|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE A UNIVERSIDAD DE PINAR DEL RIO (UPR) CUBA E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS DO TOCANTINS/CAMETÁ (UFPA CUNTINS/CAMETÁ) BRASIL. Resumo: O projeto de pesquisa que compõe o convênio tem como objetivo de problematizar, historicizar, analisar a diversidade dos trabalhadores (as) do campo, das florestas, das águas, territórios coletivos de povos e comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas da Amazônia Brasileira, em suas diferentes acepções, e compreender a construção da identidade dessas comunidades, assim como as comunidades rurais de Pinar do Rio, Cuba; por isso o presente convênio volta-se para a pesquisa e interpretação de discursos e práticas (literários, oficiais, sociais, orais, educacionais, etc.) que circulam em nossas sociedades, com foco nos territórios rurais da Amazônia Brasileira contemplando como acontecem esses processos nas comunidades rurais de Pinar del Rio, na comunidade de Viñales, assim como em outros territórios pinareños, suas especificidades, pontos em comum ou em divergência, na formação do/a trabalhador/a em nível médio e universitário, reflexões sobre a história e função social da Universidade Federal na Amazônia, seus diferentes perfis institucionais e suas relações institucionais nacionais e internacionais. Nesse sentido, as duas Linhas de Pesquisa que compõem o PPGEDUC, isto é, Culturas e Linguagens e Políticas e Sociedades dialogam direta e intensamente com o presente projeto, tanto no que concerne às problemáticas específicas da região amazônica quanto à participação dos profissionais do PPGEDUC, pesquisadoras(es) e professoras(es) de ambas Linhas do Programa. Palavras-chave: Ano de vigência: 2025 – Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2025 - Atual Financiamento:
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: A produção do discurso e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos livros didáticos da cidade de Cametá Pará Resumo: A produção do discurso e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos livros didáticos da cidade de Cametá Pará. Descrição: O projeto apresentado tem como intuito participar do Edital 11/2023 - PROPESP Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador PRODOUTOR 2023, tendo como objetivo compreender e interpretar os efeitos de sentidos do uso do Livro Didático e do ser professor (a) nos componentes curriculares de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Cametá- Pará no tempo presente. Para essa análise, busca-se fundamentação teórica metodológica na Pedagogia Crítica, a partir dos estudos de Paulo Freire e na Análise do Discurso tendo como referência Michel Pêcheux e Eni Orlandi, e seus estudos desenvolvidos no Brasil, problematizando o funcionamento do discurso como efeito de sentidos, ou seja, pensando a questão do simbólico em suas diferentes formas materiais, na relação sujeito/história/sociedade. O material de análise será composto do Livro Didático de Língua Inglesa e Língua Portuguesa e das narrativas dos professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos. A temática apresentada já é alvo de discussões que realizamos como líder / pesquisadora em nossos diálogos do grupo de pesquisa Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL); cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que está vinculado ao Campus Universitário do Tocantins- Cametá da Universidade Federal do Pará, do qual temos como proposta discutir os discursos de e sobre as denominadas minorias políticas dentro da sociedade; abrangendo temáticas latentes nas discussões políticas e educacionais de nosso país, da América Latina e países africanos, especialmente Tocantina, bem como das parcerias com pesquisadores internacionais através do convênio entre a Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (UNPSJB), Universidade de Pinar Del Rio - Cuba, e a Universidade Federal do Pará Campus Universitário Tocantins ( UFPA CUNTINS CAMETÁ).PORTARIA N 054/2023 CUNTINS/UFPA. Palavras-chave: Ano de vigência: 2023 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2023 - Atual Financiamento:
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Educação, Memória e Discurso: O funcionamento da linguagem nas escolas ribeirinhas da/na Amazônia Tocantina. Resumo: Descrição: O projeto apresentado tem como intuito participar do edital PIBIC/ 2022 e para essa atividade se propõe investigar como os materiais didáticos do ensino fundamental I trabalham as realidades amazônicas e as práticas cotidianas do sujeito aluno. Palavras-chave: Ano de vigência: 2022 - 2024 Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2022 - 2024 Financiamento:
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Cultura e Linguagem: Uma análise dos livros didáticos de Língua Inglesa no Novo Ensino Médio. Resumo: O projeto apresentado é um desdobramento das atividades do projeto de pesquisa intitulado Educação, Memória e Discurso: O funcionamento da linguagem nos livros didáticos das escolas ribeirinhas da/na Amazônia Tocantina , que foi contemplado no ano de 2022 com bolsa de Iniciação Científica no edital PIBIC, o qual nos oportunizou um despertar para a continuidade dos estudos para o ensino de Língua Inglesa e seu material didático no novo ensino médio, pois naquele momento nosso objetivo eram interpretar os discursos no ensino fundamental do 6 ao 9 ano em escolas ribeirinhas. O projeto aqui apresentado tem desta forma como intuito participar do edital PIBIC/ 2023 e para essa atividade se propõe investigar como os livros didáticos do componente curricular de Língua Inglesa trabalham as realidades amazônicas e as práticas cotidianas do sujeito aluno no novo ensino médio na cidade de Cametá-PA. Esta proposta aborda um estudo sobre a representação das práticas culturais regionais, africanas, indígenas, bem como o papel da mulher nos livros didáticos de Língua Cultura Inglesa do ensino médio das escolas públicas adotados no tempo presente da cidade de Cametá Pará. Para essa análise, busca-se fundamentação teórica na História Social, na Pedagogia Crítica e na Análise de Discurso. O material de análise engloba documentos oficiais, imagens e ilustrações nos livros didáticos adotados no tempo presente nas escolas públicas e narrativas orais de professores (as) do município. A temática apresentada já é alvo de discussões que realizamos como líder / pesquisadora em nossos diálogos do grupo de pesquisa Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL); cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que está vinculado ao Campus Universitário do Tocantins- Cametá da Universidade Federal do Pará, do qual temos como proposta discutir os discursos de e sobre as denominTocantina, bem como das parcerias com pesquisadores de IES nacionais (Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) e internacional através do convênio entre a Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (UNPSJB) e a Universidade Federal do Pará Campus Universitário Tocantins ( UFPA CUNTINS CAMETÁ). Palavras-chave: Ano de vigência: 2022 - 2023 Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2022 - 2023 Financiamento:
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Exilio Interno, discursos e memórias femininas em tempos de língua de chumbo no Brasil Ditatorial. Resumo: O texto apresentado é um dos projetos de estudo / pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), cadastrado e reconhecido no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também resultado da parceria do Acordo de Cooperação Acadêmica entre a Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (UNPSJB) e a Universidade Federal Do Pará Campus Universitário Tocantins (UFPA CUNTINS Cametá), parcerias estas que possibilitam pensar, revisar e problematizar conceitos através de um diálogo coletivo, principalmente no que tange a termos as práticas de resistência como o espaço do acontecimento, do discurso, do novo, que abarca fronteiras diversas no ir e vir de memórias, não como o lugar do fim da história mas sim de cultura, discurso em movimento que se dá pela e na linguagem. Nesse campo de estudo que dialogaremos aqui com Exilio Interno, discursos e memórias femininas em tempos de língua de chumbo no Brasil Ditatorial.Buscamos nas narrativas de e sobre o exilio interno compreender a língua fazendo sentido, enquanto trabalho simbólico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e da sua história (ORLANDI, 2010, p.15), desta forma podemos pensar no acontecimento exilio como um lugar de funcionamento do discurso, através das mulheres, sujeitos que constituem esse acontecimento, Palavras-chave: Ano de vigência: 2022 - 2023 Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2022 - 2023 Financiamento:
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: ArboControl Pará - Rede Norte: Educação e Saúde: Saberes tradicionais e práticas de cura na/da Amazônia Tocantina - vinculado ao projeto? ArboControl: Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses dengue, zika e Chikungunya? Resumo: O projeto ArboControl Pará - Rede Norte: Educação e Saúde: Saberes tradicionais e práticas de cura na/da Amazônia Tocantina (PORTARIA N 165/2021? CUNTINS), está vinculado ao Projeto ?ArboControl: Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya?, Faculdade de Ciências da Saúde da UNB, eixo de comunicação e saúde no que tange a interculturalidade, tem como foco os fatores culturais, e como objetivo geral perceber os sentidos e a representação dos discursos dos moradores e moradoras sobre as práticas de cura tradicionais e as formas de tratamento das arboviroses dengue, zika e Chikungunya vividas no cotidiano dos residentes dos municípios de Cametá, Baião, Oeiras do Pará e Tucuruí na sua maioria, ribeirinhos, trabalhadores das matas e comunidades tradicionais. buscando entender a relação das Unidades Básicas de Saúde com as vivências diária de práticas de cura dos(as) moradores dessas comunidades, ou seja, se há um processo de educação e saúde ou/ se segue um padrão biomédico, baseado no modelo da medicina formal, atrelado em ações voltadas, por exemplo, nas orientações farmacológicas e realização de exames. Metodologicamente, o trabalho está sendo desenvolvido por meio de diálogo entre História e a teoria da Análise do Discurso, tendo como corpus de análise, narrativas orais, portaria do Ministério da Saúde e fotografias. Diante disso, estamos dialogando com autores que trabalham as categorias cultura, memória e discurso, tais como: HALL (2008), PORTELLI (1997), PECHÊUX (2019) e ORLANDI (2015), visando realizar um levantamento das práticas de cura presentes no cotidiano dos mozika e Chikungunya vividas no cotidiano dos moradores das áreas em foco, Projeto em rede com financiamento de bolsas de mestrado e coordenação de pesquisa pela FINATEC. / UNB. Palavras-chave: Ano de vigência: 2021 - 2022 Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2021 - 2022 Financiamento:
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: História, educação, cultura e saberes afro indigena na região do Tocantins, norte da Amazônia- PORTARIA N° 077/2019 ? CUNTINS Resumo: Pesquisa tem como objetivo analisar as multiplicidades de saberes existentes entre as populações afro-indígenas na região do Tocantins - norte da região Amazônica, na perspectiva de reconstituir processos históricos, diferentes formas de trabalho, vivencias cotidianas com seus processos educacionais, sócio-culturais, políticos e econômicos destas populações. Assim como, refletir a respeito do tipo de educação que vem sendo desenvolvida entre as populações indígenas e quilombolas da região do Tocantins, visando observar se o ensino está voltado para suas vivencias e realidades, conforme garante a lei n° 11.645/2008, e assim contribuir na valorização e aprofundamento dos saberes e experiências históricas dos seus descendentes.Trata-se uma pesquisa qualitativa pesquisa cuja fonte principal será a memória oral, mediante relatos orais e histórias de vida. Contudo, no desenvolver da pesquisa, pretende-se cruzar outros documentos, estabelecer diálogos com fontes escritas, disponíveis em arquivos públicos e privados, vestígios da cultura material (moedas, utensílios domésticos e outros objetos) e imagéticas (imagens fotográficas e documentários em vídeos), de maneira que uma venha complementar a outra. Além do diálogo com obras de autores que se ocupam da temática em estudo, cujos apoio teórico metodológico serão imprescindíveis para a execução e produção final da pesquisa. Palavras-chave: Ano de vigência: 2019 - 2022 Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2019 - 2022 Financiamento:
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Linguagem, sociedade e história: os discursos sobre as ?minorias? no ensino básico. Título do projeto de pesquisa: Culturas e Linguagens Resumo: Interpretar o funcionamento da linguagem na sociedade, sobretudo no que concerne aos discursos sobre as ?minorias? no ensino básico, é a questão central que orienta os objetivos, as ações e as reflexões que serão desenvolvidas no âmbito deste estudo que irão fortalecer o PPGEDUC da UFPA. Com o objetivo de historicizar os modos de significar as ?minorias? em suas diferentes acepções e de compreender preconceitos e discriminações que afetam uma parcela significativa da sociedade, a presente pesquisa volta-se para a investigação e compreensão de diferentes discursos que circularam na história de nossa sociedade especialmente no âmbito do ensino básico. Trata-se, pois, de analisar, através da história, do funcionamento da linguagem, processos de identificação, estigmatização e discriminação que instalam e afetam as ?minorias? sociais bem como as políticas públicas implantadas na direção desses processos, seja para homologá-los, seja para inibi-los. Toma-se assim como objeto de estudo os discursos políticos, soci Palavras-chave: Ano de vigência: 2019 - 2021 Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2019 - 2021 Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
|
|
1- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Andrea Silva Domingues Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: PROCAD AM/UFPA/PPGEDUC-UFMT/PPGE-UFAM/PPGE: Políticas Educacionais, Linguagens e práticas culturais na Amazônia. Resumo: Consolidar condições acadêmicas e científicas para fortalecer o PPGEDUC/UFPA de Cametá-Pará nas pesquisas das linhas Culturas e Linguagens, e Sociedades e Políticas com ações de intercâmbio docente e discente com o PPGE/UFMT de Cuiabá-Mato Grosso e o PPGE/UFAM de Manaus, com ênfase nas atividades de ensino e pesquisa, criando e estruturando uma Rede de pesquisadores voltados aos estudos e produção de conhecimentos referentes às relações étnico-raciais, Educação Escolar Quilombola e educação Intercultural Indígena, Políticas Educacionais, Sociedade e Educação. Palavras-chave: Ano de vigência: 2018 - 2024 Total de orientandos vinculados ao projeto: 7 Data de início: 2018 - 2024 Financiamento: |
| 2- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO, CULTURA, GÊNERO E SABERES EM POVOAÇÕES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINA, NO PARÁ. Resumo: A presente pesquisa, EDUCAÇÃO, CULTURA, GÊNERO E SABERES EM POVOAÇÕES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINA, NO PARÁ - PORTARIA N 059/2024 CUNTINS visa analisar vivencias, experiências cotidianas, formas de resistências e tipos de ligações que populações indígenas e quilombolas, da/na Amazônia Tocantina, no Pará, estabelecem com a medicina formal (moderna) e como são vistas, atualmente, por esta arte científica, na intenção de discutir propostas de políticas públicas de melhorias educacional e de atenção primária a saúde. Assim como, registrar formas de manejo, técnicas de coleta e composição de remédios feitos a partir de ervas e plantas medicinais, que ao serem internalizadas entre essas populações, demarcam muito de suas características indenitárias. Busca-se desta forma, defender políticas públicas voltadas para o fortalecimento, cultural com repercussão na afirmação indenitária, melhorias educacional e econômica de tais populações. Metodologicamente busca-se auxílio teórico em estudos de autores que abordam a temática em estudo, entre os quais destacam-se: PINTO (2010), OLIVEIRA (1985), MANDÚ (2000), S. PINTO (2018), PORTELLI (1997), P. THOMPSON (1992), além de outros. Tem-se como lócus de estudo as comunidades indígenas Assurini do Trocará do Trocará, no Município de Tucuruí, Anambé no Município de Moju e as comunidade quilombolas de Igarapé |Preto e Bailique, no Município de Oeiras do Pará, Calados e Umarizal no município de Baião, além de Tomásia e Bom Fim, no Município de Cametá. Palavras-chave: Cultura, Educação, Vivências, Gênero, Resistências, Populações tradicionais. Ano de vigência: 2024 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2024 - Atual Financiamento:
|
| 2- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: PROGRAMA DE PESQUISA E EXTENSÃO CONSTRUINDO EQUIDADE NA AMAZÔNIA TOCANTINA. Resumo: O Projeto Programa de Pesquisa e Extensão Construindo equidade na Amazônia Tocantina (PORTARIA N° 095/2023 ? CUNTINS ) tem como objetivo principal favorecer a interação entre a Universidade e a comunidade universitária e extra universitária através de práticas que reconhecem e valorizam os saberes ancestrais das comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas do Baixo Tocantins, em parceria com o CEMAT, Centro de Memória da Amazônia Tocantina, e o PPGEDUC, Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura, ambos sediados na UFPA/Cametá. Através da cocriação de uma agenda compartilhada entre todas as partes envolvidas, lideranças, professores(as), discentes e demais representantes das comunidades, a metodologia adotada propiciará minicursos de formação ministrados por lideranças das comunidades e professores(as), destinados a: discentes da UFPA (graduação e pós-graduação); professoras e professores da rede pública dos 05 (cinco) municípios da microrregião de Cametá: Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará; público em geral, sem requisitos de escolaridade prévia. O Programa também propõe: a elaboração conjunta de materiais didáticos que sejam necessários para as comunidades acima mencionadas, assim como para as escolas destas comunidades; a divulgação dos resultados obtidos nos minicursos e na elaboração de materiais didáticos, em publicações escritas (coletâneas, artigos e livros) e em médios virtuais, ampliando assim o campo de abrangência e de impacto das ações pretendidas. Palavras-chave: História, Educação, Práticas Culturais, Saberes Tradicionais. Ano de vigência: 2023 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2023 - Atual Financiamento:
|
| 2- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Projeto de Monitoria: Cultura e Memória: Categorias e Instrumento de Ensino na Formação de Professores/as de História- Portaria: N° 21/2022 ? CUNTINS. Resumo: O projeto de monitória, intitulado, Cultura e Memória: Categorias e Instrumento de Ensino na Formação de Professores/as de História - Portaria: N° 21/2022 ? CUNTINS/UFPA-Cametá, abarcará as atividades das disciplinas Introdução ao Ensino de História; História do Brasil Indígena e Colonial; História da Amazônia Indígena e Colonial; Metodologia da Pesquisa em História, que fazem parte da matriz curricular do curso de Licenciatura em História da Faculdade de História do Tocantins, do Campus Universitário do Tocantins ? UFPA/Cametá, visa fornecer aos alunos conhecimentos específicos referentes a Cultura e a Memória da historiografia do Brasil e da Amazônia, fundamentalmente da região do Tocantins, tendo como foco populações tradicionais, como: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, além de outros. Nestas condições, o projeto em questão tem como objetivos: melhorar o ensino nas disciplinas de História do Brasil Indígena e Colonial, História da Amazônia Indígena e Colonial e Metodologia da Pesquisa; proporcionar a alguns alunos condições para se inserirem no saber fazer docente conectado ao ensino, pesquisa e extensão; possibilitar um ensino mais voltado à prática docente através de uma educação diferenciada, pautada para e com as comunidades e povos tradicionais da Amazônia Tocantina, sem esquecer o aprofundamento teórico. É importante ressaltar que o projeto está vinculado a uma filiação teórica / metodológica e pratico a Pedagogia Histórico Crítico e a História Social, buscando utilizar de práticas docentes vinculadas a pedagogia Freireana, para tornar os momentos de encontros teóricos e práticos das ações de monitoria um momento de troca de conhecimento, de diálogo, fortalecendo o saber fazer docente através de uma educação progressista e democrática (FREIRE, 1996). Assim sendo, as categorias cultura e memória estarão o tempo todo permeando a formação do sujeito aluno e as atividades desenvolvidas pelos e nos componentes curriculares, pois a História da Educação Brasileira e a própria educação, não são estagnadas, mas um movimento cotidiano, um espaço de disputa e não hegemônico (SAVIANI, 2008). Palavras-chave: Ano de vigência: 2022 - 2023 Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2022 - 2023 Financiamento:
|
| 2- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: ArboControl Pará - Rede Norte: Educação e Saúde: Saberes tradicionais e práticas de cura na/da Amazônia Tocantina - vinculado ao projeto ArboControl: Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses dengue, zika e Chikungunya, da. Resumo: O projeto ArboControl Pará - Rede Norte: Educação e Saúde: Saberes tradicionais e práticas de cura na/da Amazônia Tocantina (PORTARIA N 165/2021 CUNTINS), está vinculado ao Projeto ArboControl: Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, Faculdade de Ciências da Saúde da UNB, eixo de comunicação e saúde no que tange a interculturalidade, tem como foco os fatores culturais, e como objetivo geral perceber os sentidos e a representação dos discursos dos moradores e moradoras sobre as práticas de cura tradicionais e as formas de tratamento das arboviroses dengue, zika e Chikungunya vividas no cotidiano dos residentes dos municípios de Cametá, Baião, Oeiras do Pará e Tucuruí na sua maioria, ribeirinhos, trabalhadores das matas e comunidades tradicionais. buscando entender a relação das Unidades Básicas de Saúde com as vivências diária de práticas de cura dos(as) moradores dessas comunidades, ou seja, se há um processo de educação e saúde ou/ se segue um padrão biomédico, baseado no modelo da medicina formal, atrelado em ações voltadas, por exemplo, nas orientações farmacológicas e realização de exames. Metodologicamente, o trabalho está sendo desenvolvido por meio de diálogo entre História e a teoria da Análise do Discurso, tendo como corpus de análise, narrativas orais, portaria do Ministério da Saúde e fotografias. Diante disso, estamos dialogando com autores que trabalham as categorias cultura, memória e discurso, tais como: HALL (2008), PORTELLI (1997), PECHÊUX (2019) e ORLANDI (2015), visando realizar um levantamento das práticas de cura presentes no cotidiano dos moradores e as formas de tratamento das arboviroses dengue, zika e Chikungunya vividas no cotidiano dos moradores das áreas em foco. Palavras-chave: Ano de vigência: 2021 - 2023 Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2021 - 2023 Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Bolsa.
|
| 2- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA E SABERES AFRO INDIGENA NA REGIÃO DO TOCANTINS, NORTE DA AMAZÔNIA- PORTARIA N° 077/2019 – CUNTINS. Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar as multiplicidades de saberes existentes entre as populações afro indígenas na região do Tocantins - norte da região Amazônica, na perspectiva de reconstituir processos históricos, diferentes formas de trabalho, vivencias cotidianas com seus processos educacionais, sócio-culturais, políticos e econômicos destas populações. Assim como, refletir a respeito do tipo de educação que vem sendo desenvolvida entre as populações indígenas e quilombolas da região do Tocantins, visando observar se o ensino está voltado para suas vivencias e realidades, conforme garante a lei n° 11.645/2008, e assim contribuir na valorização e aprofundamento dos saberes e experiências históricas dos seus descendentes.Trata-se uma pesquisa qualitativa pesquisa cuja fonte principal será a memória oral, mediante relatos orais e histórias de vida. Contudo, no desenvolver da pesquisa, pretende-se cruzar outros documentos, estabelecer diálogos com fontes escritas, disponíveis em arquivos públicos e privados, vestígios da cultura material (moedas, utensílios domésticos e outros objetos) e imagéticas (imagens fotográficas e documentários em vídeos), de maneira que uma venha complementar a outra. Além do diálogo com obras de autores que se ocupam da temática em estudo, cujos apoio teórico metodológico serão imprescindíveis para a execução e produção final da pesquisa. Palavras-chave: Ano de vigência: 2019 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2019 - Atual Financiamento:
|
| 2- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Benedita Celeste de Moraes Pinto
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Inclusão no Processo ensino-aprendizagem a partir da reconstituição da história, memória e cultura quilombola na Região do Tocantins, no Pará Resumo: A pesquisa Inclusão no Processo ensino-aprendizagem a partir da reconstituição da história, memória e cultura quilombola na Região do Tocantins, no Pará tem como objetivo incentivar a inclusão de alunos remanescentes de antigos quilombolas, fundamentalmente, das povoações de Tomásia, Bom Fim e Porto Alegre (Município de Cametá) no processo ensino-aprendizagem, através da produção de materiais didáticos textualizados e contextualizados conforme a realidade destas povoações quilombolas. Partindo da memória e da experiência vívida dos mais antigos habitantes dos povoados em estudo, no intuito de reconstituir, modos de vidas e antigas tradições culturais, a pesquisa almeja a inclusão de alunos remanescentes de antigos quilombolas da região do Tocantins, levando em consideração a trajetória histórica e cultural de seus antepassados, sem distinção de identidade étnica, cultura, credo religioso, situação financeira ou social, e limitações especiais Palavras-chave: História, Memória, Educação e Cultura Quilombola Ano de vigência: 2009 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2009 - Atual Financiamento:
|
| 3- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Compreensões do desenvolvimento e da maturidade humana - perspectivas fenomenológico-hermenêuticas. Resumo: Trata-se de um Projeto de Pesquisa que visa investigar e compreender os caminhos e processos do desenvolvimento humano, de um modo abrangente e inclusivo. Tendo em vista que será realizado por um viés específico, ou seja, do desenvolvimento da atitude fenomenológica, terá dois focos: a ocupação com a questão do desenvolvimento e, ao mesmo tempo, com o estudo dos textos e autores que se ocupam da perspectiva fenomenológica e hermenêutica. Partir-se-á da investigação das teorias propostas por autores dos campos da psicologia, da educação, da mística-espiritualidade, da filosofia, que tenham se ocupado com o entendimento do desenvolvimento do ser humano e com a questão da fenomenologia e da hermenêutica. Por pretender mover-se no ambiente da pesquisa fenomenológico-hermenêutica, não estabelece pontos de partida e de chegada fechados e definitivos, mas haverá de deixar-se conduzir pelos movimentos internos ao estudo do objeto. Com isso, tem em vista a própria experiência do desenvolvimento vivo e fático, para além das representações disponibilizadas na tradição. E, enquanto tal, importa a vivência originária das representações, o que está vivo e é histórico, por trás das constatações teóricas. O estudo teórico, em função da atitude que se pretende desenvolver no decorrer da própria pesquisa, haverá de propiciar tanto a aprendizagem de informações e conhecimentos, quanto a liberdade em relação a eles. Além de apropriar-se de conceitos e conhecimentos, os investigadores e investigadoras envolvidos no projeto, exercitarão essa atitude, que se caracteriza fundamentalmente por deixar-se conduzir pelo próprio objeto; deixar em liberdade aquilo que se pretende compreender, sem subsumi-lo em esquemas teóricos prévios. Isso se torna possível se, junto aos conhecimentos sobre esse fenômeno humano em questão, houver um esforço constante por manter esses conhecimentos conectados e implicados em seus pressupostos, em seu contexto, em seu horizonte de sentido. Realizar a pesquisa sobre o desenvolvimento do ser humano será acompanhado de uma constante investigação dos pressupostos que conferem ao objeto o seu sentido. Não será, portanto, uma investigação objetiva, delimitada previamente, mas um caminhar aberto que haverá de estar aberto para as surpresas e, por isso, disposto à angústia e também ao encantamento. E, desse modo, haverá de ser uma investigação que ocupar-se-á também com a autocompreensão. Pensa-se que seja uma pesquisa de longo prazo, que possa reconfigurar-se constantemente ao longo do processo. O trabalho inclui tanto estudos de autores e escolas de pensamento, quanto a docência, orientação e publicação, envolvendo orientandos e orientandas de mestrado e doutorado em Educação e em Psicologia. Palavras-chave: Ano de vigência: 2024 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2024 - Atual Financiamento:
|
| 3- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Cezar Luís Seibt
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Caminhos da formação e do desenvolvimento humano entre a normalidade do cotidiano (cálculo técnico-planificador) e o cuidado libertador e criador. Resumo: Admitimos que haja uma tendência de pensar e agir no campo da educação e da terapia, baseada numa hegemonia da lógica do cálculo e da produtividade. Esse modelo foi se consolidando ao longo da história ocidental, tornando-se referência para pensarmos a nós mesmos como seres humanos, a natureza, os objetos e inclusive o planeta que habitamos. Nessa trajetória ficaram de lado dimensões que percebemos hoje serem fundamentais para recuperarmos a nossa humanidade e mantermos a possibilidade de viver em harmonia e sinergia com nossa casa, o planeta Terra. Na esteira desse movimento a educação se reduz normalmente a uma formação intelectual e da ação voltada para fins reduzidos à produtividade, competição e consumo. O mesmo se passa com os processos terapêuticos, muitas vezes reducionistas e ajustadores às expectativas do projeto humano vigente. Consideramos que seja necessário exercitar pensamentos e práticas que permitam reintegrar as divisões e separações realizadas até o momento, os dualismos que nos mantém constantemente num conflito que somente favorece a normalidade do cotidiano, uma normose. Diversas escolas de pensamento ao longo do tempo e em lugares diferentes chamam a atenção para a possibilidade de desenvolvimento do ser humano na direção do cuidado, o que significa, o desenvolvimento das potencialidades e da maturidade do ser humano como um todo. Pretendemos explorar essas ideias e permitir que elas nos ajudem a pensar nossa própria existência como seres humanos, nosso desenvolvimento e maturação através da educação e dos processos terapêuticos complementares. Perguntamos se é nossas propostas pedagógicas dão conta da libertação, autonomização e apropriação do ser humano; se não precisamos nos abrir para experiências e conhecimentos que ultrapassam os limites do instituído como conhecimento e verdade na atualidade; perguntamos, finalmente, o que significa e se é possível o ser humano se desenvolver e amadurecer na direção da responsabilidade e do cuidado com o mundo, consigo e com os outros; como seria uma educação (o que inclui terapias) onde o ser humano pudesse desenvolver-se de forma harmoniosa, plena, com vistas a felicidade. Palavras-chave: Ano de vigência: 2018 - 2024 Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2018 - 2024 Financiamento: PROCAD-AM - Bolsa / PIBIC - Interior - Bolsa.
|
| 4- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: A Permanência de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais na UFPA: as políticas afirmativas/turmas especiais em análise. Resumo: O projeto tem por objetivo analisar as permanências de sujeitos étnica, racial e culturalmente diferenciados, que acessaram o ensino superior por meio das políticas afirmativas/turmas especiais, com o intuito de conhecer os percursos realizados na instituição; desvelar, na medida do possível, os impactos e transformações operados em suas vidas e nas comunidades de origem e/ou famílias, consequente do acesso ao ensino superior; entender como a instituição UFPA modificou-se, e suas políticas de permanência estudantil, para acolher e manter a diversidade em seus espaços institucionais como lugares de saber/poder., em especial junto aos cursos diferenciados (turmas especiais) no período intensivo. Palavras-chave: Ano de vigência: 2024 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 1 Data de início: 2024 - Atual Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
|
| 4- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Trajetórias da diferença no ensino superior: impactos transformativos das ações afirmativas da UFPA. Resumo: O presente projeto de pesquisa visa analisar as trajetórias de sujeitos étnica, racial e culturalmente diferenciados, que acessaram o ensino superior por meio das políticas de reserva de vagas, cota social/racial e turmas especiais, com o intuito de: Conhecer os percursos realizados na instituição; Desvelar, na medida do possível, os impactos e transformações operados em suas vidas e nas comunidades de origem e/ou famílias, consequente do acesso ao ensino superior; Entender como a instituição UFPA modificou-se para acolher e manter a diferença em seus espaços institucionais como lugares de saber/poder; Verificar as diferenças entre quem acessa a universidade por meio de reserva de vagas e cotas sociais/raciais de quem acessa por turma especial, especialmente na questão da positivação das identidades e pertenças étnicoculturais. Palavras-chave: Ano de vigência: 2019 - 2022 Total de orientandos vinculados ao projeto: 1 Data de início: 2019 - 2022 Financiamento:
|
| 4- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Contrainformação a grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia. Resumo: Este projeto tem como uma de suas funções estabelecer estas alianças em torno de uma agenda comum de pesquisa(-ação) decidida por meio de um acordo comum entre os integrantes das comunidades acadêmica, jurídica e de povos e comunidades tradicionais: a contrainformação a grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia. Para a construção desta contrainformação, parte-se neste projeto de uma crítica a ideia governamentalizada de desenvolvimento implícita na política ambiental brasileira, que é implementada na região amazônica dentro de um esquema próprio de pensamento governamental, o pensamento social amazônico. Seguindo as premissas deste pensamento, os projetos de desenvolvimento foram sendo implementados na região na pilhagem de territórios dos povos e comunidades tradicionais. Palavras-chave: Ano de vigência: 2019 - 2021 Total de orientandos vinculados ao projeto: 1 Data de início: 2019 - 2021 Financiamento:
|
| 4- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (GEABI). Resumo: Grupo de estudos e pesquisas sobre os temas afro-brasileiros e indígenas. Palavras-chave: Ano de vigência: 2011 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 1 Data de início: 2011 - Atual Financiamento:
|
| 4- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Francilene de Aguiar Parente
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia e Patrimônio. Resumo: O Grupo congrega uma série de pesquisadores, em nível de graduação, mestrado e doutorado, e de linhas de pesquisa nas áreas urbanas, assim como pesquisas que envolvam o universo rural/ étnico e dos patrimônios acionados pelos diferentes sujeitos sociais. Palavras-chave: Ano de vigência: 2000 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 1 Data de início: 2000 - Atual Financiamento:
|
| 5- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Escritas antropofágicas: arte e literatura e educação e... Resumo: O projeto de pesquisa ESCRITAS ANTROPOFÁGICAS: arte e literatura e educação e... perspectiva uma educação antropofágica (COSTA, 2008) experimentada no dorso da filosofia da diferença em seus movimentos de devoração do corpo-escritura das artes e das literaturas de mulheres artistas e escritoras cujo ímpeto transgressor as impulsionaram ao caminho das letras e dos desvios políticos aos cânones literários historicamente dominados pela escrita masculina. Experimentar os movimentos de uma arte antropofágica nos desvios da diferença talvez concorra ao intento deste estudo. E considerando as reverberações de uma antropofagia que está no ar..., perfazendo o centenário de realização da Semana de Arte Moderna de 1922, estarão em cena, neste projeto, mulheres antropófagas de outros tempos e espaços longínquos e achegados , conectando platôs de um corpo-escritura devorado ao sabor das insurreições femininas e feministas de hoje e de outrora. Singelas e rebeldes artífices da diferença a cavalgar na nudez de um corpo-escritura em vias de fazer-se e desfazer-se, nos movimentos do devir-mulher. Por entre os traçados das cartografias dos rizomas em arte e literatura e educação, entrarão em cena distintas mulheres escritoras e artistas da própria vida, como Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Frida Kahlo, Hilda Hilst, Virgínia Woolf, Patrícia Galvão (Pagu) entre outras antropófagas, entrelaçadas à filosofia da diferença de Deleuze e Guattari, aos estudos feministas e estudos queer de Simone de Beauvoir, Judith Butler, Guacira Louro, Richard Wiscolci, Beatriz Preciado entre outras, ao encontro das reverberações antropofágicas de suas artes da existência. Assim, este projeto de pesquisa desafia-se a transcriar ondas artísticas, literárias e feministas nos movimentos de uma educação antropofágica, indo ao encontro das forças vitais de um corpo-escritura feminino e feminista, capaz de aumentar a potência de existir e as regurgitações antropofágicas dessas artes-vidas, abrindo canais para as reverberações do devir-mulher nos espaços sociais e educacionais por onde as cartografias dos rizomas ousarem se movimentar.Palavras-chave: Antropofagia; Pesquisa-rizoma; Arte-literatura; Devir-mulher; Educação. Palavras-chave: Ano de vigência: 2022 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2022 - Atual Financiamento:
|
| 5- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: ITINERÁRIOS FORMATIVOS E PROJETOS DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: PROCESSOS, PROPOSTAS E SUJEITOS. Resumo: Compreender os efeitos da atual reforma do Ensino Médio a partir da perspectivada comunidade escolar, torna-se imprescindível para a formulação de diagnósticose conformação de políticas públicas sobre esta etapa da educação básica. Apesquisa visa investigar os itinerários formativos e o componente projeto de vidanos currículos dos Sistemas Estaduais e Distrital de Educação do, assimdenominado, novo Ensino Médio. A proposta compreende os seguintes eixos: 1)análise dos pareceres dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação sobre o novoEnsino Médio e seu currículo; 2) levantamento de informações sobre a organizaçãodos itinerários formativos e do componente projeto de vida ofertados em escolaspúblicas de 8 estados das cinco regiões do País; 3) análise comparativa da ofertados itinerários formativos e do componente projeto de vida em escolas públicas deoito capitais e oito municípios do interior de cada estado. O recorte teórico dapesquisa situa-se no campo da Educação Comparada, em uma área que sedesenvolveu nos últimos anos nomeada de Políticas Educacionais Globais. Ainterpretação dos dados relativos aos eixos 1 e 2, será realizada com base na análisede conteúdo qualitativa, um procedimento gradual de decomposição do texto emunidades únicas de análise, orientado por um sistema de categorias. Já a imersãono contexto da prática (Eixo 3), ocorrerá mediante a realização de entrevistas comdiretores de escola e coordenadores pedagógicos, e grupos de discussão comprofessores e estudantes do Ensino Médio, que serão analisados pelo métododocumentário. Os resultados da pesquisa irão oferecer subsídios tanto para aatuação pedagógica e didática nas escolas, como para os tomadores de decisão nosníveis de gestão dos sistemas estaduais e nacional de educação.Palavras-chave: juventude, estudantes, ensino médio, projeto de vida, itineráriosformativos, políticas educacionais globais.Objetivo geralInvestigar, no contexto da prática, a implementação, organização e avaliação dositinerários formativos e do componente projeto de vida nos currículos dos SistemasEstaduais e Distrital de Educação, tomando como referência a experiência de gestoresescolares, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes de escolas estaduais doensino médio.Objetivos específicos- Análise dos pareceres dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação sobre o novoensino médio e seu currículo;- Levantamento de informações sobre a organização dos itinerários formativos e docomponente projeto de vida no Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Pará,Rio Grande do Sul e Distrito Federal;- Análise comparativa da oferta dos itinerários formativos e do componente projeto devida em escolas públicas de 8 capitais e 8 municípios do interior de cada estado;- Reconstrução da experiência de gestores, professores e estudantes com o novo ensinomédio. Palavras-chave: Ano de vigência: 2022 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2022 - Atual Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
|
| 5- Coordenadora do projeto: Profª. Drª. Gilcilene Dias da Costa
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar. Resumo: O projeto de pesquisa O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar enseja uma perspectiva estética e política do corpo feminino experimentada nos interstícios da palavra literária, da filosofia da Diferença e das artes de escrever-criar-educar. Movida pela ideia-força deleuziana do livro-rizoma como componente de desterritorialização da máquina literária e da relação texto-leitor, tal perspectiva será conectada a vetores de criação da palavra literária e seus sentidos múltiplos e disjuntivos. No campo filosófico-literário, a pesquisa-rizoma se deslocará por geografias nômades do pensamento filosófico da diferença com Nietzsche, Deleuze e Guattari, Foucault; nos labirintos da palavra literária com Clarice Lispector, Patrícia Galvão, Frida Kahlo, Blanchot, Bataille, Beckett, Kafka; nas interseccionalidades dos estudos feministas e estudos queer com Simone de Beauvoir, Judith Butler, Beatriz Preciado, Ângela Davis. Intercessores e intercessoras singulares do pensamento da Diferença, que, em suas singularidades, lançaram-se aos abismos da inquietude de um pensar-intervir nos processos históricos e sociais que forjaram e forjam o nosso presente e a nossa condição, sobretudo a da mulher. Percorrendo as geografias nômades do pensamento filosófico-literário da diferença, com sensibilidade e acidez, tensionaremos a moral dos valores patriarcais instituídos historicamente e nos lançaremos ao desafio de maquinar devires de uma educação múltipla e disjuntiva no dorso da palavra literária, máquinas de máquinas conectadas por desejo e contágio devorador, um vitalismo artístico capaz de canalizar fluxos de vida na educação por movimentação e desterritorialização do corpo político feminino e sua máquina literária, por potências subversivas e inventivas. Palavras-chave: Livro-rizoma; Máquina literária; Corpo político; Filosofia; Literatura; Ano de vigência: 2019 - 2024 Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2019 - 2024 Financiamento:
|
| 6- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Jorge Domingues Lopes
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Documentação e análise de línguas indígenas e não indígenas amazônicas e sua interface com a cultura e a educação. Resumo: Projeto de pesquisa que tem por objetivo documentar e analisar línguas indígenas e não indígenas da Amazônia, para fins de estudos nas áreas da linguística, linguística antropológica, antropologia, estudos culturais e educação. Palavras-chave: Ano de vigência: 2018 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2018 - Atual Financiamento:
|
| 7- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: NOMADISMO E EDUCAÇÃO Jack Kerouac e a filosofia da diferença. Resumo: O presente projeto de pesquisa busca pensar o conceito de nomadismo e educação percorrendo a escrita literária de Jack Kerouac na companhia da filosofia da Diferença de Deleuze e Guattari, com o objetivo de traçar mapas de uma cartografia nômade na educação. Pensar uma educação nômade como máquina de guerra na perspectiva da arte de viver na travessia, educação que se faz por experimentações, encontros, desvios, devires, saídas, buscas e deslocamentos. Nomadismo do pensamento e da educação com movimentações que transitam pelas geografias dos conceitos, desejos, sensações e afetos. Em seu procedimento teórico-metodológico a pesquisa segue as pistas do método da cartografia (KASTRUP, 2015), que tem como ênfase o acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual (DELEUZE e GUATTARI, 1996). Busca com isso, cartografar o nomadismo de uma educação em travessia, acompanhar seus percursos, fluxos, movimentos, desvios, na companhia da filosofia da diferença de Deleuze e Guattari e da escrita literária de Jack Kerouac. Além disso, a pesquisa possibilita pensar o conceito de corpo, nomadismo na relação com o aprender, a máquina de guerra, enfatizando suas linhas de fuga da arte e seu potencial anárquico na educação. Palavras-chave: Ano de vigência: 2022 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 4 Data de início: 2022 - Atual Financiamento:
|
| 7- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Itinerários formativos e projetos de vida no novo ensino médio: Processos, propostas e sujeitos. Resumo: Compreender os efeitos da atual reforma do Ensino Médio a partir da perspectivada comunidade escolar, torna-se imprescindível para a formulação de diagnósticos conformação de políticas públicas sobre esta etapa da educação básica. A pesquisa visa investigar os itinerários formativos e o componente projeto de vida nos currículos dos Sistemas Estaduais e Distrital de Educação do, assim denominado, novo Ensino Médio. A proposta compreende os seguintes eixos: 1)análise dos pareceres dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação sobre o novo Ensino Médio e seu currículo; 2) levantamento de informações sobre a organização dos itinerários formativos e do componente projeto de vida ofertados em escolas públicas de 8 estados das cinco regiões do País; 3) análise comparativa da ofertados itinerários formativos e do componente projeto de vida em escolas públicas de oito capitais e oito municípios do interior de cada estado. O recorte teórico da pesquisa situa-se no campo da Educação Comparada, em uma área que se desenvolveu nos últimos anos nomeada de Políticas Educacionais Globais. Interpretação dos dados relativos aos eixos 1 e 2, será realizada com base na análise de conteúdo qualitativa, um procedimento gradual de decomposição do texto em unidades únicas de análise, orientado por um sistema de categorias. Já a imersão no contexto da prática (Eixo 3), ocorrerá mediante a realização de entrevistas com diretores de escola e coordenadores pedagógicos, e grupos de discussão com professores e estudantes do Ensino Médio, que serão analisados pelo método documentário. Os resultados da pesquisa irão oferecer subsídios tanto para atuação pedagógica e didática nas escolas, como para os tomadores de decisão nos níveis de gestão dos sistemas estaduais e nacional de educação. Palavras-chave: juventude, estudantes, ensino médio, projeto de vida, itinerários formativos, políticas educacionais globais. Ano de vigência: 2022 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 4 Data de início: 2022 - Atual Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
|
| 7- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: ARTE-PERFORMANCE: VARIAÇÕES ANÁRQUICAS E EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO. Resumo: O presente projeto de pesquisa visa perspectivar a performance como uma arte experimental anárquica, enquanto potência criativa e produtora de disparos libertários na educação na confluência entre Filosofia da Diferença (DELEUZE,1997) e estudos da Performance e Educação (PEREIRA, 2013), a proposta busca construir um campo de problematização a partir de algumas questões: O que pode um corpo em performance na educação? Que disparos libertários e criativos a arte da performance pode produzir na educação? Que variações anárquicas a performance pode potencializar e intensificar na educação? Como pensar a conexão entre a prática pedagógica do professor à arte-performance na escola básica? Como trabalhar a performance na escola básica sem instrumentalizar sua arte? Que perspectivas educacionais são abertas ao pensar o professor-performer de suas práticas pedagógicas? No aspecto teórico aproxima-se da filosofia da diferença ou multiplicidade interligado ao conceito de performance (COHEN, 2002) e seus desdobramentos para o campo da educação e das práticas pedagógicas. A abordagem metodológica segue as pistas do método cartográfico que tem como ênfase o acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual (DELEUZE e GUATTARI, 1996); (KASTRUP, 2015). A realização da pesquisa possibilita pensar o conceito de arte--performance, seus desdobramentos, variações e potencial enquanto arte experimental anárquica que mobiliza agenciamentos coletivos, produz h heterotopias inventivas e desterritorializações das práticas pedagógicas na educação. Palavras-chave: Educação. Arte-performance. Variações anárquicas. Experimentação pedagógica. Ano de vigência: 2019 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 4 Data de início: 2019 - Atual Financiamento:
|
| 8- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas no currículo da Educação Básica: Existências e Possibilidades. Resumo: Este projeto trata de um estudo longitudinal voltado para o campo didático metodológico denominado de ?inovação pedagógica? tendo como suporte epistemológico as investigações nos campos do currículo e das metodologias ativas/MA. Objetiva investigar como a inovação pedagógica se apresenta no campo teórico epistemológico da educação básica e quais suas possíveis interfaces com o campo das metodologias ativas e do currículo, mapeando também experiências exitosas na literatura e buscando tais experiências nos discursos de docentes da educação básica. Tal projeto será desenvolvido em dois anos. Este estudo metodologicamente apresenta uma orientação qualitativa, configurada por meio de pesquisa de campo. Tal pesquisa primeiramente buscará suporte teórico por meio de revisão bibliográfica destinada aos temas do currículo, da inovação pedagógica e das metodologias ativas destinadas a educação básica, a seguir será realizada pesquisa de campo que investigará a existência de experiências exitosas referentes ao objeto da pesquisa. O primeiro ano da pesquisa se aterá aos níveis de ensino de educação infantil e ensino fundamental I e o segundo ano da pesquisa focará no ensino fundamental II e ensino médio. Acredita-se que a investigação colaborará profundamente para a ampliação do arcabouço teórico dos objetos acima citados bem como ampliará as possibilidades de intervenção docentes no chão da escola. Palavras-chave: Ano de vigência: 2021 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: Data de início: 2021 - Atual Financiamento: |
| 8- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Leonardo Zenha Cordeiro
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: CULTURA DIGITAL, CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: Transformações socioculturais diante do impacto da hidrelétrica BELO MONTE (UHE-BELO MONTE). Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo principal investigar as influências da cultura digital, a cibercultura e as tecnologias digitais no contexto do Ensino Médio. Temos como referências as juventudes como sujeito social no sentido plural e as possíveis modificações no cotidiano escolar influenciadas pelas transformações tecnológicas e socioculturais. Utilizamos como método de pesquisa a abordagem qualitativa e a perspectiva multireferencial e de estudos do cotidiano. Este projeto faz parte da Rede de pesquisa INTERPARA vinculado a FAPESPA e ao subprojeto: Ensino Médio: questões estruturais, teóricas e metodológicas face ao impacto sociocultural da hidrelétrica BELO MONTE (UHE-BELO MONTE) com período vigente de 2018 a 2020.Um dos resultados esperados é pensar sobre aprendizagens significativas e quais as mudanças que vem acontecendo e os impactos no Ensino Médio. Palavras-chave: Ano de vigência: 2018 - 2022 Total de orientandos vinculados ao projeto: Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1). Data de início: 2018 - 2022 Financiamento: Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Outra.
|
| 9- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Os livros didáticos de língua inglesa adotados em escolas cametaenses: Representações negras, silenciamentos e apagamentos. Resumo: Este Projeto de Pesquisa intitulado Os livros didáticos de língua inglesa adotados em escolas cametaenses: Representações negras, silenciamentos e apagamentos tem por objetivo analisar os discursos em circulação no livro didático (LD) de língua inglesa (LI) na cidade de Cametá/PA, buscando identificar representações étnicas frente a formas de regulação de poder e ideologia, rastreando a regularidade e situações que envolvem personagens negros em detrimento da posição ocupada por personagens brancos em coleções de livros didáticos adotados. Além disso, é esperado diagnosticar em que medida a invisibilidade da etnia negra acontece nesses materiais. Esta proposição está inscrita em duas áreas do saber: na Análise do Discurso, considerando, principalmente, os estudos de Orlandi (1984); (2000); (2001) e (2008); e na Linguística Aplicada, com base nas contribuições de Leffa (2019) e Lima (2018). Com a finalidade de traçarmos nosso dispositivo teórico, dialogamos a partir do viés teórico de Foucault (1997); (2003), (2009) e (2012). Além disso, buscamos respaldo nos estudos de Grigoletto (2019) e Carmagnani (2019) e no PNLD, referente ao triênio atual. Diante de tais considerações, este Projeto de Pesquisa torna-se relevante, em primeira instância, por estabelecer uma intersecção na esteira de construção de saberes, alinhavando duas áreas, a saber, a Análise do Discurso e a Linguística Aplicada. Por fim, acreditamos que este olhar traz contribuições profícuas diante da construção identitária para professores e futuros professores a partir da leitura das produções emergentes deste Projeto, refletindo de forma crítica sobre as relações (de poder) estabelecidas e emergentes na/da escola. Palavras-chave: Ano de vigência: 2023 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2023 - Atual Financiamento:
|
| 9- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: As representações de língua-cultura inglesa na mídia e seus impactos no ensino-aprendizagem no curso de Letras Inglês. Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo, a partir dos estudos do discurso, analisar e descrever as representações de língua-cultura inglesa veiculadas pela mídia, com base em sites educacionais e de escolas de línguas, além de refletir sobre os diversos discursos adotados por revistas, como, por exemplo a Nova Escola, que tem desenvolvido planos de aulas para diversas disciplinas da matriz curricular, considerando as orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (MEC, BRASIL, 2017).Diante disso, nossa proposta também busca refletir criticamente sobre alguns questionamentos e deslizamentos, que dizem respeito à formação de professores de língua-cultura inglesa, considerando os múltiplos discursos, que atravessam sites educacionais e de escolas de línguas, já que podem moldar ou deslocar visões sobre ensino-aprendizagem da língua-cultura inglesa. Durante o desenvolvimento do projeto em questão, pretende-se refletir sobre o funcionamento discursivo midiático, pois, considerando a proposta normativa da BNCC, a língua-cultura inglesa deve ser ensinada como língua-franca. Dessa forma, a língua-cultura inglesa adquire a representação de língua de acesso ao mundo globalizado, dando a entender que ser proficiente nesse idioma é ter a possibilidade do exercício efetivo da cidadania, ampliando, assim, as oportunidades e interações em diversos contextos e usos. Palavras-chave: Ano de vigência: 2021 - 2022 Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2021 - 2022 Financiamento:
|
| 9- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Das salas de aulas aos ambientes virtuais de aprendizagem: A emergência de representações e discursos de língua-cultura inglesa à luz da Teoria da Complexidade. Resumo: Há algum tempo, temos observado certo deslocamento da internet como uma mera fonte de pesquisa, passando a ocupar o lugar de troca de experiências e de conhecimento, especialmente, como o lugar em que ofertas e possibilidades de ensino-aprendizagem são infinitas. Dessa forma, centenas de pessoas, como, por exemplo, professores, alunos, pesquisadores discutem assuntos e trocam informações o tempo inteiro. Consequentemente, a internet tem servido a diversos extratos sociais, uma vez que, com as novas tecnologias, pode-se estar conectado muitas horas ao dia, por meio de aparelhos de celulares, tablets, dentre outros. O presente trabalho se justifica diante do crescimento vertiginoso das redes sociais com base no advento da internet nos últimos anos. Merece uma discussão e reflexão crítica, visto que faz emergir uma aproximação e contraste das ferramentas e métodos tradicionais de ensino-aprendizagem de língua inglesa, possibilitando estudar, verificar, rastrear indícios discursivos em narrativas de aprendizes de línguas estrangeiras com o objetivo de melhor compreender que representações carregam de si e de comunidades de aprendizagem no Facebook, impactando na formação de professores de línguas estrangeiras em pré-serviço. Além disso, com nossa proposta buscaremos também entender que fatores motivacionais emergem nos dizeres de participantes dessas comunidades de ensino-aprendizagem ao aprenderem uma língua estrangeira de forma autônoma. Mais especificamente, nos estudos da Linguística Aplicada (LA), existem vários estudos, que consideram a aquisição de uma segunda língua à luz da teoria da complexidade, dentre os quais chamamos à atenção? Larsen-Freeman (2007), Ellis e Larsen-Freeman (2009), Paiva (2005/2009), Paiva e Nascimento (2009), Magno e Silva (2015/2016/2017/2018/2019). Com base nesses estudos, pensando no sistema adaptativo complexo (SAC), enfatizando os processos de adaptação e aprendizagem, entendemos a língua como um sistema complexo, que abrange ordens biológicas, cognitivas, sociais, históricas e políticas. Vale destacar, aqui, a interrelação dos sistemas complexos, já que estão a todo momento agindo e reagindo, influenciando e sendo influenciado por elementos integradores. Dessa perspectiva, vislumbramos a língua em sua dinamicidade, sendo caracterizada como um sistema vivo em constante mudança e reorganização. Nosso projeto de pesquisa insere-se na grande área da Linguística Aplicada, na área de concentração? Estudos Linguísticos? e, mais especificamente, na linha de pesquisa? Ensino e Aprendizagem de Línguas e Culturas, tendo como objetivo compreender criticamente as representações de participantes de comunidades do Facebook acerca do ensino-aprendizagem de língua inglesa à luz da teoria da complexidade. Mais especificamente, objetivamos: a) identificar as representações dos participantes dessas comunidades do Facebook acerca do ensino-aprendizagem de língua inglesa; b) investigar como essas comunidades podem (ou não) promover a motivação e autonomia de seus participantes. Palavras-chave: Ano de vigência: 2020 - 2021 Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2020 - 2021 Financiamento:
|
| 10- Coordenadora do projeto: Prof.ª. Dr.ª Maria Lucilena Gonzaga Costa
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Avante, Mulheres!: Estudos Historiográficos sobre Mulheres, Escritoras e Literatura. Resumo: Com o intuito de trazer à baila a trajetória da mulher no mundo das Letras, este Projeto de Pesquisa propõe investigar o percurso feminino na literatura que, na maioria das vezes, tem em sua representação transcrita por autoria de Homens de Letras e não condiz com o lugar de fala da mulher subjugada, criticada e discriminada socialmente. Esta, durante séculos, vem pleiteando espaço nas Letras, seja Europa, África, América do Sul, seja no Brasil, independente do veículo de publicação e/ou do gênero escrito, é necessário oportunizar espaço para a inserção, adesão e ampliação do número de mulheres escritoras e leitoras. Em Portugal, Guiomar Torresão tornara-se a primeira mulher a viver exclusivamente de suas publicações, a partir da década de 1870. No Brasil, as autoras percorreram trajetórias similares às das escritoras europeias, embora em contextos diferentes, contudo, com a mesma perspectiva de produção: o entretenimento de um público feminino ávido por novidades que nem sempre discutem questões sociais importantes. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo estudar escritoras que tem contribuído com a emancipação feminina, combate ao patriarcado, luta pela igualdade de gênero entre outras perspectivas, a fim de oportunizar na graduação e pós-graduação momentos de debate, reflexão e investigação sobre a atuação da mulher na literatura. Introdução/Justificativa o século XIX é o responsável pelo recrudescimento das mulheres no cenário das letras no Brasil, antes desse período a atuação feminina restringia-se à criação dos filhos e afazeres domésticos, pois a mulher era invisibilizada quando o assunto se reportava à atividade intelectual. A oportunidade de acesso ao ensino oferecida às mulheres, mesmo pouca, era exclusividade das famílias que podiam pagar escolas particulares ou bancar o estudo em casa, com a presença de professores. Em 1827 foi autorizada a abertura de escolas públicas femininas que asseguravam os estudos elementares, contudo, a historiografia pouco nos informa acerca da participação de mulheres no cenário literário ou educacional. Não obstante a ausência da atuação feminina na história nacional, sabemos que algumas delas tiveram participação importante na consolidação da sociedade brasileira. No ano de 1832, Nísia Floresta escreveu a obra Os direitos das mulheres e injustiça dos homens, na qual reivindicava o protagonismo da mulher perante a disparidade de gênero tão comum na época. Palavras-chave: Ano de vigência: 2018 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2018 - Atual Financiamento:
|
| 10- Coordenadora do projeto: Prof.ª. Dr.ª Maria Lucilena Gonzaga Costa
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Escritoras portuguesas na imprensa periódica do Brasil: laços transatlânticos feministas (1890-1930). Resumo: Trata-se de projeto de pesquisa (vencedor do Edital Universal do CNPq em 2018) sobre a presença de escritoras portuguesas na imprensa periódica brasileira durante a primeira onda feminista (1890-1930). Mesmo com a independência (1822) e a república (1889), as relações culturais entre Brasil e Portugal continuaram muito fortes, em parte pela chegada contínua de imigrantes lusos, mas também por uma presença editorial de escritores portugueses publicando livros e textos variados em jornais por os dois países partilharem a mesma língua. A ascensão da presença feminina no campo cultural ao longo do século XIX levou a uma maior participação de escritoras portuguesas na imprensa brasileira, sobretudo com a inserção de muitas delas em associações e em lutas feministas nas primeiras décadas do século XX, e com a vinda de algumas à ex-colônia para morar, trabalhar ou proferir conferências. Pretende-se resgatar as obras de autoras portuguesas publicadas no Brasil, especialmente na imprensa dos imigrantes, mas não só, e rastrear sua recepção e as redes de sociabilidade que articularam ligando intelectuais, homens e mulheres, nos dois lados do Atlântico, e a visão dessas escritoras sobre o Brasil. Destaca-se a presença de Ana de Castro Osório na imprensa brasileira (com bolsa PROCIENCIA/UERJ), além de Maria O'Neill, Emília de Sousa Costa, Virgínia Quaresma, Maria da Cunha, Mariana Coelho, Branca de Gonta Colaço e outras. Palavras-chave: Ano de vigência: 2018 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2018 - Atual Financiamento:
|
| 10- Coordenadora do projeto: Prof.ª. Dr.ª Maria Lucilena Gonzaga Costa
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: A Prosa Ficcional Portuguesa em Jornais Cametaenses do Século XIX. Resumo: Este projeto tem como objetivo estudar os impressos em Cametá-Pará, investigando os registros em prosa ficcional portuguesa que circularam nos jornais oitocentistas, observando as categorias históricas das produções literárias, tendo em vista os seguintes objetivos: catalogar as publicações portuguesas que circularam na cidade de Cametá, na segunda metade do século XIX (1850-1900); identificar nos jornais as publicações de autoria e/ou com referência portuguesa; realizar um levantamento, identificando as categorias das prosas ficcionais existentes nos jornais que circularam em Cametá-Pará; observar e listar as publicações de autores portugueses; digitar e catalogar os principais textos para a elaboração de um acervo, com apresentação prévia de um estudo sobre a pesquisa. Palavras-chave: Ano de vigência: 2017 - 2022 Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2017 - 2022 Financiamento:
|
| 10- Coordenadora do projeto: Prof.ª. Dr.ª Maria Lucilena Gonzaga Costa
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Boa noite senhor! Boa noite senhora: histórias contadas e recontadas em impressos no século XIX. Resumo: Durante o período áureo da extração da borracha na Amazônia, na segunda metade do século XIX, muitas são as referências ao crescimento das duas maiores cidades da região: Manaus e Belém. Entretanto, são recentes os trabalhos que nomeiam a história cultural desses locais, com a ocorrência de espaços que favoreceram as práticas de leitura, como a fundação dos gabinetes de leitura, a criação de tipografias e livrarias e a presença dos jornais como veículos propagadores da leitura. Dessa forma, é notável que a Amazônia não abriga somente a maior biodiversidade do nosso planeta. Nela, de forma ímpar existe uma história cultural significativa, que registra uma ampla circulação de materiais impressos. Desde 2003, o Grupo de Estudos História da Literatura? GEHIL, realiza pesquisas dedicadas à recuperação da história cultural em Belém, durante o século XIX. Esses trabalhos deram visibilidade e demonstraram que as informações acerca da construção da história da leitura e da história cultural não estão restritas à cidade do Rio de Janeiro, geralmente identificada como único sinônimo de vida intelectual no Brasil, durante os anos oitocentos. Ambientada na Amazônia brasileira, mas especificamente em Belém, capital do Pará, esta pesquisa apresenta como problema a recuperação de obras em prosa, veiculadas em diferentes suportes e disponíveis nos acervos que conservam esse material até o presente século. Trata-se de uma pesquisa em fontes primárias, que toma como objeto os jornais e as obras raras, bem como a análise dessas fontes e suas especialidades de circulação e movimentação cultural. O interesse da pesquisa está debruçado tanto no reconhecimento dos impressos em periódicos, como no estudo e análise do acervo de obras portuguesas presentes na Biblioteca Fran Pacheco, no Grêmio Literário Português. A recuperação desse material dá conta de ampliar estudos em torno da história cultural local, observando suas particularidades e influência, prioritariamente, lusitana. Palavras-chave: Ano de vigência: 2017 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2017 - Atual Financiamento:
|
|
11- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Pedagogia Alfabetizadora Significativa: Intercambiamentos Teóricos- Experimentações Didáticas em Classe (Anos Iniciais). Resumo: A premissa da pesquisa é investigar, no chão da sala de aula, a didática de ensino e aprendizagem da linguagem, observando se esta didática busca envolver as crianças num manto afetivo de significados e sentidos, de musicalidade e poesia, de envolvimento com a palavra repercutindo ativamente em suas subjetividades, isto porque toda palavra carrega em si um fio afetivo. Porque não reagimos às palavras descontextualizadas, dicionarizadas; reagimos aos significados e sentidos em circulação e elaboração nas práticas discursivas e leitoras que se dão a ver nas interações simbólicas com as crianças. Palavras-chave: Ano de vigência: 2025 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 6. Data de início: 2025 - Atual Financiamento:
|
|
11- Coordenadora do projeto: Prof. Dr. Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: LITERÁRIA LEITURA ENQUANTO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E MARAVILHAMENTO: PESQUISA AÇÃO NOS ANOS INICIAIS. Resumo: Investigar, na modalidade da Pesquisa-Ação, teorias e práticas da literária leitura enquanto experiência estética e maravilhamento em classes do Ensino Fundamental (1. ao 5. Anos). Palavras-chave: Ano de vigência: 2020 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 6 Data de início: 2020 - Atual Financiamento:
|
|
12- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Raquel Maria da Silva Costa Furtado Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: O Livro Didático na Amazônia Brasileira: descrição e propostas didáticas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Resumo: Portaria 085/2023 (ILC/UFPA). Este projeto de pesquisa, intitulado o Livro Didático na Amazônia Brasileira: descrição e propostas didáticas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa visa a elaboração de análises descritivas de materiais didáticos utilizados na disciplina língua portuguesa que veiculam no ensino básico e a realização de propostas didáticas, a saber sequências didáticas e jogos pedagógicos que visam implementar o processo de ensino-aprendizagem neste ambiente. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é avaliar como o livro didático, que veicula na escola básica, apresenta os eixos de oralidade e variação linguística em seus aspectos macroestruturais e microestruturais, bem como pensa-se em promover propostas didáticas que contemplem o eixo da oralidade e variação linguística adequadamente, como forma de contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa. O aporte teórico-metodológico utilizado para a realização deste projeto de pesquisa seguirá os pressupostos da Linguística Aplicada (PILATI, 2017; KISHIMOTO, 2011; VASCONCELOS, 2021; MODESTO; RUBIO, 2014; MURCIA, 2005; ANTUNES, 2003; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; SOARES, 2004; DIONÍSIO; MACHADO; BEZERRA, 2002; ROJO, 2009; MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2006; PIMENTA, 1999), Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005; BORTONI-RICARDO, 2004; FARACO, 2007) e as concepções da Base Nacional Comum Curricular BNCC (BRASIL, 2018), visto que as propostas didáticas favorecem a compreensão de uso da língua e a apropriação de convenções da oralidade, tomando como base os aspectos socioculturais. Metodologicamente, a proposta apresenta-se de acordo com os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; TRIPP, 2005), a qual apresenta potencial para propor práticas pedagógicas e aprimorar as já existentes ancoradas em estudos teóricos. A análise dos livros didáticos proporcionará um panorama de como os eixos de oralidade e variação linguística são retratados no livro didático, assim teremos uma visão de como os conteúdos que perfazem esses eixos são levados para a sala de aula, por meio de como são postos nos livros, para assim podermos elaborar instrumentos complementares mais dinamizadores para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina língua portuguesa na região amazônica, com foco na aprendizagem ativa dos discentes. Os resultados esperados são: a) que os alunos ampliem os conhecimentos em Língua Portuguesa e possam conhecer o sistema linguístico de sua língua; b) a potencialização de habilidades voltadas ao eixo da oralidade e/ou variação linguística, por meio de sequências didáticas ou jogos pedagógicos; c) o acesso aos materiais produzidos possibilitarão uma maior reflexão e engajamento teórico-prático por parte dos professores da rede básica de ensino da região amazônica e dos estudantes de Letras Língua Portuguesa da UFPA; d) o favorecimento de mudanças teórico-práticas de ações frente a uma necessidade do aluno; e) o uso de sequências didáticas e jogos pedagógicos por discentes de Letras Língua Portuguesa da UFPA favorecerão reflexões práticas que poderão, logo quando finalizarem o curso, levá-las para a sua prática docente; e, por fim, f) possibilitar o que considero a inserção da Universidade no meio social, por ora, um pouco distante de ser concretizada no volume que se é esperado. Pensando no item f, acredita-se que esse diálogo/contribuição que as Universidades têm para com a sociedade, uma contribuição/retorno significativo para as escolas, que tanto necessitam de reflexões mais robustas sobre práticas de ensino, bem como ações mais práticas, que influenciem favoravelmente nas mudanças de práticas/paradigmas educacionais, propiciando que as ações acadêmicas permaneçam vivas no fomento à construção educacional... Palavras-chave: Ano de vigência: 2023 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2023 - Atual Financiamento:
|
|
12- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Raquel Maria da Silva Costa Furtado Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Os significados sociais e culturais das lingua(gens) do português falado no Pará: diálogos na interface entre educação, cultura e identidade. Resumo: O estudo sobre os significados sociais e culturais das lingua(gens) do português falado no Pará: diálogos na interface entre língua, cultura e identidade analisa a variação linguística como processo identitário do sujeito paraense por meio de categorias linguísticas e das crenças e atitudes dos falantes. Por isso tem como objetivo observar a partir dos aspectos socioculturais e linguísticos a diversidade linguística paraense como manifestação identitária revelada nas reações subjetivas dos sujeitos- informantes acerca das variedades do português falado na Amazônia tocantina paraense. Fundamenta-se teoricamente na interface entre língua, cultura e identidade acerca da diversidade linguística do falar paraense, articulando conceitos teóricos do campo da cultura, da identidade e da linguagem. Devido à natureza de seu objeto, língua(gens), cultura e identidade, arquiteta-se no domínio da pesquisa quanti- qualitativa. A amostra será constituída por 36 sujeitos, todos paraenses, residentes no estado do Pará, estratificados pelo sexo (masculino 18 e feminino 18); faixa etária (12 (18 a 29 anos), 12 (35 a 50 anos) e 12 (55 anos em diante); nível de escolaridade (12 com nível pouca escolaridade, 12 com nível médio e 12 com nível superior) e de diferentes procedências. A coleta de dados será feita por questionários, narrativas de experiências pessoais e entrevista semi-dirigidas na própria língua que usa. Palavras-chave: Ano de vigência: 2023 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2023 - Atual Financiamento:
|
|
12- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Raquel Maria da Silva Costa Furtado Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: O português falado em Cametá: variação, percepção e atitudes linguísticas. Resumo: O estudo sobre Variação, percepção e atitudes linguísticas do Falar Cametaense analisa a variação linguística presente no falar cametaense, tendo como centro de interesse de suas investigações o alteamento da vogal média posterior /o/ em posição tônica e a verificação das crenças e atitudes que os falantes possuem acerca desse fenômeno. Por essa razão propõe um aprofundamento dos estudos de Gaia, Gomes e Furtado (2020) acerca de atitudes e percepção linguísticas e da abordagem acústico-articulatória do processo de alteamento na tônica por meio de fatores linguísticos e extralinguísticos, assim como por meio de teste de atitudes e avaliação. Os eventos de fala ou ocorrências linguísticas para análise serão constituídos a partir de duas etapas distintas: 1) coleta de narrativas de experiências pessoais; 2) audição de vozes seguidas de perguntas específicas para avaliar a percepção linguística do falante. O corpus será constituído por uma amostra estratificada em 36 informantes estratificados pelo sexo/gênero (masculino 18 e feminino 18); faixa etária (08 (15 à 29 anos), 08 (30 à 45 anos) e 08 (acima de 50 anos); nível de escolaridade (12 com nível fundamental, 12 com nível médio e 12 com nível superior). O tratamento e processamento dos desses dados serão realizados, primeiro pelo programa computacional Praat, em seguida contabilizados e rodados pelo programa GOLDVARB. E para análise das atitudes dos falantes usaremos a técnica empregada por Lambert e Lambert (1968), a de matched guise (falsos pares). Palavras-chave: Ano de vigência: 2021 - 2024 Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2021 - 2024 Financiamento:
|
|
12- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Raquel Maria da Silva Costa Furtado Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: As atitudes linguísticas diante do comportamento das vogais medias tônicas /e/ e /o/ na área urbana do município de Cametá. Resumo: O estudo sobre ?As atitudes linguísticas diante do alteamento vocálico das vogais médias tônicas na variedade do português falado em Cametá- PA? apresenta uma investigação sobre as atitudes linguísticas de informantes cametaenses e não cametaense diante do alteamento vocálico da vogal média /o/ em posição tônica. A pesquisa objetiva analisar se há atitude positiva ou negativa diante do alteamento das vogais médias na tônica na variedade do português falado em Cametá. Almeja-se também compreender o papel da variável social sexo, idade, escolaridade e procedência na atitude manifestada pelos sujeitos participantes da pesquisa e analisar as quatro variáveis segundo os componentes cognitivo, conativo e afetivo que estruturam a atitude linguística. O trabalho baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística quantitativa, e em estudos sobre Crenças e atitudes linguísticas Cardoso (2015), Lambert e Lambert (1972), Costa (2017) e Melo (2007). Para analisar as reações manifestadas pelos informantes sobre o modo de falar cametaense e, particularmente, o alteamento vocálico da vogal média tônica /o/. Os instrumentos de coleta de dados para análise nesta pesquisa conterão dados de fala controlados obtidos por meio da técnica matched guise ou? falsos pares Lambert e Lambert (1972). Os estímulos de fala serão produzidos a partir de duas etapas distintas: 1) coleta de narrativas de experiências pessoais e; 2) audição de vozes seguidas de perguntas específicas para avaliar crenças e atitudes linguísticas acerca do fenômeno de alteamento da vogal média /o/. O corpus será constituído por uma amostra estratificada de 54 informantes em: sexo/gênero (masculino 27 e feminino 27); faixa etária: 18 (15 à 25 anos), 18 (26 à 35 anos), 18 (45 anos em diante); nível de escolaridade (18 com nível fundamental, 18 com nível médio e 18 com nível superior) e procedência (36 residem em Cametá - 18 Zona Urbana e 18 Zona Rural - e 18 não residem em Cametá). O tratamento e processamento dos dados das etapas da pesquisa será: - 1) coleta de narrativas de experiências pessoais - realizado, primeiro pelo programa computacional Praat, em seguida contabilizados e rodados pelo programa GOLDVARB; 2) análise das atitudes dos falantes usaremos (audição de vozes seguidas de perguntas específicas para avaliar crenças e atitudes linguísticas acerca do fenômeno de alteamento da vogal média /o/) a técnica empregada por Lambert e Lambert (1968), a de matched guise (falsos pares), por meio da análise de conteúdo advindo dos julgamento subjetivos dos falantes. Palavras-chave: Ano de vigência: 2019 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2019 - Atual Financiamento:
|
|
12- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Raquel Maria da Silva Costa Furtado Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: SOCIOLIN-CE (Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas). Resumo: O Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas (SOCIOLIN-CE) atua no Estado do Ceará e visa ao desenvolvimento de pesquisas sobre: a) variação linguística e mudança linguística, com base na Teoria da Variação e Mudança ou Sociolinguística Quantitativa; b) ensino de língua materna e estrangeira, na perspectiva da Sociolinguística Aplicada; e c) descrição e análise linguísticas, a partir da correlação entre Sociolinguística e Funcionalismo, pelo viés Sociofuncionalista. O grupo objetiva, também, disponibilizar aos pesquisadores corpora organizados pelo método de pesquisa sociolinguística. As pesquisas empreendidas na Sociolinguística têm contribuído para o desenvolvimento de políticas educacionais e de políticas linguísticas, para a formação de professores e para a elaboração de materiais didáticos. Além disso, o estudo de variáveis linguísticas, ao possibilitar o entendimento das diferenças linguísticas condicionadas por diferentes espaços geográficos, comunidades, classes sociais, faixas etárias, níveis de formalidade, conduz o indivíduo à valorização da pluralidade sociocultural e a uma postura respeitosa no trato das diferenças sociolinguísticas. Palavras-chave: Ano de vigência: 2012 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2012 - Atual Financiamento:
|
|
12- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Raquel Maria da Silva Costa Furtado Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Projeto Norte Vogais. Resumo: O presente projeto de pesquisa, vinculado ao Projeto Nacional PROBRAVO, tem como centro de interesse de suas investigações três aspectos fonéticos em particular: a) a variação das vogais médias pretônicas; b) a variação das vogais médias postônicas mediais e; c) a nasalidade alofônica. O projeto Norte Vogais (como passou a ser denominado desde novembro de 2011) conta com amostras de fala de trezentos e dezoito informantes nativos do Pará no seu banco de dados. Os resultados obtidos reforçam a hipótese de Silva Neto (1957) de que o Pará compreenderia uma ilha dialetal na classificação de Antenor Nascente entre os dialetos do Norte do Brasil. Com o objetivo de refinar as descrições sociolingüísticas, duas novas ações se impuseram: a) o mapeamento da situação sociolinguística das áreas de contato interdialetal no Pará (objeto de estudo do Projeto Vozes da Amazônia) e; b) a análise acústica do sistema vocálico do português falado na Amazônia Paraense. O projeto é sediado no laboratório de Ciência e Tecnologia da Fala do Campus Universitário de Cametá (UFPA) e conta com a infra-estrutura deste para a execução de suas atividades. A equipe atual do Probravo na UFPA responsável pela condução de suas investigações é composta por 5 (cinco) pesquisadores titulados; 12 (doze) alunos, sendo 2 (dois) mestrandos, 10 (dez) graduandos; 5 (cinco) consultores nacionais e 1 (um) internacional; além da coordenadora do projeto. Palavras-chave: Ano de vigência: 2012 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: 3 Data de início: 2012 - Atual Financiamento:
|
| 13- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Vilma Aparecida de Pinho
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Políticas de Ações Afirmativas na Graduação na Pós-Graduação nas Universidades Federais Públicas da região Norte. Resumo: Investiga como essas políticas estão sendo operacionalizadas e como elas impactam no protagonismo de jovens estudantes no nível de Pós-graduação no que se refere a permanência e insurgências desses grupos historicamente fragilizados por políticas públicas na garantia de direitos à educação. Objetiva evidenciar a existência de ações e práticas inovadoras e insurgentes que convirjam para o sucesso das instituições em relação às políticas de ações afirmativas, com vistas à democratização do acesso à graduação e a pós-graduação, considerando os diferentes contextos abrangidos pela pesquisa. A pesquisa, assume, em termos de referencial teórico-metodológico, o ciclo de políticas e no que tange à produção e análise de dados, a pesquisa quanti-qualitativa. Palavras-chave: Ano de vigência: 2024 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: Data de início: 2024 - Atual Financiamento:
|
| 13- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Vilma Aparecida de Pinho
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO ESTADO DO PARÁ. Resumo: Este projeto, cujo tema é EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO ESTADO DO PARÁ investiga as condições de garantias de direitos humanos, no que diz respeito à educação e diversidade étnico-racial, considerando que a Educação Escolar Quilombola "[...] deve ser implementada como política pública educacional [...]". (Resolução no. 8/2012, Art. 1o, VI). Elegem- se como área de abrangência do projeto unidades escolares situadas em municípios das microrregiões do estado Pará (microrregião do Baixo Tocantins) uma vez que, segundo a Fundação Cultural Palmares, existe no estado do Pará 403 quilombos. Palavras-chave: Ano de vigência: 2017 - 2024 Total de orientandos vinculados ao projeto: Data de início: 2017 - 2024 Financiamento: CAPES/PROCAD AM - Cooperação.
|
| 13- Coordenadora do projeto: Prof.ª Dr.ª Vilma Aparecida de Pinho
Linha de pesquisa no PPGEDUC: Culturas e Linguagens Título do projeto de pesquisa: Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas ? GEABI/Altamira. Resumo: Pesquisa-se as dinâmicas culturais, o cotidiano e a história dos Afro-brasileiros e Indígenas na região amazônica paraense; a educação e formação como processos de reconhecimento e o acesso aos bens culturais das sociedades que compõem a diversidade brasileira. Nesse sentido, a escola é vista como uma instituição legítima de formação sobre a diversidade etnicorracial e cultural. Estuda-se questões sobre a educação da população negra e educação indígena; currículo e políticas públicas de formação docente para a diversidade étnico-racial. Palavras-chave: Ano de vigência: 2010 - Atual Total de orientandos vinculados ao projeto: Data de início: 2010 - Atual Financiamento:
|