Banca de QUALIFICAÇÃO: Regiane Farias Neves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Regiane Farias Neves

Data: 30/08/2017

Hora: 16:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

TRAMAS DA SEXUALIDADE EM ANTÔNIA CUDEFACHO: INCITAÇÕES DE PODER E RESISTÊNCIA.

Palavras-Chaves:

Sexualidade. Educação. Relações de Poder. Resistência. Literatura. 

Páginas: 60

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa visa realizar um estudo sobre as tramas da sexualidade que perpassaram situações vividas por Antônia Cudefacho, personagem-sujeito cametaense da década de 50, a qual foi inscrita e ficcionalizada por meio da narrativa literária do escritor cametaense Salomão Larêdo e publicada em 2006. As tramas da sexualidade presentes na obra se constituem enviesadas por relações de poder e resistência que configuraram os valores morais e as normas hegemônicas instituídas na sociedade cametaense de sua época e que atravessam a temporalidade presente com seus discursos e memórias. As construções discursivas da sexualidade que estão sendo analisadas na narrativa literária e para além dela, estão predispostas nesta pesquisa dentro da abordagem arqueogenealógica de Michel Foucault (1996), (1999), (2004), (2008), (2015), assim como, estabelecem um fecundo diálogo entre os estudos da história da sexualidade e o campo feminista, pós-feminista e teoria queer com Butler (2016); Miskolci (2015), Rago (2008), (2013), Louro (2000), (2004); e ainda, Nietzsche (2009); Deleuze e Guattari (1995), (1997). Essa movimentação teórica auxiliará no questionamento dos cenários de construção discursiva que envolvem as tramas da sexualidade de Antônia Cudefacho, além de problematizar a própria história de Antônia em meio às redes de poder e resistência que engendram valores, discursos, modos de educação a movimentar-se no território de uma “cultura heteronormativa compulsória e falocêntrica”. Desse modo, a pesquisa indaga sobre o modo como foram constituídos os cenários discursivos que envolvem as tramas da sexualidade: Como pensar os acontecimentos que enredam a narrativa de vida de Antônia Cudefacho? O que se sabe dessa história? Como se sabe e por quais meios? Que enunciados se pode extrair desses ocorridos e como eles reverberam no tempo atual? Que participação a educação e os valores morais da época desempenharam (e ainda desempenham) na construção discursiva da sexualidade vista como desviante e transgressora frente aos valores morais socialmente instituídos? Em termos metodológicos, a arqueogenealogia foucaultiana será entrelaçada às análises do enredo da narrativa literária e aos depoimentos de interlocutores de variadas composições sociais que vem nos auxiliando a traçar uma analítica das microesferas do poder para pontuar em que medida os rótulos, tabus e exclusões persistem na construção da nossa vida social hoje e de que forma se apresentam, no intuito de observarmos essa movimentação do passado com o presente e pensarmos sobre como o sujeito se constitui em meio às teias de poder e resistência. A pesquisa vislumbra contribuir para pensar uma “pedagogia da sexualidade” como diferença na educação que possa desconstruir os (pré) conceitos forjados dentro dos parâmetros hegemônicos que envolvem a sexualidade, o sexo, o gênero, o corpo, bem como, o modo de vivenciar a sexualidade diferente, geralmente, vista como marginal e desviante, tendo em vista à abertura de espaços educativos e sociais plurais em consideração à liberdade de viver a sexualidade e suas diferenças para além dos códigos normalizadores instituídos na sociedade de antes e de hoje. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva

Externo a Instituição - Lucelia de Moraes Braga Bassalo

Banca de QUALIFICAÇÃO: Jesse Pinto Campos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Jesse Pinto Campos

Data: 13/09/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

A LEITURA POR VIR: MELODIAS, TRANSFIGURAÇÃO E TRAVESSIAS DO TEXTO-LEITOR.

Palavras-Chaves:

Leitura; por vir; melodias; transfiguração; travessias. 

Páginas: 60

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A leitura e o por vir. É o tom da fruição que tece o ensaio desta pesquisa. A melodia que ressona um caminhar possível. Um sorriso. Uma flor. A tempestade. A chuva. As águas e marés. A melodia que encanta e atormenta o coração interior dos sentidos. Um canto por vir e um abismo sedento por transfiguração. O ímpeto devorador. O pôr do sol. A leitura por vir e a desterritorialização de sentidos usuais do texto-leitor. Um mergulho nos labirintos sensoriais da leitura, um por vir e uma devoração criadora. Um canto por vir, uma leitura das feras, da entrega e da liberdade, uma navegação à deriva, sem rumo e no rumor da superfície da palavra literária e suas profundezas. Leitura como abismo e transfiguração, desassossego e inquietude do texto-leitor tecida nas entrelinhas, vivências, travessias. Leituras e escritas cartográficas que se deslocam por platôs (Deleuze e Guattari), veredas singulares, ensaios livres, onde o fio condutor é um por vir indeterminado, como em Blanchot, “O Espaço Literário” (2011) e “O livro por vir” (2013), envolvem outras melodias como em Nietzsche (2011 & 2012), Foucault (2009), Skliar (2014a & 2014b), Costa (2008 & 2016). Transfiguração da leitura no movimento do devir texto-leitor, por sensações emanadas da imagem do canto da sereia e dos abismos da imaginação criadora. Uma leitura por vir é o que se delineia neste ensaio de escrita que se avizinha com a filosofia, a literatura e educação em movimentos de fruição estética e deleite inquietante da palavra literária. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Externo a Instituição - Josebel Akel Fares

Externo ao Programa: Luis Heleno Montoril Del Castilo

Banca de QUALIFICAÇÃO: Gilma Guimarães Lisboa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Gilma Guimarães Lisboa

Data: 13/09/2017

Hora: 18:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

PELAS MÃOS DE CLARICE: O DESABROCHAR DA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NA “SALA DE LEITURA CLARICE LISPECTOR”.

Palavras-Chaves:

Leitura, experiência, sala de leitura, sujeito leitor, literatura clariceana.

Páginas: 64

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta pesquisa de Mestrado tem como tema Pelas Mãos de Clarice: O desabrochar da experiência literária na “Sala de Leitura Clarice Lispector”, integra a Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Linguagem (PPGEDUC/UFPA), e se articula ao Projeto de Pesquisa: “Uma educação no dorso do tigre: literatura e experiências formativas”, coordenado pela professora-orientadora Gilcilene Dias da Costa. O estudo parte da consideração da importância da leitura de obras literárias em ambientes escolares, para além de sua função instrumental preparatória para avaliações, a pesquisa objetiva, de maneira geral, analisar experiências de leitura literária com jovens frequentadores da “Sala de Leitura Clarice Lispector” da Escola Estadual de Ensino Médio Simão Abraão Jatene. A abordagem do tema visa acompanhar os processos de experiências de leitura literária com jovens frequentadores da “Sala de Leitura Clarice Lispector” da escola pesquisada. Os aportes teóricos fundamentam-se nos conceitos de leitura, experiência e sentido, a partir de Larrosa em “Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas” (2000), “Linguagem e educação depois de Babel” (2004) e “Tremores” (2015), entrelaçado ao universo literário clariceano. A pesquisa baseia-se nas pistas do método da Cartografia na perspectiva de Deleuze e Guattari por meio da obra Mil Platôs (1995), e de Passos, Kastrup, Tedesco e Escóssia por meio das obras Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade (2015) e Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum (v.2 - 2016). O percurso teórico-metodológico iniciado na pesquisa leva em conta as perspectivas de leitura e experiência como travessia (caminho), entendendo que as experiências de leitura estão diretamente conectadas à subjetividade das experiências do leitor, daí sua singularidade, podendo ocorrer em diferentes contextos, por meio dos mais variados suportes de leitura. Todo o caminho teórico-metodológico adotado para fins desta pesquisa busca ir ao encontro do principal problema proposto: Em que medida a leitura de textos literários interage com as demandas de leitura de estudantes frequentadores da “Sala de Leitura Clarice Lispector” e em que sentido a literatura clariceana provoca um desabrochar poético nos jovens leitores? Nesse percurso, buscar-se-á potencializar os canais de acesso e incentivo à leitura de textos literários no espaço escolar, percebendo as ressonâncias do texto literário clariceano com as experiências formativas dos leitores no sentido de um pensar poético que aproxime literatura e vida. A relevância do estudo consiste em fomentar experiências de leitura literária no ambiente escolar, de modo a elevar a literatura ao seu valor poético e formativo.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Externo a Instituição - Josebel Akel Fares

Externo ao Programa: Luis Heleno Montoril Del Castilo

Banca de QUALIFICAÇÃO: Vilma do Socorro Barroso Miranda

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Vilma do Socorro Barroso Miranda

Data: 20/06/2017

Hora: 17:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Currículo e Identidade Cultural. A vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar. Um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Cametá-Tapera.

Palavras-Chaves:

Currículo, cultura, ideologia.

Páginas: 120

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa intitulada Currículo e Identidade Cultural a vida cotidiana como base para a construção do conhecimento escolar. Um estudo na escola de ensino fundamental de Cametá-Tapera se fundamentou na necessidade de identificar, analisar e compreender a estrutura curricular da escola de Ensino Fundamental de Cametá - Tapera e os impactos no processo de aprendizagem dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental na disciplina história. Assim como encaminhamento para o estudo, determinou-se como objeto da pesquisa o conhecimento escolar, pois o consideramos como tema central do campo do currículo. O objetivo geral buscou analisar o currículo de história da escola de ensino fundamental de Cametá – Tapera, a partir de processos de integração ou não entre o prescrito na institucionalidade escolar e a vida cotidiana dos discentes, numa perspectiva de se fortalecer ou não as identidades de classe dos sujeitos presentes nos processos formativos de ensino e de aprendizagem. A partir do objetivo geral definimos como objetivos específicos a saber: Analisar a proposta curricular da disciplina história das séries finais  da Escola de Ensino Fundamental  de Cametá–Tapera sob a perspectiva dos livros didáticos utilizado na escola; Analisar a proposta curricular  da Escola do ensino fundamental de Cametá - Tapera a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; analisar os projetos pedagógicos, realizado na escola, como parte da proposta curricular, identificando a ligação que estes fazem com a realidade dos alunos; verificar como os procedimentos curriculares – teórico e prático –  se efetivam na sala de aula, verificando se há integração entre os conhecimentos cotidianos dos sujeitos da aprendizagem e o conteúdo da disciplina história.  O eixo epistemológico da pesquisa foi baseado no enfoque crítico-dialético que considera a ação como a categoria epistemológica fundamental para a explicação científica. O método de pesquisa se pautou no materialismo histórico dialético que analisa o objeto em sua totalidade, e a   percepção da sociedade através das contradições sociais. Todo trabalho investigativo partiu de reflexões do campo de estudos curriculares e culturais, aqui entendido como a vida cotidiana, uma vez que as identidades históricos sociais se encontram no âmago das proposições curriculares e das disposições culturais e cotidianas que a pesquisa pretendeu investigar. Numa rede complexa de relações que emergem no espaço da Escola, o currículo se constitui como um terreno profícuo e ao mesmo tempo, ambíguo, de estruturações e reestruturações que vão delineando e demarcando a forma curricular e pedagógica de cada realidade educativa.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva

Banca de QUALIFICAÇÃO: Benedito Nunes Sacramento

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Benedito Nunes Sacramento

Data: 20/06/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

O ENSINO MÉDIO MODULAR COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE DO CAMPO  NA AMAZÔNIA.

Palavras-Chaves:

POLÍTICA. POLÍTICAS EDUCACIONAIS. ENSINO MÉDIO MODULAR.

Páginas: 79

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente pesquisa, intitulada “O ensino médio modular como política de formação da juventude do campo na Amazônia”, tem por objetivo analisar o ensino médio modular como política de formação da Juventude do campo no contexto da escola Dr. Ângelo Custódio Corrêa, localizada na vila de Juaba no município de Cametá/Pa, bem como as políticas educacionais e seus impactos para a formação da juventude, uma vez que o ensino médio tem uma grande relevância na educação dos jovens, no entanto é necessário lutar e combater a descontinuidade de políticas públicas no que concerne à formação do ensino médio. O estudo conta com uma abordagem de caráter qualitativo sob o solo epistemológico baseado no materialismo histórico dialético, e segue os seguintes procedimentos para a realização da pesquisa: revisão bibliográfica acerca do tema em estudo, pesquisa de campo, observação in lócus na vila de juaba e aplicação de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da comunidade escolar em questão, assim como a gestão da E.E.E.M. Profª Osvaldina Muniz que coordena o SOME e a 2ª Unidade Regional de Educação – URE de Cametá. A pesquisa de campo tem como meta reunir informações que possam contribuir para a análise do objeto investigado considerando assim, meios que permitam tanto a reflexão, quanto a contradição, do qual pode gerar uma nova descoberta no campo do conhecimento. Para fundamentar a análise, o pensamento Marxista, contribui com a interpretação dos dados, levando em conta as categorias que pautam pelo princípio da mediação, da contradição e da totalidade. Nesse sentido, seguem os autores que corroboram com o texto, destacam-se Carnoy (1987), Corrêa (2005), Cury (1995), Freire (1996; 2011), Frigotto (2004; 2011), Krawczyk (2004; 2009), Kopnin (1978; 1993), Kosik (1976; 1978), Kuenzer (1988, 2009), Machado (1998; 2009), Ramos (2004; 2005), Oliveira (2004; 2009), dentre outros. Como resultados preliminares o ensino médio como modalidade de ensino do sistema modular vem colaborando com a formação da juventude promovendo de tal maneira a aproximação entre o conhecimento teórico e a pratica social, apesar de termos ainda ausência de políticas públicas eficazes para o ensino médio, do qual, o Estado mante-se neutro de sua responsabilidade com a educação.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva

Banca de QUALIFICAÇÃO: Raimundo Nonato Gaia Correa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Raimundo Nonato Gaia Correa

Data: 27/06/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

PRÁXIS PRODUTIVA E PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE IDENTIDADE DE CLASSE ENTRE OS PESCADORES ARTESANAIS DA COLÔNIA Z-16 DE CAMETÁ/PA.

Palavras-Chaves:

Práxis produtiva; organização de classe; identidade de classe; pescadores artesanais.

Páginas: 96

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente dissertação aborda a relação entre práxis produtiva e processo de organização e produção de identidade de classe no contexto dos pescadores artesanais ligados à Colônia Z-16 de Cametá/PA. Busca-se responder à seguinte indagação: Como a práxis produtiva da fração de classe dos pescadores artesanais ligados à Colônia Z-16 de Cametá/PA contribui para o seu processo de organização e qual a identidade de classe se produz subjacente a esse processo? No tratamento analítico do problema, a categoria práxis produtiva (VÁZQUEZ, 2011) refere-se à atividade prática produtiva que o homem estabelece, mediante seu trabalho, com a natureza transformando-a e se autotransformando, concomitantemente. Em termos de organização de classe (FERNANDES, 2008; LUXEMBURGO, 2010) focamos no processo de reação dos trabalhadores à objetividade capitalista que lhes impõem precárias condições de vida e trabalho e lhes encaminham para a luta pelos seus interesses. Assume-se uma concepção filosófica de identidade (BOGO, 2010; LEFEBVRE, 1975) na compreensão de que os fenômenos sociais não são coisas estáticas que permanecem idênticos ao longo do tempo, mas que estão em constante movimento de transformação por meio da negação do ser presente em função de um vir a ser. Em termos de classes sociais, tomaremos como parâmetro de identificação três formas de expressão da identidade: identidade legitimadora, identidade de resistência e identidade de projeto (CASTELLS, 1999). A partir disso, entendemos que as classes não são, elas se formam (IASI, 2011) a partir de aspectos objetivos, tais como o controle ou não dos meios de produção, o acesso ou não aos bens e serviços em maior ou menor medida, bem como aspectos subjetivos, quais sejam a consciência ou não de uma posição de classe na sociedade, organização e ação em função da mudança ou manutenção das relações sociais vigentes. Assume-se como método o materialismo histórico dialético (KOSIK, 1976; MARX, 2013) por entendermos que no processo de investigação é preciso apropriar-se do objeto de estudo em seus detalhes, analisar suas múltiplas formas de desenvolvimento e sua relação com a totalidade social. Como estratégia de coleta de dados optou-se pela Pesquisa bibliográfica, Pesquisa documental e, também, entrevista semiestruturada (PÁDUA, 2012) junto a 6 (seis) pescadores artesanais filiados à Colônia Z-16. Partimos do pressuposto de que o aguçamento da contradição entre capital e trabalho se expressa como materialidade negativa na vivência imediata dos pescadores artesanais da Colônia Z-16 de Cametá/PA impondo-lhes, historicamente, precárias condições de vida e de trabalho, principalmente após a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A vivência dessas contradições no campo da práxis produtiva encaminha esses trabalhadores à organização pela manutenção de suas atividades produtivas que lhes garantem a sobrevivência, podendo ser, num plano mediato, elemento que potencializa a desconstrução gradativa das relações capitalista em proveito de uma forma de organização social que signifique melhores condições de vida aos trabalhadores e emancipação social.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Externo ao Programa - 1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Externo ao Programa - 2153549 - Denise Machado Cardoso

Banca de QUALIFICAÇÃO: Miria Deise Caldas Albuquerque

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Miria Deise Caldas Albuquerque

Data: 19/06/2017

Hora: 08:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA RELAÇÃO COM O SABER.

 

Palavras-Chaves:

Relação com o Saber, Fracasso Escolar, Ensino-Aprendizagem..

Páginas: 60

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este texto faz parte da pesquisa de mestrado em andamento no Programa de PósGraduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará- Campus Universitário do Tocantins/ Cametá, intitulada: “Os contextos de aprendizagem de alunos em situação de fracasso escolar: um estudo a partir da relação com o saber”. A relação dos alunos com os conhecimentos constitui o nosso objeto de pesquisa. O estudo tem por objetivos: Geral: Analisar as formas de relações com os conhecimentos estabelecidas pelos alunos, em seus processos de ensinoaprendizagem. Específicos: Verificar como os alunos mobilizam-se diante dos conhecimentos que são ensinados em sala de aula; Analisar os sentidos e significados que os alunos atribuem às atividades por eles realizadas no cotidiano escolar e Identificar como se dá a relação dos alunos com os conhecimentos ensinados em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem como referencial teórico-metodológico a Abordagem Histórico- Cultural do Desenvolvimento Humano, desenvolvida por Vigotski e seus colaboradores e a Teoria da Relação com o Saber desenvolvida por Bernard Charlot. O estudo empírico foi realizado em uma turma do 4 ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Cametá, constituída por 27 alunos, em sua maioria alunos repetentes. Os dados, apresentados foram obtidos por meio da pesquisa de campo. A estratégia de coleta de dados deu-se através da observação participante, notas de campo, entrevistas e conversas informais com os alunos, sujeitos da pesquisa. Alguns eventos também foram registados em gravações de áudio e fotografias. Em nossas análises e discussões preliminares, os dados obtidos indicam que a ausência de sentido em torno das atividades desempenhadas pelos alunos no cotidiano escolar, assim como a ausência de significado nos conteúdos ensinados em sala de aula, não provocam nos alunos mobilização para aprender, favorecendo assim uma relação de indiferença e de negação com os conhecimentos com os quais relacionam-se no contexto escolar. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva

Externo ao Programa - 1197833 - Eliana da Silva Felipe

Banca de QUALIFICAÇÃO: Teodoro Gaia de Melo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Teodoro Gaia de Melo

Data: 20/06/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Diálogo de conhecimentos científico e tradicional de alunos/agricultores para uma nova racionalidade de educação para o campo.

 

Palavras-Chaves:

Diálogo de Conhecimentos. Modernidade e Pós-Modernidade. Educação do Campo.

Páginas: 82

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta investigação sobre “Diálogo de conhecimentos científico e tradicional de alunos/agricultores para uma nova racionalidade de Educação para o Campo”, objetivou pensar em uma escola às populações do campo com nova racionalidade epistemológica educacional, pautada na valorização e no respeito aos conhecimentos, de acordo com o modo de vida e de filosofia peculiar de cada cultura e região, materializado entre a modernidade e a pós-modernidade. A metodologia que direcionou a pesquisa foi o estudo etnográfico, com abordagem qualitativa, com o uso dos instrumentos metodológicos para o registro: observação, fotografias, gravação em áudio e imagem, entrevista semiestruturada com os sujeitos da pesquisa- alunos/agricultores do ensino médio do curso profissionalizante de Técnico Agrícola, turma 2016, em seu cotidiano nas alternâncias, o que possibilitou presenciar e muitas vezes participar dos seus diálogos de conhecimentos, cruzando o adquirido em forma de aprendizagem direcionada na CFRC/Conhecimento Científico, com o adquirido, em forma de aprendizagem espontânea na propriedade familiar/Conhecimento Tradicional. A pesquisa, em andamento, discute com pensamentos de autores da modernidade e da pós-modernidade, permitindo apropriar-se de conceitos e categorias de cada um deles para pensar em nova racionalidade de educação para o campo neste novo espaço/tempo. O estudo propôs analisar como o encontro dos conhecimentos é exteriorizado pelo aluno/agricultor na CFRC; investigar se o diálogo entre conhecimento científico e tradicional é capaz de promover uma educação para o campo ao aluno/agricultor, possibilitando sua permanência na propriedade familiar; mostrar se a inter-relação de conhecimentos resulta em novo conhecimento ao aluno/agricultor, proporcionando viver e sobreviver em sua propriedade familiar, de forma saudável e sustentável, neste novo espaço/tempo. A pesquisa teve como o objeto de estudo o “diálogo de conhecimentos” e o lócus da pesquisa foi à Casa Familiar Rural de Cametá/PA. A hipótese levantada na pesquisa foi que o aluno/agricultor ao dialogar o conhecimento científico e o conhecimento tradicional é capaz de promover um novo conhecimento que se aproxima do entre modernidade e pós-modernidade de educação, possibilitando emergir uma escola com nova racionalidade epistemológica de educação para campo, pautada na valorização e no respeito ao modo de vida e de filosofia peculiar as famílias do campo, a fim de possibilitá-las viver e sobreviver, em igualdade e equidade de condição educacional, neste espaço/tempo.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva

Banca de QUALIFICAÇÃO: Divino Rogerio Cardoso Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Divino Rogerio Cardoso Silva

Data: 20/06/2017

Hora: 11:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Currículo e diálogo cultural na construção da escola quilombola.

 

Palavras-Chaves:

Currículo. Diálogo cultural. Escola Quilombola.

Páginas: 84

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A discussão acerca do currículo e diálogo cultural na construção da Escola Quilombola, pressupõe antes de tudo, uma retomada da educação escolar, que busca enveredar por caminhos diferentes, estreitando as relações do currículo e cultura, no sentido de trabalhar a diversidade de modos de existência, rompendo com os preconceitos e a exclusão social, não somente dos indivíduos em sociedade, mas também no que concerne ao acesso desses ao conhecimento e à cultura escolarizada. Quanto ao problema da pesquisa, questionou-se o seguinte: De que modo o Currículo e as práticas pedagógicas são desenvolvidos com os alunos e as alunas da escola São Tomé? Em que medida têm se constituído em mediadores na construção e valorização da Identidade cultural quilombola? Traçamos as seguintes questões norteadoras: refletir e analisar currículo e diálogo cultural; identificar as diversidades de saberes e práticas sociais da comunidade quilombola que contribuem com o firmamento de seu pertencimento de grupo social. Foram também elencados no texto da qualificação, os objetivos e metodologias da pesquisa e seus pressupostos teóricos, que deram base para as discussões do objeto em análise.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

Externo a Instituição - Maria das Graças da Silva

Banca de QUALIFICAÇÃO: Edna Soares Martins

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Edna Soares Martins

Data: 08/08/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

AFETO E COGNIÇÃO: AS TESSITURAS DESSA INTER-RELAÇÃO POSSIBILITANDO POTENCIALIZAÇÃO NAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NO CAMPO EDUCACIONAL.

 

Palavras-Chaves:

Afeto e cognição. Mediação. Potencia. Aprendizagem.

Páginas: 56

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O estudo intitulado Afeto e Cognição: As tessituras dessa inter-relação possibilitando potencialização nas situações de aprendizagem no campo educacional têm como objetivo analisar como se tece a inter-relação entre o afeto e a cognição no contexto das mediações das situações de aprendizagens, de forma a possibilitar potencialização da aprendizagem dos sujeitos aprendentes do 3º ano da EMEF Profª Valda Braga Valente. A metodologia de pesquisa qualitativa, a partir de uma abordagem sócio histórica, tem a coleta de dados assim como a análise marcada pela dimensão social. A pesquisa de campo utilizando-se de observação, entrevista, questionários e análise documental buscam compreender o ocorrido nas mais essenciais e extensas relações, tomando para além das falas, o significado da palavra e os movimentos dos entrevistados. O diário de campo registra as situações de aprendizagem e as entrevistas. A descrição se aproxima da essência do objeto, refletindo criticamente sobre esta produção em suas relações intersubjetivas, seus significados e sentidos. Para entender a inter-relação afetiva e cognitiva, mediação, potência e aprendizagem, contou-se com os referenciais teóricos presentes nos estudos de VYGOTSKY (2000), VYGOTSKY e LURIA (1993), ESPINOSA (2007), FALABELO (2005) dentre outros. Dados da pesquisa revelam que os comportamentos que se apresentam, tem por detrás um histórico, que envolve uma inter-relação entre afetivo e cognitivo, onde as ações humanas estão diretamente interligadas à forma como se pensa e sente as coisas. De forma particular e única o homem internamente recria afetivamente e cognitivamente o que depreendeu em sua relação. Um aprendizado que é de base afeto-cognitiva. Conceber o aprendizado a partir do externo e interno é reconhecer que dentro das relações culturais, o meio oferece oportunidades de mediações que provocam o ser humano a tecer constantemente uma interlocução entre suas dimensões afetivas e cognitivas. Essa inter-relação no contexto das situações de aprendizagem, pode ser revelada por meio de gestos, expressões, comportamentos diversos, que acabam por refletir-se na aprendizagem, de forma que pode possibilitar uma maior potencialização da mesma se a inter-relação se concretiza em toda a sua plenitude e ao contrário quando esta se dá de forma limitada. Somente o contexto onde as situações de aprendizagem se estabelecem, em suas relações e mediações, pode revelar quando e como a aprendizagem se efetiva e o porquê de seu contrário. Portanto, considerar a tessitura da inter-relação afetiva e cognitiva a partir de sua possibilidade de potencialização da aprendizagem é uma forma de colaborar para a redução das mediações pouco exitosas e da não aprendizagem.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Interno -  2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Externo ao Programa - 1152892 - Sonia Regina dos Santos Teixeira

Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcelo Barros Capela

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Marcelo Barros Capela

Data: 16/06/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Indicadores de qualidade do ensino a partir do IDEB e suas implicações na rede Municipal de Cametá/PA.

 

Palavras-Chaves:

Política de avaliação da educação; IDEB; Indicadores de qualidade.

Páginas: 132

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O presente texto, intitulado “Política de Avaliação da Educação Básica: Indicadores de qualidade do ensino a partir do IDEB e suas implicações na rede Municipal de Cametá/PA”, tem por objetivo analisar a política de avaliação da Educação Básica nos marcos da reforma do Estado dos anos de 1990 a partir do IDEB, considerando seus pressupostos e suas implicações para a qualidade do ensino na EMEF Profª Mª Nadir Filgueira Valente da rede municipal de educação de Cametá/Pa, bem como as dinâmicas produzidas no interior desta escola a partir das orientações recebidas dos governos e secretarias de educação sobre tal política. Ao focalizar o IDEB enquanto parâmetro de qualidade nas orientações oficiais, tencionamos analisar as ações político-pedagógicas da escola na confluência das orientações da Secretaria Municipal de Educação sobre o IDEB e o uso deste parâmetro para nortear as suas ações, bem como as da escola frente às orientações da Secretaria e às exigências do IDEB. O recorte cronológico para estudo corresponde ao período de 2007 a 2015, obedecendo as edições do IDEB. A pesquisa orienta-se pela abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados além da revisão da literatura, a análise documental e entrevista semiestruturada a ser aplicada  para os técnicos da educação da Secretaria Municipal de Educação de Cametá  e para os sujeitos docentes, administrativo (gestores) e técnico (coordenador pedagógico) da escola que elegemos para a amostragem de alguns dados. A analise fundamenta-se  no Materialismo  Histórico Dialético, cuja interpretação dos dados tem em vista a análise de suas categorias, pautando-se pelo princípio da mediação, da contradição e da totalidade. Dentre os autores que balizam o texto podemos destacar Carnoy (1984;1988), Cocco & Sudbrack (2012), Coutinho (2012), Dourado & Oliveira (2009), Cassassus (2001; 2013), Dittrich (2012), Chirinéa (2016), R. P. Oliveira & Araújo (2005), Ana P. Oliveira (2011), Krawczyk (2005; 2008), Orso (2011), Paz (2010; 2011), Peroni (2000; 2013), dentre outros. Os resultados preliminares apontam indícios de que a política de avaliação implementada a partir da reforma de 1990 tem forte teor de regulação por parte do Estado, responsabilizando os entes subnacionais pelos resultados. As escolas, como núcleo da gestão, por sua vez, são influenciadas na medida em que secundarizam seu poder de autonomia nas tomadas de decisões, transformando-se em meras executoras de ações  previamente decididas, externa e centralmente, cujo discurso é o de melhoria dos índices educacionais. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Interno -  1769360 - Maria Sueli Correa dos Prazeres

Externo ao Programa - 3357780 - Maria Edilene da Silva Ribeiro

Banca de QUALIFICAÇÃO: Daniel Nabica Furtado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Daniel Nabica Furtado

Data: 28/02/2017

Hora: 10:30

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Juventude e política pública: um estudo sobre o Projovem Urbano em Cametá/PA, ano base 2012.

 

Palavras-Chaves:

Juventude; Mundo do trabalho; Mercado de Trabalho; Egressos; Formação e Qualificação do Trabalhador


Páginas: 60

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta dissertação em andamento apresenta um estudo sobre a juventude e política pública, um estudo sobre o Projovem Urbano Cametá/PA, no ano de 2012. Tem como objetivo analisar os efeitos do programa na trajetória de vida dos jovens egressos da turma de 2012, tendo como referência a relação com a escolarização, mundo do trabalho e participação na vida comunitária. Será verificado como essas ações formativas se materializam e interferem na relação desses sujeitos com o mundo, como também de que forma este programa contribui para políticas públicas voltadas para a juventude cametaense. Buscar-se-á portanto, desvelar a relação dialética que o jovem estabelece em termos de inserção no mundo e mercado de trabalho após ser atendido pelo Projovem Urbano/Cametá. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos o procedimento do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e pesquisa de campo. Portanto, será realizado uma pesquisa qualitativa, do tipo, estudo de caso, com jovens egressos da turmaa 2012. O corpus para análise compreende entrevistas semiestruturadas com o Coordenador do PROJOVEM nos anos de 2012 e 2013, O atual Coordenador do PROJOVEM, 02 professores das turmas pesquisadas, ano 2012, os quais procuraremos ouvi-los a respeito de suas experiências durante a formação, como também a contribuição que este programa proporcionou para a relação destes sujeitos com o mundo do trabalho. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno -  146.656.202-10 - Gilmar Pereira da Silva

Externo ao Programa - 1152796 - Ronaldo Marcos de Lima Araujo