Banca de QUALIFICAÇÃO: Ana Paula do Nascimento Velasquez

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Ana Paula do Nascimento Velasquez

Data: 22/06/2016

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A Diversidade Cultural no Ensino do Espanhol


Palavras-Chaves:

Metodologia; ensino do espanhol; formação docente; diversidade


Páginas: 70

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a metodologia de ensino dos professores de espanhol que atuam no Ensino Médio nas escolas da rede pública e privada no município de Belém. Para tanto, o primeiro passo foi investigar o processo de formação docente, inicial e continuada para em seguida verificar sob qual a perspectiva os professores abordam a cultura desse idioma, considerando a diversidade cultural, e por fim verificar se os professores da educação básica consideram a América Latina no contexto educacional de ensino-aprendizagem ou reforçam o modelo de ensino imperialista. A proposta metodológica para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso que nos possibilitou realizar a investigação com conversas guiadas para o qual foi estipulado a quantidade de dez professores de espanhol efetivamente habilitados, ou seja, portadores de diploma de nível superior em Letras – Língua Espanhola, brasileiros e com, no mínimo, três anos de experiência profissional na área. Na fundamentação teórica deste trabalho abordamos a formação e profissionalização docente, a interculturalidade no ensino do espanhol e o ensino da língua espanhola no âmbito da diversidade, sendo este último capítulo o resultado da análise das conversas guiadas realizadas nos próprios estabelecimentos de ensino no qual cada professor leciona. Observamos que muitos dos professores entrevistados argumentam não ser o objetivo da escola trabalhar as quatro competências comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) no ensino da língua estrangeira, dando mais ênfase a leitura e interpretação de texto, o que vai de encontro aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). 


Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1328338 - Carlos Henrique Lopes de Almeida

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo à Instituição - Wladirson Ronny da Silva Cardoso

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Maria de Fátima Rodrigues Nunes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Maria de Fatima Rodrigues Nunes

Data: 22/03/2016

Hora: 09:00

Local: Cametá/PA

Título:

“Aprende Brincando”: o papel da criança entre o povo Assuriní do Trocará, município de Tucuruí-PA


Palavras-Chaves:

Antropologia Infantil, Identidade Cultural, Saberes.


Páginas: 102

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O  trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de aprendizagem e socialização das crianças Assuriní do Trocará e quais os diferentes papeis que estas desenvolvem nessa sociedade. Podemos perceber que a infância é carregada de significados e a presença infantil está em todos os campos da sociedade indígena. Neste sentido, é indispensável entender como a criança na aldeia indígena Assuriní do Trocará socializa e interage com os saberes que fazem parte do processo de ensino aprendizagem desse povo. Para tanto, se buscou apoio em referencial teórico-metodológico de autores que discutem a temática em questão, como: ANDRADE (1992), ARNAUD (1989), SILVA (2008), GRUPIONI (2001), CUNHA (2012), COHN (2005, 2010), FERNANDES (1976), NUNES (2003), KRAMER (2003), RIBEIRO (2014), STUART HALL (2012). Depois foi realizada a pesquisa de campo, através da técnica da observação participante, buscou-se, portanto, a observação do dia-a-dia das crianças, suas formas de brincar e socializar nos espaços em que vivem. Desta forma, além das fontes orais, mediante entrevista, relatos e histórias de vida com lideranças, crianças e demais habitantes da aldeia Assuriní, o estudo também está se utilizando de documentos escritos e imagéticos. Dados da pesquisa apontam que os estudos relacionados à infância vêm crescendo graças a etnografia e antropologia, a partir desses estudos a criança começa a ser estudada como sujeitos completos e formadores de conhecimento. Assim, o ensino e aprendizado se dá nos vários campos e espaços Assurini, onde acontece a transmissão de conhecimento, a criança participa ativamente do seu próprio aprendizado, e tem um papel socializador que acontece através das brincadeiras e da oralidade, visto que o observar perpetua sua identidade e valoriza a sua cultura fazendo a sociedade Assurini continuar se afirmando como etnia indígena, uma vez que a educação é aprendida e repassada pelas próprias crianças gerando um espaço de grande aprendiza no qual elas têm papel decisivo.


Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Externo à Instituição - Maria Betania Barbosa Albuquerque