DATA: 22/11/2018
LOCAL: campus cameta
TÍTULO:

FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SABERES CULTURAIS DOS PROFESSORES E ALUNOS QUILOMBOLAS DA ESCOLA 4 DE MARÇO

PALAVRAS-CHAVES:

Docência - Formação - Legislação – Educação quilombola

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa intitulada Formação, docência e saberes culturais dos professores e alunos quilombolas da escola 4 de março tem como objetivo geral: Compreender o processo de formação continuada das professoras e professores que atuam na escola 4 de Março, no Rio Genipauba, Município de Abaetetuba, analisando em que medida essa formação contribui para as mudanças das práticas docentes em sala de aula, ao que se refere a discussões das questões étnico-raciais. E como objetivos específicos: Analisar o processo de formação continuada dos professores e professoras realizada na escola 4 de março; Discutir de que forma os professores e professoras incorporam em suas práticas docentes as orientações das leis 10639/03 e 11.645/08, e assumem na prática educativa em sala de aula a valorização dos saberes culturais dos alunos quilombolas; Analisar de que forma os cursos de formação continuada de professores quilombola problematizam e discutem as relações éticos raciais a partir da legislação específica, que trata do tema. Para alcançar os objetivos Fez-se uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, através do estudo de caso. Os principais instrumentos de coleta de dados serão as narrativas desses professores (as), mas também iremos realizar entrevista com moradores da comunidade para identificar de que forma os saberes culturais quilombolas afetam a vivência diária das pessoas daquela localidade. Assim, o presente estudo traz como relevância a cultura e a tradição, a partir das narrativas orais e do estudo de campo das realidades vividas pelos docentes e discentes dessa localidade, com o estudo dos impactos advindos das Leis nº 9.394/96 e 10.639/03, sem se desprender da reforma do ensino médio ocorrida em 2016. Analisando algumas falas de professores é possível perceber que há formação continuada de professores da escola 4 e Março comprovada por certificados de participação de cursos pós leis 10.639/03 e 11.645/08 para discutir questões relacionadas a inclusão, na grade curricular, das contribuições afro-brasileira e africana para a formação da nação brasileira. Assim como outras falas de moradores da comunidade trazem o orgulho de serem remanescentes de quilombos, por razões diferentes umas das outras.

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO