DATA: 25/06/2018

LOCAL: sala 001 - prédio orlando cassique - campus Cametá -UFPA
TÍTULO:

O MOVIMENTO QUE VEM DO CAMPO: O CURRÍCULO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: Uma análise da experiência em Cametá /Pará.

PALAVRAS-CHAVES:

Currículo, Projovem Campo Saberes da Terra e Educação do Campo.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa investiga o Currículo destinado a educação do Campo tendo como referência o programa de governo Projovem Campo Saberes da Terra, na comunidade de Porto Alegre Cametá/Pará, no qual nosso objetivo foi  analisar como as práticas curriculares que são desenvolvidas pelo programa, estão contribuindo na vida de jovens agricultores do campo na construção e/ou fortalecimento de seus saberes tradicionais, práticas culturais e agrícolas vinculados ao mundo do trabalho e sua emancipação. Consideramos não só as orientações curriculares desenvolvidas pelos docentes voltadas para a construção e/ou valorização dos saberes e da cultura do agricultor, mas a relação que se dá entre educação e trabalho na formação escolar e o caráter transformador e emancipador do programa destinado a esse aluno. Tomamos como objeto de estudo o currículo dos Saberes da Terra, por um campo de estudo amplo, a Educação do campo. Os estudos buscaram uma aproximação com a Pesquisa Etnográfica através de alguns elementos como a observação in locus e o contato direto entre a pesquisadora e os sujeitos da pesquisa. A abordagem realizada foi a Pesquisa Qualitativa e o enfoque, Crítico - dialético. Como instrumento de coleta de dados fizemos uso da análise documental, a observação participante e de entrevistas semiestruturadas; procurando recolher informações necessárias para a análise interpretativa-crítica dos dados coletados. Dentre os resultados da análise inicial algumas proposições são possíveis perceber: as atividades curriculares desenvolvidas pelo programa vêm cooperando na vida dos campesinos, respeitando seus saberes tradicionais  que vem do trabalho e das práticas agrícolas; bem como identificar que algumas proposições orientadas pelas Diretrizes Operacionais da Educação do campo vêm se concretizando, no que tange a garantia de direitos educacionais próprios aos povos do campo, porém, precisa ser ampliado esse atendimento, por meio de políticas públicas efetivas, para que estes possam ter a oportunidade de ascender sócio, político, econômico e culturalmente na sociedade.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1808826 - ARIEL FELDMAN