1-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Ariel Feldman

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Política educacional municipal: financiamento, relações federativas e História (1997-2022).

Resumo: Essa pesquisa objetiva analisar a política educacional municipal desde a implementação, iniciada em 1997, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) até os dias atuais, ou seja, o período histórico conhecido como política de fundos (GOUVEIA; SOUZA, 2015). A escala de análise da pesquisa oscila entre a análise do todo, ou seja, a estrutura federativa brasileira, dentro da qual está delineada o sistema de financiamento da educação básica no Brasil, e análise das partes, a sociedade municipal.Trata-se, dessa forma, de um projeto interdisciplinar, que busca estabelecer um diálogo entre a pesquisa em política educacional, a ciência política, a história, a sociologia e a antropologia. A interdisciplinaridade dessa pesquisa está, além disso, estabelecida institucionalmente. O Grupo de Pesquisa Educação Municipal (GPEM), ao qual esse projeto está vinculado, tem sua base de atuação no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS) e está ligado à Faculdade de História do Tocantins (FACHTO) e ao Programa de Pós-Graduação e em Educação e Cultura (PPGEDUC). Assim, esta é uma pesquisa que engloba alunos de graduação do CUNTINS, sobretudo discentes da FACHTO, mas também de outras faculdades, e mestrandos do PPGEDUC.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - 2024

Total de orientandos vinculados ao projeto: 3

Data de início: 2022 - 2024

Financiamento:

 

1-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Ariel Feldman

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: Financiamento do direito à Educação Básica em Territórios da Amazônia Análise dos gastos de MDE, com vistas à formação e ao controle social.

Resumo: Este projeto proposto com a finalidade fomentar a criação e o fortalecimento de grupos de pesquisas em financiamento da educação nos territórios da Amazônia, por meio da Pesquisa, do Ensino e da Extensão, consolida uma vertente de investigação esparsa empreendida até então pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Financiamento da Educação/ICED/UFPA, pois se propõe a construir mediações que se traduzam em propostas de financiamento da educação referenciadas no custo-aluno-qualidade construído pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que contemple às necessidades humanas, sociais, educacionais e culturais dos povos e comunidades da Amazônia e sirva de instrumento de luta pela afirmação de suas identidades e pelo direito de estudar em espaços dignos e capazes de promover educação emancipadora e propositiva no enfrentamento da lógica destrutiva do capital. Tem como objetivo geral: Analisar os gastos com manutenção e desenvolvimento da educação básica em territórios amazônicos, visando explicitar os procedimentos adotados e a construir estratégias adequadas às necessidades distintas das realidades da Amazônia, para subsidiar a formação em financiamento da educação e o exercício de controle social, tendo como referência Custo-aluno qualidade para as territorialidades amazônicas. Objetivos EspecíficosAnalisar os gastos com manutenção e desenvolvimento da educação básica referentes aos anos de 2012, 2016 e 2020, visando identificar políticas e procedimentos adotados e a construir metodologias para o controle social dos recursos de MDE, priorizando territórios representativos das diversas realidades da Amazônia. Elaborar e ofertar cursos de Financiamento e controle social dos recursos de MDE, com vistas a possibilitar a qualificação de pessoal e a constituição de grupos de estudos e pesquisas em financiamento da educação da educação básica. Elaborar e socializar, por meio de minicursos, metodologias para o controle social dos recursos destinados à educação, visando potencializar o exercício do controle social na área de educação.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 3

Data de início: 2022 - Atual

Financiamento:

 

1-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Ariel Feldman

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Políticas para carreira e remuneração docente: Um diálogo entre Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo.

Resumo: No campo educacional, as políticas para carreira e remuneração docente são estruturais, tanto pela centralidade da ação docente na garantia do direito à educação, quanto pelos custos de pessoal, no âmbito das disputas pelo orçamento público. A partir dessa premissa, o presente projeto problematiza as diferentes disputas sobre tais políticas em dois países com trajetórias de governos presidencialistas de coalizão, Brasil e Chile. Ambos os países possuem marcas de fortes confrontos de projetos societários no século XXI. Compreende-se que esses confrontos inserem limites e possibilidades para as políticas locais para carreira e remuneração docente, tanto nos estados e municípios brasileiros como nas províncias chilenas. A partir de um estudo qualitativo documental das políticas para docentes, do debate com professores de escolas, por meio de redes sociais, e de entrevistas com atores-chave dos embates (dirigentes sindicais, legisladores e gestores locais), propõe-se mapear os nós críticos de tais políticas. Considerando um contexto internacional, em que políticas descentralizadas, privatistas e de austeridade circulam na América Latina mas são ressignificadas, adaptadas e redesenhadas a partir de embates locais, a voz dos sujeitos e a análise documental serão trianguladas a partir dos aportes da Teoria Fundamentada. A análise dos pontos de convergência e de divergência entre os casos de Brasil e Chile propicia uma contribuição interpretativa para o campo de pesquisas sobre trabalho docente e financiamento da educação e para a produção de recomendações e propostas para a política de carreira e remuneração docente.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 3

Data de início: 2022 - Atual

Financiamento: 

 

1-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Ariel Feldman

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Educação Municipal: política, sociedade, financiamento e regime de colaboração (1997-2019).

Resumo: O escopo desse projeto de pesquisa é investigar as relações entre gestão municipal da educação e as disputas pelo poder local em cidades do interior do Pará. Trata-se de projeto interdisciplinar e que envolve alunos de graduação e pós-graduação. A interdisciplinaridade pauta-se numa articulação entre as diversas áreas das Ciências Sociais ? Antropologia, Sociologia e Ciência Política -, a pesquisa educacional e a História. Institucionalmente, esse projeto situa-se tanto da Faculdade de História do Tocantins (FACHTO) como no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), ambos do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS)..

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2019 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 3

Data de início: 2019 - 2021

Financiamento:

                                                                                                                                                                                

2-    Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benilda Miranda Veloso Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO AMAPÁ: problematizações e desafios para a formação de professores.

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral: identificar e analisar as políticas públicas educacionais de educação a distância desenvolvida no estado do Amapá e qual sua efetividade no que tange ao processo de formação de Professores (as) da Educação Básica, no período de 2009 a 2019. E como objetivos específicos: Investigar os impactos das políticas públicas educacionais de educação a distância na rede estadual de ensino do Amapá (SEED - AP), referente ao número de cursos ofertados, número de professores (as) atendidos (as); Analisar os indicadores da efetividade (oferta, matrícula e concluintes dos Cursos de EaD) foram produzidos pelas políticas públicas de educação a distância, considerando que elas atenderam, prioritariamente, os professores (as) que atuam na educação básica da rede pública em educação básica do estado do Amapá. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que analisara os dados por meio da análise de conteúdo.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2022 - Atual

Financiamento:

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: ENSINO MÉDIO, POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA PARAENSE E A INTEGRAÇÃO SABERES SOCIAIS-CONHECMENTOS ESCOLARES NOS PROCESSOS FORMATIVOS.

Resumo: O projeto dá continuidade a anteriores pesquisas sobre processos formativos no Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME - Ensino Médio) e a integração saberes sociais-conhecimentos escolares como estratégia pedagógico-política para a formação da classe trabalhadora, em oposição a formações hegemônicas que desconsideram os modos de produzir e organizar a vida de povos e comunidades tradicionais na Amazônia e os saberes sociais deles decorrentes como potencializadores para processos de identidade e luta de classes. Partimos do pressuposto de que, a partir da perspectiva de Ensino Médio Integrado, a integração saberes sociais-conhecimentos, enquanto estratégia pedagógico-política de formação para jovens e adultos inseridos no SOME, Estado do Pará, encontrava possibilidade de efetivação, no interior de contradições. Todavia, é possível que a implementação do Novo Ensino Médio, iniciada pela Lei 13.415/2017 e seus dispositivos reguladores, como a aprovação da Lei 14.945, de 31 de julho de 2024, dentre outros dispositivos a nível federal e estadual, estejam a comprometer processos formativos numa perspectiva de integração saberes sociais-conhecimentos escolar, nos moldes assumidos nesta investigação. A partir desses pressupostos, objetivamos analisar os impactos da reforma do ensino médio nos processos formativos de ensino médio voltados para povos e comunidades tradicionais, a partir do Sistema Modular de Ensino (SOME), considerando a integração saberes sociais-conhecimentos escolares e os desafios para o trabalho docente e para a formação de jovens nesse contexto. Como problema de pesquisa, consideramos: A partir das reformas do ensino médio que vêm sendo implementadas na atualidade, quais os impactos para o trabalho docente e para a formação de jovens que experienciam os processos formativos do ensino médio do Sistema Modular de Ensino no Estado do Pará, considerando especialmente a integração saberes sociais-conhecimentos escolares, como estratégia pedagógico-política de formação contra-hegemônica, voltada para o fortalecimento de identidade e luta de classes para povos e comunidades tradicionais? Em termos metodológicos, a pesquisa será realizada no Baixo Tocantins , Estado do Pará, com destaque para o município de Cametá, considerando as formações de ensino médio realizadas pelo Sistema de Organização Modular em todo esse território, com destaque para as que envolvem povos e comunidades tradicionais, como ribeirinhos, quilombolas e extrativistas. Como estratégia metodológica, a pesquisa envolverá análise documental, aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e discentes do Ensino Médio, a partir do Sistema Modular de Ensino (SOME), sendo tratados pela Análise de Conteúdo. Trata-se de pesquisa pautada no materialismo histórico-dialético, entendendo que o trabalho docente e a formação dos jovens do Ensino Médio, a partir do SOME, possam estar sendo impactados em suas práticas pedagógicas e educativas, como elementos de uma perspectiva integrada, no sentido de integrar a realidade de vida dos sujeitos aprendizes e seus saberes aos conhecimentos previstos em seus desenhos curriculares, possibilitando aos sujeitos um processo de fortalecimento de identidade, necessário a processos de luta em prol de direitos de povos e comunidades tradicionais da Amazônia. Trata-se de pesquisa que conta com o apoio do CNPQ, com bolsa produtividade - Chamada CNPq N 18/2024 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2025 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2025 - Atual

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Resumo: Título do projeto de pesquisa: Rede de cooperação em ensino, pesquisa e extensão: O alimento como expressão cultural, fortalecendo a agricultura familiar e induzindo a sustentabilidade em comunidades ribeirinhas tradicionais da Amazônia.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2024 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2024 - Atual

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES.

Resumo: A formação por Alternância é o tema desse projeto. Uma Pedagogia da Alternância pode ser entendida a partir do seu princípio fundamental: a articulação entre estudo-trabalho. Na atualidade a Alternância assumiu diferentes formas e é utilizada como estratégia para formação de trabalhadores rurais e urbanos sendo recomendada por diferentes organizações de trabalhadores, empresariais e organismos internacionais vinculados à educação. Seu foco será nas estratégias de integração de saberes e, em particular, na integração de saberes sistematizados e saberes experienciais requeridos em processos de formação de trabalhadores que ocorrem parcialmente no ambiente escolar e parcialmente no ambiente de trabalho. Quais os dispositivos metodológicos utilizados nos diferentes processos de formação de trabalhadores em alternância que favorecem uma integração de saberes e revelam potencial para promover a autonomia dos indivíduos em formação? Essa é a nossa questão central.Nossa hipótese é de que alguns dispositivos pedagógicos são estratégicos para que aalternância cumpra a sua finalidade histórica de escolarizar e qualificar os sujeitos,mas assegurando-lhes ferramentas para a sua autonomia como sujeito-profissional.Dois desses dispositivos é o Plano de Estudos e o caderno de realidade, que favorecem aos alunos o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva sobre a sua ação e a articulação entre os saberes pessoais com os saberes tecnocientíficos. Os caminhos para o levantamento, tratamento e análise dos dados serão trilhados numa sistemática de intercâmbio com o trabalho face a face de pesquisadores das instituições envolvidas, possibilitada pelas missões de estudo previstas, de doutorado sanduíche e de pós-doutorado.Trata-se de Projeto de intercâmbio de pesquisa entre a Universidade Federal do Pará, a Université de Tours, a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal de Pernambuco - APROVADO na Chamada CNPq n 26/2021.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2022 - Atual

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: SABERES SOCIAIS, INTEGRAÇÃO E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO PARÁ - O CONTEXTO DE PRÁTICAS FORMATIVAS DO SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO).

Resumo: Investigamos como se realiza dialeticamente, nos processos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá, a possível integração entre os Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada e os conhecimentos sócio-historicamente socializados no interior escolar, nocontexto das metamorfoses do mundo do trabalho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspectivas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas. Trata-se de pesquisa pautada no materialismo histórico-dialético, entendendo que o SOME, embora apresentando-se como forma de oferta modular, pode estar experienciando, em práticas pedagógicas e educativas, elementos de uma perspectiva integrada, no sentido de integrar a realidade de vida dos sujeitos aprendizes e seus saberes aos conhecimentos previstos em seus desenhos curriculares, possibilitando aos sujeitos um processo de fortalecimento de identidade, necessário a processos de luta em prol de direitos de povos ecomunidades tradicionais da Amazônia.Trata-se de Projeto de Pesquisa - BOLSA PRODUTIVIDADE/CNPQ - PQ - 2021 - Chamada CNPq N 04/2021.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - 2025

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2021 - 2025

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: O Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco - desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude.

Resumo: A pesquisa aborda o "Novo Ensino Médio" no contexto da reconfiguração do processo de escolarização dos jovens das escolas públicas no Norte e Nordeste do Brasil, tendo como especificidade o processo de implementação da reforma iniciada pela Lei 13.415/2017, seusdispositivos reguladores e suas implicações no processo de desescolarização dos jovens das escolas públicas e na precarização do trabalho docente. Dessa forma, busca problematizar a Educação Profissional na modalidade Integrada ao Ensino Médio no contexto dasreformas que estão sendo implementadas na atualidade e as interferências do chamado Novo Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e nas Escolas Técnicas Estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco, considerando especialmente os desafios para o trabalho docente e para a formação dos jovens. Para tanto, o problema geral da pesquisa é o de saber como a Reforma do Ensino Médio, realizada através da Lei n 13.415/2017 e seus desdobramentos, vem impactando o Ensino Médio Integrado em Institutos Federais e Escolas Técnicas Estaduais? A nossa hipótese é de que há uma ênfase perigosa na formação flexível e no estreitamento curricular com grandes desafios para o trabalho docente e a formação dos jovens. Como estratégia metodológica, a pesquisa matricial envolverá análise documental, aplicação de questionários com gestores, docentes e discentes do Ensino Médio Integrado e amplo debate dos dados e achados através de Reuniões de Trabalho da equipe e realização de Colóquios a partir da pesquisa e divulgação dos resultados em eventos científicos e publicações de artigos em periódicos e livros.Trata-se de pesquisa aprovada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados - Universal 2021.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2021 – Atual

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: SABERES SOCIAIS, EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ - ENTRE O SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO) E O NÃO-SOME.

Resumo:  Buscamos investigar como se realiza dialeticamente, nos processos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá , e o Não-SOME , a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada e as metamorfoses do mundo do trabalho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspectivas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2018 - 2023

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2018 - 2023

Financiamento: 

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá nordeste do estado do Pará.

Resumo: Buscamos investigar como se realiza dialeticamente, nos processos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá , a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada e as metamorfoses do mundo do trabalho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspectivas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.O Projeto Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá nordeste do estado do Pará se insere no Projeto EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ, aprovado pelo CNPQ, 409460, no valor de R$ 42.000,00.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2017 - 2022

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2017 - 2022

Financiamento: 

 

3-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: PESQUISA EM HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA (GPHELRA).

Resumo: O Grupo de Pesquisa História, Educação e Linguagem na região Amazônica (GPHELRA) foi criado a partir do laboratório de pesquisas em História, memória, ensino e linguagens na Amazônia Tocantina, formalizado junto ao Campus Universitário do Tocantins-Cametá/UFPA, vinculado a três Faculdades desse Campus: História, Linguagem e Educação. Agrega pesquisadores integrantes e líderes desse laboratório, e diversos outros pesquisadores de outras universidades e de outras unidades da UFPA. O Grupo objetiva fomentar discussões sobre a complexidade teórico-metodológica da História Oral, história escrita e documental, bem como sobre aspectos teórico-metodológicos relacionados a investigações sobre linguagem no contexto amazônico, fornecendo elementos para o aprimoramento da capacitação científica no campo da História, Linguagem e Educação, tendo em vista preparar futuros professores e pesquisadores.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2010 - 2022

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2010 - 2022

Financiamento: 

 

4-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Egídio Martins

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A produção do saber do trabalhador no contexto do capitalismo e suas implicações para a Educação Básica.

Resumo: O projeto analisa a produção do saber do trbalhador/a da educação básica, no contexto do capitalismo, compreendendo que as ideologias o modo de produção do capital interfere diretamente no processo ensino-aprendizagem da educação básica.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - 2024

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2023 - 2024

Financiamento: 

 

4-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Egídio Martins

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A CONTRADIÇÃO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO SABER DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Resumo:

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2023 - Atual

Financiamento: 

 

4-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Egídio Martins

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A(S) PRÁTICA(S) PEDAGÓGICA(S) DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS A PANDEMIA DA COVID19: pesquisa colaborativa em escolas das cinco regiões do Brasil.

Resumo: O presente projeto analisa as reconfigurações das práticas pedagógicas dos professores/as pós pandemia, no sentido de compreender possíveis alterações nas atividades docentes no contexto da sala de aula.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2023 - Atual

Financiamento: 

 

4-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Egídio Martins

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A PRODUÇÃO DO SABER DO TRABALHADOR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.

Resumo:

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - 2023

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2022 - 2023

Financiamento: 

 

 4-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Egídio Martins

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: AS RECONFIGURAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19: pesquisa colaborativa em escolas de Belo Horizonte/Brasil e de Estrasburgo/França.

Resumo: Pretende-se, portanto, realizar esta pesquisa qualitativa, baseada na autoconfrontação simples e cruzada que prevê o registro de aulas realizadas por professores/as do Ensino Fundamental I, de escolas públicas da cidade de Belo Horizonte-MG e Estrasbourgo na França.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2022 - Atual

Financiamento: 

 

 4-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Egídio Martins

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Título do projeto de pesquisa:
INOVAÇÃO E SABERES EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS EGRESSOS DO PROGRMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ-PA,

Resumo: O presente projeto visa pesquisar a Inovação e saberes experienciais dos jovens egressos do Programa Ensino Médio Inovador numa escola pública de ensino médio no município de Cametá-Pará, objetivando analisar se há materialização da proposta do Programa Ensino Médio Inovador, para com a produção de saberes dos jovens que frequentaram o referido programa, de modo que o Ensino Médio Inovador propõe ampliação do conhecimento curricular, de forma integrada.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - 2022

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2021 - 2022

Financiamento: 

 

 5-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE PARNAÍBA E DO PIAUÍ: A CONFORMAÇÃO GERENCIALISTA.

Resumo: O presente estudo visa analisar as Parcerias Público-Privadas no contexto daEducação Pública de Parnaíba e do Piauí a partir do relacionamento de diversos agentespúblicos e privados. Situam-se as Parcerias Público-Privadas neste contexto deenfraquecimento do Estado provedor brasileiro, de ampliação da influência dos Think-tanks e deuma nova direita com uma agenda gerencialista para a Educação Pública (FREITAS, 2018). Destacam os conceitos de Parceria Público-Privada (PERONI, LIMA, 2020), Think Tanks(MENDES, 2021); Reforma gerencial (FREITAS, 2018; COSTA, 2010). Será lócus da pesquisao município de Parnaíba-PI e o estado do Piauí. Serão objeto de análise as políticas públicasem educação executadas através de Parcerias Público-Privadas. Para isso, considerarão asações das secretarias municipal e estadual de educação. No caso, SEDUC Parnaíba e Seduc PI. Não se descarta analisar a influência de Think-tanks na tessitura da política pública emeducação no Piauí, uma vez que estes agentes possuem agenda formativa para conformaçãode um determinado tipo humano. Desenha-se o processo de coleta de dados em duas etapas.Sendo que a primeira fará a identificação dos agentes atuantes no desenvolvimento daspolíticas públicas em educação através de Parcerias Público-Privadas. Para o processo deidentificação far-se-á busca de convênios entre as secretarias supracitadas e entidadesprivadas. Após isso feito, será definida uma tipologia das Parcerias Público-Privadas emEducação Pública no município de Parnaíba e no estado do Piauí. A segunda etapa analisaráos documentos regulatórios de cada tipo de parceria. Inclui-se a análise dos regimentos dosestabelecimentos de ensino e das parceiras privadas

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2024 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 3

Data de início: 2024 - Atual

Financiamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - Bolsa.

 

 5-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: As dimensões da implantação do Novo Ensino Médio (NEM) em Parnaíba-PI.

Resumo: O presente projeto de pesquisa versará sobre as influências do gerencialismo e de corpus teóricos correlatos que colaboraram para a aprovação e implantação do Novo Ensino Médio (NEM) enquanto política educacional norteadora. Parte-se do entendimento que o NEM é resultado da influência de uma coalização formada por organismos multilaterais, organizações não-governamentais ligadas ao setor privado e agentes políticos que buscavam capturar o fundo público para benefício de empresas privadas com atuação na área da educação. Dessa forma, busca-se analisar a implantação do NEM no município de Parnaíba-PI, atentando aos aspectos normativo legal, teórico-conceitual, administrativo e operacional através dos documentos que norteiam a implantação. O estudo aqui proposto caracteriza-se pela natureza qualitativa, utilizando a análise documental mediada pela análise de conteúdo (Bardin, 1977) para desvelar cinco categorias fundamentais que compõem as dimensões da implantação do NEM em Parnaíba-PI. São elas: Normativo-legal; Teórico-conceitual; Curricular; Arranjo administrativo; e, governança.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - 2024

Total de orientandos vinculados ao projeto: 3

Data de início: 2022 - 2024

Financiamento: 

 

5-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Élido Santiago da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Trabalho, Educação e Direitos Humanos: Os jovens são formados para cidadania e para o trabalho?

Resumo: Parte-se do entendimento que o trabalho é indutor de inserção social e desta forma garantidor de direitos fundamentais. Por outro lado, a inserção ao mundo do trabalho depende da instrução inicial que garante aos jovens os repertórios exigidos pelos postos de trabalho. Assim, uma análise sobre a formação para o trabalho é aspecto fundamental para o entendimento da educação como indutora ao trabalho e do trabalho como garantidor de direitos fundamentais. Entretanto, a visão corrente sobre a instrução para o trabalho está sob um viés que marca o processo educacional com a racionalidade instrumental que entende que o fator educacional é explicador do crescimento econômico e, portanto, preditor para modelos que avaliavam o desenvolvimento de países e regiões do capitalismo central. Contrapondo esse entendimento, Manacorda (2013) em análise sobre o pensamento de Gramsci e aponta que a alternativa de organização de educação e cultura deveria ser guiada por uma escola que possibilitasse a apreensão do conhecimento tradicional, do conhecimento técnico e da cultura, sendo esta última desprestigiada no modelo dual de ensino da sociedade burguesa. Situa-se a proposta de Gramsci (2000) não apenas sobre a alteração de conteúdos propagados na escola burguesa. Mas em uma reorganização que foca desde o número de alunos por professor, readequação dos espaços escolares, questões de financiamento por parte do Estado, tempo de formação e de estada no ambiente escolar. É a união da formação tradicional, profissional e cultural. Desta forma, a Escola Unitária ou Humanista (este termo usado em sentido amplo) favorecia em seus anos iniciais a formação para a cultura, que garantiria uma base de maturidade e de capacidade para desenvolver outras atividades criativas intelectuais e práticas. Aqui, diferentemente da escola burguesa ou da retenção de conhecimento que diversificaria o ?Capital Humano? do trabalhador empreendedor solitário, a Escola Unitária privilegia o trabalho e aprendizagem em grupos. Portanto, é no movimento dialético que ora afirma o trabalho enquanto valor caracteristicamente econômico e em outro afirma o trabalho enquanto acesso às vivências em sociedade que se firma a problemática deste projeto: Será possível, uma formação educacional que medeie a formação para o mercado e o acesso aos direitos sociais?.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2020 - 2022

Total de orientandos vinculados ao projeto: 3

Data de início: 2020 - 2022

Financiamento: 

 

6-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Políticas Públicas para Educação do Campo na Amazônia: oferta, qualidade, financiamento e custo do transporte escolar na Amazônia.

Resumo: Analisar o custo-aluno necessário para a oferta de uma política de transporte escolar de qualidade aos alunos de escolas do campo no Estado do Pará.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2024 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2024 - Atual

Financiamento: 

 

6-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Política de Nucleação de escolas do campo: um estudo do fechamento de escolas e transporte escolar na região Tocantina.

Resumo: O projeto intitulado Política de Nucleação de escolas do campo: um estudo do fechamento de escolas e transporte escolar na região Tocantina visa realizar um estudo das implicações da política de nucleação no fechamento de escolas e do transporte escolar de alunos de escolas do campo. É um estudo importante para compreender as determinações desta política no direito à educação de alunos do campo. Metodologicamente tem como base o materialismo histórico e dialético, uma vez que pretende verificar as contradições da política de nucleação nos municípios da Região Tocantina. Diante disso, pretende-se construir um diagnóstico mais preciso sobre os impactos do fechamento de escolas nas comunidades do campo e as possíveis implicações ao direito à educação. Busca-se com isso formular a construção de indicadores sócio -educacionais para as escolas do campos a fim de subsidiar as proposições de políticas públicas e o debate da educação do campo.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - 2024

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2021 - 2024

Financiamento: 

 

6-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Eraldo Souza do Carmo

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Nucleação de escolas do campo: mapeamento do fechamento de escolas nos municípios de Cametá, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba no período de 2000 a 2018.

Resumo: O projeto de pesquisa intitulado: Nucleação de escolas do campo: mapeamento do fechamento de escolas nos municípios de Cametá, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba no período de 2000 a 2018 visa problematizar as implicações da política de nucleação com o fechamento de escolas quanto as condições de acesso e o direito a educação de crianças e jovens do campo. Esse processo é fundamental para compreender as determinações dessa política e as condições de ensino com o fechamento de dezenas de escolas em comunidades do campo. Espera-se que com isso posamos construir rum diagnóstico mais preciso sobre os impactos do fechamento de escolas nas comunidades do campo e as possíveis implicações ao direito a educação. Também busca-se a construção de indicadores sócio educacionais de qualidade para as escolas do campos a fim de subsidiar as proposições de políticas públicas e o debate da educação do campo quanto ao direito a educação das populações do campo.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2020 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2020 - 2021

Financiamento: 

 

7-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Fabio Tadeu de Melo Pessoa

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Tão perto, tão longe: as políticas de desenvolvimento dos governos militares no estado do Pará e as ações de resistência dos movimentos sociais em tempos de ditadura militar.

Resumo: Analisar, a partir dos projetos de desenvolvimento implementados no estado do Pará pelos governos militares entre 1964 e 1985, os diversos meios de repressão política levados a cabo contra camponeses, religiosos, sindicalistas e intelectuais, tendo como foco a cultura política de resistência à ditadura a partir das ações, discursos escritos e visuais de diversos movimentos sociais surgidos a partir das relações estabelecidas com os setores progressistas da Igreja Católica em duas regiões: a microrregião do Baixo Tocantins e a Mesorregião do sudeste paraense.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2025 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2025 - Atual

Financiamento: 

 

7-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Fabio Tadeu de Melo Pessoa

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Memórias em Movimento. A importância das Histórias de Vida para o ensino e a pesquisa em História no município de Cametá/PA.

Resumo: Contribuir para novos experimentos que acrescentem métodos eficazes ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica no município de Cametá, articulando o saber escolar e o conhecimento produzido na universidade, a partir do resgate das histórias de vida, biografias e autobiografias dos sujeitos socais com reconhecida relevância para a memória e a história política e social do município.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - 2025

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2023 - 2025

Financiamento: O Projeto conta com financiamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFPA.

 

7-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Fabio Tadeu de Melo Pessoa

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A importância do uso de fontes para o ensino e a pesquisa na Educação Básica em Cametá/PA: contribuindo para a formação de docentes das disciplinas de História e Estudos Amazônicos a partir do acervo do SNI sobre a ditadura militar (1964-1985).

Resumo: OBJETIVOS1) Contribuir para novos experimentos que acrescentem métodos eficazes ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica, tendo as fontes do Arquivo do SNI como suporte;2) Despertar a consciência histórica entre alunos e professores da UFPA e Educação Básica de Cametá tendo como ponto de partida a análise do período ditatorial no Brasil e na Amazônia, através da documentação produzida pelo SNI, com ênfase no estado do Pará;3) Envolver professores de escolas públicas de Cametá na prática de pesquisa sobre a ditadura militar no Pará, possibilitando metodologias que articulem o uso de fontes históricas com o ensino de história do Brasil e Estudos Amazônicos.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - 2023

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2021 - 2023

Financiamento: 

 

8-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: FORMAÇÃO DE TRABALHADORES(AS) NA AMAZÔNIA: A QUALIFICAÇÃO EM CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE MULTICAMPI.

Resumo: No presente projeto de pesquisa, pretendemos analisar a política Multicampi de formação superior instituída pela Universidade Federal do Pará, no contexto de dois territórios da Amazônia Paraense o Baixo Tocantins e o Marajó , verificando seus reflexos na formação de trabalhadores e trabalhadoras qualificados(as) e seus impactos no desenvolvimento do Estado do Pará, na perspectiva econômico-social, problematizando a formação e a qualificação na Amazônia, de modo a entender a relação dos mundos do trabalho nessa realidade como processos educativos, considerando as relações sociais e produtivas no modo de produção capitalista, mas também identificando as ações contra-hegemônicas que são construídas, nas mediações entre universidade, instituições, movimentos sociais e populações tradicionais, para dar conta dos interesses de classe, em termos de desenvolvimento regional, numa crítica, contudo, às teses da teoria do capital humano, tão presente nas perspectivas desenvolvimentistas. Em termos metodológicos, realizaremos pesquisa de campo em dois Campi da referida Universidade o Campus de Breves, no Arquipélago do Marajó, e o Campus Universitário do Tocantins/Cametá, no Baixo Tocantins, obtendo dados por meio de entrevista semiestruturada, associada com a pesquisa documental, tendo como referência teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético. Espera-se que ao final do estudo possamos categorizar os principais resultados produzidos da formação superior empreendida no período de 2009-2018, de modo a revelar os impactos da ação universitária na formação de trabalhadores(as) e para o desenvolvimento da região, especificamente nos campi de Breves/Marajó e Cametá/Baixo Tocantins, considerando categorias analíticas como Universidade, Universidade Multicampi, Trabalho, Qualificação profissional, Emprego, Formação profissional e Amazônia. Também pretendemos construir um mapeamento dos processos de construção de categorias de identidades de trabalhadores e trabalhadoras formados(as) a partir dessa perspectiva formativa de universidade multicampi, além de se estabelecer um conhecimento sobre a relação ensino superior e processos de renormalização dos conhecimentos científicos no cotidiano das experiências de trabalho dos sujeitos da Amazônia, em termos de desenvolvimento regional, quanto a aspectos econômico-sociais. Também pretendemos inferir possíveis indicadores de qualidade para políticas públicas de formação de jovens e adultos na Amazônia, a partir do ensino superior, que contemplem a integração entre os saberes de povos e comunidades tradicionais, por exemplo, e os conhecimentos científicos, opondo-se a uma perspectiva formativa que silencia a materialidade experienciada pelos sujeitos amazônicos, considerando as contradições capital e trabalho.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2025 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto:

 Data de início: 2025 - Atual

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

8-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Miser sur lexpérience universitaire des personnes étudiantes de linternational pour proposer des services étudiants pertinents : une recherche-action dans laxe Brésil-Québec.

Resumo: Les universités québécoises et brésiliennes reçoivent un nombre grandissant de personne étudiantes de linternational (PÉI) sans prendre en compte leurs besoins particuliers et les obstacles qui leurs sont propres dans loffre de services étudiants mise à leur disposition. Des associations étudiantes et des organismes de la société civile doivent compenser ces lacunes en offrant à leur tour des services destinés aux PÉI. Notre recherche-action interuniversitaire et internationale sur le sujet permettra de faire avancer les connaissances et laction en faveur de services signifiants pour les PÉI. Avec lapport de quatre chercheuses et chercheurs du Brésil et du Québec, notre projet compte mettre en commun les voix étudiantes de trois universités brésiliennes (Université fédérale de Santa Catarina, Université de Brasilia et Université fédérale du Pará) et de trois universités québécoises (Université Laval, Université de Sherbrooke, Université du Québec à Montréal). Cela, dans le dessein de proposer, avec le concours dune organisation de la société civile brésilienne (HAFAMA) et dune association étudiante québécoise (lAELIÉS), un répertoire de services étudiants en adéquation avec les besoins des PÉI et validés par les instances concernées. Le projet poursuit deux objectifs généraux (OG) : OG1 : Influencer les politiques universitaires daccueil et dinclusion des personnes étudiantes de linternational; OG2 : Améliorer lexpérience étudiante des personnes étudiantes de linternational. Et trois objectifs spécifiques : OS1 : Analyser les motivations, les obstacles et les éléments facilitant lexpérience étudiante des personnes étudiantes de linternational à lenseignement supérieur au Brésil et au Québec; OS2 : Cocréer une banque de ressources et de services à lintention des universités pour faciliter laccueil et linclusion des personnes étudiantes de linternational; OS3 : Organiser un colloque de partage de savoirs scientifiques, pratiques et expérientiels en lien avec laccueil et linclusion des personnes étudiantes de linternational. Financiamento - Agence Universitaire de la Francophonie - AUFMots-Clés: Personnes étudiantes de linternational (PÉI); motivations; obstacles; inégalités académiques; enseignement supérieur; inclusion; réussite; politiques éducatives; recherche-action.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2025 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto:

Data de início: 2025 - Atual

Financiamento: Université Laval - Bolsa.

 

8-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES.

Resumo: Projeto de intercâmbio de pesquisa entre a Universidade Federal do Pará, a Université de Tours-Fr, a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal de Pernambuco apresentado à Chamada CNPq n 26/2021. A formação por Alternância é o tema desse projeto. Uma Pedagogia da Alternância pode ser entendida a partir do seu princípio fundamental: a articulação entre estudo-trabalho. Na atualidade a Alternância assumiu diferentes formas e é utilizada como estratégia para formação de trabalhadores rurais e urbanos sendo recomendada por diferentes organizações de trabalhadores, empresariais e organismos internacionais vinculados à educação. Seu foco será nas estratégias de integração de saberes e, em particular, na integração de saberes sistematizados e saberes experienciais requeridos em processos de formação de trabalhadores que ocorrem parcialmente no ambiente escolar e parcialmente no ambiente de trabalho. Quais os dispositivos metodológicos utilizados nos diferentes processos de formação de trabalhadores em alternância que favorecem uma integração de saberes e revelam potencial para promover a autonomia dos indivíduos em formação? Essa é a nossa questão central. Nossa hipótese é de que alguns dispositivos pedagógicos são estratégicos para que a alternância cumpra a sua finalidade histórica de escolarizar e qualificar os sujeitos, mas assegurando-lhes ferramentas para a sua autonomia como sujeito-profissional. Dois desses dispositivos é o Plano de Estudos e o caderno de realidade, que favorecem aos alunos o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva sobre a sua ação e a articulação entre os saberes pessoais com os saberes tecnocientíficos. Os caminhos para o levantamento, tratamento e análise dos dados serão trilhados numa sistemática de intercâmbio com o trabalho face a face de pesquisadores das instituições envolvidas, possibilitada pelas missões de estudo previstas, de doutorado sanduíche e de pós-doutorado. Trata-se de Projeto de intercâmbio de pesquisa, envolvendo pesquisadores da Universidade Federal do Pará, Université de Tours e Universidade de São Carlos.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto:

Data de início: 2022 - Atual

Financiamento:

8-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL POR ALTERNÂNCIA NO BRASIL E NA FRANÇA: uma estratégia de integração de tempos, de práticas e de espaços de formação de trabalhadores.

Resumo: O tema do projeto é a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de trabalhadores. Concentra-se, em particular, nas estratégias de integração entre teoria e prática experimentadas em processos formativos que ocorrem parcialmente no ambiente escolar e parcialmente no ambiente de trabalho. Trata-se de um projeto de pesquisa integrada e as ações de pesquisa serão desenvolvidas simultaneamente em instituições selecionadas pela equipe da Universidade de Tours, na França, e da Universidade Federal do Pará, no Brasil, com foco nos processos de transmissão e de apropriação de conhecimentos e nas formas de articulação entre os aspectos práticos e teóricos do conhecimento, tendo o trabalho enquanto elemento integrador. Os resultados da pesquisa devem inspirar práticas de formação, reforçando o caráter integrador que a Pedagogia da Alternância já assumiu na França e que pode assumir no Brasil. Deve, ainda, promover práticas inovadoras de formação de trabalhadores e servir como estratégia de enfrentamento ao chamado apagão educacional brasileiro.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto:

Data de início: 2021 - Atual

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

8-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores.

Resumo: O PROCAD/AMAZÔNIA intitulado Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores, ora apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica ? PPEB, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica ? NEB da Universidade Federal do Pará, , em cooperação com o Mestrado em Educação da Universidade Federal do Acre e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, assenta-se no contexto socioeducacional da Região Amazônica onde a educação básica, especificamente nos estados do Pará e do Acre, apresenta indicadores de alarmante insucesso e frágil oferta escolar, destacadamente, por contar altos indicadores de distorção idade-série, reprovação e abandono escolar. Com a intenção de articular-se aos objetivos da Capes, expressos no Edital N 21/2018 de, entre outros, ?Promover a consolidação dos PPGs nota 3 dos estados da Região Norte e do estado do Maranhão, de forma a estimular o aumento da nota dos cursos [...] Ampliar a formação de recursos humanos de alto nível e a produção cientí#64257;co-acadêmica nos estados da Região Norte e Maranhão [...] Contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira?, associa-se aos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidade Federal do Paraná, já devidamente consolidado com a nota 5, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre, com nota 3, cujas linhas de pesquisa coadunam-se com a proposta aqui apresentada, atendendo aos critérios estabelecidos no Edital. O projeto Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores está organizado em três eixos temáticos, estruturados em torno das áreas consolidadas pelos pesquisadores dos programas envolvidos e que devem abrigar um conjunto de subprojetos com foco na educação básica, sua concepção, formulação, execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e práticas pedagógicas e o financiamento para esse nível de ensino.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2018 - 2024

Total de orientandos vinculados ao projeto:

Data de início: 2018 - 2024

Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

 

9-    Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Formação de educadoras(es), práxis educativa e educação em agroecologia: a universidade como território do Bem Viver.

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como a formação e a práxis no curso de formação de educadoras(es) pode ancorar-se nas contribuições da agroecologia para pensar acerca dos desafios de construir uma universidade como território do bem viver, a partir da política de ação afirmativa, via reserva de vaga na UFPA. A metodologia, ancora-se num estudo crítico de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-formação na intenção de participar no processo investigado e construir a partir da escuta junto aos povos indígenas, quilombolas, do campo, da cidade e das florestas indicadores sociais, culturais e territoriais que sinalizem para a construção de práticas educativas ancoradas na educação em agroecologia que busquem afirmar os princípios necessários para o Bem Viver. O território da pesquisa é a UFPA, Campus Belém e o curso de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2024 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2024 - Atual

Financiamento:

 

9-Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: PRÁXIS EDUCATIVA DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO E NO MOVIMENTO: UMA ANÁLISE SOCIOTERRITORIAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA.

Resumo: Este projeto tem como objetivo Compreender a Práxis educativa dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA, Campus do Tocantins Cametá em movimento e no movimento social.Com a realização deste estudo, pretende-se desenvolvê-lo a partir de duas frentes de atuação: a primeira visa realizar a produção do conhecimento considerando o conceito de práxis, práxis educativa e movimentos sociais frente aos paradigmas em disputas (agricultura camponesa/familiar versos agricultura capitalista/agronegócio) e situar a constituição da Licenciatura em Educação do campo. A segunda frente versa sobre a identificação e acompanhamento da práxis dos egressos da LEDOC que se constituem no movimento e com o movimento na Amazônia Tocantina para assim, refletir sobre as contribuições da LEDOC para a construção de práxis transformadora.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2023 - Atual

Financiamento:

 

9-    Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Estudos sobre os egressos das turmas de 2014 e 2015 do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus do Tocantins-Cametá na Universidade Federal do Pará.

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a atuação dos egressos das turmas de 2014 e 2015 do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus do Tocantins Cametá na Universidade Federal do Pará e se articula com os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Educação do Campo, Economia Solidária e Agroecologia (GESOL) e compõe a linha de pesquisa Educação do Campo, Práticas Educativas, e Políticas de Formação de Educadores do Campo. A pesquisa ora apresentada com vinculo na Faculdade de Educação do Campo busca realizar um estudo sobre a atuação dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva de identificar o campo de atuação destes profissionais, bem como a relação do que desenvolvem em suas práticas educativas com os princípios da educação do campo.Com a realização deste estudo, pretende-se desenvolvê-lo a partir de duas frentes de atuação: a primeira visa realizar a produção do conhecimento considerando o contexto da educação do campo frente aos paradigmas em disputas (educação do campo versos educação rural) no contexto do sistema capitalista e também situar a constituição da Licenciatura em Educação do campo no território do Baixo Tocantins. A segunda frente versa sobre a identificação dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo das turmas de 2014 e 2015 para compreender seu processo de atuação ligado a uma prática educativa sintonizada com os princípios da educação do campo.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - 2023

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2021 - 2023

Financiamento:

 

9-    Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Hellen do Socorro de Araújo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: O Curso de Licenciatura em Educação do Campo e os Impactos da Formação dos Educadores do Campo na Comunidade de Vila do Carmo no Município de Cametá-PA.

Resumo: O projeto de pesquisa ora apresentado objetiva desenvolver estudos sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo e seus impactos na formação dos educadores do campo no território da Amazônia Tocantina, pretende-se desenvolver está pesquisa a partir de duas frentes de atuação: a primeira visa investigar a expansão da educação superior do campo, com destaque papara as áreas de ciências agrárias e formação de educadores, considerando os processos culturais, as estratégias de socialização e as relações de trabalho vividas pelos sujeitos do campo em suas lutas cotidianas. A segunda frente versa sobre os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na formação dos educadores que participam do momento formativo na Universidade Federal do Pará (UFPA) no Campus do Tocantins na comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá-PA. Nossa intenção de pesquisa é nos aproximar dos sujeitos sociais que protagonizam a implementação desta política pública, para isso buscamos também investigar a relação dos movimentos sociais, Fóruns regionais que contribuem para o fortalecimento do curso e também as articulações com o poder público na interface com a universidade. Com base nestas colocações nos ancoramos nas seguintes questões/problemas: Quais os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo no processo de formação dos educadores do campo na Comunidade de Vila do Carmo no município de Cametá - PA? Como as narrativas dos estudantes e comunidade expressam suas impressões sobre a trajetória e as contribuições do curso de Licenciatura em Educação do Campo nem Vila do Carmo? Estas problemáticas tem nos instigados a nos aproximar do contexto da prática onde os cursos tem sido executado considerando as percepções dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2018 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2018 - 2021

Financiamento:

 

10-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Internacionalização da Universidade Pública na Amazônia: reflexões sobre as experiências da UFPA.

Resumo:

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2022 - Atual

Financiamento:

 

10-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: DA ESCOLA PÚBLICA À UNIVERSIDADE PÚBLICA: acesso e permanência nos cursos de graduação do Polo de Mocajuba do Campus de Cametá – UFPA.

Resumo: Essa pesquisa busca analisar o mais alto nível de organização acadêmica da educação superior: a universidade. Ou, mais especificamente, as universidades públicas, que são as mais atingidas por essas crises. Ao deixar de exigir o tripé (ensino, pesquisa e extensão) e a qualificação docente (um terço do corpo docente com doutorado e em dedicação exclusiva), a legislação brasileira facilita a criação de faculdades privadas. Esses dados mostram que o desmonte da Educação Básica, iniciado durante a ditadura e aprofundado na década de 1990, traz implicações para a universidade.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2020 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2020 - 2021

Financiamento:

 

10-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. João Batista do Carmo Silva

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: DA ESCOLA PÚBLICA À UNIVERSIDADE PÚBLICA: acesso e permanência nos cursos de graduação do Campus de Cametá-UFPA.

Resumo: o projeto de Pesquisa intitulado DA ESCOLA PÚBLICA À UNIVERSIDADE PÚBLICA: acesso e permanência nos cursos de graduação do Campus de Cametá-UFPA,a ser realizado no período de 01 de agosto de 2020 a 31de julho de 2021, do professor Dr. João Batista do Carmo Silva, coordenador do projeto.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2020 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2020 - 2021

Financiamento:

11-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Rubens da Costa Ferreira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Os critérios de Avaliação de Desempenho docente nos Planos de Carreira e Remuneração de municípios paraenses.

Resumo: O projeto intitulado Os critérios de Avaliação de Desempenho docente nos Planos de Carreira e Remuneração de municípios paraenses tem como objetivo investigar como se configura a avaliação de desempenho dos professores nos PCCRs dos municípios de Alenquer, Almerim, Bannach, Brasil Novo, Cachoeira do Piriá e Novo Progresso, bem como o grau de influência dos elementos da avaliação para a valorização docente nestes municípios. Entendemos que a constituição de Planos de Carreira e Remuneração no serviço público brasileiro representa, em certo aspecto, uma possibilidade de valorização profissional, sobretudo por se tratar de uma normatização da carreira profissional o que, em tese, garante, dentre outras coisas, possíveis ganhos remuneratórios. Da mesma forma, entendido como um instrumento de valorização, os Planos de Carreira passam a serem construídos com elementos básicos que servem a nortear o percurso profissional, tais como normas para ingresso e movimentação na carreira, direitos e deveres do servidor, dentre outros pontos. No que concerne ao aspecto legal, dentre outras legislações, a Resolução N 2/2009, que fixa as diretrizes nacionais para os PCCRs, preceitua que os Planos de Carreira dos profissionais da educação dos municípios devem ter como um dos princípios a V - progressão salarial na carreira, por incentivos que contemplem titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, ainda, o Parecer CNE/CEB N 9/2009 já destaca que () a avaliação de desempenho deve se constituir em um momento de aferição, pelos profissionais do ensino, dos sistemas mantidos pelos entes federados, de tal forma que se possa extrair desta apreciação os elementos necessários à melhoria do processo ensino-aprendizagem em todos os seus aspectos. Assim, a perspectiva é que a pesquisa documental nos forneça elementos para analisar a possível materialização da avaliação de desempenho nos PCCRs de 06 dos 11 municípios paraenses em que ela se mostrou com critérios mais bem definidos e claramente direcionados aos docentes, que são os municípios de Alenquer, Almerim, Bannach, Brasil Novo, Cachoeira do Piriá, Novo Progresso, Parauapebas, Pau-darco, Ponta de Pedras, Santana do Araguaia e Tailândia, que neste projeto analisará a possível materialização nos municípios de Alenquer, Almerim, Bannach, Brasil Novo, Cachoeira do Piriá e Novo Progresso, a fim de se buscar entender como ela se estrutura em termos de critérios e finalidades para o percurso profissional e a movimentação na carreira.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2023 - Atual

Financiamento:

 

11-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Rubens da Costa Ferreira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A política de Valorização Docente nos municípios do Baixo Tocantins.

Resumo: O projeto intitulado A política de Valorização Docente nos municípios do Baixo Tocantins tem como objetivo investigar como se configura a política de valorização docente no que dispõe a carreira, remuneração e condições de trabalho nos municípios da região do Baixo Tocantins: Cametá, Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará. Entendemos que a valorização dos profissionais da Educação Básica tem feito parte dos debates educacionais nas décadas mais recentes, ganhando centralidade nas políticas estabelecidas nas diferentes esferas de governo, como parte da luta e conquista dos trabalhadores da educação. Para diversos autores (CAMARGO; JACOMINI, 2011; DUTRA JR. et al., 2000; GATTI; BARRETO, 2011), a valorização dos profissionais da educação implica em formação adequada, ingresso por meio de concurso público, boas condições de trabalho, elevação dos padrões de remuneração, existência e implementação de planos de carreira, jornada de trabalho que inclua tempo remunerado para atividades extraclasse entre outros requisitos. Diante disso, entende-se que a institucionalização de PCCRs no serviço público passou a ser sinônimo de valorização profissional por apresentar parâmetros claros no que tange ao ingresso, progressão, jornada de trabalho, composição da remuneração, dentre outros elementos, destacando que aos entes federados cabe essa autonomia na construção de seus Planos de Carreira, posto que é uma prerrogativa descrita na Constituição Federal de 1988, que em seu Art. 39. Nesse sentido, cabe destaque que um dos pilares da defesa da valorização dos profissionais da educação pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará SINTEPP se apoia justamente no que se refere à carreira profissional, buscando uma política educacional que contemple [...] salário, carreira, condições de trabalho e qualidade na educação pública (LUZ, 2017, p. 95). Assim, a perspectiva é que a pesquisa documental e de campo nos permita o aprofundamento dos estudos para, então, compreender, como se configura a política de valorização docente no que dispõe a carreira, remuneração e condições de trabalho nos municípios da região do Baixo Tocantins: Cametá, Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2023 - Atual

Financiamento:

 

11-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Rubens da Costa Ferreira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Carreira e remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil: implicações para a valorização do professor.

Resumo: O projeto intitulado ?Carreira e remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil: implicações para a valorização do professor? tem como objetivo analisar a configuração da carreira e da remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil. A Região Norte é composta por sete estados, e o estudo, focalizará prioritariamente a carreira docente dos estados e de suas respectivas capitais: Acre (Rio Branco), Amapá (Macapá), Amazonas (Manaus), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista), Pará (Belém) e Tocantins (Palmas). Do ponto de vista da legislação, a CF/88 em seu art. 206, V, estabeleceu como princípio para a valorização dos profissionais da educação escolar a criação de Planos de Carreira, ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos e piso profissional nacional para os professores da rede pública. Para Monlevade (2000), a CF/88 indicou um caminho rumo à conquista da valorização quando propôs a criação de Plano de Carreira para o magistério e a instituição de um Piso Salarial Nacional (PSPN). A perspectiva é de que por meio de pesquisa documental se possa verificar a configuração da carreira e a composição da remuneração, se a composição da jornada de trabalho docente inclui 1/3 para hora-atividade, se os critérios para a movimentação na carreira apontam para a valorização do trabalho do professor.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2021 - Atual

Financiamento:

 

11-    Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Rubens da Costa Ferreira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Política de Financiamento da Educação: implicações do FUNDEB para a Carreira e a Remuneração de Professores da Educação Básica em Municípios Paraenses de 2010 a 2017.

Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para o pagamento da remuneração dos professores que inclua vencimento compatível com o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) em municípios do Pará. Tanto o FUNDEB quanto o PSPN são políticas que pretendem resguardar um mínimo de condições para que se possa exercer o direito à educação em cada escola, propiciando o custo-aluno mínimo nacional e Piso Salarial mínimo nacional, respectivamente. Vários estudos (FERREIRA, 2016; SILVA, 2017) evidenciam que ainda são poucos os estudos que relacionam o financiamento da educação ao pagamento do PSPN no Pará. Este Estado conta com 144 municípios dos quais mais de 90% recebem complementação da União ao FUNDEB e declaram possuir Estatuto ou Plano de Carreira de professores. A metodologia utilizada se baseará na análise documental e de dados financeiros. Os 144 municípios serão abordados na pesquisa, agrupados de acordo com a Região que integram. Os documentos analisados serão os Estatutos e Planos de Carreira dos municípios e os recursos financeiros municipais serão obtidos por meio da plataforma do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), Portal Transparência da CGU e Portal do MEC/FNDE. Ao final da pesquisa pretende-se que os seus resultados possam evidenciar: a) a capacidade de financiamento da educação dos 144 munícipios, especialmente os do FUNDEB; b) o impacto do FUNDEB na remuneração dos professores por meio da análise dos percentuais aplicados na remuneração de professores verificando se são compatíveis ou não com o mínimo de 60% conforme prevê a CF/88; c) os principais componentes da remuneração dos professores e seus percentuais relativos na remuneração total; d) a compatibilidade ou não do vencimento auferido pelos professores em relação ao PSPN; d) a composição da jornada de trabalho dos professores, incluindo a verificação da garantia de 1/3 dessa jornada para atividades extraclasses; e) os critérios de movimentação na carreira; f) os possíveis acréscimos salariais dos professores decorrentes da movimentação na carreira.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2018 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 2

Data de início: 2018 - 2021

Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: PENSAMENTO DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO CENÁRIO BRASILEIRO.

Resumo: O Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina vem realizando, desde 2015, atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo a associação de surdos, graduandos, pesquisadores, professores e comunidade geral da Amazônia Tocantina nas formações em torno do sujeito surdo, da Língua Brasileira de Sinais e da Educação Especial no Campo. Este projeto é vinculado ao Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina, linha de pesquisa: Educação Especial no Campo da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Apresenta como objetivo central, busca mapear e analisar, através de uma revisão integrativa da literatura, as produções de artigos científicos, dissertações e teses no campo epistêmico da decolonialidade tendo objeto de investigação a Educação Especial.O projeto intitulado Pensamento decolonial e Educação Especial : uma revisão integrativa no cenário brasileiro vem abordar a decolonialidade, como base epistêmica, extremamente necessária para investigar grupos e sujeitos que foram subalternizados pela modernidade/colonialidade, dentre eles as Pessoas com Deficiência (PcD). Oliveira e Oliveira (2021) retratam que nos estudos sobre Pessoa com Deficiência, mais especificamente Pessoa Surda , o campo teórico da decolonialidade não é tratado e nem utilizado como aporte teórico-metodológico e político. Destaca-se, que as principais lutas contra as formas moderno-coloniais de exploração tratadas na Rede modernidade/colonialidade são: capitalismo, racismo, patriarcado, sexismo, homofobia. Todavia, percebe-se uma lacuna na subalternização, na exploração e na opressão vivida pelas Pessoas com deficiência capacitismo como se houvesse uma cortina de fumaça que impedisse de olhar esses sujeitos como concretos vitimados e periféricos.A partir dessas pesquisas, e do hiato que há entre o campo decolonial e a educação especial, justifica-se a importância deste estudo, através de uma revisão integrativa da literatura, no portal de Periódicos da Capes e no banco de teses e dissertações, como os cruzamentos: Pensamento decolonial e Educação Especial. Assim, apresenta-se a seguinte questão:Questão SULear: A partir do pensamento decolonial como as Pessoas com deficiência, público-alvo da Educação Especial, vem sendo tratadas nas produções investigadas?.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2025 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2025 - Atual

Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos com deficiência na UFPA/Cametá.

Resumo: O Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina vem realizando, desde 2015, atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo a associação de surdos, graduandos, pesquisadores, professores e comunidade geral da Amazônia Tocantina nas formações em torno do sujeito surdo, da Língua Brasileira de Sinais e da Educação Especial no Campo. Este projeto é vinculado ao Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina, linha de pesquisa: Educação Especial no Campo da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Apresenta por objetivo: analisar as representações sociais de professores Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos com deficiência na UFPA/Cametá, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade deles.A pessoa com deficiência tem garantido na atualidade brasileira, de acordo com as legislações vigentes, o acesso ao nível superior. Alguns dispositivos legais são as Lei n 10.436/ 2002, Lei 13.146/ 2015 e o Decreto n 5.626/2005. Esses dispositivos estão diretamente relacionados ao acesso e permanência da pessoa com deficiência no nível superior.A inclusão educacional de Pessoas com Deficiência (PcD) nas instituições de Ensino Superior (IES) é uma realidade cada vez mais evidente em nosso país com base no Censo da Educação Superior, houve 8.987.120 matrículas em IES brasileiras, o que corresponde a 32,8 de crescimento em relação ao número de matrículas em 2011 (Brasil, 2021). Nesse mesmo ano, havia 627 matrículas de alunos com deficiência na UFPA, desses 25 graduandos com deficiência do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, sendo: 11 alunos com deficiência física (DF); 06 com deficiência visual (DV), 07 com deficiência auditiva (DA) e 01 com Deficiência intelectual (DI). Assim, está pesquisa apresenta a seguinte problemática de investigação: quais são as representações sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos com deficiência na UFPA/Cametá, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade deles? A proposta de pesquisa apresenta, então, relevância acadêmica para o campo da educação inclusiva, uma vez que os possíveis resultados da pesquisa venham a contribuir com aprofundamentos de estudos sobre: inclusão educacional no ensino superior. E como relevância social e pedagógica a possibilidade de pensar o outro em seus processos coletivos e formativos, acerca do professor e sua atuação frente ao processo de inclusão do graduando com deficiência sob a realidade cultural encontrada em nossa região, na Amazônia tocantina, com seus saberes característicos.5.1Objetivo Geral:#61656;analisar as representações sociais de professores Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos com deficiência na UFPA/Cametá, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade deles.Objetivo específicos:#61656;Verificar as metodologias que os professores utilizam em sala de aula com graduandos sem e com deficiência;#61656;Identificar como as Representações Sociais sobre os graduandos com deficiência pelos professores interferem no processo de sua aprendizagem educacional no ensino superior.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2024 - 2025

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2024 - 2025

Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: GÊNERO E DEFICIÊNCIA: narrativas de vidas de mulheres universitárias com deficiência da UFPA/Cametá.

Resumo: Este projeto é vinculado ao Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina, linha de pesquisa: Educação inclusiva no campo da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Apresenta por objetivo: analisar as representações sociais que mulheres universitárias com deficiência fazem de si e os efeitos dessas no construto de suas identidades.A inserção de alunos com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) materializa cada vez mais as práticas de respeito às diferenças, as identidades e a alteridade do outro, a priori ancoradas em nossas representações, imaginários e nos discursos. O ambiente universitário é entendido como um lugar privilegiado do saber científico, por isso [...] deveria estar atento às questões da diversidade e à necessidade de se tomar as diferentes práticas sociais como fundamentais para o processo de construção de novas práticas educacionais. (HARRISON; NAKASATO, 2010, p.71).A história das Pessoas com Deficiência é caracterizada por constante discriminação. Por muitos anos essas pessoas foram marginalizadas, negligenciadas, vítimas de preconceitos, proibidas de trabalhar, foram postas a uma educação precária. Almeida (2011) afirma que não é a deficiência que limita o ser humano, mas sim as barreiras:Um corpo com impedimentos representa a diversidade humana no tocante às formas de habitar um corpo, sejam elas físicas, intelectuais ou sensoriais. Porém não é o corpo com impedimentos que restringe o pleno exercício do indivíduo na sociedade, mas as barreiras físicas e atitudinais. Nesse sentido o conceito de deficiência é complexo, pois, ao reconhecer o corpo com impedimentos, também se reconhece que há discriminação e preconceito na estrutura social em que a pessoa com deficiência está inserida. (ALMEIDA, 2011 p.21). A discriminação e preconceito vividos pelas mulheres com deficiência revelam pensamentos errôneos em torno dessas mulheres por meio de opiniões como as quais veem como pessoas que não podem cuidar de si mesmas, não podem ter filhos e não podem ter experiências sexuais.Todavia, combatendo essas representações marginalizadas as mulheres com deficiência vêm ocupando ingressando em diversos espaços e ocupando lugares de poder, como: a Universidade. Portanto, a inclusão educacional de Pessoas com Deficiência (PcD) nas instituições de Ensino Superior (IES) é uma realidade cada vez mais evidente em nosso país.Assim, está pesquisa apresenta a seguinte problemática de investigação: quais as representações sociais as mulheres com deficiência da UFPA/Cametá fazem de si, buscando identificar as implicações destas representações na luta contra o machismo e o capacitismo?Como objetivo o estudo busca analisar as representações sociais que mulheres universitárias com deficiência fazem de si e os efeitos dessas no construto de suas identidades

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - 2024

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2023 - 2024

 Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos surdos na UFPA/Cametá.

Resumo: Este projeto é vinculado ao Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina, linha de pesquisa: Educação, Surdez e Libras da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Apresenta por objetivo: analisar as representações sociais de professores Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos surdos na UFPA/Cametá, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade dos graduandos surdos. A pessoa com deficiência, incluindo a pessoa surda, tem garantido na atualidade brasileira, de acordo com as legislações vigentes, o acesso ao nível superior. Alguns dispositivos legais são as Lei n 10.436/ 2002, Lei 13.146/ 2015 e o Decreto n 5.626/2005. Esses dispositivos estão diretamente relacionados ao acesso e permanência da pessoa com deficiência no nível superior.A inserção de alunos surdos nas Instituições de Ensino Superior (IES) materializa cada vez mais as práticas de respeito às diferenças, as identidades e a alteridade do outro, a priori ancoradas em nossas representações, imaginários e nos discursos. Atualmente, o Campus Universitário do Tocantins/Cametá assiste uma demanda de 25 graduandos com deficiência, no que tange os profissionais que garantem a acessibilidade comunicacional dos graduandos surdos, pontua-se: 01 (um) intérprete de Libras contratado do campus de Cametá, 03 (três) intérpretes de Libras cedido pela UFPA Belém para atuar no curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva no Campo e 02 (dois) monitores fluentes em Libras. O espaço acadêmico deve garantir não somente um ambiente bilíngue, mas também onde a Libras seja a língua usada pelos graduandos surdos, sendo necessária, assim, a contratação do intérprete Educacional (IE) para mediar a comunicação entre os sujeitos, mas também que seja um ambiente que respeite as diferenças e onde haja profissionais que saibam trabalhar com ela. Assim, ao pensar na educação de surdos, na conjuntura da educação inclusiva, devem-se considerar as especificidades linguísticas inerentes a esses sujeitos. Isto significa que o graduando surdo deve conviver em um ambiente bilíngue, que favoreça a construção de sua identidade e valorize a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).Todavia, pesquisas apontam que a educação inclusiva desconsidera as especificidades linguísticas dos surdos, não dispõe de práticas pedagógicas que favoreçam a sua aprendizagem e não possibilita um ambiente efetivamente bilíngue. É pertinente mencionar que a criação de um ambiente bilíngue deve ser a primeira medida realizada para inclusão do graduando surdo no espaço educativo, porém, fazem-se necessárias outras medidas para possibilitar uma efetiva inclusão educacional e linguística, como: construir um currículo flexível; promover práticas pedagógicas inclusivas, utilizar metodologias diferenciadas, entre outras.Para que ocorra a participação do graduando surdo no ensino superior, é importante que professores, alunos ouvintes, técnicos e todos aqueles que vivenciam esse nível de ensino sejam bilíngues, isto é, usuários da Língua Portuguesa e da Libras.Entretanto, tal condição é raramente atendida, pois são poucos os ouvintes que conhecem a Libras. Assim, está pesquisa apresenta a seguinte problemática de investigação: quais são as representações sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos surdos na UFPA/Cametá, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade dos graduandos surdos?.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2023 - 2024

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4.

Data de início: 2023 - 2024

Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Representações Sociais de graduandos surdos sobre a atuação do Intérprete Educacional na UFPA/Cametá.

Resumo: O presente projeto é vinculado ao Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina, linha de pesquisa: Educação, Surdez e Libras da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Apresenta por objetivo: analisar as representações sociais de graduandos surdos sobre o Intérprete de Língua de Sinais no contexto educacional, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de inclusão educacional dos graduandos surdos. Somando-se aos objetivos específicos: a) Verificar as especificidades profissionais da prática do Intérprete de Língua de Sinais no processo de inclusão educacional do surdo universitário; b) Investigar as imagens e os sentidos atribuídos pelos alunos surdos ao Intérprete de Língua de Sinais na prática educacional e c) Identificar como as Representações Sociais sobre os Intérpretes pelos graduandos surdos interferem no processo de sua aprendizagem educacional no ensino superior. Nesta investigação irá realizar-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa com enfoque crítico-dialético e discutindo, ainda, com a Teoria das Representações Sociais com o foco na educação inclusiva no ensino superior e nas representações dos graduandos Surdos da UFPA/Cametá sobre a atuação do intérprete educacional, isto é, na maneira em que elaboram e partilham simbologias significantes e construtivas acerca deste profissional no que reverbera sua inclusão e permanência na referida instituição. Desse modo, a relevância deste estudo está na possibilidade de evidenciar a atuação do profissional intérprete educacional frente ao processo de inclusão do graduandosurdo no contexto educacional da Amazônia tocantina. Assume-se, então, uma pesquisa no campo das Representações Sociais de um grupo de sujeitos, graduandos surdos, sobre o fenômeno da inclusão educacional acerca da prática do Intérprete Educacional na UFPA Cametá. As representações emergem da relação e da prática deste profissional, imprescindível na inclusão do graduando surdo. As representações sociais ocorrem de um grupo sobre algo ou alguém sendo misturas de conceitos, imagens e percepções compartilhadas e transmitidas por um número significativo de pessoas e de uma geração para outra (OLIVEIRA, 2011, p.166). O intuito do trabalho é evidenciar as representações dos graduandos surdos acerca do intérprete educacional e de que forma elas interferem na aprendizagem e no processo de inclusão do surdo no nível superior.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2022 - 2023

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2022 - 2023

Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: NARRATIVAS SURDAS E O PENSAMENTO DECOLONIAL: construção de identidades de universitários surdos da UFPA ? Cametá.

Resumo: O presente projeto é vinculado ao Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina, na linha de pesquisa: Educação, Surdez e Libras, da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Apresenta por objetivo geral analisar criticamente, à luz da epistemologia decolonial, como ocorre o processo de formação das identidades dos universitários surdos da UFPA-Cametá. Somando-se aos objetivos específicos: a) investigar o processo de construção da identidade do universitário surdo da UFPA-Cametá, a partir das representações que os surdos fazem de si, por meio de suas histórias de vida, tendo como base o meio social, cultural e educacional; b) perscrutar como os surdos universitários representam a si mesmos através das imagens e sentidos no decorrer de sua narrativa de vida e c)identificar o significado da língua de sinais nas representações que os surdos universitários da UFPA-Cametá fazem de si e na construção de suas identidades. Nesta investigação irá realizar-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa com enfoque crítico-dialético e discutindo, ainda, o pensamento decolonial com o foco nos elementos formativos na construção das identidades de universitários surdos da UFPA/Cametá. Para tanto, a pesquisa prima em tratar os elementos que emergem para além da Libras e da deficiência (campo clínico), a formação das identidades dos universitários surdos. Como base epistêmica, utilizará o conceito de identidade tratado na psicologia social descrita e defendida por Antônio Carlos Ciampa. A pesquisa será realizada no período de 08/2021 a 08/2022.Assim, o projeto tem como intenção de pesquisar o processo da construção das identidades surdas - dos universitários surdos da UFPA/Cametá- à luz do pensamento decolonial. Na busca de contribuir para a pesquisa educacional, no âmbito local e regional, por meio da incursão na Educação de Surdos e no Ensino Superior, mais especificamente nos elementos formativos de suas identidades, como tentativa de romper com o binarismo que subalternizou o ser surdo no campo biológico e linguístico, para descolonizar suas identidades e apresentar suas matrizes, alargando a visão sobre as identidades surdas para os âmbitos sociocultural, educacional, entre outros.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2021 - 2022

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2021 - 2022

Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA DA UFPA/CAMETÁ SOBRE A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE: PERCURSOS E DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR.

Resumo: Este projeto é vinculado ao Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina, linha de pesquisa: Educação Inclusiva no Campo da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Apresenta por objetivo: Analisar as representações sociais de graduandos com deficiência da UFPA/Cametá sobre a atuação do núcleo de acessibilidade, buscando identificar as implicações destas representações sobre o trabalho em prol da permanência, acessibilidade e no processo de inclusão educacional dos graduandos com deficiência no ensino superior. A inclusão educacional de Pessoas com Deficiência (PcD) nas instituições de Ensino Superior (IES) é uma realidade cada vez mais evidente em nosso país. Para assegurar o direito ao acesso e permanência no nível superior aos alunos com deficiências, a lei de acessibilidade nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 (BRASIL, 2010), estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ?[...] pela qual os alunos com necessidades especiais têm o direito de obter os recursos necessários para que possam ter atendidas suas necessidades e frequentar as aulas? (HARRISON & NAKASATO, 2011, p. 65). A inserção dos alunos com deficiências está sendo assegurada na legislação, todavia, na prática, a inclusão dos educandos deficientes no nível superior esbarra em três dificuldades: a primeira seria a escassez de recursos financeiros para a efetivação das adaptações físicas em relação à acessibilidade no espaço universitário; a segunda em relação à contratação de recursos humanos com formação na área da educação especial; e por último, a adaptação curricular que respeite e valorize o sujeito deficiente em sua particularidade linguística, cognitiva, cultural, psicologia e social (MIRANDA, 2007). A autora afirma que ?[...] esses três aspectos, condições arquitetônicas, adaptações curriculares e profissionais preparados precisam ser assegurados para que ocorra não só o acesso, mas também a permanência com sucesso do aluno com deficiência no processo universitário? (MIRANDA, 2007, p. 120). Todavia, faz-se necessário, a priori, problematizar a inserção do aluno com deficiência no nível superior, a respeito do processo seletivo, posto que o vestibular não favorece o acesso aos estudantes com deficiência, já que o mesmo foi idealizado, estruturado e elaborado para pessoas sem deficiência. Nesse sentindo, corrobora-se ao pensamento de Miranda (2007) a respeito dos entraves enfrentados pelos alunos deficientes nas IES e reitera-se que o processo seletivo que dá acesso à universidade também se apresenta como um percalço no caminho do aluno deficiente. A inclusão da pessoa com deficiência constitui um grande desafio para as IES, devido aos diferentes tipos de barreiras existentes, desde as físicas até as relações interpessoais. A inclusão está direta e indiretamente associada à responsabilidade social da universidade, no que diz respeito às políticas educacionais, formação acadêmica e acessibilidade. A divisão de Inclusão Educacional - DIE foi implementada no Campus Universitário do Tocantins/Cametá no dia 09 de março de 2016, sob a coordenação da Prof.ª Ma Waldma Oliveira pela portaria nº 13/2016, com objetivo de garantir a acessibilidade do público - alvo da Educação Especial (BRASIL, 2008) promovendo a sua permanência na universidade. A DIE trabalha para atender a demanda do Campus de Cametá e os seus polos: Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará. Atualmente assiste uma demanda de 23 alunos PcD, sendo: 14 alunos com deficiência física (DF); 05 com deficiência visual (DV), 03 com deficiência auditiva (DA) e 01 com Transtorno do Espectro Autista (TEA).A missão institucional da DIE baseia-se na tríade pedagógica, social e educacional, objetivando uma permanência igualitária aos discentes PcD no decorrer de suas vivências acadêmicas.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2020 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2020 - 2021

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: A ETNOBOTÂNCA E O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DO CAMPO

Resumo: O projeto de pesquisa está relacionado com os estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Educação do Campo, Economia Solidária e Agroecologia (GESOL) dentro da linha de pesquisa ?Currículo, saberes e ensino de Ciências nas escolas do Campo?. Neste sentido, o projeto de pesquisa apresentado ao Campus Universitário do Tocantins, vinculado à Faculdade de Educação do Campo busca desenvolver estudos sobre o a importância da etnobotânica no ensino de Biologia na escola do campo no município de Cametá-Pa. A pesquisa será realizada envolvendo duas etapas: a primeira visa fazer um levantamento acerca da visão dos estudantes do ensino médio em escolas ribeirinhas, a respeito dos conteúdos de botânica na sua formação, considerando o novo currículo do ensino médio e a importância da formação dos sujeitos do campo. A segunda etapa envolverá o desenvolvimento de atividades com os estudantes do ensino médio das escolas do campo, envolvendo a etnobotânica e os conteúdos da Botânica, considerando os processos que envolvem os saberes, as culturas, os modos de vida e de trabalho dos sujeitos do campo em suas vivências cotidianas. Com características marcadas pela precarização, quer seja no aspecto estrutural, pedagógico, curricular, entre outros, as escolas e a educação do campo não têm cumprido seu papel no que tange à formação para a cidadania e, a falta de políticas públicas voltadas para as especificidades dos sujeitos do campo tem tornado os processos educativos no campo cada vez mais distantes das reais necessidades dos sujeitos campesinos. De acordo com o Decreto nº 7352/2010, deve haver o respeito à diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, de gênero, de raça e etnia, além do incentivo à formulação de projetos político-pedagógicos específicos para as escolas do campo, do desenvolvimento de políticas de formação de profissionais da educação, da valorização da identidade da escola do campo por meio de projetos pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades dos alunos do campo. Os sujeitos do campo têm sua particularidade, e a educação deve ser oferecida a eles em suas especificidades, levando em conta seus saberes e modos de vida em questões como: currículo, formação de professores, calendário escolar, materiais didáticos entre outras. Todavia, apesar dos esforços das organizações e movimentos sociais, o que tem se presenciado é a falta de comprometimento dos gestores, quer seja da esfera federal, estadual ou municipal, com a educação dos sujeitos do campo, descomprometimentos que resultam no fechamento de escolas, ausência de políticas de formação para os professores, currículo descontextualizado, enfim, questões que prejudicam a educação e a formação cidadã dos campesinos e campesinas. A escola do campo tem papel fundamental na formação dos sujeitos que lá vivem e na transformação da sua realidade. Caldart (2003) ressalta a importância da escola quando diz que o recinto escolar deve estar adaptado em estrutura e nível de conhecimento aos alunos que dela necessitam, e não pode contradizer essas características importantes em seu currículo geral, pois, o fracasso escolar tem suas causas no fato de a escola esperar que o aluno se adapte aos seus modos, desconsiderando, silenciando e desvalorizando as vozes e vida do estudante fora dali. portanto, é fundamental e urgente que a escola do campo priorize conhecer e valorizar os estudantes em seus saberes e modos de vida, quer seja em sua estrutura física ou pedagógica. Nesse sentido, nossa intenção de pesquisa é nos aproximar dos estudantes do ensino médio do campo, na tentativa de conhecer suas dificuldades, percepções e concepções no que tange aos conteúdos de Botânica, para isso buscamos investigar sobre a importância da etnobotânica no ensino de Biologia nas escolas do campo do município.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2020 - 2021

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2020 - 2021

Financiamento: Universidade Federal do Pará - Bolsa.

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Educação intercultural: aprender com os povos originários do sul a decolonizar a educação.

Resumo: Levantar e analisar os saberes de povos originários do sul visando decolonizar a educação.

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2019 - 2023

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2019 - 2023

Financiamento:

 

12-    Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Políticas e Sociedades

Título do projeto de pesquisa: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e Espanha.

Resumo: Analisar propostas de modificações na relação de ensino-aprendizagem, implantadas em diferentes espaços de escolarização para fomento de ações criativas e inovadoras na escolarização de crianças em situações de diversidade, a partir do uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Palavras-chave:

Ano de vigência: 2019 - 2023

Total de orientandos vinculados ao projeto: 4

Data de início: 2019 - 2023

Financiamento: