para valorização do profissional da educação. Espera-se com esse estudo analisar as configurações de duas redes municipais (Cametá e Castanhal) e evidenciar mudanças ocorridas nos indicadores educacionais desses municípios acerca da Carreira Docente, considerando alguns dos aspectos da dimensão gestão Educacional no que tange ao indicador de gestão de pessoal e da dimensão Formação docente, mais especificamente no indicador - formação docente continuada. Espera-se ainda, contribuir com a formação de alunos de graduação, pós-graduação e dos professores da educação básica. Objetiva-se, ainda, subsidiar as secretarias municipais no que se refere à adoção de políticas que visem a melhoria dos quadros de professores e, consequente da qualidade do ensino ofertado.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Trabalho docente. Carreira do magistério púbico. PAR.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 08

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES