Prezados (as) Colegas,

Peço que divulguem a nossa Reunião Regional da ANPEd a ocorrer em Belém, de 19 a 21 de Outubro, no Campus da Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Esta é a primeira reunião do Norte, que conta hoje com 11 Programas: 03 na Universidade Federal do Pará (UFPA), 01 na Universidade do Estado do Pará (UEPA), 01 na Universidade Federal do Oeste do Pará, 01 na Universidade Federal do Amazonas, 02 (MA e MP) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), 01 (MA e MP) na Universidade Federal do Tocantins, 01 na Universidade Estadual de Roraima, 01 na Universidade Federal do Acre. O tema central da Reunião é: "Políticas Públicas e Formação Humana: Desafios para a Educação na Panamazônia", mas contaremos com a participação de pesquisadores das diversas regiões do país para discutir as questões educacionais que nos afetam, confiram programação e orientações para inscrição de trabalho no nosso site: http://www.ppgedufpa.com.br/anpednorte/  Em anexo segue o cartaz do evento.

Esperamos contar com apoio de todos!

Um abraço,

Sônia Araújo

PPGED/UFPA

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá - Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura - divulga o resultado do Edital 02/ 2016 – PPGEDUC para Concessão de Bolsa para cadastro de reserva de 02 (duas) bolsas CAPES. Segue ficha para os candidatos classificados apresentarem na coordenação do programa.

EDITAL DE CONCESSÃO DE BOLSA 02/ 2016 - PPGEDUC

FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO DE BOLSISTA NO PAÍS

 

 

Tendo em vista a necessidade da classificação de solicitação de bolsa ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá- PPGEDUC, vimos informar a abertura do presente Edital, no período de 05 a 08 de abril de 2016, para cadastro de reserva de 02 (duas) bolsas CAPES.

EDITAL 02/ 2016 - PPGEDUC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA - PPGEDUC

 

CRONOGRAMA DE DEFESAS DE DISSERTAÇÃO – TURMA 2014.

 

 

DISCENTE

DATA/HORA

TEMA

MEMBROS DA BANCA

PAMELA PAULA SOUZA NERI

11/04/2016

09:00

 

MEMÓRIA-ESQUECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA EM CAMETÁ: UMA ARQUEOGENEALOGIA DOS FIOS NARRATIVOS NAS COMUNIDADES DA ALDEIA E TORRÃO-MUPI.

Presidente - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - MARIA BETANIA BARBOSA ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA

DANIELE DA SILVA COSTA

 

13/04/2016

17:00

A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VOZ DE EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA/MOJU EM ATUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Presidente - ARIEL FELDMAN

Externo à Instituição - ADRIANA APARECIDA DRAGONE SILVEIRA
Interno - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - MARIA BETANIA BARBOSA ALBUQUERQUE

LÍLIA CHRISTIANE VANZELER VIANA

 

19/04/2016

10:00

O IDEÁRIO TEÓRICO METODOLÓGICO DO PNAIC: POSSIBILIDADES DE RUPTURAS NO CHÃO DA SALA DE AULA

Presidente - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO

Interno - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Interno - WALDIR FERREIRA DE ABREU

MARIA FRANCISCA RIBEIRO CORREA

19/04/2016

15:00

REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES/AS EM NARRATIVAS RIBEIRINHAS NA COMUNIDADE DO RIO QUIANDUBA EM ABAETETUBA.

Presidente -  WALDIR FERREIRA DE ABREU

Interno - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS SILVA

GILDECI SANTOS PEREIRA

 

25/04/2016

09:00

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): IMPLICAÇÕES NA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MARABÁ/PA

Presidente - ODETE DA CRUZ MENDES

Externo ao Programa - DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES
Interno - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN
Externo à Instituição - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA

RUBENS DA COSTA FERREIRA

27/04/2016

09:00

QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO DO CAPACIT/UFPA DESTINADAS AO CAMPUS DE CAMETÁ.

Presidente - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN

Interno - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - ODETE DA CRUZ MENDES

JULIANO SISTHERENN

 

28/04/2016

15:00

PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS PARA UMA PEDAGOGIA DE BASE COMPLEXA.

Presidente - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - GILCILENE DIAS DA COSTA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Interno - WALDIR FERREIRA DE ABREU

JOÃO BATISTA WANZELER

 

29/04/2016

15:00

EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO, TRABALHADORES RURAIS EM FORMAÇÃO: um estudo sobre lideranças no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cametá/PA (décadas de 1970-90)

Presidente - FRANCIVALDO ALVES NUNES
Interno - 146.656.202-10 - GILMAR PEREIRA DA SILVA - UFRN
Externo ao Programa - 1834777 - CARLOS LEANDRO DA SILVA ESTEVE
Externo à Instituição - MARIA MARIZE DUARTE

     

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/ CAMETÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/UFPA-CAMETÁ

 

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO E CULTURA

 

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS DO 1º SEMESTRE DE 2016

 

 

- Início das Aulas: 09 de Março de 2016

 

- Aula Inaugural: 09 de Março de 2016

 

- Orientação Acadêmica com os Discentes da Turma 2016: 10 de Março de 2016

 

- Calendário Anual de Reuniões Ordinárias do Colegiado do PPGEDUC:

 

Dia 16/01 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 14/03 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 18/04 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 13/06 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 15/08 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 17/10 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 05/12 (segunda-feira, às 09h00)

 

- Calendário de Defesas de Dissertação da Turma 2014: Março a Abril de 2016

 

- Calendário de Exames de Qualificação da Turma 2015: Março a Junho de 2016

 

- Previsão de Seleção de bolsas 2016: Informações na secretaria do PPGEDUC a partir de Maio de 2016

 

- Realização de Eventos:

  • Palestra: “Escola Complexa: Ciência e Espiritualidade”. Profª. Drª. Maria da Conceição Xavier de Almeida. Data: 29/04/16 – 09h
  • Encontro Regional Para Salvaguarda da Capoeria no Pará-Rio Tocantins (parceria IPHAN). Data: 30/04/2016 – 08 às 19h

·         III Workshop do PPGEDUC: 29 e 30 de Junho de 2016

·         I Reunião Regional Norte da ANPEd: 19 a 21 de Outubro de 2016

·         III Seminário Nacional do PPGEDUC: 23 a 25 de Novembro de 2016

 

- Término das aulas do 1° semestre: 30 de junho de 2016

 

 

 

OFERTA CURRICULAR – 1º SEMESTRE/2016

TURMA 2016

 

TURMA 2016

Disciplinas Ofertadas

Professores Ministrantes

Dia da Semana

1.      Disciplina: Educação Brasileira (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 60

Créditos: 04

Ementa:

As matrizes teóricas que influenciaram e influenciam o pensamento educacional brasileiro, expressas, principalmente, em políticas educacionais e práticas educativas, bem como as diferentes conformações constituídas sob estas influências.

Bibliografia

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. 3º ed. Lisboa. 1979.

BORDIEU, P. PASSERON, J.. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1975.

BRASIL/PR Lei 9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Gráfica do Senado, ano CXXXIV,

n. 248, 23/12/1996, p. 27833-41.

CASTRO, J. N. de. Morte ou Ressurreição dos municípios? Estudo da autonomia municipal no Brasil e na França. Rio de Janeiro: Forense,

1985.

CHIZZOTTI, A.. As origens da instrução pública no Brasil. São Paulo, Dissertação de Mestrado - PUC - SP. 1975.

DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional. 1959.

DINIZ, C. W. P. & GUERRA, R. B.. Assimetrias da educação superior brasileira: vários brasis e suas consequências. Belém-PA: EDUFPA, 2000.

DURKHEIM, E.. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos. 1955.

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.

FRIGOTTO, G.. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez. 1995.

GADOTTI, M.. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática. 1998.

__________. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre, Artmed. 2000.

GRAMSCI, A.. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de janeiro: Civilização Brasileira. 1984.

LIBÂNEO, J. C. et. alii. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: Educação & Sociedade nº 68,

1999. p. 239-277.

MARIN, R. A. (Org.). A escrita da História Paraense. Belém: NAEA/UFPA. 1998.

MARX, K.. Crítica ao programa de Gotha. Porto: Editorial Presença. 1973.

OLIVEIRA, M. A. de (Org.). Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas-SP: UNICAMP. IE, 1998.

RIBEIRO, M. L. S.. História da Educação Brasileira. São Paulo, Cortez & Morais. 1979.

RIBEIRO, M. L. S.. 13ª ed. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas-SP: Autores Associados. 1993.

ROUSSEAU, J.. Emílio ou da Educação. Rio de Janeiro, Difel.: Agir. 1979.

SADER, E. & GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.

SAVIANI, D; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas, SP:

Autores Associados, 1988.

XAVIER, M. E. et. alii. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD. 1994.

PROF. DR. DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES

 

PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO

 

 

Segundas-feiras

04/04

11/04

18/04

25/04

02/05

09/05

16/05

23/05

30/05

06/06

13/06

20/06

 

29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC

04/07 - Entrega de trabalho final

 

2.      Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da Educação (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 60

Créditos: 04

Ementa:

Humanidade, Cultura e Conhecimento: a perspectiva da construção. Aspectos conceituais e filosóficos da epistemologia da educação e sua integração à prática docente: Racionalismo, Empirismo e Práxis. Reflexões a respeito de uma nova perspectiva sobre a Práxis da Pedagogia contemporânea articulada aos interesses emancipatórios.

Bibliografia:

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: ARTMED, 1989.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.

BOBBIO, Norberto. Tradução de Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. São

Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M. et. al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

COMPARATO, F.K Educação e poder. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 1996.

CUNHA, Luís Antonio e Góes, Moacir. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

CURY, C.R.J. Educação e contradição. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

FERNANDES ENGUITA, M. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. (Coleção

estudos culturais em educação).

FRIGOTTO, Gaudêncio. Pauperização, trabalho e educação. A profissionalização em questão. Cadernos CEDES 31, 1993.

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 8. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

GENTIL, P.(org.). Globalização excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. Petrópolis, Vozes Buenos Aries,

CLACSO, 1999.

GENTILI, Pablo A SILVA, Tomaz Tadeuda (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

GENTILI. Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

LUCKESI, C. O papel do estado na educação. Salvador: UFBA – EGBA, 1986.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Educação e Política no limiar do século XXI. São Paulo: Autores Associados, 2000.

GHIRADELLI JÚNIOR, P. História da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Editora. Ática, 2009.

MARX, K. Ideologia alemã. Presença, 2009.

MANACORDA, Marcio. A. História da educação. São Paulo: Cortez, 2000.

PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2005.

PINTO, Álvaro V. Ciência e existência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

SAVIANI, Demerval. Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 2009.

SHAEF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

 

 

 

PROF. DR. DAMIÃO BEZERRA OLIVEIRA

 

PROF. DR. CEZAR LUÍS SEIBT

 

Quartas-feiras: 16h às 20h

Quintas-feiras: 08h às 12h

06/04 e 07/04

13/04 e 14/04

20/04 e 21/04

11/05 e 12/05

24/05 e 25/05

15/06 e 16/06

29/06 e 30/06

 

29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC

3.      Disciplina Seminário de Dissertação I (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 15

Créditos: 01

(Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Linguagens)

 

Ementa:

Projeto de pesquisa, definição da problemática e reconhecimento do objeto de pesquisa. Fontes de pesquisas: orientação teórico-metodológica.

Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa, e suas especialidades temáticas, e aos projetos de Pesquisa.

Bibliografia:

A bibliografia será indicada pelo orientador e pesquisadores convidados em função do tema do projeto de pesquisa.

 

PROF.ª DR.ª GILCILENE DIAS DA COSTA.

PROF. DR. JOSÉ VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA

 

 

Quartas-feiras: 08h30 às 11h30

 

13/04/16

20/04/16

27/04/16

04/05/16

11/05/16

4.      Disciplina Seminário de Dissertação I (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 15

Créditos: 01

(Linha de Pesquisa Educação Básica, Tecnologias, Trabalho e Movimentos Sociais)

Bibliografia:

A bibliografia será indicada pelo orientador e pesquisadores convidados em função do tema do projeto de pesquisa.

 

PROF. DR. GILMAR PEREIRA DA SILVA

PROF. DR. DORIEDSON RODRIGUES

Segunda-feira (tarde)

Inicio 11/04

 

 

TURMA  2015

 

Disciplina (não presencial)

Professores Ministrantes

Dia da Semana

1.      Disciplina Seminário de Dissertação III

Nível: Mestrado Acadêmico

Obrigatória: Sim

Área(s) de Concentração:

Carga Horária:15

Creditos:1

ORIENTAÇÃO

Todos os Professores

 

 

 

 

TURMAS 2015 E 2016

 

2.      Disciplina História, Memória e Educação

Nível: Mestrado Acadêmico

Obrigatória: Não

Carga Horária:45

Creditos:3

(Pode ser ministrada de forma concentrada – intensivo)

Ementa:

Processos educativos formais e informais; relações entre sociedade civil e Estado, na perspectiva da ampliação da esfera pública e das novas redes sociais, suas trajetórias históricas, abordagens interdisciplinares no campo da educação, das linguagens e da história, tais como: educação popular; alfabetização e educação de jovens e de adultos; geracionalidade e processos educativos; movimentos sociais, sustentabilidade ambiental e geração de renda; educação básica, trajetórias e memórias de sujeitos e grupos de diferentes épocas e espaços sociais.

Bibliografia:

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

BOSI, E. Memória e sociedade. Lembrança de velhos. S. Paulo: T. A Queiroz, 1979.

BURKE, P. A História como Memória Social. In: O mundo como teatro - Estudos de antropologia histórica. Lisboa: Difel, 1992.

CERTEAU, Michel. A Cultura do plural. Campinas-SP: Papirus, 1995.

CHARTIER, R. A História Cultural. Lisboa: DIFEL / Rio de Janeiro. Bertrand. 1990.

FERNANDES, C. M. B. Memória Educativa e a construção de territorialidades. In: ANPED/SUL, III, ,Porto Alegre.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortes Editora, 1982.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

Fronteiras da técnica na comunicação e na educação: alargar e aprofundar modos de fazer comunicação e educação com mídias, entre

educadores e educandos rumo à cidadania. Tecnologia Educacional, v.23, n.126, p.22-3, set./out. 1995.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOFF, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência; o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

MARCONDES F.º, C. Pensar-Pulsar: cultura comunicacional, tecnologias, velocidade. São Paulo: Edições NTC, 1996.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maira. Conto de escola. In: Várias Histórias. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira / Brasília: INL, 1977.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

BEHRENS, M., MASETTO, M. e MORÁN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2001.

PAPERT, S. A máquina das crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

PARENTE, A. Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n.10, 1992.

RODRIGUES, J. H. Teoria da História do Brasil (Introdução Metodológica). São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.

 

 

PROF.ª DR.ª MARA RITA DUARTE

PERÍODO: (Intensivo – manhã e noite)

 

11 a 22/03

28/03

29/03 (alterando devido as disciplinas das Professoras Andrea Domingues, Benedita Celeste e Jane Beltrão.

 

3.      Disciplina Tópicos Especiais: Antropologia e Educação, Problemas Teóricos e Metodológicos.

Carga Horária: 30

Créditos: 2

PROF.ª DR.ª Jane Felipe Beltrão

Programas de Pós-graduação em Antropologia da UFPA

PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde)

16/03 a 19/03/2016

Disciplina Tópicos Especiais

(Direito à Educação)

Carga Horária: 30

Créditos: 2

PROF.ª DR.ª ADRIANA DA SILVA DRAGONE SILVEIRA

Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Políticas Educacionais,

PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde)

11/04 a 15/04/2016

 

Educação e Movimentos Sociais

Crédito: 02

Carga horaria: 30 horas

Ementa: Principais abordagens e perspectivas analíticas sobre movimentos sociais; lutas dos movimentos sociais. Contribuição da esfera pública, compreensão da dimensão educativa dos movimentos sociais na formação de sujeitos políticos, papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino e processos educativos nos diversos lócus sociais.

Bibliografia:

CANÁRIO, R. (org). Educação popular e movimentos sociais. Lisboa: EDUCA – Universidade de Lisboa, 2007.

CHAUI, Marilena de Souza. Conformismo e resistência; aspectos da cultura popular no Brasil. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DAMASCENO, Maria Nobre. Pedagogia do engajamento: trabalho, prática educativa e consciência do campesinato. Fortaleza: EDUFC, 1990.

DOIMO, Ana Maria. A vez e a voz do popular : movimentos sociais e participação política no Brasil pos-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,

1995.

GENTILI, Pablo. Educar na esperança em tempos de desencanto. Colaboração de Chico Alencar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.

GOHN, Maria da Gloria.Movimentos sociais e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. (Questões da nossa época, v. 5)

LAGE, A. C. Lutas por Inclusão nas Margens do Atlântico: um estudo comparado entre as experiências do Movimento dos Sem Terra no Sertão de Sergipe/Brasil e da Associação In Loco na Serra do Caldeirão/Portugal. Vol. I, Tese de Doutoramento. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2005.

NEVES, L. J. O. Olhos mágicos do Sul (do Sul): lutas contra-hegemônicas dos povos indígenas no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. p: 111-151. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. OLIVEIRA, F. Quem canta de novo L’internationale? In: Santos, Boaventura de Sousa (org).Trabalhar o mundo: os caminhos do novo internacionalismo operário. Porto: Edições Afrontamento, 2004.

PINTO, C. R. J. Uma história de luta do feminismo no Brasil. São Paulo: Editor Perseu Abramo, 2003.

SHERER-WARREN , Ilse . Redes de movimentos sociais. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO

 

PROF.ª DRª. ANDREA  SILVA DOMINGUES

 

PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde)

21 a 23/03/2016

 

 

 

UFPA/Campus Universitário do Tocantins - Cametá,  TIME \@ "d' de 'MMMM' de 'yyyy" 17 de março de 2016.