ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO E CULTURA

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará (PPGEDUC-CUNTINS/UFPA), criado no ano de 2014, completou, em 2023, 9 anos de existência, tendo já formado nesse período, 7 turmas e titulado 140 mestres, o que tem favorecido um amplo impacto acadêmico e social na formação de pesquisadores e na qualificação de quadros profissionais da gestão e docência da educação básica e superior na região Norte.

Situado na grande área de Ciências Humanas e subárea Educação, o Curso de Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura se organiza a partir de duas áreas de concentração, Educação e Cultura. Essas áreas singularizam a proposta formativa do Curso em consonância com as realidades socioeducacionais e contextos culturais da pós-graduação da Amazônia paraense, na região Norte, e com a produção de conhecimentos relacionados aos saberes socioculturais dos povos originários da Amazônia, às práticas educativas inseridas no contexto da escola básica e da educação superior, escolas e comunidades indígenas e quilombolas, escolas ribeirinhas e do campo, dos movimentos sociais, dos coletivos de mulheres e da diversidade sexual e étnico-racial, na região amazônica.

Atendendo às recomendações da avaliação quadrienal da CAPES, e tendo por base os indicadores da área da Educação para a avaliação do próximo quadriênio (2017-2020), o PPGEDUC/UFPA efetivou, a partir de 2018, as ações de reformulação da Proposta Curricular do Curso, especificando as áreas de concentração do curso com maior aderência e atualização as linhas de pesquisa, bem como redefiniu os objetivos do Curso, a missão do Programa, o perfil do egresso, em consonância com as áreas temáticas das linhas de pesquisa, que passaram a vigorar a partir das turmas ingressantes no ano de 2019.

O PPGEDUC subdivide-se em duas linhas de pesquisa, a saber: Culturas e Linguagens e Políticas e Sociedade. Estas linhas foram reorganizadas após o parecer da avaliação quadrienal da CAPES de 2017. As linhas de pesquisas estão totalmente inseridas nas áreas de concentração do Programa. A produção do conhecimento decorrente das pesquisas realizadas por docentes e discentes do Programa fortalece o campo epistemológico dos estudos em educação, cultura, políticas e sociedades, tomando como campo de problematização as diferentes realidades socioeducacionais e contextos culturais da Amazônia.

1. LINHA DE PESQUISA CULTURAS E LINGUAGENS

Descritor: Desenvolve estudos nas áreas interdisciplinares de educação e formação humana, cultura e linguagem em suas interfaces com a filosofia, história, antropologia, artes e literaturas. Aborda temáticas relacionadas às questões de gênero e sexualidade na educação, movimentos sociais, diversidades linguísticas e socioculturais na Amazônia, culturas, histórias e linguagens indígenas e afro-brasileiras.

DOCENTES PERMANENTES VINCULADOS (14):

PROF.ª DR.ª ANDREA SILVA DOMINGUES

PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO

PROF. DR. CEZAR LUIS SEIBT

PROF.ª DR.ª FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE

PROF.ª DR.ª GILCILENE DIAS DA COSTA

PROF. DR. JORGE DOMINGUES LOPES

PROF. DR. JOSÉ VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA

PROF. DR. LEONARDO ZENHA CORDEIRO

PROF. DR. LUCAS RODRIGUES LOPES

PROF. DR. LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL

PROF.ª DR.ª MARIA LUCILENA GONZAGA COSTA

PROF. DR. RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO

PROF.ª DR.ª VILMA APARECIDA DE PINHO

PROF.ª DR.ª RAQUEL MARIA DA SILVA COSTA FURTADO

2. LINHA DE PESQUISA POLÍTICAS E SOCIEDADES:

Descritor: Desenvolve estudos sobre políticas de formação de professores, currículo, avaliação, gestão e financiamento da educação básica e superior. Investiga a relação trabalho e educação, estudos históricos na Amazônia, educação do campo, movimentos sociais, práticas socioeducativas e culturais em escolas da cidade e do campo na Amazônia. Analisa as políticas de inclusão, formação docente, tecnologias educacionais e digitais e seus usos na educação.

DOCENTES PERMANENTES VINCULADOS (10):

PROF. DR. ARIEL FELDMAN

PROF. DR. DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES

PROF. DR. ERALDO SOUZA DO CARMO

PROF. DR. EGÍDIO MARTINS

PROF. DR. ÉLIDO SANTIAGO DA SILVA

PROF. DR. GILMAR PEREIRA DA SILVA

PROF.ª DR.ª HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA

PROF. DR. JOÃO BATISTA DO CARMO SILVA

PROF. DR. JOÃO PAULO DA CONCEIÇÃO ALVES

PROF.ª DR.ª ODETE DA CRUZ MENDES

DOCENTES COLABORADORES VINCULADOS (1):