Banca de QUALIFICAÇÃO: Jaqueline Mendes Bastos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jaqueline Mendes Bastos

Data: 29/06/2016

Hora: 14:00

Local: Campus Cametá - Sala 001

Título:

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR: O perfil formativo dos egressos do Curso de Pedagogia/ CUNTINS/UFPA


Palavras-Chaves:

Política de Formação; profissionalização e valorização docente; PARFOR


Páginas: 73

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O texto apresenta resultado parcial da pesquisa de Mestrado que tem como objetivo analisar o Plano de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, tendo em vista o perfil do egresso do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará- Faculdade de Educação do CUNTINS/Cametá. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujas técnicas de levantamento de dados incluem a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Utilizamos como referencial teórico autores tais como Azevedo (2004); Oliveira (2009); Nóvoa (1995); Berzezinski (2014); Camargo e Mendes (2016); Tardif (2014), Gatti (2011) dentre outros. O campo empírico do estudo é a Faculdade de Educação, FAED/CUNTINS/UFPA. O recorte temporal compreende o período de 2009 a 2014 em vista da experiência formativa no programa em curso. Os sujeitos informantes da pesquisa são os dirigentes, coordenadores, professoresformadores e alunos-professores do PARFOR. Os resultados dos estudos teóricos apontam que o PARFOR é um plano que visa a melhoria da Educação Básica a nível nacional e atende as exigências oficiais a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB 9.394/96, mas é preciso rever seus critérios a luz da proposta da sociedade civil, movimentos sociais e Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação- ANFOPE, tendo em vista as condições onde se efetiva, a efetiva vivencia acadêmica dos professores-alunos pois se deve considerar as especificidades geográficas e culturais em que os alunos-professores estão inseridos. O Projeto Pedagógico do Curso- PPC/PEDAGOGIA/UFPA/PARFOR, mostra que o curso pretende formar um profissional capaz de atuar para além do espaço escolar, que reflita com um novo “olhar” a sua prática pedagógica e conceba o trabalho docente como princípio educativo.


Membros da Banca: 

Interno - 1808826 - Ariel Feldman

Externo ao Programa - 326137 - Arlete Maria Monte Camargo

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes