Banca de QUALIFICAÇÃO: Elizangela Gonçalves Moreira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Elizangela Gonçalves Moreira

Data: 26/02/2018

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PARTICULAR EM CAMETÁ/PA: UM ESTUDO DE CASO A LUZ TEÓRICA DE VYGOTSKY

Palavras-Chaves:

Inclusão Escolar. Prática Pedagógica. Interação Social.

Páginas: 78

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo realizar um estudo de caso a partir das práticas pedagógicas inclusivas de uma professora de escola particular em Cametá/PA, tendo como embasamento teórico a obra Fundamentos da Defectologia de Vygotsky (1997). A partir da observação empírica e entrevistas semiestruturadas, utilizou-se como análise procedimental dos dados o conteúdo das falas dos entrevistados, sobretudo da professora, onde buscaremos apresentar uma experiência positiva no âmbito educacional, no que tange a inclusão escolar. Para maior e melhor entendimento da pesquisa em questão, abordaremos, inicialmente, um breve panorama da inclusão escolar, sua história e desenvolvimento, buscando estabelecer, no decorrer da pesquisa, a diferença entre integração e inclusão. De forma sucinta e resumida, discorreremos sobre a formação e a prática docente, voltadas para a inclusão escolar, a luz de teórica de Silva Filho (2013), Pimenta (1997), Bueno (1999), Ainscow (1997), Omote (2008), Sassaki (1997), Plaisance (2004), Poker (2008), entre outros, destacaremos ainda o que dizem os documentos oficiais e internacionais sobre a inclusão, em ordem cronológica, tais como: Declaração Universal dos direitos humanos (1948), Constituição Federal (1988), Declaração de Jomtien (1990), ECA/estatuto da criança e do adolescente (1990), Declaração de Salamanca (1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Convenção de Guatemala (1999), CNE/CEB (2001), Plano Nacional de Educação – PNE (2001) e o novo Plano Nacional de Educação – PNE (2014). Apresentaremos as principais contribuições de Vygotsky (1997) para o âmbito social e educacional/inclusivo, através das análises do autor supracitado, buscaremos vislumbrar os caminhos para a inclusão escolar, pois através de suas observações empíricas e análises científicas, Vygotsky apresenta uma visão realista e otimista quanto a possibilidade de aprendizado das crianças com deficiência, estando estas em interação com seus pares, sendo estimuladas, buscando outras vias de desenvolvimento e o professor é de suma importância nesse processo.  Em âmbito acadêmico e social, a pesquisa visa contribuir para pensar uma educação para todos, respeitando os limites e as diferenças, pensar em caminhos e possibilidades para a inclusão escolar, entender que as pessoas com deficiência têm anseios, vontades, que a inclusão é um direito de todos, é possível, urgente e necessária. O estudo de caso em questão nos possibilitará novas reflexões, conceitos e atitudes diante do aluno com deficiência.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno -  2181917 - Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

Externo ao programa - Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Banca de QUALIFICAÇÃO: Joatan Soares de Sousa

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Joatan Soares de Sousa

Data: 19/12/2017

Hora: 10:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

SABERES TRADICIONAIS DOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE UMARIZAL (BAIÃO/PA).

Palavras-Chaves:

Saberes tradicionais – Identidade – Memória – Cultura.

Páginas: 52

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente pesquisa nasceu do interesse sobre os quilombolas da comunidade Umarizal (Baião/PA), despertado a partir do contato com esse povo, que ocorreu por meio de uma em 2010. A dimensão da realidade desse quilombo apontou elementos instigantes que nos levou a entender o quão era importante tratar de assuntos pertinentes aos saberes locais desses remanescentes de quilombolas do Umarizal. Neste sentido, a pesquisa partiu do questionamento Quais os Saberes Tradicionais que caracterizam a Comunidade Quilombola do Umarizal, e como esses saberes estão sendo transmitidos de geração em geração?, Assim, definimos como objetivo geral analisar quais os saberes tradicionais que caracterizam a Comunidade Quilombola do Umarizal, tendo em vista a transmissão desses saberes por meio de experiências cotidianas, considerando os aspectos culturais importantes que são preservados de geração em geração. A metodologia de pesquisa por meio da história oral não faz distinção dos quilombolas moradores de Umarizal. Crianças, jovens e adultos serão fontes orais no desenrolar deste trabalho. A valorização de cada gesto, sotaque linguístico, gírias, palavreado, adágios populares, recitações de poemas e provérbios, letras musicais, símbolos culturais (GEERTZ, 1997; SANTOS, 2012), serão os recursos oferecidos pela oralidade. Somente por meio dessa metodologia, ou seja, a história oral será possível chegar ao conhecimento dessas pessoas e à importância dos saberes tradicionais para a comunidade.O lócus de pesquisa é a comunidade do Umarizal, localizada em Baião-Pará. E como sujeitos de pesquisa apontou-se as lideranças e pessoas de famílias mais antigas da comunidade quilombola do Umarizal, numa escolha feita a partir dos seguintes critérios de seleção: 1. Família: famílias que moram no centro do povoado; 2. Liderança: lideranças que se reconhecem quilombolas, dentre as quais, quatro são jovens da comunidade. Os saberes tradicionais da comunidade Quilombola do Umarizal, objeto desta pesquisa, são encontrados na medicina natural, como nas plantas e raízes usadas para remédios caseiros; nos trabalhos de partos realizados em casa; nas danças e músicas com instrumentos da cultura afro-brasileira; no preparo da terra para a agricultura de subsistência; na culinária, etc.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 4217639 - Mara Rita de Oliveira Duarte

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moares de Pinto

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Externo ao programa - 2558010 - Rosangela do Socorro Nogueira de Sousa

Banca de QUALIFICAÇÃO: Sherlyane Louzada Pinto

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Sherlyane Louzada Pinto

Data: 20/11/2017

Hora: 15:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

PLANTAS MEDICINAIS: SABERES, PRÁTICAS E ENSINAMENTO PRESENTES NA VIVÊNCIA DOS IDOSOS ASSISTIDAS NO CENCAPI, CAMETÁ-PA.

Palavras-Chaves:

Saberes Culturais, Plantas Medicinais, Modernidade.

Páginas: 79

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O estudo objetiva analisar os saberes e práticas presentes na convivência de moradores assistidos pelo Centro de Convivência a Pessoas Idosas (CENCAPI) da cidade de Cametá-PA a respeito do uso de plantas medicinais para fins curativos, descrevendo os processos de mudanças nas articulações do utilização, manejo e principalmente do significado que esse recurso medicinal representa para os sujeitos da pesquisa  em tempos atuais. Utiliza-se como apoio teórico-metodológico obras de alguns autores que discutem o processo histórico do uso de plantas medicinais, saberes, cultura, memoria, dentre outros, como: HOBSBAWM (1998); ALVES, CAES (2015); DI STASI (1996); BANOSKI (2002); GURGEL (2012); CALAINHO (2005); SALGADO e GOMES (2016); PINTO (2010); TOMPSON (1992); MARCONI e LAKATOS (2010); CANCLINI (2012); GEERTZ (2013); HALL (2011); LARAIA (2001).  Da mesma forma, se realiza a pesquisa de campo, mediante observação participante, entrevistas, visitas domiciliares e conversas informais. Dados preliminares da pesquisa, ainda em andamento, apontam que as mudanças apresentadas pela modernidade “tende” a desmistificar (falsear) ou hibridar os conhecimentos construídos pelo senso comum, com isso algumas construções ideológicas estabelecidas ao longo do tempo a respeito do uso de plantas medicinais para os assistidos no CENCAPI permanecem sobre a guarda das significações deixadas pelos laços afetivos, mas outras passaram por um processo de transformação (técnica e socioculturais) apresentado pelos avanços da tecnologia, transformações espaciais e intelectuais.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Interno - 2299112 - José Valdinei Albulquerque Miranda

Externo a instituição - Andrea Silva Rodrigues

Externo ao programa - 1354943 - Flávio Bezerra de Barros

Banca de QUALIFICAÇÃO: Marianela Laura Quisbert

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Marianela Laura Quisbert

Data: 01/11/2017

Hora: 16:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Jovens do Norte interagindo com jovens do Sul: um diálogo de saberes ambientais por meio do Facebook.

Palavras-Chaves:

Dialogo de saberes, saber ambiental, educomunicação, interação biorizomatica, Facebook

Páginas: 80

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Na atualidade, existe a necessidade de refletir acerca da concepção de uma Comunidade Virtual por meio de uma Mídia Social, como o Facebook, e as interações digitais da juventude. Nesta pesquisa, se propõe um espaço virtual que possivelmente gere um diálogo de Saberes Ambientais entre estudantes jovens de quatro escolas de regiões geograficamente diferentes, dois da Região Norte e dois da Região Sul do Brasil. A hipótese a ser confirmada ou refutada após análise dos indicadores de diálogo, consiste na afirmação da possibilidade de diálogos construtores de saberes por meio de uma mídia social a partir de uma concepção educomunicativa e biorizomatica. Neste contexto, se identifica e se avalia quais serão as contribuições que podem surgir a partir da interação para fundamentar uma proposta de sensibilização ambiental da juventude para o respeito ao seu Meio Ambiente, o que se traduz também num respeito entre eles e uma valorização de suas culturas. Os jovens dialogam, criando com sua participação "um espaço que propicia a convivência segura na diversidade" (ISAACS, 1999). Neste processo, se propõe aos jovens um diálogo de sentidos e saberes de coletividade no princípio da complementaridade de práticas ambientais, como defendem Floriani(2007) ou Leff (2013) entre outros.   A partir de alguns indicadores de diálogo como: a ocorrência de eventos de igualdade e empatia dentro do grupo (YANCHELOVICH 2001), a necessidade de horizontalidade (BUBER, 1979) (FREIRE, 1987) e as quatro habilidades a ser desenvolvidas nos jovens como aprender a falar, a ouvir, a suspender os pressupostos e a respeitar (ISAACS, 1999); se realiza uma análise de conteúdo dos comentários que provocaram as interações dos jovens com e sem intervenção. O resultado desta análise permite a confirmação ou não da hipótese proposta e este movimento traz consigo a possibilidade de refletir o que se gerou nos jovens neste intento de diálogo.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1808826 - Ariel Feldman

Interno - 1769360 - Maria Sueli Correa dos Prazeres

Externo a instituição - Ana Maria Hoepers Preve

Banca de QUALIFICAÇÃO: Oberdan da Silva Medeiros

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Oberdan da Silva Medeiros

Data: 29/11/2017

Hora: 18:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Educação quilombola, constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará.

Palavras-Chaves:

Identidade cultural; Pós-colonial; Lideranças negras; Educação quilombola.

Páginas: 70

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de constituição de lideranças negras e práticas de resistências como fator educativo na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. O problema da investigação contextualiza os processos excludentes da violência colonial contra a população afrodescendente escravizada que culminaram na produção do racismo na organização política e social da sociedade brasileira. As perguntas que direcionam essa pesquisa versam sobre o seguinte: Como se deu o processo de constituição da comunidade remanescente de quilombo de Umarizal Beira no que tange aos elementos culturais, étnico-raciais e políticos e como isso está para a relação com os processos educativos? De que modo as histórias de vida dos afrodescendentes e lideranças quilombolas constituem sua formação identitária enquanto comunidade local? Para a realização da pesquisa, utilizamos os aportes teóricos e metodológicos Pós-colonial (decolonial) dialogando com a noção de Afrodescendência. Para tanto, está em curso um trabalho de campo na comunidade, o qual visa através de entrevistas com as oito (08) lideranças da comunidade que ocupam a diretoria da Associação quilombola, situar o recorte analítico das narrativas produzidas. A partir de entrevistas realizadas com algumas lideranças quilombolas, o estudo destaca os saberes da cultura afrodescendente e as práticas educativas como mecanismos de luta, formação e organização política comunitária. A pesquisa abre espaço a pensamentos-outros negados e destituídos desde o processo colonial. Os resultados ainda em análise indicam que a constituição das lideranças quilombolas encontra-se fortemente pautada em processos culturais e políticos que constituem as Afrodescendências de suas (re)existências nas lutas contra o racismo e todas as mazelas sociais, tendo a educação um importante papel a contribuir com o processos de constituição de suas identidades étnico-raciais quilombolas.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 1740753 - Vilma Aparecida de Pinho

Externo a instituição - Odair Bartolomeu Barros Lopes Varela

Externo a  Instituição - Henrique Cunha Júnior

Banca de QUALIFICAÇÃO: Darcielly da Silva Cardoso

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Darcielly da Silva Cardoso

Data: 25/09/2017

Hora: 16:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

A CAPOEIRA COMO UMA PRÁTICA EDUCATIVA, CULTURAL E INCLUSIVA PARTILHANDO SABERES COM A COMUNIDADE ESCOLAR CAMETAENSE.

Palavras-Chaves:

Capoeira, Educação Popular, Troca de saberes. 

Páginas: 150

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O estudo objetiva analisar as trocas de saberes e tensões que brotaram do diálogo entre o ensino da prática da capoeira e o espaço escolar do município de Cametá, no Pará, tendo recorte delimitado ao diálogo estabelecido pelos os sujeitos/capoeiras que compõem o polo Escola Arte para com os espaços EMEF Prof.ª Maria Nadir Filgueira Valente e a comunidade cametaense. Metodologicamente dialoga-se com os estudos de BURKE (1992), CANCLINI (2008), HALL (1997), GEERTZ (1997, 2012), BANDÃO (1986, 2007), ZONZON (2007), POGLIA (2001) SILVA (2001), THOMPSON (1992), PORTELLI (1997), MAUAD (1996) e BORGES (2008), REIS (2000), LIBERAC (2004), SALLES (1971) - (2004), LEAL (2008), DIAS (2004) (2015), MAGALHÃES (2012), SOARES (2005), OLIVEIRA (2005) - (2015), MELO (2000), ABIB (2004), MACHADO & ARAUJO (2004, 2015), CAMPOS (2009), CONRADO (2015), ARAÚJO (2015), FALCÃO (2016), SILVA (2016), SIMPLICIO (2016). Além da realização da pesquisa de campo, mediante observação e realização de entrevistas com capoeiristas, coleta de fontes documentais escritas, através dos projetos e oficinas elaborados pelos membros da diretoria do polo de capoeira Escola Arte, que evidenciam e justificam o diálogo para com o espaço escolar, acrescidas a fontes imagéticas, registradas durante a pesquisa de campo e as que fazem parte dos acervos dos capoeiras. Dados da pesquisa, ainda em desenvolvimento, apontam que a capoeira adentra o espaço escolar cametaense apenas como uma ação passageira, não levando em consideração o ensino pautado em valores educacionais e saberes que façam parte da cultura popular afro-brasileira. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Interno - 2425811 - Luis Augusto Pinheiro Leal

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Externo ao Programa - 1347712 - Salomao Antonio Mufarrej Haje

Externo a  Instituição - Josivaldo Pires de Oliveira

Banca de QUALIFICAÇÃO: Silvana Souza Gonçalves

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Silvana Souza Gonçalves

Data: 15/08/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

O CURRÍCULO DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO DISTRITO DE JUABA (CAMETÁ /PARÁ).

Palavras-Chaves:

Currículo, Projovem Campo Saberes da Terra, Educação do Campo.

Páginas: 108

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este estudo é fruto de uma pesquisa, em desenvolvimento, sobre a temática: O Currículo do Programa Projovem Campo Saberes da Terra: Uma Análise da Experiência do Distrito de Juaba (Cametá /Pará) tendo por objetivo analisar como as práticas curriculares que são desenvolvidas pelo Programa Saberes da Terra estão contribuindo, na vida de jovens agricultores do campo na construção e/ou fortalecimento de seus saberes tradicionais, práticas culturais e agrícolas vinculados ao mundo do trabalho e sua emancipação; considerando não só as orientações curriculares desenvolvidas pelos docentes voltadas para a valorização dos saberes e da cultura do agricultor, mas o caráter transformador, emancipador do programa destinado a esse aluno. Tomando como objeto de estudo o currículo dos Saberes da Terra, por um campo de estudo amplo, a Educação do campo. Através da Pesquisa Etnográfica e a abordagem Qualitativa e o enfoque critico - dialético. Como instrumento de coleta de dados, análise documental, observação participante e entrevista semiestruturada; viabilizando recolher informações necessárias para a análise interpretativa-crítica dos dados coletados. Dentre os resultados dessa análise inicial algumas proposições são possíveis perceber: as atividades curriculares desenvolvidas pelo programa vêm cooperando na vida dos campesinos, respeitando seus saberes tradicionais  que vem do trabalho e as práticas agrícolas; bem como identificar que algumas proposições orientadas pelas Diretrizes Operacionais da Educação do campo vêm se concretizando, no que tange a garantia de direitos educacionais próprios aos povos do campo, porém, precisa ser ampliado esse atendimento, por meio de políticas públicas efetivas, para que estes possam ter a oportunidade de ascender sócio, político, econômico e culturalmente na sociedade. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Interno - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno - 1808826 - Ariel Feldman

Externo ao Programa - 2558010 - Rosangela do Socorro Nogueira de Sousa

Externo a  Instituição - Wladirson Ronny da Silva Cardoso

Banca de QUALIFICAÇÃO: Kelle do Rosário Braga Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Kelle do Rosário Braga Silva

Data: 27/06/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

AS IMPLICAÇÕES DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: A experiência da SEMED/Cametá no período de 2008 a 2014.

Palavras-Chaves:

Política educacional; Plano de Ações Articuladas; Formação continuada docente.

Páginas: 132

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este texto de dissertação de mestrado na versão da qualificação integra os trabalhos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC/UFPA/CUNTINS-Cametá -e, tem por objetivo analisar a política de formação continuada docente no município de Cametá no contexto do Plano de Ações Articuladas PAR - versão 2007-2011 e 2011-2014. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujo levantamento de dados tem por base as técnicas de análise documental e entrevista semi-estruturada. O lócus da pesquisa é a Secretaria Municipal de Educação de Cametá SEMED/Cametá e os sujeitos informantes serão os técnicos e/ou equipe responsável pelo PAR no referido município no período correspondente as versões em análise.  Pretende-se, ainda, entrevistar  alguns professores da rede municipal, além de membros do Sindicato de  professores. Como se trata de análise de política sugere-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados na tentativa de desvelamento dos sentidos latentes aos discursos veiculados oficialmente, ainda que os significados sejam importantes no contexto destas mesmas politicas.  A contradição, a mediação, a totalidade e a historicidade são princípios fundantes e indispensáveis na proposta teórico-metodológica aqui adotada  por se tratar do estudo do fenômeno educacional, pois ainda que a educação seja a única pratica social juridicamente ordenada pelo Estado Moderno ela conforma projetos  e interesses em disputa e guarda as marcas de um processo histórico contraditório.  Dentre os autores que situam e fundamentam o debate podemos citar os seguintes: Alves (1996), Kuenzer (1999), Melo (1999), Araújo (1999), Frigotto (2001), Ramalho, Nunez, Gauthier (2003), Almeida (2005), Maúes e Lima (2005), Sander (2008), Noma (2008), Camini (2009), Stival e Gisi (2009), Gatti, (2011), Camargo, Ribeiro e Mendes, (2016) entre outros. Ainda na fase de elaboração os resultados da pesquisa já sinalizam sua importância por trazer conceitos sobre competência docente e as implicações da tríade: formação, capacitação e qualificação profissional que ocorreram na políticas de formação. A formação docente no contexto das orientações oficiais que traz a importância do papel do Plano Nacional de Educação PNE, Plano de Desenvolvimento da Educação PDE, o Compromisso Todos pela Educação PMCTPE, regido pelo Decreto 6.094/2007 e a Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente. E por último verificou-se as demandas, ações e estratégias da formação constantes nos documentos do PAR -primeira e segunda versão – que revelam que na área 2 da dimensão 2 foram inúmeras as propostas encaminhadas e embora a SEMED se comprometesse com temas importantes de formação continuada na pratica apenas na versão 2 aparece o PNAIC como único programa com a temática da linguagem, porem sob o financiamento exclusivo do MEC. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 3153596 - Odete da Cruz Mendes

Interno - 2321894 - Doriedson do Socorro Rodrigues

Interno - 1769360 - Maria Sueli Correa dos Prazeres

Interno - 2278773 - Waldir Ferreira de Abreu

Banca de QUALIFICAÇÃO: Vicente de Paulo Ribeiro Estumano

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Vicente de Paulo Ribeiro Estumano

Data: 22/06/2017

Hora: 16:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

UM OLHAR PSICOSSOCIAL ACERCA DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO CONTEXTO ESCOLAR.

Palavras-Chaves:

Violência Simbólica; Pierre Bourdieu; Violência escolar.

Páginas: 52

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A presente pesquisa em andamento traz como problema um questionamento a respeito da violência simbólica onde se busca investigar quais os impactos psicossociais dessa violência na vida dos estudantes de uma escola municipal no centro da cidade de Cametá/Pa. Para tanto, buscou-se nas teorias do sociólogo francês Pierre Bourdieu, precursor do conceito de violência simbólica, a compreensão da dinâmica dessa violência na sociedade e mais especificamente nas instituições escolares. Através de suas análises sobre o sistema de ensino francês, o autor constatou que existia, entre as classes sociais, uma imposição e inculcação de uma cultura dominante sobre a outra dominada, e que esse processo precisava ser desconstruído para assim o sistema escolar, realmente, ser um processo justo e democrático. Dessa forma, definiu-se como objetivo geral do estudo, problematizar a violência simbólica no contexto escolar e seus impactos psicossoais na vida dos estudantes, e os objetivos específicos foram no sentido de discutir as relações de poder e os conflitos nas instituições escolares; verificar situações que evidenciam violência simbólica no contexto escolar e a percepção dos alunos envolvidos; refletir sobre os impactos psicossociais provocados pela violência simbólica na vida dos alunos; identificar ações pedagógicas que influenciam e combatem a violência simbólica. A pesquisa está sendo desenvolvida com 10 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola que possui altos índices de violência no município, dados registrados nos órgãos de proteção de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com uso de grupos focais para a coleta de dados. Neste texto, expõe-se uma visão panorâmica da violência escolar, o contexto histórico e suas causas, em seguida destaca-se as análises sociológicas desenvolvidas por Pierre Bourdieu sobre a sociedade dando ênfase ao sistema de ensino e a violência simbólica e outros conceitos desenvolvidos pelo autor. Por fim, descreve-se os procedimentos de investigação da pesquisa, onde apresenta-se os desdobramentos que serão realizados para se chegar aos resultados. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Interno - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 1255928 - Damiao Bezerra Oliveira

Externo ao Programa - 1256459 - Airle Miranda de Souza

Externo ao Programa - 1153159 - Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel

Banca de QUALIFICAÇÃO: Benedita Marilda Ferreira Caldas

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Benedita Marilda Ferreira Caldas

Data: 14/09/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

A Vida como Aprendizado: a transmutação de Alfredo nas narrativas dalcidianas.

Palavras-Chaves:

Alfredo. Vida. Transmutação. 

Páginas: 60

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

A pesquisa intitulada “A Vida como Aprendizado: a transmutação de Alfredo nas narrativas dalcidianas”, visa analisar o personagem Alfredo nas narrativas Chove nos Campos de Cachoeira (1998) e Três Casas e Um Rio (1994) do escritor paraense Dalcídio Jurandir. Em diálogo com essas obras pretende extrair das narrativas percursos, cenários, encontros, experiências e construir por meio de um trabalho cartográfico com base em Deleuze e Guattari (1995), Kastrup (2015), pontos de conexão entre a vida de Alfredo e a transmutação do espírito descrito por Nietzsche na passagem “Das Três Transformações do Espírito” na obra Assim falou Zaratustra (2011). Procura evidenciar a trajetória desse personagem permeado por conflitos existenciais que o afetam em seu modo de suportar o peso da existência e enfrentar os obstáculos desbravando mundos e reinventando a vida na pequena vila de Cachoeira. No bojo dessa discussão nasce o desafio de transitar entre a filosofia e literatura, com o propósito de pensar a vida como aprendizado e o processo de transmutação de Alfredo a partir das narrativas dalcidianas. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Interno - 2353907 - Cezar Luis Seibt

Externo a Instituição - Josebel Akel Fares

Externo ao Programa: Luis Heleno Montoril Del Castilo

Banca de QUALIFICAÇÃO: Gisely Damasceno Furtado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Gisely Damasceno Furtado

Data: 30/06/2017

Hora: 14:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Mulheres da pesca: A constituição da identidade feminina à partir da Colônia Z-16 de Cametá-Pa.

Palavras-Chaves:

Identidade. Mulheres Pescadoras Artesanais. Trabalho.

Páginas: 55

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

Este estudo intitulado Mulheres na Pesca: A Constituição da Identidade a partir da Colônia Z-16 de Cametá-Pa trata da construção identitária das mulheres pescadoras artesanais em Cametá e do enfrentamento para o reconhecimento da atividade desempenhada na pesca artesanal haja vista que a divisão sexual, construída histórico e socialmente, permanece como um obstáculo para sua visibilidade. Analisamos o processo histórico da construção das identidades femininas a partir das relações de trabalho estabelecidas entre homens e mulheres nas comunidades de pescadores artesanais no município cametaense com o objetivo de compreender a relação dialética de afirmação e negação da identidade de pescadora. Privilegiamos o estudo da identidade de pescadora no contexto da implantação do Neoliberalismo no Brasil, isto é, a partir da década de 1980, no sentido de investigar os impactos da reformulação do capitalismo para os sujeitos da pesca artesanal. Buscamos, assim, analisar o mundo do trabalho como elemento de construção identitária bem como identificar a relação das pescadoras com a Colônia de Pescadores Z-16. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, junto as pescadoras artesanais associadas a Colônia Z-16. Para o levantamento dos dados usou-se as visitas de campo à Colônia de Pescadores Z-16 e as comunidades de pescadores como estratégia da aplicação das entrevistas semiestruturada e aberta e da observação participante utilizando a análise de conteúdo para tratamento dos depoimentos recolhidos e produção dos resultados. Parte-se do pressuposto de que a experiência compartilhada do trabalho das mulheres na pesca artesanal em Cametá configura-se como elemento potencializador da construção de uma identidade coletiva.

 

Membros da Banca: 

Presidente - 1669289 - Francivaldo Alves Nunes

Interno - 2524613 - Benedita Celeste de Moraes Pinto

Interno - 4217639 - Mara Rita Duarte de Oliveira

Externo a Instituição - Andrea Silva Domingues

Externo a Instituição - Anna Maria Alves Linhares

Banca de QUALIFICAÇÃO: Elielma do Socorro Lobo dos Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. 

Discente: Elielma do Socorro Lobo dos Santos

Data: 31/08/2017

Hora: 09:00

Local: Campus de Cametá - Sala 001

 

Título:

Micropolítica da Diferença: trajetória e atuação política do movimento GHI.

Palavras-Chaves:

Movimento GHI; Luta por Direitos; Micropolítica.

Páginas: 60

Grande Área: Ciências Humanas

Área: Educação

Resumo:

O estudo intitulado Micropolítica da diferença: trajetória e atuação política do movimento GHI tem por objetivo analisar as questões referentes ao Grupo de Homossexuais de Igarapé-Miri-GHI e as diversas dimensões que se fizeram presentes ao longo de sua história e foram se fortalecendo, sobretudo nas constantes lutas coletivas efetivadas por questões de direitos negados. Com Deleuze e Guattari discute a questão da Micropolítica, bem como o conceito Molar e Molecular e sua relação no plano das teias sociais. Destaca que o século XIX foi marcado por profundas transformações na sociedade brasileira ao promover mudanças estruturais de grande envergadura nas vias discursivas sobre sexualidade e homossexualismo. A construção da problemática de nosso estudo se deu por meio da emergência do movimento GHI, levando em consideração suas lutas e trajetória a partir do processo de reivindicação de direitos voltados à expressão da livre orientação sexual. Metodologicamente, utiliza a cartografia para observação de campo e acompanhamento de processos, como procedimento para a construção de um percurso investigativo e análise processual da pesquisa. A literatura da área aponta a emergência do movimento homossexual no Brasil na década 70, assim como outros movimentos das culturas minoritárias, este período é marcado pela afirmação de um projeto de politização da questão da homossexualidade. Apresenta algumas discussões acerca da sexualidade no cenário mundial, bem como os matizes e os projetos dos movimentos homossexuais no Brasil com ênfase na região Norte no período compreendido desde a década de 1970 até o ano de 2017. A luta por direitos focada na questão da homossexualidade e posteriormente nas questões LGBT, já vem de uma trajetória histórica de muitas décadas, entender essa história que antecede os movimentos atuais é rememorar uma luta de militantes. Este retorno histórico nos permite visualizar e analisar o contexto e as condições de emergência do GHI. Dentre os principais autores-interlocutores da pesquisa podemos citar: Michael Foucault (1998), Gilles Deleuze (1997), Fellix Guattari (1997), Judith Butler (2003; 2008), entre outros. Ressalta-se que o movimento GHI foi fundado no ano de 2001, como uma luta de resistência dos sujeitos inseridos nas chamadas ‘minorias sexuais, porém seu reconhecimento jurídico é adquirido apenas no ano de 2008. Dessa forma, busca-se descrever e analisar esse movimento a partir das micropolíticas de luta das diferenças. 

 

Membros da Banca: 

Presidente - 2299112 - Jose Valdinei Albuquerque Miranda

Interno - 2298298 - Gilcilene Dias da Costa

Externo ao Programa - 1152667 - Josenilda Maria Maues da Silva

Externo a Instituição - Lucelia de Moraes Braga Bassalo