DATA: 26/06/2018
HORA: 16:00
LOCAL: sala 004 - predio orlando cassique - campus cametá-UFPA
TÍTULO:

POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO MODULAR NO PARÁ: PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E PRÁTICAS FORMATIVAS PARA JUVENTUDE DO CAMPO NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Política. Políticas Educacionais. Ensino Médio Modular


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa, intitulada “Política de ensino médio modular no Pará: Princípios, diretrizes e práticas formativas para juventude do campo na Amazônia”. O objetivo foi analisar o ensino médio modular como política de atendimento da juventude do campo no contexto de Cametá para problematizar a concepção de formação proposta pelo Estado, considerando as orientações oficiais do SOME e os princípios e diretrizes da educação do campo. O estudo conta com uma abordagem baseado no materialismo histórico e dialético, e segue os seguintes procedimentos para a realização da pesquisa: revisão bibliográfica acerca do tema em estudo, observação in lócus na vila de Juaba e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com a direção da 2ª Unidade Regional de Educação – URE/Cametá, com a direção da E.E.E.M. Prof.ª Osvaldina Muniz que coordena o SOME e com professores que atuam na comunidade escolar em questão. A pesquisa de campo teve como meta reunir informações que possam contribuir para a análise do objeto investigado considerando assim, meios que permitam a reflexão e a contradição, com isso motivar uma nova descoberta no campo do conhecimento. Para fundamentar a análise, o pensamento Marxista, contribui com a interpretação dos dados, levando em conta as categorias que pautam pelo princípio da mediação, da contradição e da totalidade. Nesse sentido, seguem os autores que corroboram com o texto, destacam-se Carnoy (1987), Corrêa (2005), Cury (1995), Freire (1996; 2011), Frigotto (2004; 2011), Krawczyk (2004; 2009), Kopnin (1978; 1993), Kosik (193f5h76; 1978), Kuenzer (1988, 2009), Machado (1998; 2009), Ramos (2004; 2005), Oliveira (2004; 2009), além de outros. Resultados, na análise compreendeu-se que os princípios e diretrizes do ensino médio modular tem colaborado com a formação da juventude do campo, pois constitui-se um conjunto de ações e metas com abertura para adequação das práticas formativas escolar. Contudo, a pesquisa demostrou a falta de políticas operacionais tais como: infraestrutura adequada aos alunos e professores, transporte, merenda escolar com qualidade e regularidade, além de suporte técnico, didático e pedagógico, dentre outros. O que se nota é que o Estado em parte se mantém ‘neutro’ de sua responsabilidade com a educação. Destaca-se ainda as limitações do SOME em garantir-se enquanto uma política ativa para a juventude.


MEMBROS DA BANCA: 
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA