Banca de QUALIFICAÇÃO: Edna Soares Martins
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
Discente: Edna Soares Martins
Data: 08/08/2017
Hora: 09:00
Local: Campus de Cametá - Sala 001
Título:
AFETO E COGNIÇÃO: AS TESSITURAS DESSA INTER-RELAÇÃO POSSIBILITANDO POTENCIALIZAÇÃO NAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NO CAMPO EDUCACIONAL.
Palavras-Chaves:
Afeto e cognição. Mediação. Potencia. Aprendizagem.
Páginas: 56
Grande Área: Ciências Humanas
Área: Educação
Resumo:
O estudo intitulado Afeto e Cognição: As tessituras dessa inter-relação possibilitando potencialização nas situações de aprendizagem no campo educacional têm como objetivo analisar como se tece a inter-relação entre o afeto e a cognição no contexto das mediações das situações de aprendizagens, de forma a possibilitar potencialização da aprendizagem dos sujeitos aprendentes do 3º ano da EMEF Profª Valda Braga Valente. A metodologia de pesquisa qualitativa, a partir de uma abordagem sócio histórica, tem a coleta de dados assim como a análise marcada pela dimensão social. A pesquisa de campo utilizando-se de observação, entrevista, questionários e análise documental buscam compreender o ocorrido nas mais essenciais e extensas relações, tomando para além das falas, o significado da palavra e os movimentos dos entrevistados. O diário de campo registra as situações de aprendizagem e as entrevistas. A descrição se aproxima da essência do objeto, refletindo criticamente sobre esta produção em suas relações intersubjetivas, seus significados e sentidos. Para entender a inter-relação afetiva e cognitiva, mediação, potência e aprendizagem, contou-se com os referenciais teóricos presentes nos estudos de VYGOTSKY (2000), VYGOTSKY e LURIA (1993), ESPINOSA (2007), FALABELO (2005) dentre outros. Dados da pesquisa revelam que os comportamentos que se apresentam, tem por detrás um histórico, que envolve uma inter-relação entre afetivo e cognitivo, onde as ações humanas estão diretamente interligadas à forma como se pensa e sente as coisas. De forma particular e única o homem internamente recria afetivamente e cognitivamente o que depreendeu em sua relação. Um aprendizado que é de base afeto-cognitiva. Conceber o aprendizado a partir do externo e interno é reconhecer que dentro das relações culturais, o meio oferece oportunidades de mediações que provocam o ser humano a tecer constantemente uma interlocução entre suas dimensões afetivas e cognitivas. Essa inter-relação no contexto das situações de aprendizagem, pode ser revelada por meio de gestos, expressões, comportamentos diversos, que acabam por refletir-se na aprendizagem, de forma que pode possibilitar uma maior potencialização da mesma se a inter-relação se concretiza em toda a sua plenitude e ao contrário quando esta se dá de forma limitada. Somente o contexto onde as situações de aprendizagem se estabelecem, em suas relações e mediações, pode revelar quando e como a aprendizagem se efetiva e o porquê de seu contrário. Portanto, considerar a tessitura da inter-relação afetiva e cognitiva a partir de sua possibilidade de potencialização da aprendizagem é uma forma de colaborar para a redução das mediações pouco exitosas e da não aprendizagem.
Membros da Banca:
Presidente - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira
Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues
Externo ao Programa - 1152892 - Sonia Regina dos Santos Teixeira