DATA: 20/06/2018
HORA: 13:00
LOCAL: Sala 001 - predio orlando cassique - Campus Cametá/UFPA
TÍTULO:
O AFETIVO NAS RELAÇÕES DE CONHECIMENTO: REPERCUSSÕES NAS DINÂMICAS INTERATIVAS DE SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES:
Afetivo. Interação. Relação de conhecimento. Aprendizagem.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
O presente estudo intitulado “O afetivo nas relações de conhecimento: repercussões nas dinâmicas interativas na sala de aula” buscou analisar como o afetivo, enquanto campo de sentidos, manifestado nas dinâmicas interativas, marca as relações de conhecimento e se repercute no contexto do aprendizado dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, de uma escola pública da rede municipal de ensino de uma cidade do Pará. A pesquisa orientou-se pela metodologia qualitativa, com abordagem histórico cultural, na qual a coleta de dados, realizada por meio de observação participante e as análises estão marcadas pela dimensão social, buscando a compreensão do ocorrido nas mais essenciais e extensas relações, tomando para além das palavras, os sentidos e significados manifestados também de forma não verbal. Dentro dessa perspectiva de análise, adotou-se, como principais aportes teóricos, os estudos de Vigotski (1993/ 1998/ 2001/ 2005/ 2007), Falabelo (2005) e Tassoni (2008), com as contribuições de Oliveira (1992), Braggio (1992), Patto (1996), Pino (mimeo/2000), Fontana (1997/2000/2005), Tunes, Tacco, Bartholo Jr. (2005), Padilha (2011), Leite e Tassoni (2012) e Leite (2012). O texto dissertativo foi organizado em 05 (cinco) seções, que dialogam entre si. Na primeira, está definido o problema de investigação; a segunda traz considerações sobre como o campo afetivo vem sendo apresentado, no percurso histórico, pelas pesquisas, que estudam as dinâmicas da sala de aula, bem como alguns desafios que envolvem as pesquisas nessa área; na terceira encontram-se as principais discussões da teoria Histórico Cultural, em Vigotski; a quarta, se propõe a descrever aspectos do percurso metodológico realizado; e, na última, estão presentes os resultados da pesquisa, em forma de narrativas com discussões e análises, pautadas nas bases teóricas selecionadas. Os resultados da pesquisa permitem compreender, que na perspectiva dialética, de forma particular e única, cada homem se constitui, a partir de bases históricas e culturais, que vão se manifestar nas relações, que ele estabelece com os outros e com os objetos do meio. Nessas relações, se produzem sentidos, que de forma verbal e não verbal, gestos e expressões, revelam como, cada participante se sente afetado e pode afetar mutuamente o outro. Na interligação do campo afetivo com o cognitivo, pode-se compreender o porquê em alguns contextos das relações de conhecimento, o objeto direciona para si, e em outros não. As interações só se apresentam a favor da aprendizagem e do desenvolvimento humano, quando seus participantes, se interligam em movimentos conectados, no qual todos se reconhecem, se aceitam, se respeitam e se apoiam mutuamente durante todo o processo. As relações de conhecimento, não devem ser concebidas, apenas sob a ótica cognitiva, pois nelas tudo é afetivo, interligado e impactante, se repercutindo na aprendizagem dos alunos. Nas relações significativas, a produção de sentido se evidencia pelo interesse, atenção, alegria, participação, envolvimento e aprendizagem, até mesmo diante de situações adversas. No contexto da aprendizagem escolar e do desenvolvimento humano, as diferentes áreas do conhecimento, não se apresentam desvinculadas, elas se interligam e se complementam, refletindo uma na outra. Da mesma forma, as dimensões humanas, não podem ser vistas desvinculadas, porque fazem parte da totalidade humana, que de forma interligada, influencia no querer fazer, gostar e aprender, bem como em seu oposto.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Externo ao Programa - 1152892 - SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU