Banca de QUALIFICAÇÃO: Dioneia Sanches Leão

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Dioneia Sanches Leão

Data: 30/06/2016

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A emoção e afetividade como mediadoras na apropriação do conhecimento (leitura e escrita).


Palavras-Chaves:

Leitura, escrita, emoção, afetividade e conhecimento.


Páginas: 94

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

o trabalho intitulado a emoção e afetividade como mediadora no ensino da leitura e da escrita têm como objetivo investigar as possíveis manifestações afetivas- emocionais nas relações coni os conhecimentos escolares; buscando ainda compreender os sentimentos {afetos, emoções) em relação às atitudes de ensino aprendizagem (conhecimento); além analisar as diversas formas de manifestações afetivas emocionais no ensino da leitura e da escrita. Para atingir tais objetivos utilizou-se como suporte teórico- metodológico, obras de autores que discutem a temática da afetividade em sala de aula nas suas mais diversas definições e sentidos mais que nos oferecem base para além de desvelar outros questionamentos já feitos em torno da temática nos permitir ainda avançar em nossos estudos construindo e reconstruindo ideias, conceitos que nos permitiram chegar ao resultados esperados, dentre esses autores destacamos: VIGOTSKl (2005, 2007), FALABELO (2005), WALLON ( 1968) SMOLKA (2001), BRAGGIO ( 1992) FONTANA (1997), além de outros. Também foi feita a pesquisa de campo, mediante a observação participante, no qual pode manter contato direto com os sujeitos da pesquisa e o objeto de estudo, conhecendo mais de perto sua história, cultura, além de presenciar as relações mantidas com o conhecimento por esses sujeitos e suas reações diante dos mesmos, nos permitindo levantar dados contundentes sobre a temática. De inicio podemos colocar que as reações afetivas emocionais se fazem presente na sala de aula se fazendo vê nas mais diversas situações e relações estabelecidas entre as crianças e o conhecimento, assim como a interferência do ambiente e dos objetos, no aprendizado e desenvolvimento das crianças. O conhecimento afetando as crianças e provocando as mais diversas reações afetivas emocionais.


Membros da Banca: 

Interno - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Externo ao Programa - 1197833 - Eliana da Silva Felipe

Presidente - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: João Paulo Alves Costa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: João Paulo Alves Costa

Data: 30/06/2016

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Gênero, Cultura e Religiosidade: a atuação feminina na organização política e social da Comunidade Remanescente de Quilombolas São José de Icatu Mocajuba/Pará.


Palavras-Chaves:

Gênero, Protagonismo Feminino e Saberes Culturais


Páginas: 71

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente estudo intitulado Gênero, Cultura e Saberes Culturais: a atuação feminina na organização política e social da Comunidade Remanescente de Quilombolas São José de Icatu Mocajuba/Pará, tem como objetivo primordial analisar e problematizar o protagonismo político de mulheres lideranças da referida comunidade. Da mesma forma, intenta ainda investigar o engajamento político dessas mulheres quanto aos direcionamentos e as lutas por melhores condições de vida dos moradores da comunidade. Destarte, ao focalizar o papel de destaque de algumas das moradoras na gestão e na organização da comunidade, tencionamos, com isso, analisar o processo de empoderamento das mulheres de Icatu. Para a efetivação deste estudo (da pesquisa), buscou-se apoio teórico-metodológico nas reflexões de autores como: PINTO (2004, 2007, 2012); SALLES (2005); SCOTT (1995); SOHET (1995); THOMPSON (2011), CERTEAU (2014); FOUCAULT (2012); FUNES (1996); DIAS (1995); RAGO (1995), dentre outros. Da mesma forma, se realizou pesquisa de campo, mediante a observação participante com auxilio da História Oral, mediante entrevistas, relatos orais e histórias de vida  semiestruturada, acrescidos a fontes imagéticas e escritas. Verifica-se que o protagonismo político das mulheres do povoado de Icatu frente aos cargos de gerência resulta de aspectos históricos de suas ancestrais quilombolas, bem como, de um intenso processo militância nos movimentos sociais de base, fatos que favoreceram formação dessas lideranças femininas no engajamento e atuação política na comunidade.


Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo à Instituição - Eurípedes Antônio Funes

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Erenilda Nascimento de Almeida

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Erenilda Nascimento de Almeida

Data: 29/06/2016

Hora: 10:30

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Diálogo, Experiência e Método: aproximações e distanciamentos entre Gadamer e Freire e suas implicações na concepção de formação entres esses autores


Palavras-Chaves:

Formação. Diálogo. Método. Hermenêutica filosófica. Educação libertadora. 


Páginas: 54

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo discutir a educação no sentido da formação para o humano sob o fio condutor da Hermenêutica filosófica. Assim estabelecemos uma relação de aproximação e distanciamento entre os autores, pensadores e educadores contemporâneos, a saber, Paulo Freire e Hans-Georg Gadamer com as seguintes categorias do pensamento: diálogo, experiência e método e suas implicações na concepção de formação desses autores. O trabalho de pesquisa foi fundamentalmente bibliográfico, requisitando, também desta autora uma escuta crítica e hermenêutica na medida em que buscou compreender o processo de “construção” de uma “educação libertadora” em vista de um certo humanismo. Para esse empreendimento, assumimos como bibligrafia fundante; a obra de Gadamer Verdade e método e a obra de Freire A pedagogia do oprimidoe algumas outras bibliografias adicionais de tais pensadores. A princípio destacamos a aproximação entre os autores nas questões do diálogo e experiência como constitutivas da existência humana. O método, por sua vez, implicando em certo distanciamento em suas pedagogias. Por último, concebemos a aproximação de ambos sobre as noções diálogo e experiência como corresponsáveis para a formação humanista de caráter transformador e libertador dos envolvidos na tarefa educativa.


Membros da Banca: 

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Presidente - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Interno - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: João Miranda Furtado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: João Miranda Furtado

Data: 29/06/2016

Hora: 13:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Desempenho Escolar e o Índice da Educação Básica (IDEB): reflexões acerca da qualidade da educação presentes na cultura dos resultados nas escolas do município de Cametá/PA


Palavras-Chaves:

Avaliação em larga escala; IDEB, qualidade do ensino


Páginas: 75

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O texto é o resultado parcial de uma pesquisa de mestrado que situa os conceitos de desempenho escolar/avaliação/qualidade da educação como indicadores para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB nas escolas do município de Cametá. Tem como objetivo analisar a concepção de avaliação por meio do processo de ranking dos resultados que tem o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – como parâmetro principal na política oficial e as implicações deste para a qualidade do ensino, em particular na rede de ensino municipal de Cametá/Pa. A metodologia toma a abordagem qualitativa como base, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. Dentre as técnicas de levantamento de dados optou-se pela análise documental e entrevista semiestruturada. Os dados para análise serão coletados a partir das falas de atores sociais participantes das atividades desenvolvidas em 02 (duas) escolas situadas no município de Cametá, que obtiveram resultados contrastantes no IDEB nos anos de 2009, 2011 e 2013. Dentre os autores que balizam a revisão da literatura podemos citar Luckesi (2002), Saul (1994) Hoffmann (1991), Sant’anna (1999), Vasconcelos (1994), Calderano (2013), Cabral Neto (2009), Oliveira (2005, entre outros. Os resultados preliminares  demonstram que os índices do IDEB não se traduzem efetivamente em qualidade social da educação, no sentido de viabilizar um conjunto de elementos e dimensões socioeconômicas e culturais que fazem parte do modo de vida e as expectativas dos alunos e seus familiares em relação à educação; não considera as múltiplas dimensões da escola e acaba gerando um modelo de avaliação que responsabiliza a própria escola e/ou sistema educacional pelo sucesso ou fracasso, o que acaba favorecendo ao rankeamento entres as escolas e seus sistemas educacionais.

 

Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimarães Gutierres

Interno - 1255928 - Damião Bezerra Oliveira

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

Banca de QUALIFICAÇÃO: Claudete Costa Quaresma Ranieri

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Claudete Costa Quaresma Ranieri

Data: 28/06/2016

Hora: 16:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Currículo e Diversidade Étnico-Racial na Escola Quilombola Santo André do Baixo Itacuruça em Abaetetuba no Estado Pará: a afirmação e valorização da identidade


Palavras-Chaves:

Educação -Currículo Escolar Quilombola- Diversidade Étnico Racial- Identidade Negro Quilombola. 


Páginas: 71

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O trabalho busca investigar currículo e diversidade étnico-racial na escola quilombola Santo André do baixo Itacuruçá em Abaetetuba – Pará como possibilidade de afirmação e valorização da identidade, objetivando compreender como esses processos educativos e práticas curriculares contribuíram e contribuem para a construção da identidade quilombola dessa comunidade. O estudo está sendo elaborado por meio da pesquisa de campo qualitativa, com a utilização da técnica da coleta de dados, de grupo Focal, observação, registro do cotidiano no diário de campo. A coleta de dados na escola e na comunidade apóia-se na técnica da observação participante por se tratar de “uma estratégia de campo que combina simultaneamente a análise documental (diário de classe, calendário, projeto Político, planejamento escolar..) a entrevista semi estruturada, a participação e a observação direta e a introspecção”(LüDKE e ANDRE,1986.P28). O registro de caráter etnográfico, a partir de um diário de campo, tem favorecido tal observação. As bases conceituais da pesquisa está subsidiada teoricamente nos referenciais da educação popular, especialmente nas obras de Paulo Freire, José Reis, Flávio Gomes, Vicente Salles,Robert Slenes, Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo,Tomas Tadeu da Silva, Antônio Ciampa, Frigoto, Vera Candau, e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; A Pesquisa vem sendo realizada sob perspectiva dialética,numa concepção de realidade de mundo e de vida no seu conjunto, tomando o universo pesquisado e seus sujeitos como parte de um contexto no qual os aspectos históricos e políticos são constituintes dos aspectos, educacionais, culturais e identitárias da sociedade quilombola. A inserção na comunidade iniciou-se em dezembro de 2015 e vem acontecendo no período de 10 a 15 dias de cada mês. Participam da pesquisa alunos, professores, gestor, pais e coordenação pedagógica da Escola Quilombola Santo André de Itacuruçá, além dos membros da comunidade associação quilombola e Instituição Pública de Ensino Estadual ( SEDUC PA) e Municipal( SEMED de Abaetetuba. Os dados que vem sendo coletados e registrados em diário de campo, foram são extraídos das falas, dos gestos, dos cenários, da reunião da Associação, reuniões da escola, da porta da escola, nos barcos, nas pontes, estradas, cozinha, do quintal, da beira do rio. A reflexão do tema se faz necessária no sentido de possibilitar a discussão e reflexão da construção do currículo como possibilidade de fortalecimento de seus territórios identitárias.

 

Membros da Banca: 

Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Externo à Instituição - Maria das Graças da Silva

Interno - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Presidente - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

Banca de QUALIFICAÇÃO: Idalina Ferreira Caldas

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Idalina Ferreira Caldas

Data: 28/06/2016

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

“Eutanázio e as Dores do Mundo: interseções entre Dalcidio Jurandir e Artur Schopenhauer”


Palavras-Chaves:

Eutanázio. Educação. Dores do mundo.


Páginas: 87

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa visa realizar uma análise da primeira obra do autor paraense Dalcidio Jurandir Chove nos Campos de Cachoeira. Apresenta como temática “Eutanázio e as Dores do Mundo: interseções entre Dalcídio Jurandir e Artur Schopenhauer”. O foco da análise se direciona na busca da compreensão do personagem Eutanázio que juntamente com seu irmão Alfredo compõe os protagonistas da narrativa. Eutanázio manifesta-se como um personagem complexo e emblemático que percorre toda narrativa manifestando seus dramas internos e tramas familiares e sociais, e com isso evidencia uma riqueza de questionamentos que nos permitem pensar questões da existência humana e da educação. Por intermédio de Eutanázio a pesquisa visa estabelecer um diálogo entre a literatura de Dalcidio e a filosofia de Schopenhauer, sem pretensão de enaltecer ou sobrepor um ou outro campo do conhecimento, mas, sobretudo, potencializar o fecundo diálogo entre literatura e filosofia para se pensar questões relacionadas ao homem, ao mundo e a educação. Como abordagem metodológica, a pesquisa se integra numa perspectiva fenomenológico-hermenêutica de descrição e interpretação da obra Chove nos Campos de Cachoeira. Por meio de um movimento descritivo e interpretativo, enveredamos pelos caminhos que o personagem enfoca em sua trajetória como: Amor, Dor e a Morte, a partir destas temáticas a pesquisa pretende considerar uma Educação que esteja alicerçada na perspectiva do humano e na transfiguração da dor em afirmação da vida.

 

Membros da Banca: 

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Presidente - 2299112 - JOSE Valdinei Albuquerque Miranda

Externo ao Programa - 2190652 - Luis Heleno Montoril Del Castilo

Banca de QUALIFICAÇÃO: Zenaide Leão Batista

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Zenaide Leão Batista

Data: 28/06/2016

Hora: 14:00

Local: Campus De Cametá - Sala 001

Título:

O Plano de Ações Articuladas (Par) e Suas Implicações na Gestão das Escolas da Rede de Ensino Municipal de Cametá-PA CUNTINS/UFPA.


Palavras-Chaves:

PAR; Gestão democrática; Conselho Escolar; Projeto Pedagógico.


Páginas: 71

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O texto é resultado parcial da pesquisa de dissertação de Mestrado, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS. O trabalho tem como objetivo analisar as implicações da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) na rede de ensino no município de Cametá-PA no tocante à democratização da gestão das escolas através dos indicadores do PAR: existência e funcionamento de Conselhos Escolares (CE), Projetos Pedagógicos (PP) e Critérios para escolha de direção escolar, tendo em vista as orientações e acompanhamento da SEMED na execução das ações geradas para esses indicadores no PAR I ( 2007 a 2011) e as mudanças as esse respeito no PAR II (2011-2014). O trabalho fundamenta-se na abordagem de pesquisa qualitativa, tem como método teórico analítico o Materialismo Histórico Dialético, com base nas categorias Totalidade, mediação, práxis e contradição. Dentre os autores mais importantes da temática podemos citar Wood (2007), Abrucio (2010), Behring e Boschetti (2009), Peroni (2011), Silva Júnior (2002), Saviane (2009), Camini (2009), Netto (2011). O campo empírico do trabalho é a Secretaria Municipal de Educação de Cametá. O recorte temporal da pesquisa corresponde ao período de implementação das duas versões do PAR (2007- 2011) e (2011-2014). Como técnicas de pesquisa utilizaremos análise documental e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são: Gestor municipal (ex- Secretário Municipal de Educação); equipe técnica do PAR do período em análise e/ou, representante do comitê local do PAR de Cametá dos períodos correspondentes e os técnicos da SEMED que orientam questões pedagógicas. Os resultados, ainda que preliminares dada a revisão da literatura sobre o tema e a análise dos documentos sobre o PAR, enquanto eixo de execução do PDE/Plano de Metas, apontam que as políticas educacionais assumem características de acordo com certa conjuntura política quando o Estado conforma interesses em vista da racionalidade do modo capitalista de produção que o engendra. Dentro dessa lógica, como parte da materialidade da Reforma do Estado de 1990 e, sob a orientação neoliberal, o PDE tem por base o modelo de gestão gerencial e fomenta a incorporação deste modelo na gestão educacional e escolar. Nesta direção, apesar do forte discurso de democratização da gestão, as diretrizes que orientam a implementação do PAR nos municípios, revelam a articulação com os interesses econômicos em detrimentos das necessidades sociais dos sujeitos. A tão proclamada participação por meio das metas relacionadas ao PP, Conselho Escolar e Critério para escolha de direção escolar, revelam-se como estratégia para o envolvimento da comunidade escolar na execução de ações pré-estabelecidas a nível central. Movimento contrário à democracia que defendemos neste trabalho - democracia substantiva, potencialiadora da participação ativa e, consequentemente, do rompimento dos alicerces da estrutura social posta.


Membros da Banca: 

Interno - 1808826 - Ariel Feldman

Externo ao Programa - 1152673 - Dalva Valente Guimarães Gutierres

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

 

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Maria Zeneide Gomes da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Maria Zeneide Gomes da Silva

Data: 29/06/2016

Hora: 18:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Educação e Resistência no Contexto de Construção da Identidade de Gênero no Movimento Capoeira Mulher – Região Metropolitana de Belém/PA


Palavras-Chaves:

Capoeira, Identidade de Gênero, Educação contra hegemônica


Páginas: 64

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

 

Este trabalho versa sobre identidade de gênero nas rodas de capoeira da Região Metropolitana de Belém/PA, tratada em nível do Movimento Capoeira Mulher, lócus desta investigação. A finalidade desta pesquisa é analisar os processos de construção da identidade de gênero no Movimento Capoeira Mulher, coletivo social de mulheres capoeiristas de Belém e região metropolitana, uma vez que ainda é muito forte nas relações sociais e nas rodas de capoeira a presença masculina num contexto de dominação dar visibilidade a subjetividades, desigualdades, silenciamentos e omissões” (GOMES, 2014, p. 495). Buscar-se-á compreender as experiências de resistências sociais, políticas e pedagogias que as mulheres utilizam para construção de suas identidades em movimentos nas periferias urbana da grande Belém, ao partilharem uma pratica cultural comum, a capoeira, e como seus saberes e experiências podem contribuir para repensar outras epistemologias para a educação na Amazônia Paraense. O processo teórico metodológico segue em construção, em virtude de ser um campo de estudo ainda pouco explorado. No entanto, a opção pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e participante, definida por um conjunto de diferentes técnicas, visa descrever e interpretar os dados coletados em campo. Considerar-se-á o ethos da capoeira no processo de análise, pois fazem parte do universo cultural e simbólico do cotidiano dos sujeitos investigados enquanto elementos para repensar valores educacionais hegemônicos, que sedimentam o sexismo e o machismo na sociedade brasileira. Concluímos afirmando que a roda de capoeira, expressão cultural afro brasileira, acolhe e promove identidades sociais, crenças e valores e dá acesso a um campo de possibilidades de análises sobre identidades, possibilitando novas aprendizagens importantes para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todos e todas na área urbana da Amazônia paraense.


Membros da Banca: 

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1347712 - Salomão Antonio Mufarrej Hage

 

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Jaqueline Mendes Bastos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jaqueline Mendes Bastos

Data: 29/06/2016

Hora: 14:00

Local: Campus Cametá - Sala 001

Título:

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR: O perfil formativo dos egressos do Curso de Pedagogia/ CUNTINS/UFPA


Palavras-Chaves:

Política de Formação; profissionalização e valorização docente; PARFOR


Páginas: 73

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O texto apresenta resultado parcial da pesquisa de Mestrado que tem como objetivo analisar o Plano de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, tendo em vista o perfil do egresso do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará- Faculdade de Educação do CUNTINS/Cametá. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujas técnicas de levantamento de dados incluem a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Utilizamos como referencial teórico autores tais como Azevedo (2004); Oliveira (2009); Nóvoa (1995); Berzezinski (2014); Camargo e Mendes (2016); Tardif (2014), Gatti (2011) dentre outros. O campo empírico do estudo é a Faculdade de Educação, FAED/CUNTINS/UFPA. O recorte temporal compreende o período de 2009 a 2014 em vista da experiência formativa no programa em curso. Os sujeitos informantes da pesquisa são os dirigentes, coordenadores, professoresformadores e alunos-professores do PARFOR. Os resultados dos estudos teóricos apontam que o PARFOR é um plano que visa a melhoria da Educação Básica a nível nacional e atende as exigências oficiais a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB 9.394/96, mas é preciso rever seus critérios a luz da proposta da sociedade civil, movimentos sociais e Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação- ANFOPE, tendo em vista as condições onde se efetiva, a efetiva vivencia acadêmica dos professores-alunos pois se deve considerar as especificidades geográficas e culturais em que os alunos-professores estão inseridos. O Projeto Pedagógico do Curso- PPC/PEDAGOGIA/UFPA/PARFOR, mostra que o curso pretende formar um profissional capaz de atuar para além do espaço escolar, que reflita com um novo “olhar” a sua prática pedagógica e conceba o trabalho docente como princípio educativo.


Membros da Banca: 

Interno - 1808826 - Ariel Feldman

Externo ao Programa - 326137 - Arlete Maria Monte Camargo

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

 

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Barbara de Nazaré Pantoja Ribeiro

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Barbara de Nazaré Pantoja Ribeiro

Data: 22/06/2016

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

Mahira e os Saberes Femininos: gênero, educação e religiosidade na Comunidade Indígena Assuriní do Trocará, Município De Tucuruí/PA. 


Palavras-Chaves:

Cultura indígena, Mulher Assuriní, Poder feminino, Religiosidade.


Páginas: 101

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O trabalho intitulado Mahíra E Os Saberes Femininos: Gênero, Educação E Religiosidade Na Comunidade Indígena Assuriní Do Trocará, Município De Tucuruí/Pa, têm como objetivo Analisar as relações de gênero dentro da comunidade indígena Assuriní do Trocará, buscando identificar o papel exercido pela mulher Assuriní, nos mais variados espaços dessa comunidade, indo desde a relação familiar, até sua representação nos rituais de iniciação, além também de verificar em quais setores a mulher Assuriní está envolvida nesta comunidade indígena, como tais mulheres buscam formas e maneiras de serem atuantes e influentes entre esse povo indígena. Para atingir tais objetivos utilizou-se como suporte teórico- metodológico obras de autores que enfatizam a temática indígena no Brasil, estudos e métodos que evidenciem as etnias indígenas brasileiras na sua heterogeneidade, não de forma única e pejorativa mais que fornecem base para reavaliar conceitos e preconcepções sobre tais indivíduos, dentre os quais se destaca: ALENCAR (2008), ALMEIDA (2010), ANDRADE (1992), COSTA, CANDAU e MOREIRA (2011), DAYRELL, (1996), HALL (2006), LEAO (2015), SILVA (2000), SOUZA (2007), TOCANTINS (2013), VEIGA NETO (2003), além de outros. Assim também foi feita a pesquisa de campo, mediante a observação participante, no qual pode relacionar o diálogo estabelecidos com fontes orais, escritas e imagéticas, proporcionando assim um contato mais direto com a história, cultura, vivencia, as relações de parentescos, divisões de trabalho, participação feminina e sua atuação política entre o povo Assuriní. Possibilitando desta forma um conhecimento prévio sobre esta população, para que assim conseguisse perceber mais afundo suas relações no dia a dia, os conflitos e lutas que estabelecem para conseguirem direitos perante a sociedade não indígena. Neste primeiro momento podemos analisar que a mulher tem uma participação significativa entre os Assuriní, exercendo um papel de suma importância para funcionalidade desta comunidade, pois estão atuando diretamente seja como professoras, mães, avós, buscam melhorias para seu povo, participando diretamente na busca de direitos fora da reserva e dentro dela, assim também na participação cultural e festa de iniciação onde desempenham uma grande importância para sua realização na dança, no canto e na música partes fundamentais para manutenção da cultura Assuriní. 


Membros da Banca: 

Externo à Instituição - Andrea Silva Domingues

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo à Instituição - Eurípedes Antônio Funes

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Rosilda do Socorro Ferreira Vaz

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Rosilda do Socorro Ferreira Vaz

Data: 27/06/2016

Hora: 14:00

Local: Campus De Cametá - Sala 001

Título:

Uma Análise da Pedagogia da Alternância no Curso de Licenciatura em Educação do Campo em Abaetetuba


Palavras-Chaves:

Currículo - Educação do Campo - Saberes tradicionais –Pedagogia da Alternância


Páginas: 70

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os saberes tradicionais trazidos do Tempo-Comunidade pelos alunos dialogam com os saberes científicos do Tempo Universidade no espaço acadêmico, a partir da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, analisar como se materializa o Tempo-Universidade e o Tempo-Comunidade, enquanto componente curricular presente no projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação do campo, Identificar como se aplica a docência multidisciplinar por áreas de conhecimento de forma prática na formação de professores do Curso de Licenciatura em educação do campo; Compreender a Educação do Campo a partir do contexto histórico e político em que instituíram os cursos de Licenciatura em Educação do campo nas Universidades Públicas. A proposta metodológica é a pesquisa participante, que foi realizada nas turmas de Licenciatura e fundamentada em várias fontes bibliográficas que dão base teórica ao estudo em tela. Utilizou-se da observação participante, entrevista com 40 alunos e 08 professores para coletar os dados em campo. Na análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) encontramos como princípio curricular e pedagógico a valorização da vivência sociocultural dos alunos e dos seus saberes como elemento formativo. A partir das entrevistas com os alunos podemos perceber que a formação inicial do curso de licenciatura em educação do Campo do Campus Universitário de Abaetetuba, tem dificuldades, limites de ordem pedagógica e estrutural que, de certo modo, compromete em parte a qualidade da formação. 


Membros da Banca: 

Externo ao Programa - 1328338 - Carlos Henrique Lopes de Almeida

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

 

 

Banca de QUALIFICAÇÃO: Rosiane Morais Peixoto

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Rosiane Morais Peixoto

Data: 27/06/2016

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

Título:

A Participação dos Movimentos Sociais do Campo na Construção do Plano Municipal de Educação de Abaetetuba (PA) 


Palavras-Chaves:

Movimentos Sociais; Participação; Educação do Campo


Páginas: 70

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente ensaio tem como objetivo analisar as contribuições da participação dos Movimentos Sociais do Campo no processo de construção do Plano Municipal de Educação do município de Abaetetuba - PME, dando ênfase à contribuição cultural dos Movimentos Sociais atuantes na Educação do Campo. Por meio da interpretação da memória dos encontros de sistematização e monitoramento do Plano Municipal de Educação e das Conferências Municipais realizados pela comissão organizadora do PME, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Civil Organizada. A metodologia engendrada nesta elaboração abrangeu a pesquisa participante, análise documental e levantamento bibliográfico. Com isso, percebe-se neste processo de construção que os movimentos sociais possuem potencialidades pertinentes nas discussões para a implementação de processos políticos.


Membros da Banca: 

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Externo ao Programa - 1354943 - Flavio Bezerra Barros

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo à Instituição - Wladirson Ronny da Silva Cardoso