UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/ CAMETÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/UFPA-CAMETÁ

 

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO E CULTURA

 

 

ATIVIDADES ACADÊMICAS DO 1º SEMESTRE DE 2016

 

 

- Início das Aulas: 09 de Março de 2016

 

- Aula Inaugural: 09 de Março de 2016

 

- Orientação Acadêmica com os Discentes da Turma 2016: 10 de Março de 2016

 

- Calendário Anual de Reuniões Ordinárias do Colegiado do PPGEDUC:

 

Dia 16/01 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 14/03 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 18/04 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 13/06 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 15/08 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 17/10 (segunda-feira, às 09h00)

Dia 05/12 (segunda-feira, às 09h00)

 

- Calendário de Defesas de Dissertação da Turma 2014: Março a Abril de 2016

 

- Calendário de Exames de Qualificação da Turma 2015: Março a Junho de 2016

 

- Previsão de Seleção de bolsas 2016: Informações na secretaria do PPGEDUC a partir de Maio de 2016

 

- Realização de Eventos:

  • Palestra: “Escola Complexa: Ciência e Espiritualidade”. Profª. Drª. Maria da Conceição Xavier de Almeida. Data: 29/04/16 – 09h
  • Encontro Regional Para Salvaguarda da Capoeria no Pará-Rio Tocantins (parceria IPHAN). Data: 30/04/2016 – 08 às 19h

·         III Workshop do PPGEDUC: 29 e 30 de Junho de 2016

·         I Reunião Regional Norte da ANPEd: 19 a 21 de Outubro de 2016

·         III Seminário Nacional do PPGEDUC: 23 a 25 de Novembro de 2016

 

- Término das aulas do 1° semestre: 30 de junho de 2016

 

 

 

OFERTA CURRICULAR – 1º SEMESTRE/2016

TURMA 2016

 

TURMA 2016

Disciplinas Ofertadas

Professores Ministrantes

Dia da Semana

1.      Disciplina: Educação Brasileira (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 60

Créditos: 04

Ementa:

As matrizes teóricas que influenciaram e influenciam o pensamento educacional brasileiro, expressas, principalmente, em políticas educacionais e práticas educativas, bem como as diferentes conformações constituídas sob estas influências.

Bibliografia

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. 3º ed. Lisboa. 1979.

BORDIEU, P. PASSERON, J.. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1975.

BRASIL/PR Lei 9394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Gráfica do Senado, ano CXXXIV,

n. 248, 23/12/1996, p. 27833-41.

CASTRO, J. N. de. Morte ou Ressurreição dos municípios? Estudo da autonomia municipal no Brasil e na França. Rio de Janeiro: Forense,

1985.

CHIZZOTTI, A.. As origens da instrução pública no Brasil. São Paulo, Dissertação de Mestrado - PUC - SP. 1975.

DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Cia Editora Nacional. 1959.

DINIZ, C. W. P. & GUERRA, R. B.. Assimetrias da educação superior brasileira: vários brasis e suas consequências. Belém-PA: EDUFPA, 2000.

DURKHEIM, E.. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos. 1955.

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1997.

FRIGOTTO, G.. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez. 1995.

GADOTTI, M.. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática. 1998.

__________. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre, Artmed. 2000.

GRAMSCI, A.. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de janeiro: Civilização Brasileira. 1984.

LIBÂNEO, J. C. et. alii. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: Educação & Sociedade nº 68,

1999. p. 239-277.

MARIN, R. A. (Org.). A escrita da História Paraense. Belém: NAEA/UFPA. 1998.

MARX, K.. Crítica ao programa de Gotha. Porto: Editorial Presença. 1973.

OLIVEIRA, M. A. de (Org.). Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas-SP: UNICAMP. IE, 1998.

RIBEIRO, M. L. S.. História da Educação Brasileira. São Paulo, Cortez & Morais. 1979.

RIBEIRO, M. L. S.. 13ª ed. História da Educação Brasileira: a organização escolar. Campinas-SP: Autores Associados. 1993.

ROUSSEAU, J.. Emílio ou da Educação. Rio de Janeiro, Difel.: Agir. 1979.

SADER, E. & GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.

SAVIANI, D; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas, SP:

Autores Associados, 1988.

XAVIER, M. E. et. alii. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD. 1994.

PROF. DR. DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES

 

PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO

 

 

Segundas-feiras

04/04

11/04

18/04

25/04

02/05

09/05

16/05

23/05

30/05

06/06

13/06

20/06

 

29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC

04/07 - Entrega de trabalho final

 

2.      Disciplina: Fundamentos Epistemológicos da Educação (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 60

Créditos: 04

Ementa:

Humanidade, Cultura e Conhecimento: a perspectiva da construção. Aspectos conceituais e filosóficos da epistemologia da educação e sua integração à prática docente: Racionalismo, Empirismo e Práxis. Reflexões a respeito de uma nova perspectiva sobre a Práxis da Pedagogia contemporânea articulada aos interesses emancipatórios.

Bibliografia:

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: ARTMED, 1989.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.

BOBBIO, Norberto. Tradução de Marco Aurélio Nogueira e Carlos Nelson Coutinho. Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil. São

Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M. et. al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

COMPARATO, F.K Educação e poder. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. São Paulo: Cortez, 1996.

CUNHA, Luís Antonio e Góes, Moacir. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

CURY, C.R.J. Educação e contradição. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1986.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

FERNANDES ENGUITA, M. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. (Coleção

estudos culturais em educação).

FRIGOTTO, Gaudêncio. Pauperização, trabalho e educação. A profissionalização em questão. Cadernos CEDES 31, 1993.

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 8. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

GENTIL, P.(org.). Globalização excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. Petrópolis, Vozes Buenos Aries,

CLACSO, 1999.

GENTILI, Pablo A SILVA, Tomaz Tadeuda (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

GENTILI. Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

LUCKESI, C. O papel do estado na educação. Salvador: UFBA – EGBA, 1986.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Educação e Política no limiar do século XXI. São Paulo: Autores Associados, 2000.

GHIRADELLI JÚNIOR, P. História da educação. São Paulo: Cortez, 2008.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Editora. Ática, 2009.

MARX, K. Ideologia alemã. Presença, 2009.

MANACORDA, Marcio. A. História da educação. São Paulo: Cortez, 2000.

PONCE, Anibal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2005.

PINTO, Álvaro V. Ciência e existência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

SAVIANI, Demerval. Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 2009.

SHAEF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

 

 

 

PROF. DR. DAMIÃO BEZERRA OLIVEIRA

 

PROF. DR. CEZAR LUÍS SEIBT

 

Quartas-feiras: 16h às 20h

Quintas-feiras: 08h às 12h

06/04 e 07/04

13/04 e 14/04

20/04 e 21/04

11/05 e 12/05

24/05 e 25/05

15/06 e 16/06

29/06 e 30/06

 

29 e 30/06 - III Workshop do PPGEDUC

3.      Disciplina Seminário de Dissertação I (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 15

Créditos: 01

(Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Linguagens)

 

Ementa:

Projeto de pesquisa, definição da problemática e reconhecimento do objeto de pesquisa. Fontes de pesquisas: orientação teórico-metodológica.

Aprofundamento de temas específicos relacionados às Linhas de Pesquisa, e suas especialidades temáticas, e aos projetos de Pesquisa.

Bibliografia:

A bibliografia será indicada pelo orientador e pesquisadores convidados em função do tema do projeto de pesquisa.

 

PROF.ª DR.ª GILCILENE DIAS DA COSTA.

PROF. DR. JOSÉ VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA

 

 

Quartas-feiras: 08h30 às 11h30

 

13/04/16

20/04/16

27/04/16

04/05/16

11/05/16

4.      Disciplina Seminário de Dissertação I (Disciplina Obrigatória)

Carga Horária: 15

Créditos: 01

(Linha de Pesquisa Educação Básica, Tecnologias, Trabalho e Movimentos Sociais)

Bibliografia:

A bibliografia será indicada pelo orientador e pesquisadores convidados em função do tema do projeto de pesquisa.

 

PROF. DR. GILMAR PEREIRA DA SILVA

PROF. DR. DORIEDSON RODRIGUES

Segunda-feira (tarde)

Inicio 11/04

 

 

TURMA  2015

 

Disciplina (não presencial)

Professores Ministrantes

Dia da Semana

1.      Disciplina Seminário de Dissertação III

Nível: Mestrado Acadêmico

Obrigatória: Sim

Área(s) de Concentração:

Carga Horária:15

Creditos:1

ORIENTAÇÃO

Todos os Professores

 

 

 

 

TURMAS 2015 E 2016

 

2.      Disciplina História, Memória e Educação

Nível: Mestrado Acadêmico

Obrigatória: Não

Carga Horária:45

Creditos:3

(Pode ser ministrada de forma concentrada – intensivo)

Ementa:

Processos educativos formais e informais; relações entre sociedade civil e Estado, na perspectiva da ampliação da esfera pública e das novas redes sociais, suas trajetórias históricas, abordagens interdisciplinares no campo da educação, das linguagens e da história, tais como: educação popular; alfabetização e educação de jovens e de adultos; geracionalidade e processos educativos; movimentos sociais, sustentabilidade ambiental e geração de renda; educação básica, trajetórias e memórias de sujeitos e grupos de diferentes épocas e espaços sociais.

Bibliografia:

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

BOSI, E. Memória e sociedade. Lembrança de velhos. S. Paulo: T. A Queiroz, 1979.

BURKE, P. A História como Memória Social. In: O mundo como teatro - Estudos de antropologia histórica. Lisboa: Difel, 1992.

CERTEAU, Michel. A Cultura do plural. Campinas-SP: Papirus, 1995.

CHARTIER, R. A História Cultural. Lisboa: DIFEL / Rio de Janeiro. Bertrand. 1990.

FERNANDES, C. M. B. Memória Educativa e a construção de territorialidades. In: ANPED/SUL, III, ,Porto Alegre.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3. ed. São Paulo: Cortes Editora, 1982.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

Fronteiras da técnica na comunicação e na educação: alargar e aprofundar modos de fazer comunicação e educação com mídias, entre

educadores e educandos rumo à cidadania. Tecnologia Educacional, v.23, n.126, p.22-3, set./out. 1995.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOFF, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência; o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

MARCONDES F.º, C. Pensar-Pulsar: cultura comunicacional, tecnologias, velocidade. São Paulo: Edições NTC, 1996.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maira. Conto de escola. In: Várias Histórias. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira / Brasília: INL, 1977.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

BEHRENS, M., MASETTO, M. e MORÁN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2001.

PAPERT, S. A máquina das crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

PARENTE, A. Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n.10, 1992.

RODRIGUES, J. H. Teoria da História do Brasil (Introdução Metodológica). São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.

 

 

PROF.ª DR.ª MARA RITA DUARTE

PERÍODO: (Intensivo – manhã e noite)

 

11 a 22/03

28/03

29/03 (alterando devido as disciplinas das Professoras Andrea Domingues, Benedita Celeste e Jane Beltrão.

 

3.      Disciplina Tópicos Especiais: Antropologia e Educação, Problemas Teóricos e Metodológicos.

Carga Horária: 30

Créditos: 2

PROF.ª DR.ª Jane Felipe Beltrão

Programas de Pós-graduação em Antropologia da UFPA

PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde)

16/03 a 19/03/2016

Disciplina Tópicos Especiais

(Direito à Educação)

Carga Horária: 30

Créditos: 2

PROF.ª DR.ª ADRIANA DA SILVA DRAGONE SILVEIRA

Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Políticas Educacionais,

PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde)

11/04 a 15/04/2016

 

Educação e Movimentos Sociais

Crédito: 02

Carga horaria: 30 horas

Ementa: Principais abordagens e perspectivas analíticas sobre movimentos sociais; lutas dos movimentos sociais. Contribuição da esfera pública, compreensão da dimensão educativa dos movimentos sociais na formação de sujeitos políticos, papel dos movimentos sociais na articulação da educação não formal com o sistema formal de ensino e processos educativos nos diversos lócus sociais.

Bibliografia:

CANÁRIO, R. (org). Educação popular e movimentos sociais. Lisboa: EDUCA – Universidade de Lisboa, 2007.

CHAUI, Marilena de Souza. Conformismo e resistência; aspectos da cultura popular no Brasil. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DAMASCENO, Maria Nobre. Pedagogia do engajamento: trabalho, prática educativa e consciência do campesinato. Fortaleza: EDUFC, 1990.

DOIMO, Ana Maria. A vez e a voz do popular : movimentos sociais e participação política no Brasil pos-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,

1995.

GENTILI, Pablo. Educar na esperança em tempos de desencanto. Colaboração de Chico Alencar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.

GOHN, Maria da Gloria.Movimentos sociais e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. (Questões da nossa época, v. 5)

LAGE, A. C. Lutas por Inclusão nas Margens do Atlântico: um estudo comparado entre as experiências do Movimento dos Sem Terra no Sertão de Sergipe/Brasil e da Associação In Loco na Serra do Caldeirão/Portugal. Vol. I, Tese de Doutoramento. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2005.

NEVES, L. J. O. Olhos mágicos do Sul (do Sul): lutas contra-hegemônicas dos povos indígenas no Brasil. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. p: 111-151. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. OLIVEIRA, F. Quem canta de novo L’internationale? In: Santos, Boaventura de Sousa (org).Trabalhar o mundo: os caminhos do novo internacionalismo operário. Porto: Edições Afrontamento, 2004.

PINTO, C. R. J. Uma história de luta do feminismo no Brasil. São Paulo: Editor Perseu Abramo, 2003.

SHERER-WARREN , Ilse . Redes de movimentos sociais. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

PROF.ª DR.ª BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO

 

PROF.ª DRª. ANDREA  SILVA DOMINGUES

 

PERÍODO: (Intensivo – manhã e tarde)

21 a 23/03/2016

 

 

 

UFPA/Campus Universitário do Tocantins - Cametá,  TIME \@ "d' de 'MMMM' de 'yyyy" 17 de março de 2016.

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/UFPACametá convida a comunidade acadêmica a participar da Palestra “A Pós-Graduação e a Formação de Pesquisadores na Amazônia”, ministrada pelo Prof. Dr. Emmanuel Z. Tourinho, Professor Titular da UFPA, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Aula Inaugural da 3ª Turma do Curso de Mestrado em Educação e Cultura. DATA: 09 de março de 2016 Horário: 10h30 LOCAL: Auditório Alberto Moia Mocbel – UFPA-Cametá.

O programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura  do Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá-PPGEDUC convida seus alunos para Aula Inaugural da turma de Mestrado em Educação e Cultura, turma 2016, com o tema: “A Pós-Graduação e a formação de Pesquisadores na Amazônia”, que será proferida pelo Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, Pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, que ocorrerá no dia 09/03/2016, quarta-feira, às 10h30, no auditoria Alberto Mocbel, Campus Universitário do Tocantins/UFPA-Cametá.