DATA: 28/08/2018

Arte. Currículo. Experimentação.

ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa trata sobre a arte-currículo do ensino fundamental, dando ênfase ao desenvolvimento de experimentações artísticas como práticas de ensino nas aulas de artes, em que permite ao estudante experimentar a arte pela dimensão ético-estético-criadora. Arte ligada à vida enfatizada por Friedrich Nietzsche em “O nascimento da tragédia”. Nessa perspectiva tem como objetivo problematizar o currículo do ensino fundamental pela lente da arte no sentido de pensar a arte para além de uma função instrumental e/ou pedagógica e experimentar direções outras que possibilite a abertura para o despertar de potências criativas por meio de experimentações artísticas em espaços de aprendizagens. Para tanto, dialoga com o pensamento filosófico de Nietzsche (2002, 2007, 2008, 2011,), Deleuze e Guattari (1992) para trabalhar com os conceitos de transfiguração e experimentação, além de autores das teorias pós-críticas de currículo como: Meyer e Paraíso (2012), Silva (2011), Oliveira (2012), Costa (2003), Corazza (2010), para tratar da relação arte-currículo na perspectiva da diferença. Para acompanhar os processos, movimentos e acontecimentos, optou-se por fazer uso da cartografia enquanto método de pesquisa baseado nos estudos de Virgínia Kastrup (2015), por entender que nesse percurso de investigação não se busca revelar algo, mas, acompanhar cada passo, cada movimento.   Com isso, evidencia-se na pesquisa o aspecto processual do currículo e seus desdobramentos nas aprendizagens dos alunos dando passagem, fluxos à criação, à afetação no ensino da arte na escola básica.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA