1- Nome do docente: BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO

Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita de Moraes Pinto

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA E SABERES AFRO INDIGENA NA REGIÃO DO TOCANTINS, NORTE DA AMAZÔNIA- PORTARIA N° 077/2019 – CUNTINS

Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar as multiplicidades de saberes existentes entre as populações afro indígenas na região do Tocantins - norte da região Amazônica, na perspectiva de reconstituir processos históricos, diferentes formas de trabalho, vivencias cotidianas com seus processos educacionais, socioculturais, políticos e econômicos destas populações. Assim como, refletir a respeito do tipo de educação que vem sendo desenvolvida entre as populações indígenas e quilombolas da região do Tocantins, visando observar se o ensino está voltado para suas vivencias e realidades, conforme garante a lei n° 11.645/2008, e assim contribuir na valorização e aprofundamento dos saberes e experiências históricas dos seus descendentes. Trata-se uma pesquisa qualitativa pesquisa cuja fonte principal será a memória oral, mediante relatos orais e histórias de vida. Contudo, no desenvolver da pesquisa, pretende-se cruzar outros documentos, estabelecer diálogos com fontes escritas, disponíveis em arquivos públicos e privados, vestígios da cultura material (moedas, utensílios domésticos e outros objetos) e imagéticas (imagens fotográficas e documentários em vídeos), de maneira que uma venha complementar a outra. Além do diálogo com obras de autores que se ocupam da temática em estudo, cujos apoio teórico metodológico serão imprescindíveis para a execução e produção final da pesquisa..

Palavras-chave: Educação. História. Cultura. Saberes afro indígenas. Amazônia.

Ano de vigência: 2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 32 alunos (Doutorado, Mestrado, Especialização e Graduação)

Data de início: 2019 - Atual

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/BOLSA PÓS-DOC PROCAD-AMAZÔNIA/CAPES

 

 

Nome do docente: Profª. Drª. Benedita de Moraes Pinto

Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita de Moraes Pinto

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (GP QUIMOHRENA)

Resumo: O grupo de pesquisa Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (GPQUIMOHRENA) foi criado com base nos dados coletados e na repercussão da Pesquisa Inclusão no Processo Ensino-Aprendizagem a Partir da Reconstituição da História, Memória e Cultura quilombola na Região do Tocantins - no Pará, em 2009. Agrega pesquisadores(as) da UFPA de outras universidades, tendo como objetivo fomentar discussões que abarcam temáticas relacionadas a histórias, memórias, diferentes formas de resistências e vivencias de populações africanas e seus descendentes, na intenção de discutir questões relacionadas a formação de quilombos ou mocambos na região Amazônica no século XVIII, abarcando história de constituição, territorialidade, corpo, práticas educativas, saberes, culturas, religiosidade, formas de trabalho, experiências cotidianas, relações étnicorraciais, gênero, movimentos sociais, políticas públicas e lutas por territórios quilombolas.

Palavras-chave: Educação. Cultura. Linguagens.  Resistência. Amazônia.

Ano de vigência: 2013 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 13

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

2- Nome do docente: CEZAR LUÍS SEIBT

Coordenador do projeto: Cezar Luís Seibt

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Caminhos da formação e do desenvolvimento humano: entre a normalidade do cotidiano (cálculo técnico-planificador) e o cuidado libertador e criador.

Resumo: Admitimos que haja uma tendência de pensar e agir no campo da educação e da terapia, baseada numa hegemonia da lógica do cálculo e da produtividade. Esse modelo foi se consolidando ao longo da história ocidental, tornando-se referência para pensarmos a nós mesmos como seres humanos, a natureza, os objetos e inclusive o planeta que habitamos. Nessa trajetória ficaram de lado dimensões que percebemos hoje serem fundamentais para recuperarmos a nossa humanidade e mantermos a possibilidade de viver em harmonia e sinergia com nossa casa, o planeta Terra. Na esteira desse movimento a educação se reduz normalmente a uma formação intelectual e da ação voltada para fins reduzidos à produtividade, competição e consumo. O mesmo se passa com os processos terapêuticos, muitas vezes reducionistas e ajustadores às expectativas do projeto humano vigente. Consideramos que seja necessário exercitar pensamentos e práticas que permitam reintegrar as divisões e separações realizadas até o momento, os dualismos que nos mantém constantemente num conflito que somente favorece a normalidade do cotidiano, uma normose. Diversas escolas de pensamento ao longo do tempo e em lugares diferentes chamam a atenção para a possibilidade de desenvolvimento do ser humano na direção do cuidado, o que significa, o desenvolvimento das potencialidades e da maturidade do ser humano como um todo. Pretendemos explorar essas ideias e permitir que elas nos ajudem a pensar nossa própria existência como seres humanos, nosso desenvolvimento e maturação através da educação e dos processos terapêuticos complementares. Perguntamos se é nossas propostas pedagógicas dão conta da libertação, autonomização e apropriação do ser humano; se não precisamos nos abrir para experiências e conhecimentos que ultrapassam os limites do instituído como conhecimento e verdade na atualidade; perguntamos, finalmente, o que significa e se é possível o ser humano se desenvolver e amadurecer na direção da responsabilidade e do cuidado com o mundo, consigo e com os outros; como seria uma educação (o que inclui terapias) onde o ser humano pudesse desenvolver-se de forma harmoniosa, plena, com vistas a felicidade..

Palavras-chave: Educação. Formação. Desenvolvimento humano.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 17

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/BOLSA PÓS-DOC PROCAD-AMAZÔNIA/CAPES

 

 

3- Nome do docente: ELANIR FRANÇA CARVALHO

Coordenadora do projeto: Elanir França Carvalho

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: ENSINO MÉDIO: Questões estruturais, teóricas e metodológicas face ao impacto sociocultural da Hidrelétrica Belo Monte (UHE - Belo Monte)

Resumo: O projeto de pesquisa intitulado “Ensino médio: questões estruturais, teóricas e metodológicas face ao impacto sociocultural da hidrelétrica Belo Monte” compõe, no âmbito do subprojeto Educação, a rede integrada de instituições de pesquisa da região Xingu/Tapajós (Interpará III), que tem como tema prioritário norteador a denominação Dinâmicas territoriais, ações coletivas e desenvolvimento sustentável. O objetivo é mapear, analisar e problematizar os fundamentos estruturais, teóricos e metodológicos do ensino médio da microrregião delimitada, a saber a área dos cinco municípios afetados diretamente (Altamira, Brasil Novo, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória) em face das grandes áreas curriculares da Educação Básica, a saber: Códigos, linguagens e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias. Na circunscrição delimitada, pauta-se pelo propósito de ?diagnóstico e busca de soluções para os problemas das regiões?, conforme promove o edital. Reúne-se em torno da proposta um grupo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento ligados à educação (UFPA, UEPA e IFPA) e de instituições mantenedoras de cursos de licenciatura, como Biologia e Ciências Naturais, Geografia, Letras, Educação do Campo e Pedagogia. Para tanto, o empenho do grupo de pesquisadores centrará em um conjunto de ações, no esforço de produzir, organizar e discutir dados quantitativos e qualitativos (gráficos, tabelas, discussões, debates e outros) relativos ao recorte proposto, assim como, fomentar e realizar discussões deduzidas e acerca das problemáticas encontradas. O resultado do processo será organizado em materiais bibliográficos e audiovisuais..

Palavras-chave: Educação. Ensino Médio. Pressupostos Epistêmicos. Documentos Oficiais.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 03

Financiamento:  UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

4- Nome do docente:  FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE

Coordenadora do projeto: Francilene de Aguiar Parente

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Trajetórias da diferença no ensino superior: impactos transformativos das ações afirmativas da UFPA.

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa analisar as trajetórias de sujeitos étnica, racial e culturalmente diferenciados, que acessaram o ensino superior por meio das políticas de reserva de vagas, cota social/racial e turmas especiais, com o intuito de: Conhecer os percursos realizados na instituição; Desvelar, na medida do possível, os impactos e transformações operados em suas vidas e nas comunidades de origem e/ou famílias, consequente do acesso ao ensino superior; Entender como a instituição UFPA modificou-se para acolher e manter a diferença em seus espaços institucionais como lugares de saber/poder; Verificar as diferenças entre quem acessa a universidade por meio de reserva de vagas e cotas sociais/raciais de quem acessa por turma especial, especialmente na questão da positivação das identidades e pertenças étnicoculturais..

Palavras-chave: Educação étnico-racial. Ensino superior. Ações afirmativas. UFPA.

Ano de vigência: 2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 04

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente:  Francilene de Aguiar Parente

Coordenadora do projeto: Francilene de Aguiar Parente

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Ensino médio: questões estruturais, teóricas e metodológicas face ao impacto sociocultural da hidrelétrica Belo Monte (UHE-Belo Monte)

Resumo: O projeto de pesquisa intitulado “Ensino médio: questões estruturais, teóricas e metodológicas face ao impacto sociocultural da hidrelétrica Belo Monte” compõe, no âmbito do subprojeto Educação, a rede integrada de instituições de pesquisa da região Xingu/Tapajós (Interpará III), que tem como tema prioritário norteador a denominação Dinâmicas territoriais, ações coletivas e desenvolvimento sustentável. O objetivo é mapear, analisar e problematizar os fundamentos estruturais, teóricos e metodológicos do ensino médio da microrregião delimitada, a saber a área dos cinco municípios afetados diretamente (Altamira, Brasil Novo, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória) em face das grandes áreas curriculares da Educação Básica, a saber: Códigos, linguagens e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias. Na circunscrição delimitada, pauta-se pelo propósito de ?diagnóstico e busca de soluções para os problemas das regiões?, conforme promove o edital. Reúne-se em torno da proposta um grupo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento ligados à educação (UFPA, UEPA e IFPA) e de instituições mantenedoras de cursos de licenciatura, como Biologia e Ciências Naturais, Geografia, Letras e Pedagogia. Para tanto, o empenho do grupo de pesquisadores centrará em um conjunto de ações, no esforço de produzir, organizar e discutir dados quantitativos e qualitativos (gráficos, tabelas, discussões, debates e outros) relativos ao recorte proposto, assim como, realizar / fomentar discussões deduzidas e acerca das problemáticas encontradas. O resultado do processo será organizado em materiais bibliográficos e audiovisuais.

Palavras-chave: Ensino médio. Impactos socioculturais. Hidrelétrica Belo Monte.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 04

Coordenador do projeto: Francilene de Aguiar Parente

Data de início: 2018 - Atual

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/

 

 

5- Nome do docente: GILCILENE DIAS DA COSTA

Coordenadora do projeto:  Gilcilene Dias da Costa

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar.

Resumo: O projeto de pesquisa “O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar” enseja uma perspectiva estética e política do corpo feminino experimentada nos interstícios da palavra literária, da filosofia da Diferença e das artes de escrever-criar-educar. Movida pela ideia-força deleuziana do livro-rizoma como componente de desterritorialização da máquina literária e da relação texto-leitor, tal perspectiva será conectada a vetores de criação da palavra literária e seus sentidos múltiplos e disjuntivos. No campo filosófico-literário, a pesquisa-rizoma se deslocará por geografias nômades do pensamento filosófico da diferença com Nietzsche, Deleuze e Guattari, Foucault; nos labirintos da palavra literária com Clarice Lispector, Patrícia Galvão, Frida Kahlo, Blanchot, Bataille, Beckett, Kafka; nas interseccionalidades dos estudos feministas e estudos queer com Simone de Beauvoir, Judith Butler, Beatriz Preciado, Ângela Davis. Intercessores e intercessoras singulares do pensamento da Diferença, que, em suas singularidades, lançaram-se aos abismos da inquietude de um pensar-intervir nos processos históricos e sociais que forjaram e forjam o nosso presente e a nossa condição, sobretudo a da mulher. Percorrendo as geografias nômades do pensamento filosófico-literário da diferença, com sensibilidade e acidez, tensionaremos a moral dos valores patriarcais instituídos historicamente e nos lançaremos ao desafio de maquinar devires de uma educação múltipla e disjuntiva no dorso da palavra literária, “máquinas de máquinas” conectadas por desejo e contágio devorador, um vitalismo artístico capaz de canalizar fluxos de vida na educação por movimentação e desterritorialização do corpo político feminino e sua máquina literária, por potências subversivas e inventivas.

Palavras-chave: Educação. Livro-rizoma. Devir-mulher. Filosofia da diferença. Literatura. Arte.

Ano de vigência: 2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 13

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Gilcilene Dias da Costa

Coordenadora do projeto:  Gilcilene Dias da Costa

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Uma educação no dorso do tigre: literatura e experiências formativas.

Resumo: Este projeto de pesquisa enseja um habitar poético da linguagem literária, por uma perspectiva de educação gestada no “dorso do tigre” expressão grafada no escrito Sobre verdade e mentira no sentido extramoral, de Friedrich Nietzsche (1873), e canibalizada por Benedito Nunes nos interstícios de sua obra entre filosofia e literatura, sobretudo, Clarice Lispector e Marcel Proust. Estudar a educação nos interstícios entre filosofia e literatura constitui o objetivo principal deste trabalho. Cavalgar no dorso de escritos literários de escritores-filósofos como Nietzsche, Deleuze, Kafka, Proust, Clarice Lispector, Manoel de Barros, pensadores que, de algum modo são capazes de tocar a temática da educação e da experiência formativa com alguma sensibilidade e luxúria, não menos que com uma suavidade e acidez, implica colocarmo-nos à espreita de perspectivas múltiplas e disjuntivas de uma educação movida por um Pensamento da Diferença desejoso do outro e seus contágios, devorador de um vitalismo capaz de verter o sangue piedoso da educação em suplemento ávido de vida no que nela há de belo e trágico, de múltiplo e singular nos devires da experiência formativa. Nestes itinerários de pesquisa, o trabalho com a filosofia da diferença e da linguagem, a literatura e o currículo cultural são os horizontes cartográficos por onde possamos espreitar os devires da diferença na educação. O projeto de pesquisa vem produzindo de forma contínua importantes desdobramentos de extensão universitária em salas de leitura na Escola Básica, por meio de pesquisas de Mestrado, graduação e iniciação científica, desse modo, vem contribuindo com uma perspectiva cartográfica e formativa de leitura literária na escola e potencializando experimentações de leitura, arte, devires e multiplicidades de sentidos que conectem a literatura e a vida.

Palavras-chave: Educação. Literatura. Formação de leitores. Cartografia. Escola básica.

Ano de vigência: 2014 – 2019 (concluído)

Total de orientandos vinculados ao projeto: 37

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

6- Nome do docente: JORGE DOMINGUES LOPES

Coordenador do projeto: Jorge Domingues Lopes

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Documentação e análise de línguas indígenas e não indígenas amazônicas e sua interface com a cultura e a educação

Resumo: Projeto de pesquisa que tem por objetivo documentar e analisar línguas indígenas e não indígenas da Amazônia, para fins de estudos nas áreas da linguística, linguística antropológica, antropologia, estudos culturais e educação.

Palavras-chave: Educação. Línguas indígenas. Documentação. Cultura. Amazônia.

Ano de vigência: 2018 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 05

Data de início: 2018 - Atual

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

7- Nome do docente:  JOSÉ VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA

Coordenador do projeto: José Valdinei Albuquerque Miranda

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Arte-performance: variações anárquicas e experimentações pedagógicas na educação.

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa perspectivar a performance como uma arte experimental anárquica, enquanto potência criativa e produtora de disparos libertários na educação Na confluência entre Filosofia da Diferença (DELEUZE,1997) e estudos da Performance e Educação (PEREIRA, 2013), a proposta busca construir um campo de problematização a partir de algumas questões: O que pode um corpo em performance na educação? Que disparos libertários e criativos a arte da performance pode produzir na educação? Que variações anárquicas a performance pode potencializar e intensificar na educação? Como pensar a conexão entre a prática pedagógica do professor à arte-performance na escola básica? Como trabalhar a performance na escola básica sem instrumentalizar sua arte? Que perspectivas educacionais são abertas ao pensar o professor-performer de suas práticas pedagógicas? No aspecto teórico aproxima-se da filosofia da diferença ou multiplicidade interligado ao conceito de performance (COHEN, 2002) e seus desdobramentos para o campo da educação e das práticas pedagógicas. A abordagem metodológica segue as pistas do método cartográfico que tem como ênfase o acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual (DELEUZE e GUATTARI, 1996); (KASTRUP, 2015). A realização da pesquisa possibilita pensar o conceito de arte--performance, seus desdobramentos, variações e potencial enquanto arte experimental anárquica que mobiliza agenciamentos coletivos, produz heterotopias inventivas e deesterriterializações das práticas pedagógicas na educação.

Palavras-chave: Educação. Arte-performance. Corpo. Variações anárquicas. Experimentação pedagógica.

Ano de vigência: 2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 10

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente:  José Valdinei Albuquerque Miranda

Coordenador do projeto: José Valdinei Albuquerque Miranda

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Educação e [Po]ética da Alteridade na obra Literária de Dalcídio Jurandir

Resumo: Dalcídio Jurandir, escritor paraense que nasceu em Ponta de pedras, no Marajó em 1909 e morreu em 1979. Ao longo de seu percurso literário escreveu um conjunto de romances que ficou conhecido como “O Ciclo do extremo Norte” composto pelas obras: Chove nos Campos de Cachoeira; Marajó; Três Casas e um Rio; Belém do Grão Pará; Passagens dos inocentes; Primeira manhã; Ponte do galo; Os habitantes; Chão dos Lobos; Ribanceira. Os romances publicados no período compreendido 1941 a 1978 para Benedito Nunes (2010, p 17.) compõem o “ciclo romanesco” que por meio de uma autoanálise do personagem (Alfredo) e a poetização da paisagem afastam-se de uma tendência objetivista documental, afinadas com a herança naturalista e aproximam-se de uma descrição literária recriando poeticamente a cultura e modos de vida das pessoas simples da Amazônia. A Leitura das obras de Dalcídio nos permite construir um outro olhar sobre os processos e práticas culturais no contexto amazônico, bem como perceber a intrínseca relação existente entre educação, formação cultural e relações étnico-raciais por meio dos sujeitos/personagens de seus romances. A riqueza e a densidade da obra do escritor paraense cria a possibilidade de trilhar um novo caminho referente aos modos de compreender a cultura e a educação em nossa região. Nessa perspectiva, o projeto de pesquisa visa compreender a questão da Cultura e Alteridade inscrita na obra literária do escritor paraense Dalcídio Jurandir e suas ressonâncias para a educação.

Palavras-chave: Educação. Poética da alteridade. Dalcídio Jurandir. Contexto amazônico.

Ano de vigência: 2014 – 2019 (concluído)

Total de orientandos vinculados ao projeto: 14

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

8- Nome do docente: LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL

Coordenador do projeto: Luiz Augusto Pinheiro Leal

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Gênero e nação: um estudo sobre as representações e práticas femininas no processo de descolonização de Angola (1956 a 1968).

Resumo: As representações sobre o feminino tem sido parte integrante dos mecanismos de construção dos projetos nacionais contemporâneos. Geralmente associada à maternidade ou a valores morais, a imagem da mulher visa criar um ambiente de familiaridade, intimidade e compromisso para os membros de uma sociedade que deseje se organizar como nação. Em Angola, o processo de independência, que culmina em 1975, foi marcado por muitas lutas. Elas, contudo não terminaram com a conquista da independência. Além do confronto físico direto, uma guerra de imagens foi promovida visando respaldar o grupo que alcançou o poder. Assim, uma figura de destaque do período de luta pela independência se constituiu em heroína nacional, chegando a ser ressaltada como mãe da nação: Deolinda Rodrigues. Landgila, como também era conhecida nos meios revolucionários, foi uma das mulheres que mais se destacou na articulação de resistência contra a dominação portuguesa de Angola. Filha de educadores e religiosos, sua trajetória de ação intelectual e militante permitiu que viajasse por vários países e fosse porta voz do Movimento pela Libertação de Angola ? MPLA. Contudo, em 1976 foi executada por ocasião de uma de suas missões de resistência. Seu nome, posteriormente, seria utilizado como símbolo nacional de Angola e, em alguns casos, celebrado mais do que a própria rainha Nzniga. Contudo, como revelam os documentos da época da captura de Deolinda, ela não era a única mulher que atuava nas lutas, apesar de seu inegável destaque. Por ocasião de sua prisão no Congo, ela estava acompanhada de outras quatro mulheres: Engrácia dos Santos, Irene Cohen, Lucrécia Paim e Teresa Afonso. Juntas, elas constituíam a Organização da Mulher Angolana, um movimento inicial de resistência que visava a integração feminina no processo revolucionário angolano. Assim, este projeto visa analisar as representações sobre o feminino angolano, através das versões oficiais e intelectuais, no contexto pré-independência, e comparar com as ações práticas de mulheres angolanas que atuaram em diferentes frentes de ação no processo de lutas pela independência. Uma das hipóteses para a análise é que a relação entre as categorias de gênero e nação foram contraditórias no uso político e cultural aplicado no contexto de análise. Tratava-se de estratégias de sensibilização de uma sociedade pluriétnica que precisava se constituir em unidade a partir de vínculos comuns de identidade.

Palavras-chave: Educação. Gênero e nação. Representações e práticas femininas. Descolonização de Angola.

Ano de vigência:  2019 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 08

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Luiz Augusto Pinheiro Leal

Coordenador do projeto: Luiz Augusto Pinheiro Leal

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: História da África em acervos digitais: pesquisa, ensino e identidade.

Resumo: O projeto de pesquisa HISTÓRIA DA ÁFRICA EM ACERVOS DIGITAIS: PESQUISA, ENSINO E IDENTIDADE tem como principal objetivo desenvolver e instrumentalizar pesquisas sobre o continente africano a partir de acervos digitais disponibilizados em redes virtuais. O estudo de História da África através de acervos digitais visa apresentar criticamente uma reflexão sobre a importância do ensino de história para a formação acadêmica e para o amadurecimento da comunidade escolar em relação às questões de identidade e currículo. O processo de levantamento documental utilizará recursos básicos de pesquisa para levantar as instituições que disponibilizam acervos digitais. Em seguida, será feito o levantamento da documentação disponibilizada digitalmente. Paralelamente, a documentação será guardada e catalogada para acesso posterior. Com o levantamento, serão definidos recortes temáticos sobre história da África, priorizando os países africanos de língua portuguesa. Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique terão atenção especial devido às articulações já desenvolvidas com pesquisadores destes países. Estes recortes darão base para a elaboração de pesquisas direcionadas a processos históricos associados ao período colonial ou ao pós-colonial. Visa, em primeiro plano, compreender as práticas culturais como experiências de resistência e de identidade em cada um destes países e, por extensão, sua repercussão no Brasil.

Palavras-chave: Educação. História da África. Ensino. Identidade. Acervos digitais.

Ano de vigência: 2017 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 06

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

9- Nome do docente:  RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO

Coordenador do projeto: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: A constituição do sujeito/subjetividade: conhecimento e afetividade nas relações de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Resumo: Investigar a interrelação afetivo/emocional e os conhecimentos trabalhados em sala de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Educação. Subjetividade. Conhecimento. Afetividade. Ensino fundamental.

Ano de vigência: 2017 – Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 06

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

Nome do docente: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Coordenador do projeto: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: A mediação das dimensões afetiva/ emocional e conhecimento nos processos interativos de leitura e escrita.

Resumo: No entanto, sustenta-se que, longe desse tipo de afetividade, defende-se o pressuposto de que as relações de carinho (afeto) não podem se fazer desvinculadas das relações com o saber que vão ao encontro dos desejos dos alunos, das relações com os conteúdos da aprendizagem que os desafiem, dando-lhes a percepção de que, realmente, estão aprendendo. O afetivo, assim, apresenta-se, não como uma dimensão exterior a sobrepor-se ao processo pedagógico, com poder de determinação sobre ele, mas como uma dimensão constitutiva e constituinte de uma articulação triádica professor-conhecimentos-alunos.

Palavras-chave: Educação. Mediação. Afetividade. Interação. Leitura e escrita.

Ano de vigência: 2017 – 2019 (concluído)

Total de orientandos vinculados ao projeto: 07

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/CAPES

 

 

10- Nome do docente: VILMA APARECIDA DE PINHO

Coordenadora do projeto: Vilma Aparecida de Pinho

Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens

Título do projeto de pesquisa: Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola no Estado do Pará.

Resumo: Este projeto, cujo tema é EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO ESTADO DO PARÁ investiga as condições de garantias de direitos humanos, no que diz respeito à educação e diversidade étnico-racial, considerando que a Educação Escolar Quilombola "[...] deve ser implementada como política pública educacional [...]". (Resolução no. 8/2012, Art. 1o, VI). Elegem- se como área de abrangência do projeto unidades escolares situadas em municípios das microrregiões do estado Pará (microrregião do Baixo Tocantins) uma vez que, segundo a Fundação Cultural Palmares, existe no estado do Pará 403 quilombos.

Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Educação Escolar Quilombola. Estado do Pará.

Ano de vigência: 2017 - Atual

Total de orientandos vinculados ao projeto: 07

Financiamento: UFPA/PROPESP/PIBIC/PROCAD-AM/CAPES