1. Disciplina: Educação Brasileira (Disciplina Obrigatória)
Carga Horária: 60
Créditos: 04
Ementa:
As matrizes teóricas que influenciaram e influenciam o pensamento educacional brasileiro, expressas, principalmente, em políticas educacionais e práticas educativas, bem como as diferentes conformações constituídas sob estas influências.
Bibliografia
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. 3º ed. Lisboa. 1979.
BORDIEU, P. PASSERON, J.. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1975.
BRASIL/PR Lei 9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Gráfica do Senado, ano CXXXIV,
n. 248, 23/12/1996, p. 27833-41.
CASTRO, J. N. de. Morte ou Ressurreição dos municípios? Estudo da autonomia municipal no Brasil e na França. Rio de Janeiro: Forense,
1985.
CHIZZOTTI, A.. As origens da instrução pública no Brasil. São Paulo, Dissertação de Mestrado - PUC - SP. 1975.
DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional. 1959.
DINIZ, C. W. P. & GUERRA, R. B.. Assimetrias da educação superior brasileira: vários brasis e suas consequências. Belém-PA: EDUFPA, 2000.
DURKHEIM, E.. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos. 1955.
FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.
FRIGOTTO, G.. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez. 1995.
GADOTTI, M.. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática. 1998.
__________. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre, Artmed. 2000.
GRAMSCI, A.. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de janeiro: Civilização Brasileira. 1984.
LIBÂNEO, J. C. et. alii. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: Educação & Sociedade nº 68,
1999. p. 239-277.
MARIN, R. A. (Org.). A escrita da História Paraense. Belém: NAEA/UFPA. 1998.
MARX, K.. Crítica ao programa de Gotha. Porto: Editorial Presença. 1973.
OLIVEIRA, M. A. de (Org.). Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas-SP: UNICAMP. IE, 1998.
RIBEIRO, M. L. S.. História da Educação Brasileira. São Paulo, Cortez & Morais. 1979.
RIBEIRO, M. L. S.. 13ª ed. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas-SP: Autores Associados. 1993.
ROUSSEAU, J.. Emílio ou da Educação. Rio de Janeiro, Difel.: Agir. 1979.
SADER, E. & GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
SAVIANI, D; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas, SP:
Autores Associados, 1988.
XAVIER, M. E. et. alii. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD. 1994.
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PROF. DR. DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
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Segundas-feiras
04/04
11/04
18/04
25/04
02/05
09/05
16/05
23/05
30/05
06/06
13/06
20/06
29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC
04/07 - Entrega de trabalho final
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2. Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da Educação (Disciplina Obrigatória)
Carga Horária: 60
Créditos: 04
Ementa:
Humanidade, Cultura e Conhecimento: a perspectiva da construção. Aspectos conceituais e filosóficos da epistemologia da educação e sua integração à prática docente: Racionalismo, Empirismo e Práxis. Reflexões a respeito de uma nova perspectiva sobre a Práxis da Pedagogia contemporânea articulada aos interesses emancipatórios.
Bibliografia:
APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: ARTMED, 1989.
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.
BOBBIO, Norberto. Tradução de Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. São
Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, M. et. al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
COMPARATO, F.K Educação e poder. São Paulo: Brasiliense, 1987.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 1996.
CUNHA, Luís Antonio e Góes, Moacir. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.
CURY, C.R.J. Educação e contradição. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
FERNANDES ENGUITA, M. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. (Coleção
estudos culturais em educação).
FRIGOTTO, Gaudêncio. Pauperização, trabalho e educação. A profissionalização em questão. Cadernos CEDES 31, 1993.
GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 8. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.
GENTIL, P.(org.). Globalização excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. Petrópolis, Vozes Buenos Aries,
CLACSO, 1999.
GENTILI, Pablo A SILVA, Tomaz Tadeuda (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
GENTILI. Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
LUCKESI, C. O papel do estado na educação. Salvador: UFBA – EGBA, 1986.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Educação e Política no limiar do século XXI. São Paulo: Autores Associados, 2000.
GHIRADELLI JÚNIOR, P. História da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Editora. Ática, 2009.
MARX, K. Ideologia alemã. Presença, 2009.
MANACORDA, Marcio. A. História da educação. São Paulo: Cortez, 2000.
PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2005.
PINTO, Álvaro V. Ciência e existência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
SAVIANI, Demerval. Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 2009.
SHAEF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
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PROF. DR. DAMIÃO BEZERRA OLIVEIRA
PROF. DR. CEZAR LUÍS SEIBT
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Quartas-feiras: 16h às 20h
Quintas-feiras: 08h às 12h
06/04 e 07/04
13/04 e 14/04
20/04 e 21/04
11/05 e 12/05
24/05 e 25/05
15/06 e 16/06
29/06 e 30/06
29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC
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